Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 209

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Bematech abre vagas de estágio de TI em Jundiaí

A empresa Bematech, que oferece soluções de tecnologia para o varejo, abriu 10 vagas de estágio em TI para sua unidade sediada na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo.

Os candidatos devem estar matriculados em cursos de Ensino Superior nas áreas de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Sistemas para Internet, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS)…

Empresa Paradigma oferece vagas em TI para diferentes estados

A Paradigma, empresa de projetos de relacionamentos eletrônicos para os setores público e privado, anunciou a abertura de vagas para profissionais que trabalham com Tecnologia da Informação nas cidades de Florianópolis, Foz do Iguaçu e São Paulo.

De acordo com a empresa, os cargos são efetivos e envolvem as áreas de Desenvolvedor .Net e C# (Sharp), Analista de Sistemas, Desenvolvedor Visual Basic 6.0, Analista de Testes, Gerente de Projetos e Executivo de Contas…

Encripta abre sete vagas na área de TI

A Encripta, empresa especializada em distribuir conteúdo digital protegido, abriu sete vagas de emprego para profissionais especializados em Tecnologia da Informação. Cinco delas são relacionadas à programação, enquanto duas envolvem a área de Garantia de Qualidade (também conhecida pela sigla inglesa QA, que significa Quality Assurance).

De acordo com a empresa, todas as oportunidades estão direcionadas para quem deseja trabalhar na cidade de São Paulo. Os interessados devem enviar o currículo para o endereço eletrônico vagas@encripta.com.br até o mês de agosto. Os recrutadores realizarão análise de currículo, entrevista e teste e, após a seleção, os aprovados começarão a trabalhar já em agosto…

Lista 2013 das 100 Melhores Empresas para Trabalhar em TIC sai hoje

A COMPUTERWORLD, em parceria com o Great Place to Work® (GPTW), realiza pelo oitavo ano consecutivo o Prêmio “Melhores Empresas para Trabalhar em TI e Telecom”. A lista apresenta os nomes das 100 companhias que melhor pontuaram no estudo sobre ambiente e práticas de trabalho no Brasil e o número de empresas inscritas e seus resultados mostra a valorização e o interesse corporativo em avaliar suas práticas para captar e reter profissionais.

As empresas vencedoras, suas práticas e a lista completa das 100 companhias do ranking serão publicadas na edição 557 (junho/julho) da COMPUTERWORLD, que circula a partir do dia da premiação e também podem ser vistas online no especial com as vencedoras, a lista das 100 empresas e seus dados…

Mesmo questionadas, certificações profissionais são obrigatórias

Por muitos anos, certificações em tecnologia da informação (TI) têm sido debatidas por profissionais da área. Alguns acreditam que elas são a chave para um emprego ou um salário melhor, enquanto outros afirmam que elas só valem no papel.

Para alguns cargos técnicos, a certificação profissional é uma das principais exigências e pode fazer a diferença na hora da contratação. Segundo Todd Thibodeaus, presidente e CEO da CompTIA, os credenciados em determinadas áreas são mais valorizados no mercado de trabalho. Sua estimativa é de o especialista que passa por esse tipo de avaliação tem chances de aumentar em cerca de 15% o seu salário, comparado com os que não têm conhecimento atestado por alguma instituição reconhecida pela indústria…

Softex apoiará internacionalização de empresas de TI

A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex apresenta o Programa Internacionalização e Competitividade (Inter-Com) customizado para as empresas do setor de software e serviços de TI. O programa é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desde 2011, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).
Para atender o setor de TI, esta edição do Inter-Com tem nos Estados Unidos seu principal mercado-alvo. A iniciativa está inserida no objetivo do governo brasileiro de transformar as companhias nacionais de TI em players globais, com destaque para os ecossistemas digitais de alto valor agregado e intensivos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
O Programa Inter-Com mostra aos empresários exportadores as oportunidades e os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras no processo de internacionalização de seus negócios. Inclui apresentações de acadêmicos ligados à FDC e depoimentos de representantes de empresas com negócios fora do Brasil. Também são apresentadas as ferramentas de apoio à promoção comercial desenvolvidas pela Apex-Brasil…

Cinco maneiras para melhorar seu perfil no LinkedIn

Você pode não estar procurando trabalho, mas isso não significa que seu perfil no LinkedIn pode ser deixado de lado. De acordo com a rede social, usuários que listam experiências profissionais passadas têm 12 vezes mais chances de serem vistos. Isso significa maior probabilidade de ser descoberto para novas oportunidades ou cargos mais altos, explica a consultora Nicole Williams.

“Você nunca sabe o que, no seu passado, pode ser interessante para recrutadores, clientes ou sócios em potencial”, diz Williams. “Recrutadores estão no LinkedIn e, pelo método de procura deles, palavras-chaves e duração da carreira ajudam a te deixar mais visível”…

Sistema dos EUA permite ver quase toda atividade de internauta, diz jornal

Um sistema de vigilância secreto conhecido como XKeyscore permite à inteligência dos EUA supervisionar “quase tudo o que um usuário típico faz na Internet”, segundo documentos publicados nesta quarta-feira (31) pelo jornal britânico “Guardian”.

O jornal cita documentos secretos vazados pelo ex-analista de inteligência americano Edward Snowden, em matéria novamente assinada por Glenn Greenwald.

O sistema seria o de maior amplitude operado pela agência nacional de seguridade dos EUA, a NSA…

Com laptop, especialistas ‘hackeiam’ e assumem controle de carros

Dois especialistas em segurança nos Estados Unidos mostraram que é possível assumir o controle de um carro em movimento usando um laptop, lançando um alerta para uma nova modalidade de crime que pode estar prestes a se tornar uma realidade nas ruas.

Com cabos, Charlie Miller e Chris Valasek conectaram computadores às unidades de controle eletrônico de dois modelos de carro, o Ford Escape 2010 e o Toyota Prius. A conexão ocorreu através do sistema de autodiagnóstico – utilizado por mecânicos para identificar falhas…

Softex: 20 brasileiras nos EUA até 2015

A Softex lança o Programa Internacionalização e Competitividade (Inter-Com), realizado pela Apex e Fundação Dom Cabral (FDC), desde 2011, agora customizado para empresas de software e serviços de TI, com meta de propiciar que 20 companhias nacionais abram operações nos EUA até 2015.

A ação integra um plano de investimentos da Softex e Apex que prevê a liberação, até agosto de 2014, de mais de R$13,6 milhões em ações de promoção comercial da TI brasileira no exterior.

A nova edição do Inter-Com projeta ir além da exportação, área na qual Softex e Apex já mantêm projetos que desde 2005 beneficiaram mais de 200 empresas de 15 verticais de atuação.

“Agora estamos dando um passo além da exportação, incrementando a presença física das nossas companhias em importantes mercados internacionais, como os EUA”, explica Ruben Delgado, presidente da Softex…

Condições de trabalho e salários abaixo do mercado afastam analistas de TI da gestão pública

O poder executivo federal segue com dificuldade para contratar analistas de TI. No último domingo, 28/07, foram realizadas as provas da primeira fase do segundo concurso público para o cargo de Analista em Tecnologia da Informação. Segundo a FUNRIO – organizadora do certame – e o Ministério do Planejamento, 6.509 candidatos estavam inscritos para as 200 vagas ofertadas sendo que 36,2% se ausentaram das provas. Ainda segundo a organizadora do concurso a relação de candidatos x vaga foi de 33,86 para as vagas de ampla concorrência e 7,50 para as vagas destinadas a portadores de necessidades especiais…

Projeto Start-up Brasil anuncia 56 empresas selecionadas

O projeto Start-Up Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, anunciou nesta segunda-feira as 56 empresas selecionadas para o programa de aceleração. Ao todo, foram analisadas 672 inscrições de iniciativas brasileiras e outras 236 estrangeiras. As startups selecionadas são 45 verde-amarelas e 11 internacionais.

A equipe de seleção foi composta por representantes do mercado, da academia e do governo. Os projetos selecionados irão trabalhar em conjunto com nove aceleradoras habilitadas em todo o País…

Iniciativa pretende criar a “internet dos aplicativos”

Você está navegando pelo Twitter no celular quando clica em um link para o Facebook e o aplicativo, ao invés de abrir o app do concorrente, te direciona a uma página interna que parece uma versão minimalista de um navegador. Coisas semelhantes acontecem se você estiver navegando pelo app no Facebook, Instagram etc. e certamente irritam muita gente.

Para acabar com isso, surgiu hoje uma iniciativa chamada AppURL propondo que o ambiente dos aplicativos seja transformado em uma rede, tal qual é a internet, em geral. A ideia é difundir o conceito de “deep linking” (ou ligação profunda), que já existe há algum tempo.

Existem, na verdade, várias iniciativas semelhantes, como o Deeplink.me (uma espécie de encurtador de URLs para apps), o OneMillionAppSchemes.com e o PhotoAppLink, que queria facilitar a edição de imagens juntando vários aplicativos em um só lugar…

Mais rico do mundo, Bill Gates começou a programar aos 13

O que é necessário para se tornar o homem mais rico do mundo? No caso de Bill Gates, por mais que sua família fosse abastada, o sucesso veio como resultado de sua inteligência para lidar com computadores e também com os negócios. Esta combinação, somada à oportunidade crescente na área de informática nos anos 1980, foi o bastante para gerar a fortuna do fundador da Microsoft, estimada em US$ 72,2 bilhões, segundo ranking da Bloomberg.

William Henry Gates III desenvolveu logo cedo seu interesse por computação. Ainda adolescente, ingressou na Lakeside School, uma escola privada gabaritada de Seattle, e começou a programar já aos 13 anos. Nesta instituição, conheceu Paul Allen, com quem viria a fundar a Microsoft alguns anos mais tarde…

Saiba como se preparar para as profissões do futuro

No início da semana, o Olhar Digital divulgou quais profissões na área de TI que terão mais destaque no Brasil até 2020. Agora, damos dicas para quem quer seguir uma das cinco carreiras do futuro.

Veja abaixo as habilidades, graduações, cursos e conhecimentos necessários, além de faixas salariais de profissão. Confira ainda os cargos relacionados que também estarão em evidência nos próximos anos…

4 regras de ouro para escrever uma carta de apresentação

As cartas de apresentação não são mais um passo fundamental da conquista da oportunidade profissional já que muitas empresas deixaram de exigir o documento.

Mas, se bem feita, ela pode sim pesar na decisão do recrutador de se interessar pelo seu currículo. Por isso, confira as dicas de Fabíola Lago, do portal Vagas.com, para elaborar uma carta de apresentação que cumpra bem o seu papel que é o de chamar a atenção e fisgar o entrevistador:…

Sete dicas para retomar o prazer pelo trabalho

A sensação de que o sentimento de prazer pelo que se faz é algo previsível na carreira de muitos profissionais de TI. A natureza da demanda nesse tipo de trabalho, somado à falta de respeito e confiança das demais áreas leva muitos executivos a lamentar sua atual situação.

Atualmente, cresce o número de profissionais de TI insatisfeitos. E isso tem uma relação direta com a recente crise internacional, a qual obrigou os gestores da área de tecnologia a lidar com um dos mais tediosos trabalhos nessa função: cortar custos.

A seguir, acompanhe as principais dicas que os próprios CIOs dão para fugir dessa rotina tediosa da TI e voltar a se sentir motivados pelo trabalho…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails