Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 224

novidades-carreira-tecnologia

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

O que sua empresa pode aprender com o uso dos games

No ano passado, a NET resolveu ajudar toda a sua equipe a compreender como funciona cada processo de suas operações de um jeito inusitado. Por meio de um game, cada funcionário foi convidado a se tornar o gerente de várias áreas da empresa, como vendas, atendimento, instalação e comercial.

Funcionava da seguinte forma: quem se candidatasse a entrar na brincadeira, recebia um desafio real de determinado setor e precisava solucioná-lo para passar para a próxima fase. Para cada problema, havia uma gama de respostas, e o jogador precisava a escolher a que melhor se encaixava. As questões eram lançadas semanalmente e o tempo de resposta variava de um a três dias…

Dez tendências de TI para 2014, segundo laboratório da Ericsson

Com 2013 chegando ao seu final, o ConsumerLab, área da Ericsson que estuda o comportamento do usuário, identificou as principais tendências de consumo para 2014 e os próximos anos. A pesquisa global é baseada em entrevistas com mais de 100 mil pessoas em mais de 40 países de 15 megacidades.

“A mais importante tendência que vemos é a demanda em massa por aplicativos e serviços em todas as indústrias e setores da sociedade – o que tem o potencial de mudar radicalmente a vida cotidiana”, afirma Júlia Casagrande, especialista do ConsumerLab da Ericsson no Brasil.

Veja a seguir as dez tendências para 2014:…

Profissionais de TI de SP definem reajuste salarial neste sábado

Os profissionais de Tecnologia da Informação de São Paulo definirão neste sábado (14) o reajuste salarial e as principais reivindicações que serão levadas à negociação coletiva de 2014. A assembleia será a última antes da entrega da pauta ao sindicato patronal da categoria. A negociação da proposta começará em janeiro.

Com abrangência de mais de 110 mil trabalhadores, a campanha salarial da categoria de TI foi lançada em 23 de novembro. O Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação (Sindpd) quer para 2014 o aumento real dos salários, da apresentação de proposta do Programa de Participação nos Lucros (PLR) e de Vale Refeição para os funcionários…

Profissionais de TI pedem aumento salarial e participação nos lucros

Os trabalhadores de TI de São Paulo e região metropolitana — que nos últimos nove anos tiveram reajuste acima da inflação — definem amanhã o aumento salarial e as principais reivindicações que serão levadas à negociação coletiva para 2014. Esta será a última assembleia da categoria, que já teve outras 11 reuniões este mês em regionais do Estado.

Com abrangência de mais de 110 mil trabalhadores, a campanha salarial da categoria de TI paulista foi lançada no dia 23 de novembro. O Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação (Sindpd) quer para 2014, além do aumento real, a ampliação da obrigatoriedade de apresentação de proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e do Vale Refeição para todas as empresas.

As principais reivindicações já tiveram alterações em 2013. Antes, apenas empresas com mais de 50 funcionários precisavam apresentar proposta de PLR e o Vale-refeição…

Oito profissionais em alta na área de TI em 2014

Quando se trata de perspectivas globais de emprego para profissionais de TI, 2014 será muito parecido com 2013, com 32% das empresas esperando aumentar a quantidade de empregados em seus departamentos de TI, em comparação a 33% em 2013, segundo a pesquisa anual Computerworld 2014 Forecast. Este é o quinto ano consecutivo em que a percentagem de respondentes com planos de contratação aumentou: em 201 foram 29%, em 2011, 23% e em 2009, 20%.

Mas embora a demanda permaneça estável, no geral, haverá algumas mudanças no conjunto de habilidades mais desejadas pelos gerentes. É claro que os líderes não estão contratando tecnólogos indiscriminadamente. Eles buscam habilidades específicas para oferecer o que a empresa precisa para competir hoje. O desemprego “será provavelmente próximo a zero para pessoas com habilidades em alta demanda”, diz Michael Kirven, fundador e CEO da Mondo, provedora de recursos de tecnologia…

Estudo traz o que jovens buscam em programas de trainee

A chamada guerra de talentos está fazendo com que muitas empresas brasileiras apostem nos programas de trainee para atrair os bons profissionais do mercado de trabalho. A professora e pesquisadora do Ibmec/RJ, Lúcia Oliveira, com o apoio de Lahna Barbosa, bolsista PIBIC/CNPQ e aluna da graduação em Administração, desenvolveu uma pesquisa sobre a visão dos jovens sobre esse tipo de processo seletivo.

Na avaliação sobre a eficácia dos programas de trainee, um dado chamou a atenção: um em cada três estudantes (34%) se candidata a mais de oito programas de trainee, 25% se candidatam apenas em uma empresa, 24% a dois ou três programas e cerca de 17% deles concorrem em quatro a sete empresas…

O que o profissional “mais velho” oferece às equipes de TI

O recente estudo de Tendências em TI da Society for Information Management (SIM) para 2013 aponta para aumentos de salário, aumento nos investimentos em treinamentos internos e alta rotatividade em cargos de TI. Este último é um presságio particularmente bom para quem busca emprego.

“Todos esses aspectos me dizem que é um bom momento para quem está no mercado de trabalho de TI”, disse o líder da pesquisa em entrevista.

Claro, desde que você esteja na casa dos 20 ou 30 anos de idade.

Profissionais de TI mais velhos em busca de emprego podem sentir o peso da idade como um fator indesejável nas decisões de contratação, mesmo quando as condições do mercado parecem favoráveis. São poucos os indícios claros de preconceito contra idade no campo da TI, mas profissionais e recrutadores dizem que é uma realidade do setor, conforme já abordamos recentemente no artigo “Você está velho demais para TI?”…

Veja dicas para ser mais feliz no trabalho e melhorar a carreira

Ser feliz no trabalho não depende necessariamente do trabalho em si. Segundo Leah Arnold-Smeets, consultora de carreiras do PayScale, isso tem mais a ver com a perspectiva que o profissional tem do que faz, já que é possível se treinar e mudar a mentalidade para ser mais feliz no ambiente de trabalho.

Algumas pessoas podem sentir como se houvesse uma fórmula secreta ou poção que uma parte dos trabalhadores que amam seus empregos descobriram que o resto ainda não está ciente.

Segundo um estudo da Gallup, de 2013, os EUA estimam que funcionários não engajados custam cerca de US$ 450 a US$ 550 bilhões por ano em perda de produtividade. Algumas das razaões pelas quais os funcionários estão “ativamente desengajados” e insatisfeitos são devido a gestores negligentes…

21 pós-graduações com padrão internacional no Brasil

Os melhores mestrados e doutorados

São Paulo – Para ter uma formação acadêmica de ponta nem sempre é preciso correr para o exterior. Pelo menos, quando está em pauta a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos no país.

Segundo levantamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgada esta semana, 12% dos cursos de pós oferecidos no Brasil têm padrão internacional. Na prática, isso significa que eles tiveram nota 6 ou 7 nas avaliações feitas pela Capes entre 2010 e 2012…

Instituto Eldorado oferece cursos gratuitos de TI

O Instituto de Pesquisas Eldorado, centro de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação (TI), que mantém uma filial em Campinas (SP), procura novas instituições interessadas em firmar parceria para participar de um programa de capacitação em TI, totalmente gratuito, voltado para alunos de universidades e escolas técnicas. A iniciativa, batizada de Techbox, é financiada pela empresa ThinkTech Quanta Computer.

Os cursos, com aulas teóricas e práticas, têm conteúdos complementares à formação que é oferecida pelas universidades e escolas técnicas. Realizados nas dependências de cada instituição parceira, duram, em média, 40 horas cada um. Há cursos para estudantes da área de exatas e outros mais específicos para quem já estuda na área de TI. Um deles, o IBAOS – Informática Básica em Ambiente Open Source, é voltado para estudantes de exatas e profissionais que atuam ou queiram atuar com sistemas abertos. Outros envolvem linguagens de programação, como Java, C++ e programação Android…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais