Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 198

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Profissionais de TI que sabem gerenciar sao dispotudados pelas grandes empresas

O mercado de profissionais que trabalham com tecnologia no Brasil está mais aquecido do que nunca. O setor de software, por exemplo, emprega 1,3 milhão de pessoas e até 2020 tem estimativa de contratar mais 750 mil trabalhadores. Essas informações positivas, no entanto, não são o bastante para quem deseja alcançar altos cargos nas grandes empresas multinacionais.

Para Carlos Alberto Sacco, diretor de marketing da ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software), é necessário que o profissional tenha habilidades que vão além do conhecimento técnico. “Alguns profissionais preferem apenas conversar com as máquinas. Afinal, elas não são temperamentais, não faltam ao trabalho, não chegam atrasadas. Mas também é necessário ter habilidade para se comunicar com as diferentes equipes da empresa para entender a característica de negócios da companhia” afirma…

Senai abre inscrições para cursos de tecnologia

O Senai de São Paulo está com inscrições abertas até o dia 23 de maio para cursos superiores de tecnologia em 15 faculdades da rede. As unidades estão localizadas nas cidades de Campinas, Osasco, Taubaté, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, Sorocaba e São Paulo.

As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas no site do Senai ou nas unidades da instituição, sendo necessário o pagamento de uma taxa de 53 reais em rede bancária…

Datum TI tem 23 vagas de empregos em Porto Alegre e Região Metropolitana

A Datum TI, empresa especializada no desenvolvimento de software, sediada no Tecnopuc, dispõe de 23 vagas para profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). As oportunidades são para atuação em Porto Alegre e Região Metropolitana com remuneração compatível aos cargos.

Existem vagas para as funções de Desenvolvedor.net, Desenvolvedor Cobol, Arquiteto de Soluções, Desenvolvedor Java, Analista de Negócios, Desenvolvedor Php, Analista/Desenvolvedor PI/Sql, Analista Bpel, Analista/Desenvolvedor Delphi, Analista/Desenvolvedor Oracle Forms, Estágio em Testes de Softwares e Desenvolvedor Genexus. Ainda há vagas para Projetista C, Desenvolvedor C-Linux e Suporte Técnico de Campo (N1/n2) PI/Sr e para Arquiteto de softwares…

Google e Nasa vão abrir laboratório de computação quântica

O Google anunciou nesta quinta-feira que vai abrir um laboratório, em parceria com a NASA, para estudar computação quântica – e com um computador quântico. No Quantum Artificial Intelligence Lab, no centro de pesquisa Ames da agência espacial americana, essa e o gigante das buscas, junto com universidades associadas a uma ONG de pesquisas especiais, vão trabalhar com o D-Wave Two, um computador de 512-qubit. As informações são da Wired…

Professor 2.0, a profissão do futuro

O professor nunca foi tão necessário quanto no contexto atual da era digital. A frase é da cientista e educadora Martha Gabriel, autora de diversos livros sobre educação na era cibernética. Em sua palestra “Livro Didático Digital”, na BITS 2013, que acontece  em Porto Alegre, a pesquisadora afirmou que a tecnologia, ao contrário do que muitos pensam, não embota o cérebro, mas pode ser uma grande aliada do docente, desde que ele queira se tornar amigo e usuário dela…

Serviço da Anatel disponibiliza localização de hotspots com Wi-Fi

Agora o sistema “Fique Ligado”, da Anatel, criado para encontrar orelhões nas ruas, agora poderá ser utilizado para encontrar hotspots com internet Wi-Fi. O serviço identifica localização por meio de georreferenciamento, e informa velocidade e preço, caso a rede seja paga.

O serviço foi lançado em 2012 e tenta disponibilizar na internet informações sobre serviços de telecomunicações.

A novo recurso deve informar também as restrições, datas de atualizações do sistema e quem é responsável pelo serviço, como nota a Exame. O “Fique Ligado” ainda deve informar qual é o tipo de estabelecimento responsável pelo hotspot…

11 comportamentos que fazem a carreira sair dos trilhos

Alguns comportamentos podem até ajudá-lo a atingir o esperado sucesso na carreira. Mas, estes mesmo traços de personalidade, quando exacerbados por situações limite ou pelo estresse, arrastam os profissionais para o fracasso.

Identificados pelo psicólogo americano Robert Hogan, os chamados “descarriladores de carreira” são tendências de comportamento disfuncional que se revelam quando alguma ameaça é detectada.

“São características que, em excesso, se transformam em aspectos negativos, e as pessoas não se dão conta de que isso pode ser um risco para o desempenho”, explica Roberto Santos…

Pesquisa aponta analista de dados como profissão promissora

Segundo levantamento realizado pela Teradata University Network, os estudantes de TI acreditam que áreas de inteligência e análise de dados irão oferecer prósperas oportunidades de trabalho nos próximos anos. Em sua terceira edição, o estudo State of Business Intelligence, que também avalia expectativas de professores e empregadores desde 2009, verificou que dois terços dos alunos acreditam que há oportunidades de trabalho para eles nessa área.

Mais de 40% dos alunos veem como promissora a carreira de analista de negócios, nas quais os profissionais de TI têm grande envolvimento com análise de dados, e outros 40% pretendem usar seus conhecimentos de inteligência de negócios tanto nas áreas de marketing (22%) e finanças (20%). Além disso, a carreira de cientistas de dados é um caminho considerado por 15% dos analisados…

Imagem da TI sobre si mesma precisa ser revista, aponta estudo

onforme novas tecnologias entram no mercado, gerentes de TI de muitas empresas se dizem mal preparados para implementar o crescente número de aplicativos e opções de infraestrutura disponíveis. Alguns culpam falta de fundos, outros culpam a falta de interesse da gestão sênior. Alguns deles culpam, também, unidades do negócio que implementam novas tecnologias sem consultar a área de TI. E um a cada quatro é honesto o bastante para admitir que sua própria procrastinação seja um fator.

Esses são alguns dos resultados que surgiram na mais recente pesquisa da Cisco, Global TI Impact, divulgada no dia 8 de maio. E, se as descobertas se convergissem em uma única mensagem, seria: Se as empresas quiserem êxito, a área de TI e as unidades de negócio devem trabalhar juntas e com mais proximidade…

Quer desenvolver games para Firefox OS?

Os participantes poderão desenvolver jogos para o sistema operacional e concorrer a prêmios.

Além disso, estão programadas palestras com a temática, entre elas Apps are boring; Games are fun, ministrada por Matthew Riley MacPherson, desenvolvedor da Mozilla que irá detalhar as ferramentas e truques para desenvolver na plataforma.

Com divisão por categoria profissional e amadora, o concurso Firefox OS Hackathon estimulará os participantes a desenvolver games para o sistema. Os três melhores games de ambas as categorias irão ganhar tablets e smartphones, entre outros prêmios.

Um novo concurso com âmbito nacional será lançado ao final do evento, com o mesmo propósito…

Documentário sobre desenvolvedores de games é destaque no Netflix

O Netflix Brasil recebeu nesta semana um documentário bastante interessante para os gamers de plantão, assim como desenvolvedores e interessados na criação de jogos.

Lançado em 2012, o filme “Indie Game: The Movie” acompanha um grupo de quatro desenvolvedores independentes enquanto criam e lançam seus próprios games nos Estados Unidos e Canadá. Entre os entrevistados estão os responsáveis por jogos como “Braid”, “Fez” e “Meat Boy”…

Carreira: empresas tentam qualificar talentos em ERP

Treinamento e educação para os usuários dos sistemas de gestão empresarial também costumam ser uma oportunidade de negócio bastante rentável para os fabricantes desses software. Afinal, sistemas considerados tão complexos exigem qualificação e certificação para uma operação satisfatória, tornando assim necessário que as empresas (ou mesmo pessoas físicas) busquem junto às desenvolvedoras programas de qualificação.

Mas essa relação não é plenamente equilibrada, e os especialistas são quase unânimes em afirmar que falta mão de obra qualificada para projetar, implantar e operar os cada vez mais comuns sistemas corporativos nas empresas…

Escola ensina inglês com aulas temáticas gratuitas em São Paulo

A Clil School, escola de inglês em São Paulo, tem uma programação de aulas gratuitas temáticas preparada para maio. As free classes deste mês trazem conteúdos na língua inglesa sobre diferentes áreas, como games, edição de vídeo, jornalismo, culinária e maquiagem.

A abertura dos eventos será nesta quinta, dia 9, a partir das 19h, com uma aula que ensinará a cozinhar brownies. Enquanto os quitutes vão ao forno, os alunos receberão dicas sobre como fotografar comidas. Ao longo do mês, outras nove aulas abertas serão promovidas…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *