Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 201

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

BandTec promove primeiro Mozilla Tec Day com entrada grátis

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Mozilla Tech Day, que acontece na próxima semana, em São Paulo, no dia 15 de junho. O evento é promovido pela BandTec, Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes, e a Fundação Mozilla,  entidade sem fins lucrativos que mantém o software e os projetos Open Source da linha Mozilla.

O evento acontecerá nas dependências da faculdade das 9 às 17 horas e abordará as mais recentes tecnologias destinadas às aplicações da internet para preparar os jovens para o mercado de trabalho…

Carreira: jovens desejam mais autonomia no trabalho

Com o déficit de talentos no setor de TI, que segundo estatísticas de entidades de classe está em mais de 100 mil profissionais qualificados no mercado brasileiro, muitas companhias estão investindo na contratação de estagiários e trainees para treiná-los de acordo com suas necessidades. Entretanto, lidar com os esse jovens, que fazem parte da chamada geração Y, exige algumas habilidades dos gestores para desenvolver o potencial deles, buscando o equilíbrio entre autonomia e liberdade no ambiente corporativo.

Uma pesquisa que acaba de ser divulgada pela Page Talent, unidade de negócio da Page Personnel especializada em recrutamento e seleção de estagiários e trainees, constatou que a ausência de liberdade para executar tarefas é a principal queixa dos jovens no ambiente de trabalho…

Escolas defendem ensino de programação a crianças e adolescentes

Em fevereiro, Mark Zuckerberg, Bill Gates e Jack Dorsey apareceram em um vídeo de divulgação de uma ONG destinada a ensinar linguagem de programação de forma fácil e gratuita. Bill Clinton, Al Gore, Arianna Huffington, Mike Bloomberg, Steve Ballmer, entre outros, também deram declarações de apoio.

É fácil imaginar por que personalidades das classes tecnológica, econômica e política defendem esse tipo de aprendizado, mas até alguns nomes aleatórios, a exemplo de Ashton Kutcher e Snoop Dogg, constam na página da Code.org. O ator chega a dizer que, nas escolas, codificação de computadores deveria estar lado a lado com matérias tradicionais como biologia, química e física.

Mal sabiam eles que o esforço mexeria tanto com educadores brasileiros…

9 fatos sobre a TI no Brasil segundo a FGV

A quantas caminha o mercado de tecnologia da informação no País e como está a adoção de tendências dentro das companhias? A dúvida é uma constante abordada anualmente pela Fundação Getúlio Vargas em sua pesquisa sobre o mercado brasileiro de TI e o uso nas empresas, que em 2013 chegou a sua 24ª edição. Nos últimos anos, o estudo tem sido enfático em mostrar que os investimentos e uso de tecnologia no Brasil estão crescendo. Aliás, se olharmos para os apontamentos de 2012, podemos até encontrar números similares aos apresentados nesta edição.

Por isso, vou elencar aqui os nove pontos mais importantes apresentados pelo professor titular e ex-diretor executivo e diretor-geral da FGV-EAESP, Fernando S. Meirelles. Com o passar dos tópicos, ficará evidente que grandes tendências de mercado estão por entre as linhas, por vezes não de forma direta. Vamos lá:…

Colab, app brasileiro que reúne problemas urbanos, é eleito o melhor do mundo

O Colab, aplicativo brasileiro que reúne problemas urbanos, foi eleito nesta quarta-feira o melhor do mundo, pela New Cities Foundation, em evento realizado em São Paulo. Estavam na disputa o app de trânsito BuzzJourney, de Israel, e o PublicStuff, dos Estados Unidos, um app nos moldes do Colab, mas sem tanta interação entre os usuários. Falamos da startup aqui.

Os aplicativos participavam do prêmio App My City,  prêmio de melhor aplicativo urbano do mundo (aqueles tentam destravar os nós das grandes cidades). O Colab recebeu US$ 5 mil em dinheiro…

Pesquisadores da UnB exploram os cinco sentidos do computador

Depois de criarem uma mesa interativa que substitui mouse, teclado e monitor, especialistas buscam novas formas de interação com a máquina. Desafio é explorar outras maneiras de humanizar a relação.

O reinado do computador tradicional está perto do fim. Pesquisadores da área de tecnologia da informação no mundo inteiro são unânimes na busca por uma interação maior entre máquina e homem. A tendência também ganha força no Brasil, entre estudiosos do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação da Universidade de Brasília (UnB).

Depois de criarem uma mesa interativa que substitui o mouse, o teclado e o monitor, o desafio agora é explorar outras formas de humanizar a relação com a máquina. As inovações prometem ir além das interfaces de toque, o touchscreen…

Novos aplicativos oferecem um mundo de idiomas no bolso do usuário

Novos aplicativos estão procurando facilitar viagens a países estrangeiros, colocando as ferramentas de tradução nos bolsos dos turistas, disseram os fabricantes de dispositivos na segunda-feira.

Um conjunto de aplicativos gratuitos para dispositivos iOS da empresa de ensino de línguas Rosetta Stone dá aos usuários exercícios curtos para que eles possam aprender o básico de outra língua e frases comumente usadas em francês, espanhol, alemão e italiano.

Os exercícios nos aplicativos Rosetta Stone Navigator usam reconhecimento de voz para testar se o usuário está repetindo a palavra corretamente…

DBServer tem novas vagas em TI

Com projeções de crescimento até o final de 2013 e com significativa expansão do seu quadro funcional, a DBServer está com vagas para profissionais de TI em Porto Alegre. Confira abaixo:…

Ampliar oferece mais de 100 vagas em cursos gratuitos em SP – vagas em TI também

Estão abertas as inscrições para vários cursos gratuitos oferecidos pelo Ampliar, programa de profissionalização de jovens e adolescentes em situação de risco social, que conta com o apoio logístico do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). São 104 vagas para o cursos de Assistente Administrativo (32 vagas); Web Design (24 vagas); Manicure (24 vagas); e Assistente de Cabelereiro (24 vagas). As aulas serão ministradas em dois períodos (manhã/tarde) na unidade Brigadeiro (Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2344 – 8º andar – perto da Av. Paulista, em São Paulo).

Para os cursos de Web Design e Assistente Administrativo, o jovem deve ter idade entre 16 e 24 anos. Para os cursos da área de beleza – Manicure e Assistente de Cabelereiro –, a faixa etária é entre 18 e 28 anos. Os candidatos devem possuir renda familiar de até três salários mínimos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio ou fundamental…

Conheça os 15 profissionais mais procurados do país

A Folha ouviu as consultorias Michael page, Robert half, Adecco, Quality Training Recursos Humanos, Robert Walters, Mercer, Mariaca, Asap, 2get e Manpower para descobrir os 15 profissionais mais em falta no país na atualidade…

Sobem para 200 as vagas de analista no MPOG

De acordo com a portaria 208, publicada na edição desta sexta-feira (7) do Diário Oficial da União – Seção I, está aumentado em 126 postos o total de oportunidades anunciadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para o cargo de analista em tecnologia da informação, a ser preenchido em Brasília (DF).

Agora, candidatos com nível superior completo que queiram ocupar a carreira podem se candidatar a 200 vagas. Há reserva de 5% das colocações para pessoas com necessidades especiais.

Outra mudança significativa está relacionada ao prazo de inscrição. Antes previsto para terminar hoje, 7 de junho, foi prorrogado até o dia 28 deste mês…

Senior abriu 100 vagas de emprego em oito estados

A Senior, uma desenvolvedora de software para gestão, anuncia a abertura de 100 vagas em oito estados. Desse total, 13 são destinadas a executivos de contas e executivos técnicos, e outras 13 a programadores. A empresa tem ainda oportunidades para gerentes de projetos, coordenador de vendas, analista de sistemas, técnicos de qualidade, arquiteto de soluções, arquiteto de software, projetista e redator técnico.

Em Blumenau (SC) são 55 vagas; em São Paulo, 35, e demais oportunidades no Rio de Janeiro, Campo Grande (MS), Recife (PE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE)…

Como elevar o valor do seu “passe” no mercado de trabalho

O aumento do valor de mercado de um profissional passa, necessariamente, pela adoção de uma postura proativa. É o que defende a coach Marcia Luz, autora do livro “Construindo um Futuro de Sucesso” (Qualitymark).“As pessoas proativas constroem a sua história e não são reféns dela, como os reativos, que se comportam a partir do estilo do ambiente”, explica.

Ricardo Reis, gerente do Grupo Multi, concorda. “As oportunidades nas empresas aparecem para os profissionais proativos”, diz. De acordo com os especialistas, algumas atitudes que revelam esta proatividade são essenciais na para quem quer aumentar o valor do seu “passe” no mercado. Confira quais são elas:…

Brasil: jovens são ‘loucos’ por Tecnologia

A maioria das pessoas com idade entre 18 e 30 anos atualmente – a chamada geração do milênio (“millennials”) – é grande entusiasta de tudo o que a tecnologia tem a oferecer. No Brasil, 92% deles acreditam que a tecnologia facilita a transposição de barreiras de linguagem, em comparação a 87% em todo o mundo. Oitenta e cinco por cento creem que a tecnologia tornou mais fácil encontrar um emprego, comparado a 83% em nível global. Outros 71% entendem que “a tecnologia cria oportunidades para todos”, se comparado aos 69% mundialmente.

A nova pesquisa da Telefónica com o Financial Times junto a mais de 12 mil pessoas da geração do milênio em 27 países do mundo, incluindo 1.028 brasileiros, mostra também que o interesse desta geração ultrapassa a tecnologia e estende-se à economia, desigualdade social, educação e liberdade pessoal.  A geração do milênio brasileira também acredita ser mais antenada com tecnologia do que seus pares globais…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *