Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 222

 novidades-carreira-tecnologia

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Mercado de TI tradicional não vai acelerar num futuro próximo – isso se um dia voltar a acelerar

pesar do investimento em TI em desaceleração na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), mesmo nessas regiões o mercado estará aquecido devido à criação de uma nova economia em torno da internet das coisas. É o que projeta o Gartner – para a consultoria, o mercado tradicional de TI não deve crescer a nenhuma taxa mais acelerada que 2,2%, isso se algum dia chegar a níveis acima disso.

“O aumento no crescimento virá do mercado de TI não tradicional. Enquanto em 2015 o mercado de TI e telecomunicações chegará a quase US$ 4 trilhões, a receita incremental gerada pelos fornecedores de ‘internet das coisas’ é estimada a alcançar US$ 309 bilhões por ano em 2020”, conta o vice-presidente sênior do Gartner e o líder global de pesquisa, Peter Sondergaard…

Lógica e criatividade são essenciais para profissional de TI

Profissionais que escolhem a área de Tecnologia da Informação (TI) estão em constante adaptação às novidades do mercado. Então, se você está sempre antenado nos lançamentos tecnológicos, é fissurado em games e tem curiosidade por entender o funcionamento das coisas vai gostar de saber que é possível trabalhar com seus hobbies. E mais ainda, que esse é um mercado cheio de oportunidades. Nesta terça-feira (29), o G1 traz em seu Guia de Carreiras o curso de processamento de dados, ou tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, como também é chamado. A graduação está entre os cursos de TI oferecidos no Brasil…

Oi abre 448 vagas em 11 cidades

A Oi está contratando 448 profissionais para atuação no segmento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) em 11 cidades: Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). As oportunidades são para os cargos de vendedor, assistente comercial e supervisor.

Paralelamente, a Oi está concluindo a contratação de 5,2 mil técnicos para atender o novo desenho de gestão da planta interna. As contratações reforçam a direção estratégica traçada pela gestão da companhia para alavancar o patamar de qualidade dos serviços com diversas ações estruturantes. Com isso, a previsão da companhia é encerrar o ano de 2013 com cerca de 19 mil colaboradores, o que representa um crescimento de 26% do quadro funcional em relação a dezembro de 2012, quando a Oi tinha cerca de 15 mil colaboradores…

Medo de perder o emprego? Veja dicas para lidar com a situação

É comum que empresas passem por processos de fusões, aquisições ou mesmo estruturações profundas e sofram mudanças no quadro de funcionários. O problema começa quando você faz parte desse quadro e o medo de perder o emprego começa a tomar conta dos pensamentos.

De acordo com Luiz Pagnez, headhunter do site Recrutando.com, diante deste cenário, a energia produtiva do profissional será desviada para outras preocupações e cada profissional pode reagir de uma maneira diferente.

“Alguns vão se desmotivar. Começam a faltar (muitas vezes alegando doença) e irão procurar outras oportunidades. Outros podem reagir apontando defeito no trabalho do colega para desviar a atenção. Há também aqueles que podem apelar para o lado emotivo, contando histórias tristes de como precisam muito do seu emprego.”…

Setor de TI já contrata mais mulheres do que homens nos EUA

O domínio dos homens nas empresas de tecnologia pode estar com os dias contados – pelo menos nos Estados Unidos. Segundo levantamento feito pelo site Dice com base em dados do governo americano, o setor contratou mais mulheres do que homens nos 9 primeiros meses de 2013.

Ao todo, dos 39,9 mil empregos criados nas empresas de tecnologia entre janeiro e setembro deste ano, 60% foram destinados para mulheres. No ano passado, apenas 34% das oportunidades profissionais foram para a ala feminina da indústria.

Evidentemente, a mudança no número de contratações ainda não impactou os dados totais de pessoas que trabalham no setor. Segundo os dados do Bureau Labour Statistics, 31% dos trabalhadores de tecnologia nos Estados Unidos são mulheres…

YouTube Brasil lança plataforma que conecta estudantes e professores

O Google disponibiliza hoje o YouTube Edu, plataforma colaborativa brasileira que reúne conteúdos de educação gratuitos para estudantes, professores e escolas. O projeto é resultado de parceria com a Fundação Lemann, criada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do país.

Com a iniciativa, as instituições pretendem estimular a produção de conteúdo educacional por professores brasileiros e aproveitar o alcance da internet para levar conhecimento a estudantes de todas as idades, lugares e classes sociais…

30 questões de informática para você quebrar a cabeça

O hábito de usar o computador e de navegar na internet fará pouca diferença na hora de responder a perguntas desta disciplina em concursos públicos. Isso acontece porque grande parte das questões de informática costuma ser bastante específicas nas provas.

O simulado elaborado pelo professor Carlos Viana, da Rede LFG, mostra bem o nível de especificidade da prova. Nomes de protocolos, chaves, assinaturas e dispositivos são temas com que o concurseiro vai se deparar, aos tentar resolver as questões…

Assespro passa a operar como federação de empresas de TI

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) Nacional passa a ser denominada, a partir deste mês, Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação. Dessa forma, outras associações locais – sem representação nacional – e entidades, incluindo as empresas startups, poderão se associar. Com isso, é esperado aumento de entidades associadas e fortalecimento das regionais.

A Assespro tinha até 20 de setembro para concluir o processo de aprovação e se tornar federação. “Essa mudança já era trabalhada há muito tempo e o objetivo é oportunizar que as empresas associadas da área de Tecnologia da Informação (TI) tenham mais força nacionalmente”, ressalta Márcio Luís Miorelli, vice-presidente de Planejamento e Governança da Assespro Nacional e Conselheiro Consultivo da regional RS…

Invista já no recrutamento, desenvolvimento e implementação de equipes digitais

Estudos do Gartner com 151 executivos envolvidos na tomada de decisão ou no desenvolvimento de talentos para a implantaão de estratégias digitais nas corporações constatou uma preocupação crescente com a falta de mão de obra qualificada. Cerca de 90% deles acreditam que a busca por profissionais especializados vai significar o sucesso ou o fracasso das estratégias digitais.

“A próxima década vai além do uso da tecnologia para a automação de negócios, para posicionamento da tecnologia como um gerador de receita, a construção de mercados e identificação do cliente”, disse Diane Morello , vice-presidente do Gartner…

Veja 5 atitudes no Facebook que podem te ‘queimar’ no mercado de trabalho

O uso do Facebook para manter e ampliar o seu “networking” pode ajudar muitos profissionais que estão em busca de novas oportunidades de emprego ou recolocação no mercado de trabalho.

Segundo o headhunter do site Recrutando.com, Luiz Pagnez, o tamanho da sua rede de relacionamentos pode valer muitos pontos quando se trata de mercado de trabalho. “As pessoas que você conhece podem te indicar para uma nova oportunidade ou servir como referência profissional”, afirma…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais