Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 214

novidades-carreira-tecnologia

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Profissionais de TI: aí vai um recado para vocês

No início do mês publiquei uma pesquisa polêmica. A análise revelou que os profissionais de TI são os menos estressados do país. (veja a nota completa aqui) Para minha surpresa, a maioria dos 64 comentários da matéria era negativa.

Os leitores que trabalham com TI ficaram indignados com a pesquisa e se recusaram a acreditar que suas atividades diárias foram consideradas mais tranqüilas que as obrigações de médicos, advogados, engenheiros ou dentistas.

Pensei: em que mundo o nível de estresse de um trabalho determina sua importância? E logo respondi: no nosso mundo. Hoje em dia, a pessoa que não faz horas extras ou tem alta carga de estresse na profissão é considerada irrelevante ou até incompetente…

Profissionais temporários dominam mercado de TI e Telecom

Os profissionais temporários do segmento de TI e Telecom foram os mais demandados no primeiro semestre de 2013. É o que aponta levantamento da Page Interim, empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais temporários e terceiros. Nos seis primeiros meses do ano, a área foi responsável por 23% das contratações, seguido pela área da Saúde, com 15%, e Bancos, 11%.

Segundo Carolina Asevedo, diretora da Page Interim, a chegada de startups de TI e Telecom no Brasil aumentou a necessidade das empresas contratarem profissionais.  “A morosidade e a burocracia para constituir empresas no Brasil fazem com que as startups contratem estes profissionais por meio da nossa folha de pagamento e sem que o profissional seja prejudicado. Ele recebe salário, benefícios e tem todos os encargos sociais recolhidos como um CLT normal”, explica…

Jogo online no Facebook recruta estagiários no Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, a PromonLogicalis – provedora de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na América Latina – aposta nas redes sociais como ferramenta de atração para seu programa de estágio. O processo seletivo, que tem inscrições abertas até o final de novembro, conta novamente com um game no Facebook para atração e seleção de estagiários.

O processo seletivo é composto por teste online, dinâmica de grupo, entrevistas com as áreas da empresa e teste comportamental. O game funciona como uma etapa paralela e não é obrigatório. Trata-se de um simulador de ambiente de negócios baseado em situações e desafios reais do dia a dia da PromonLogicalis…

British Council oferece curso de inglês online para bolsitas do CsF

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e o British Council informam que estão abertas as inscrições para o curso de língua inglesa focado no desenvolvimento de habilidades necessárias ao atingimento dos níveis requeridos, no exame Ielts, para aceitação por universidades no Reino Unido.

O curso destina-se exclusivamente a postulantes ao programa que sejam portadores de uma oferta de universidade no Reino Unido condicional ao atingimento do nível de língua inglesa necessário para obtenção do visto.

Para realizá-lo, serão utilizados recursos da campanha Great, da Embaixada Britânica, sendo que a administração e coordenação serão de responsabilidade do British Council. Até março de 2014, serão beneficiados até 200 candidatos…

Exclusiva: Presidente da Intel fala sobre futuro da computação e “a fronteira final”

Depois das calculadoras, PCs e telefones móveis, a Intel está de olho no novo mercado da Internet das Coisas e o leque de oportunidades aberto pelo surgimento da computação vestível (wearable computing), que pretende abraçar com o lançamento do novo processador Quark.

A nova presidente da companhia, Renne James, que junto com o CEO, Brian Krzanich, forma a dupla de liderança máxima da Intel, falou em entrevista exclusiva à IDG em San Francisco, sobre como a empresa quer se apossar do mercado de dispositivos vestíveis, dissecou o novo conceito de integrated computing (computação integrada) e explicou os planos da companhia de acelerar o crescimento no mercado móvel enquanto tenta revigorar as vendas de PCs e atingir o que chama de “a fronteira final”…

Por que profissionais de TI erram ao construir a própria imagem

A construção de uma imagem positiva dentro da empresa representa uma das principais dificuldades enfrentadas pelos CIOs no que diz respeito ao desenvolvimento de carreira. Mesmo reconhecendo a importância do marketing pessoal na evolução profissional, os gestores de TI geralmente têm dificuldades em praticar ações para desenvolver essa habilidade no seu dia-a-dia.

De acordo com a especialista em imagem profissional e fundadora da consultoria de carreira Aspire, Randi Bussin, o interesse dos CIOs pelas técnicas de marketing pessoal aumentou nos últimos anos. Muito dessa preocupação deve-se ao fato de que profissionais de áreas de negócio passaram também a ser vistos como aptos para responder pelo departamento de tecnologia…

App ajuda microempreendedores brasileiros a se desenvolverem

Uma nova ferramenta online de gestão de negócios desenvolvida pela International Finance Corporation, do Banco Mundial, chega ao Brasil para auxiliar o desenvolvimento de microempresários.

O SME Toolkit oferece gratuitamente recursos de planilhas, formulários e cartilhas, que podem ser baixados através do Portal do Empreendedor (www.santanderempreendedor.com.br), gerido pelo grupo Santander. Até então a ferramenta só estava disponível em 33 países, e foi associada ao Portal Empreendedor com funções de atualização em marketing, finanças, economia, legislação e sustentabilidade…

8 mitos sobre carreira que levam a um ataque de nervos

A cabeça já não fica mais no lugar, o coração palpita descontinuado e o peso do mundo parece cair sobre seus ombros – literalmente. A vontade é de chorar ou espernear. Bem no meio do ambiente de trabalho. Quem já chegou muito perto de um cenário como o descrito acima sabe o quanto é difícil controlar as emoções quando você está à beira de um ataque de nervos – mesmo durante o expediente.

Agora, por mais que você tenha, na ponta da língua, as situações que desencadearam os sintomas de stress, estes fatos podem ter sido apenas a gota d´água. As causas da falta de equilíbrio emocional no trabalho (e na vida) quase sempre são mais profundas e passam, em alguns casos, pela crença em alguns conceitos equivocados de carreira…

Como liderar a Geração Y e reter os jovens talentos de TI?

A rápida evolução do mercado de tecnologia no Brasil evidenciou a deficiência na formação e educação de novos talentos para atender à demanda crescente do setor. Profissionais cada vez  mais disputados no mercado, esses jovens tecnólogos passaram a receber propostas de altos salários até mesmo nos primeiros anos de graduação. Além disso, suas referências profissionais são moldadas pela dinâmica veloz da cultura das startups, do empreendedorismo e da colaboração, cujos principais símbolos são empresas como Google, Apple e Facebook.

Além da dificuldade em conseguir atrair e manter bons funcionários dentro das empresas, o CIO ainda têm um grande desafio como líder: como conduzir expectativas e ansiedades dos jovens profissionais de TI pertencentes à Geração Y?

“Temos um turn over muito grande de profissionais dentro da empresas, pois a concorrência por talentos no mercado é muito grande. Esses jovens geralmente saem dos programas de treinamento com uma expectativa de assumir altos cargos, mas ao mesmo tempo eles não têm maturidade o suficiente. Hoje os gestores enfrentam a dificuldade de lidar com essas questões comportamentais para conseguir montar uma equipe de TI estratégica e multidisciplinar”, explicitou Carlos Buss, CIO da Mondelez, durante o IT Mídia Debate, que discutiu o papel da academia, da indústria e das empresas na formação do profissional de TI…

Jovens entre 15 e 17 anos apresentam projetos futuristas em MG

Um aplicativo para celular que ajuda a controlar os horários em que o paciente deve tomar seus medicamentos; um robô que rastreia pessoas em escombros e desabamentos; um copo que controla a quantidade de bebida alcoólica ingerida e avisa a hora de parar; uma cadeira inteligente que corrige a postura, indicando o modo correto de sentar; e um despoluidor de rios que remove resíduos sólidos. Essas são algumas das 200 invenções que serão apresentadas na 33ª edição da Feira de Projetos Futuristas – ProjETE 2013 , que ocorre de 3 a 5 de outubro, durante a Semana da Eletrônica da ETE FMC – Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí/MG.

O evento reúne projetos das áreas de automação, eletrônica, biomédica e telecomunicações voltados para aplicação em saúde, informática, inclusão, resgate, aeronáutica, trânsito, sustentabilidade, prevenção de acidentes e esportes. Com foco em inovação e criatividade, as invenções foram desenvolvidas por alunos do Ensino Médio e Técnico, entre 15 e 17 anos, e do curso Técnico Noturno, da ETE…

Linguagem corporal conta pontos na entrevista online; veja dicas

O jeito de balançar a cabeça, de fazer contato com os olhos e até a inclinação do corpo podem fazer a diferença durante uma entrevista por videoconferência, segundo pesquisa do PGi, um provedor de software de webconferência. Segundo a empresa, a linguagem corporal pode determinar até 80% da decisão final durante a seleção.

O uso da ferramenta cresceu 49% desde 2011 no mundo, e ela é utilizada por 6 entre 10 recrutadores para selecionar candidatos, de acordo com o PGi.

Segundo o PGi, 74% dos recrutadores dizem que entrevistas em vídeo fazem seu trabalho mais fácil, 88% acreditam que as entrevistas online ajudam a economizar dinheiro, e 90% dizem que a modalidade ajuda a preencher o cargo vago mais rapidamente…

Competição de tecnologia da Microsoft premiará vencedores com R$ 110.000

A Microsoft abriu nesta quinta-feira (26) as inscrições de sua competição de tecnologia, a Imagine Cup. Na edição de 2014, a competição estará dividida em três categorias:

– Cidadania Mundial: premiará a aplicação de software desenvolvida em plataforma Microsoft com maior potencial para gerar um impacto positivo na sociedade. Saúde e educação estão entre as áreas englobadas pela categoria.

– Games:  premiará melhores jogos para adolescentes e jovens, construídos em plataformas Microsoft (Windows 8, Windows Phone, Kinect para Windows Software Development Kit, e Xbox Indie Games)

– Inovação:  privilegiará aplicativos inovadores, seja nas redes sociais, em compras ou busca, sempre construídos com base em ferramentas e tecnologias Microsoft…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais