Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 215

novidades-carreira-tecnologia

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Febratel vai cooperar na capacitação de profissionais para telecom

O Ministério das Comunicações  (Minicom) fechou acordo com a Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel) para atuar na execução dos cursos de formação e qualificação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A Febratel, que reúne sindicatos das empresas de telecomunicações, vai ajudar o ministério a definir os tipos de vagas e cursos que deverão ser oferecidos pelo Pronatec na área de telecomunicações.

O acordo de cooperação técnica prevê que a Febratel levante as necessidades de qualificação de pessoal na área de telecom, para que o mercado continue em ritmo de expansão. A federação, que possui representantes em diversos municípios, vai ainda ajudar na elaboração da grade curricular e monitorar a execução dos cursos…

Chefes brasileiros ainda desconfiam do teletrabalho

Apesar de aceitar que o trabalho remoto traz benefícios para empresas e profissionais, os brasileiros ainda consideram a distância um desafio no dia a dia. Segundo uma pesquisa da empresa de espaços de trabalho Regus, a maioria dos gestores se preocupa com a possível falta de controle sobre o tempo dos funcionários remotos. Levantamento foi publicado pelo jornal Valor Econômico, nesta terça-feira, 03/09.

De acordo com o estudo, 55% dos chefes têm preocupações com a forma como os funcionários a distância se ocupam. Isso se reflete nas formas de controle usadas pelas empresas e de técnicas de aproximação quando o profissional está trabalhando remotamente, como o uso de sistemas informatizados de relatórios (presente em 49% das companhias) e o uso de videoconferência para manter o contato visual com as equipes (61%)…

Governo lança bolsa para mestrado profissional

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira, 03/10, uma nova modalidade de bolsa do Programa Ciência sem Fronteiras, voltada para o mestrado profissional. O edital com mil vagas será lançado em novembro e os bolsistas iniciam o estudo no segundo semestre de 2014. Inicialmente, serão oferecidas vagas de mestrado profissional apenas em instituições nos Estados Unidos. Os cursos terão duração de um e dois anos e são mais voltados para o mercado de trabalho.

“É uma formação que não tem como objetivo fazer depois o curso de doutorado. É mais voltada para a produção. Então, isso ajuda muito a produtividade do país, o aumento da eficiência, a formação de alto nível”, explicou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante…

Empresas precisam preparar talentos para negócios digitais, diz Gartner

Estudos do Gartner com 151 executivos envolvidos na tomada de decisão de negócios digital ou no desenvolvimento de talento para estas estratégias constatou uma preocupação com a falta de mão de obra qualificada. Cerca de 90% deles acham que a busca por profissionais especializados vai significar o sucesso ou o fracasso no negócio digital.

“A próxima década vai além do uso da tecnologia para a automação de negócios, para posicionamento da tecnologia como um gerador de receita, construção de mercados e identificação do cliente”, disse Diane Morello , vice-presidente do Gartner.

Segundo ela, quando as empresas têm estes objetivos em mente, o negócio digital torna-se real. O impacto do negócio digital é inegável. Por isso, as empresas precisam gerar novos modelos para tornar-se digitalmente e mudar a maneira como os profissionais trabalham…

Final do ano é estratégico para quem busca recolocação profissional

Para o consultor especializado no desenvolvimento de carreira Dave Sherman, o final do ano representa o melhor momento para ampliar o networking (rede de relacionamentos) profissional. “Muitos dizem que não há negócios durante os últimos meses do ano, mas a ocasião é uma mina de ouro para aqueles em busca de contatos no mercado”, diz o especialista.

Segundo ele, as festas, happy hours, convenções e almoços promovidos por empresas para comemorar o final do ano são excelentes oportunidades para trocar contatos, criar vínculos com novas pessoas e dividir interesses. E o ambiente descontraído desses eventos favorece o convívio social…

10 regras para fazer uma excelente estreia no novo emprego

O primeiro dia de trabalho dura, quase sempre, apenas 8 horas. Mas, em alguns casos, pode se revelar como uma eternidade para quem tem a dura missão de se adaptar ao novo contexto. Ou um tempo muito curto para assimilar todas as informações. Pensando nisso, conversamos com especialistas de carreira para montar um passo a passo do que você deve fazer ao estrear no novo emprego. Confira: …

Não erre no visual da entrevista

Você já deve ter ouvido a frase “dificilmente alguém tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão”. E, quando o assunto é passar por uma entrevista de seleção, isso é mais verdadeiro do que nunca, já que sua aparência também vai ser avaliada pelo entrevistador. Por isso, a escolha do que você vai vestir no dia é tão importante no processo quanto pesquisar sobre a organização na internet, por exemplo. Veja alguns cuidados para não errar na hora H:

Decifre o dress code – O código visual ou dress code nada mais é do que a forma como as pessoas que trabalham naquela empresa se vestem. Conseguir essa informação nem sempre é fácil. Você pode, por exemplo, perguntar ao recrutador. Se não houver abertura para isso, um jeito de não errar é optar por um estilo mais social (calça, camisa e sapato, no caso dos homens; e saia, blusa ou camisa e sapato, no caso das mulheres). Em ambientes mais formais, como um banco, é melhor usar tailleur ou terno…

Competição de tecnologia da Microsoft premiará vencedores com R$ 110.000

A Microsoft abriu nesta quinta-feira (26) as inscrições de sua competição de tecnologia, a Imagine Cup. Na edição de 2014, a competição estará dividida em três categorias:

– Cidadania Mundial: premiará a aplicação de software desenvolvida em plataforma Microsoft com maior potencial para gerar um impacto positivo na sociedade. Saúde e educação estão entre as áreas englobadas pela categoria.

– Games:  premiará melhores jogos para adolescentes e jovens, construídos em plataformas Microsoft (Windows 8, Windows Phone, Kinect para Windows Software Development Kit, e Xbox Indie Games)

– Inovação:  privilegiará aplicativos inovadores, seja nas redes sociais, em compras ou busca, sempre construídos com base em ferramentas e tecnologias Microsoft…

‘Vírus’ em hardware já é uma realidade, mas praticidade é baixa

Pesquisadores apresentaram na semana passada uma maneira de alterar as propriedades de um chip por meio de uma alteração no “doping” – processo de fabricação que consiste em modificar as propriedades químicas de um semicondutor. Interferindo nesse processo, os pesquisadores conseguiram manipular o comportamento do chip, viabilizando ataques. Não é a primeira vez que um chip é alterado para a inclusão de um “vírus” e, embora o ataque já seja uma realidade, a praticidade ainda é baixa.

Utilizar o termo “vírus” nesse caso é pouco apropriado. Trata-se, simplesmente, de sabotagem. O termo “vírus” é aqui empregado apenas para diferenciar uma sabotagem “inteligente” de outra mais comum, como a que apenas busca fazer com que o hardware dure menos ou exploda…

Nervosismo pode prejudicar candidato a estágio; veja 5 dicas para ir bem

De acordo com o superintendente educacional do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Eduardo de Oliveira, o nervosismo pode ser um grande inimigo dos candidatos a uma vaga de estágio.

“O nervosismo prejudica o raciocínio e pode levar o candidato a cometer erros que, em situação de calma, ele não cometeria”, diz. Para evitá-lo, segundo Oliveira, a dica é estar bem preparado, identificar seus pontos fortes e fazer algumas simulações, se possível.

“Os mais inseguros podem participar, sem compromisso, de algumas seleções apenas para ver como é, pois geralmente o que desestabiliza o candidato é o desconhecimento das etapas do processo seletivo.”…

A imagem da TI está em risco

Em muitas empresas a imagem da TI está arranhada e deve ser recuperada para que profissionais de TI possam criar valor para os negócios. Esta é a mensagem deixada pelo CTO da Blackstone, William Murphy, na palestra “A TI é relevante?”, realizada durante a conferência Interop, em Nova York.

No pior dos casos, a organização de tecnologia da informação é vista como “defensiva, atrasada, desinformada, inútil, um mal necessário”, e um grupo “que faz suas próprias coisas”, disse Murphy. “A percepção negativa [da TI] pela empresa fere a todos nós. [Os fabricantes dizem] a melhor coisa sobre o produto é que eles nunca vão ter que envolver a TI. ”…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais