Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 212

 novidades-carreira-tecnologia

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Veja 6 lições para TI melhorar suporte aos usuários

É o sonho de qualquer departamento de TI. Se eles pudessem tirar os usuários carentes das suas costas, poderiam ter mai tempo para se dedicar a outras tarefas mais nobres. Mas apesar dos investimentos em bases de conhecimento on-line e soluções de suporte automatizado, a noção de que as organizações podem abandonar o suporte presencial é ainda a coisa de ficção científica.

Embora os departamentos de TI detestem admitir, os funcionários da companhia na qual estão inseridos são, sim, seus clientes. E muitos deles continuam relatando histórias de péssimo atendimento do suporte de tecnologia…

Avaya abre inscrições para programa de estágio em SP

A Avaya anuncia abertura de vagas para talentos de TI pelo seu Programa de Estágio para São Paulo. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever até o dia 31 de outubro.

Batizado de Programa Desenvolver, a Avaya oferece vagas para as seguintes áreas: Operações, Administração de Vendas, Administração de Serviços, Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para participar, o estudante deve estar matriculado em um desses cursos. A seleção será iniciada em novembro e o estágio terá início em janeiro de 2014. O programa tem duração de um ano, podendo ser extendido…

Poli-USP abrirá curso para empreendedorismo digital

A Escola Politécnica da USP (Poli-USP) promoverá curso de extensão em empreendedorismo digital, focado na programação e desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets que rodam a plataforma Android.

No dia 29 de agosto, a Poli realizará o evento Inovação e Empreendedorismo no Mundo Digital Móvel, quando apresentará oficialmente o programa, que tem carga horária de 40 horas. No encontro, uma das palestras irá apresentar uma tecnologia desenvolvida no Media Lab do MIT (Masschusetts Institute of Technology) que permite desenvolver aplicativos para Android sem grande conhecimento de programação…

Principal desafio é atrair talentos em tecnologia, diz presidente da IBM Brasil

Ninguém duvida que o crescimento de um país está diretamente ligado ao desempenho dos profissionais que nele atuam. No entanto, na visão do presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede, atualmente o principal desafio das empresas é atrair e reter talentos, especialmente na área de tecnologia – setor que impulsiona o desenvolvimento.

Para se ter ideia, a quantidade de executivos demitidos por causa do baixo desempenho nos últimos anos aumentou, segundo levantamento da consultoria Lens & Minarelli. Entre 2010 e 2012, o número de demissões passou de 34% para 65%. Para a consultoria, esse cenário é consequência de um ambiente econômico de maior pressão.

O crescimento menor do que o esperado e a inflação am alta no país assustam as empresas. E o medo em relação às finanças deve continuar, já que, segundo Kede, “nada vai acontecer de estrutural nos próximos 12 meses que mudem o cenário econômico do Brasil”…

Analistas de TI: apenas 5% dos inscritos seguem em concurso do governo

Dos 6509 candidatos inscritos para o segundo concurso público para o cargo de analista de TI no Ministério do Planejamento, apenas 305 – ou 5% do total dos inscritos – permanecem na disputa pelas 200 vagas existentes, revela a Anati – Associação Nacional dos Analistas de TI.

A entidade lamenta que a concorrência praticamente deixou de existir: para as vagas de ampla concorrência a proporção agora é de 1,5 candidato/vaga enquanto que para PNE a proporção passa a ser de 0,3 candidato/vaga. No caso dos candidatos portadores de necessidades especiais basta não serem eliminados na prova discursiva para conseguirem a aprovação ao final do concurso.

Através de fóruns e redes sociais, salienta ainda a Anati, os candidatos que participaram da seleção tem criticado os elevados índices mínimos exigidos para aprovação na etapa de provas objetivas e a baixa qualidade de elaboração das questões por parte da banca, considerando esses os principais aspectos responsáveis pela eliminação já na primeira fase de cerca de 95% dos candidatos…

12 regras para pedir demissão sem se queimar na empresa

Pedir demissão é sempre um momento delicado na carreira de um profissional. É natural que em algum momento da trajetória apareça uma proposta melhor ou que a insatisfação seja a mola propulsora para o profissional buscar novas oportunidades de trabalho.

De acordo com Sueli Aznar, consultora de Carreira da Right Management, no fim das contas é a reputação que você construiu ao longo da trajetória na empresa que vai ser determinante para o seu legado na organização.

Mas, é também igualmente importante saber fechar o ciclo de modo a deixar as portas abertas, afinal continuam valendo as velhas máximas: o mercado se fala e o mundo dá voltas…

Biblioteca Nacional e Cinemateca terão acervos digitalizados e disponíveis na nuvem

A tecnologia da computação em nuvem da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) vai permitir que a Biblioteca Nacional e a Cinemateca ofereçam acervos digitalizados para consulta ao público a partir de fevereiro de 2014. O centro de dados compartilhados (CDC) que permitirá o armazenamento dessas informações será lançado em fase experimental. O conteúdo oferecido ainda será definido pelas instituições.

Na primeira etapa de construção, o CDC atenderá de forma mais restrita à comunidade acadêmica do país. A infraestrutura no início terá capacidade limitada, para que os usuários experimentem a plataforma. Entre os objetivos estão abrigar grandes volumes de informações e colaborar para a manutenção e a preservação de dados. De acordo com o diretor de serviços e soluções da RNP, José Luiz Ribeiro, a tecnologia permite a redução de custos de instalação, infraestrutura, equipamentos e recursos humanos, porque toda estrutura se concentra em um ou vários centros de informações (data centers), em geral à distância…

Redes sociais mudam a dinâmica da busca de empregos

O paulista Marcus Aurélio Kouyomdjian trabalhava em uma concessionária de veículos quando seu perfil profissional, postado na rede social LinkedIn, chamou a atenção de uma grande loja de produtos veterinários. Ele não estava procurando emprego na época, “mas quando veio o convite para o processo seletivo, pensei: Vou ver o que acontece”, conta à BBC Brasil.

Marcus Aurélio acabou aceitando o novo emprego. E recomendou a seu filho mais velho, Pedro, que também levasse seu currículo às redes sociais. Pedro, um engenheiro de 25 anos, tampouco pensava em mudar de emprego, mas recebeu uma proposta interessante e acabou aceitando uma vaga como coordenador de obras…

Conheça as máquinas de fazer dinheiro (virtual)

Em março de 2013, toda vez que Henrique Matos, empresário do ramo hospitalar, chegava ao seu apartamento em Brasília (DF), sentia-se como se estivesse dentro de um forno. O calor e o barulho que tomavam conta da residência vinham de um dos quartos, onde estava seu computador. A máquina ficava ligada 24 horas, sete dias por semana, operando no pico mais alto de processamento. Antes um desktop comum, o computador havia sido transformado em um minerador de bitcoin, moeda virtual que também pode ser usada para comprar bens reais…

Seis mitos da carreira em tecnologia precisam cair

As peculiaridades do mercado de tecnologia impactaram diretamente nos requisitos para quem atua no setor. Assim, o que se vê hoje é que quem opta pela carreira em TI está sujeito a algumas regras e comportamentos que nem sempre são encontrados em outros departamentos.

A adesão cega a esses comportamentos padrão de TI, no entanto, pode ser bastante prejudicial para os profissionais.

Confira seis mitos a respeito da carreira em tecnologia que precisam ser quebrados, pelo bem do setor:…

Como atrair a Geração Y para sua empresa

Para manter sua empresa competitiva, é imprescindível contratar jovens talentos. Mas, para isso, sua organização precisa estar de fato competitiva, especialmente quando se fala em tecnologia. Ao decidir qual trabalho aceitar, os “millenials” pesam bastante a postura da TI de companhia.Aqui estão 10 coisas que os profissionais de TI podem fazer para atrair a Geração Y:

1.Forneça acesso a qualquer momento e qualquer lugar

Quase todos os especialistas que consultamos quando se trata do assunto observam que o principal ponto em que é preciso focar a fim de atrair e reter a Geração Y é em oferecer um ambiente computacional que opere a qualquer momento/em qualquer lugar. “Ative ferramentas corporativas que permitam que esses funcionários não tenham barreiras de trabalho em termos de horas trabalhadas ou localidade. Essa é a maneira que eless preferem trabalhar”, recomenda Paul Liu, CIO da empresa de serviços de TI Freeborders…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais