Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 225

novidades-carreira-tecnologia

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

8 canais de busca de emprego e as vantagens de cada um deles

 Uns preferem as revistas e os jornais, outros navegam pelos sites de emprego. Há quem faça contato com headhunters e há quem aposte nas redes sociais e no networking na hora de procurar uma oportunidade profisisonal.

“O comportamento ao buscar emprego está ligado à fase de carreira”, diz Raquel Kroich, coordenadora de marketing da Michael Page.

Pesquisa do Page Group revelou as preferências de pessoas de diferentes idades e a conclusão é que o momento de carreira faz mesmo toda a diferença na maneira como as pessoas procuram emprego. Confira os 8 canais mais citados pelos entrevistados e as principais vantagens de usá-los:…

7 atitudes para fazer hoje e mudar de emprego em 2014

Para muita gente, finalmente, o fim do ano corporativo chegou. Carnaval tardio, Copa do Mundo e eleições podem influenciar a maneira como você irá trabalhar e se posicionar daqui para frente.

Por isso, se a meta é fazer uma mudança de emprego em 2014, a dica é começar a se organizar para isso desde já. Conversamos com especialistas em recrutamento e carreira para checar quais atitudes podem ser tomadas ainda hoje em nome da recolocação profissional nos meses que se seguem. Confira…

TI Maior financia bolsa de estudos para profissionais de 5 centros de P&D

Cinco centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) receberão apoio do Programa Estratégico de Software e Serviços em Tecnologia da Informação (TI Maior). São R$ 6,2 milhões em bolsas, que constituem contrapartida do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), aos R$ 21,9 milhões de investimento com que as empresas selecionadas se comprometeram em suas propostas.

Os projetos selecionados foram das seguintes empresas e institutos: IBM Research Brasil, em São Paulo; Intel Semicondutores, no Rio de Janeiro; ITVale, em Belém; e CPqD e Freescale, ambos em Campinas (SP)…

Profissionais de TI de SP reivindicam reajuste salarial de 10% para 2014

Com mais um ano de crescimento do setor na casa dos 10%, os trabalhadores de TI pedem reajuste de 10% para o próximo ano. A obrigatoriedade de apresentação de proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e de Vale-refeição para todas as empresas também fazem parte da pauta aprovada pela categoria.

Neste ano, cerca de mil trabalhadores participaram das 12 assembleias realizadas em todo estado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd). Ao todo, 14 cláusulas foram modificadas e três foram acrescentadas.

Além das principais reivindicações, a categoria espera conquistar ainda outros benefícios como o subsídio para cursos de especialização e pós-graduação que aprimorem os conhecimentos utilizados nas funções desenvolvidas nas empresas…

Oito profissionais em alta na área de TI em 2014

 Quando se trata de perspectivas globais de emprego para profissionais de TI, 2014 será muito parecido com 2013, com 32% das empresas esperando aumentar a quantidade de empregados em seus departamentos de TI, em comparação a 33% em 2013, segundo a pesquisa anual Computerworld 2014 Forecast. Este é o quinto ano consecutivo em que a percentagem de respondentes com planos de contratação aumentou:  em 201 foram 29%, em 2011, 23% e em 2009, 20%.

Mas embora a demanda permaneça estável, no geral, haverá algumas mudanças no conjunto de habilidades mais desejadas pelos gerentes. É claro que os líderes não estão contratando tecnólogos indiscriminadamente. Eles buscam habilidades específicas para oferecer o que a empresa precisa para competir hoje. O desemprego “será provavelmente próximo a zero para pessoas com habilidades em alta demanda”, diz Michael Kirven, fundador e CEO da Mondo, provedora de recursos de tecnologia…

Previsões tecnológicas para 2014

Final de ano, época em que fornecedores de tecnologia e analistas de indústria fazem previsões para os próximos doze meses. Creio que estejamos agora em uma fase de consolidação das atuais cinco ondas tecnológicas, pois não podemos deixar de adicionar a Internet das coisas às ondas da Mobilidade, Social Business, Cloud Computing e Big Data. Estamos saindo das fases de curiosidade e provas de conceito para colocá-las em prática. Algumas estão mais consolidadas, como Cloud Computing (praticamente se tornando mainstream) e outras ainda mais distantes, como Big Data, mas o ano será de crescente adoção para todas.

Quero chamar a atenção para três movimentos que me parecem extremamente importantes. O primeiro é a contínua evolução da mobilidade e o fenômeno da consumerização, do qual iniciativas de BYOD, BYOA ou BYOC (Bring Your Own Device, App ou Cloud) são as partes mais visiveis. Outro é o inicio da curva de adoção de sistemas cognitivos, e o terceiro, será o impacto das impressoras 3D na sociedade…

4 frentes de TI que devem receber atenção dos governos 

Não é segredo nenhum a pressão que a área de TI tem sofrido para redução de custos e aumento de desempenho. E esse mantra não é diferente nas instituições governamentais, onde os CIOs também precisarão escolher entre manter as operações atuais ou promover uma transformação completa nos serviços de tecnologia. Diante de tal situação, o Gartner separou quatro tendências que devem se consolidar na área de TI de governos em todo o mundo nos próximos anos…

“É possível ser bem sucedido na carreira sem virar chefe”, diz especialista

“É possível ser bem sucedido na carreira sem se tornar chefe”, é o que diz Yuri Trafane, professor de gestão e sócio diretor da Ynner, empresa de consultoria e treinamento. De acordo com ele, há empresas que oferecem a possibilidade de crescer profissionalmente sem liderar.

“Por exemplo, um cientista que continua fazendo pesquisa em vez de liderar pesquisadores, um engenheiro que assume a responsabilidade técnica por projetos mais sofisticados ou um vendedor que negocia com clientes mais importantes sem ter que liderar uma equipe.”…

Veja 10 cuidados ao postar fotos da ‘festa da firma’ nas redes sociais

As festas de fim de ano da empresa são o momento em que todos os colaboradores se juntam para comemorar os resultados obtidos durante o ano que está terminando. Mas, com o uso cada vez maior das redes sociais, os profissionais precisam ficar atentos para não cometer gafes ou comprometer sua imagem, dos colegas e da empresa ao postar fotos e comentários na internet.

Especialistas ouvidos pelo G1 ressaltam que a celebração até pode ser registrada no Facebook, Twitter ou Instagram, mas é preciso ter cuidado para não mostrar demais e registrar mais detalhes do que o necessário. A web está cheia de comentários sobre a “festa da firma”, como mostra a compilação acima de posts no Twitter, mas mensagens como “vou beber todas” ou fotos indiscretas devem ser evitadas…

Câmara cria Laboratório Hacker aberto ao público 

Para dar continuidade à experiência Hackathon, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (17), projeto de resolução que cria um Laboratório Hacker na estrutura administrativa da Diretoria-Geral, em Brasília. O projeto também estabelece funções comissionadas e cargos de natureza especial (CNEs  para atender às lideranças do Pros e do SDD.

O laboratório contará com espaço físico e acesso e uso livres para qualquer cidadão, especialmente programadores e desenvolvedores de software, preferencialmente livres. Na primeira maratona hacker promovida pela Câmara, três projetos foram premiados pelo desenvolvimento de aplicativos que aumentem a transparência do trabalho parlamentar e a compreensão do processo legislativo pela sociedade…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais