Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 226

novidades-carreira-tecnologia

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Cresce procura por cursos na web como opção de formação

 Não é novidade que a escola não detém o monopólio do conhecimento, mas cada vez mais gente simplesmente ignora essa figura para melhorar sua formação ou mesmo decidir novos rumos da carreira. Há quem se aprofunde na internet e outros, angustiados com tanta informação do mundo digital, buscam opções mais inovadoras.

O enfermeiro Julio Santos, de 35 anos, de Manaus, queria melhorar o inglês. Em vez de aprofundar aulas de conversação, preferiu o curso de Parada Cardíaca, Hipotermia, Ciência e Ressuscitação realizado pela internet na universidade americana da Pensilvânia. “Contemplou as duas áreas e me abriu muitas portas do conhecimento”, diz ele, que trabalha no Samu de Manaus…

 Profissionais de TI mantêm preocupações durante as férias

 Ao longo dos próximos dias, enquanto a maioria das pessoas saúda a chegada de 2014, os profissionais que mantêm a tecnologia do local de trabalho podem estar ocupados. Semelhante a polícia, bombeiros e enfermeiros, os administradores de TI do mundo estão sempre de plantão – e aceitam que seus bons tempos podem ser quebrados a qualquer momento por uma chamada à ação.

Uma pesquisa férias de mais de 140 profissionais de TI realizados pela fabricante de software de monitoramento de rede Ipswitch descobriu que 46% estariam de plantão nesta época festiva. A maior parte desse tempo será gasto ajudando os usuários que estão tendo problemas para acessar a sua rede remotamente (51%), com mau desempenho de algum aplicativo (26%) ou simplesmente esqueceram suas senhas (17%)…

 6 habilidades que o mercado exige e o videogame ensina

O videogame está entre os ganhos deste Natal? Comemore. Além de um investimento para o seu lazer, você acaba de ganhar uma ótima ferramenta para exercitar seu cérebro e ser um profissional mais bem preparado para o mercado de trabalho.

Isso mesmo, jogar videogame é bom para a carreira. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da universidade de Denver revelou que as habilidades dos jogadores de videogame são 14% superiores aos não jogadores e a capacidade de retenção de informações é 9% maior. Foram mais de 6,4 mil estagiários avaliados pelos pesquisadores…

Terceira Plataforma pauta a agenda de TI em 2014

 No ano em que o Brasil sedia a Copa do Mundo é esperado que Terceira Plataforma de Computação, pós mainframe e PCs, ganhe um grande impulso no País. Analistas de mercado e indústrias preveem que esse tema consumirá boa parte da agenda dos CIOs e fornecedores de TI no Brasil em 2014 pela pressão que as companhias estão enfrentando para ganhos de eficiência operacional e transformação dos negócios.

As apostas dos fornecedores de tecnologias e serviços em torno dos negócios que serão gerados pela Terceira Plataforma no Brasil são grandes. Para a demanda prometida, há uma movimentação no mercado com fusões, incorporações, chegada ao País de novos players e investimentos em ampliação de data center…

Games aceleram aprendizado, socialização e carreira, diz estudo

Ganhou um videogame no Natal? Pode jogar a vontade, sem medo de ser feliz. Segundo estudo realizado na Holanda por pesquisadores da Radboud University Nijmegen, aqueles mesmos games que eram considerados viciantes e incentivadores da violência, são responsáveis por incrementar as habilidades de aprendizado dos seus usuários e ampliar suas chances de seguir carreira em tecnologia, engenharia ou matemática.

A ciência apóia a ideia de que não apenas os videogames ensinam novas habilidades como também podem ajudar no aprendizado de outros assuntos. E não estamos falando de jogos educativos, mas sim de jogos violentos, de tiro em primeira pessoa, como Call of Duty, por exemplo. O estudo holandês mostra que especialmente esses games fortalecem o raciocínio, a memória, a percepção e as habilidades de navegação espacial dos jogadores…

Governo financia bolsas na área de TIC

Cinco centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) receberão apoio do Programa Estratégico de Software e Serviços em Tecnologia da Informação (TI Maior). São R$ 6,2 milhões em bolsas, que constituem contrapartida do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), aos R$ 21,9 milhões de investimento com que as empresas selecionadas se comprometeram em suas propostas.

Os projetos selecionados foram das seguintes empresas e institutos: IBM Research Brasil, em São Paulo; Intel Semicondutores, no Rio de Janeiro; ITVale, em Belém; e CPqD e Freescale, ambos em Campinas (SP). As áreas de aplicação contempladas são educação, energia (petróleo e gás), transporte/logística, tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e mineração e meio ambiente…

Conheça 8 profissões promissoras na área de tecnologia

 A economia não avançou tanto quanto o Governo esperava este ano e 2014 se aproxima carregado de incertezas. No mercado de trabalho, entretanto, algumas áreas despontam com oportunidades de crescimento, parte delas diretamente atreladas à tecnologia. Reproduzimos abaixo 8 das 40 profissões mais promissoras para o ano que vem na opinião de recrutadores de 14 consultorias ouvidas pela Exame…

Até 2016, maioria dos novos investimentos em TI será na nuvem

 De acordo com o Gartner, “o uso da computação em nuvem continua crescendo e, em 2016, esse crescimento vai aumentar para tornar-se a maior parte dos investimentos de TI. 2016 será um ano decisivo para a nuvem, com as nuvens privadas começando a dar lugar às nuvens híbridas, e quase metade das grandes empresas terá implementações de nuvens híbridas até ao fim de 2017″.

Essas são previsões bastante ambiciosas, considerando que só agora estamos a começando a ver os primeiros projetos. Eque muitas empresas ainda têm reservas sobre cloud computing e consideram a tecnologia a opção menos segura, segundo Mette Ahorlu, Diretora de Pesquisas de Europe Services do IDC. De fato, a maior migração de aplicações para a nuvem deve ocorrer ao longo dos próximos anos. Se tudo correr dentro do cronograma, a previsão de crescimento da Gartner se tornará realidade…

“É possível ser bem sucedido na carreira sem virar chefe”, diz especialista

 “É possível ser bem sucedido na carreira sem se tornar chefe”, é o que diz Yuri Trafane, professor de gestão e sócio diretor da Ynner, empresa de consultoria e treinamento. De acordo com ele, há empresas que oferecem a possibilidade de crescer profissionalmente sem liderar.

“Por exemplo, um cientista que continua fazendo pesquisa em vez de liderar pesquisadores, um engenheiro que assume a responsabilidade técnica por projetos mais sofisticados ou um vendedor que negocia com clientes mais importantes sem ter que liderar uma equipe.”…

O que você precisa para mudar de emprego em 2014

 Ano novo, vida nova. É esta a resolução de muitas pessoas durante a passagem de um ano para o outro. Com 43% dos brasileiros passando, em média, entre 9 e 11 horas por dia trabalhando, e outros 17% gastando ainda mais de 11 horas diárias no trabalho, de acordo com pesquisa feita em 2011 pela consultoria Regus, uma das maneiras de renovar o modo de vida é mudando a rotina profissional ou até mesmo trocando de emprego.

Segundo pesquisa feita neste ano pela Right Management, empresa especialista em gestão de carreiras, de 871 trabalhadores entrevistados nos Estados Unidos e Canadá, 83% demonstraram ter “total intenção de mudar de emprego” em 2014. No entanto, a consultora sênior e gerente da área de carreira da Right Management, Telma Guido, lembra que se a pesquisa fosse realizada no Brasil, o percentual de profissionais querendo trocar de empresa não seria tão alto…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais