Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 194

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Ciência Sem Fronteiras terá nova modalidade

O Programa Ciência Sem Fronteiras, lançado no final de 2011 com o objetivo de oferecer mais de 100 mil bolsas em quatro anos para capacitação de brasileiros no exterior, vai ganhar uma nova modalidade.

Nesta quarta-feira (17) o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, anunciou a criação da Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico no Exterior, modalidade vinculada ao programa, mas com foco em profissionais de empresas e institutos de pesquisa que atuem nas áreas consideradas prioritárias, como engenharia, biomédicas, computação e tecnologia, fármacos e biotecnologia…

Veja as 36 melhores empresas para se estagiar no Estado de São Paulo

O CIEE-SP (Centro de Integração Empresa-Escola) divulgou as melhores empresas para se estagiar no Estado de São Paulo. A premiação foi feita em conjunto com a seccional paulista da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e com a consultoria Toledo & Associados. No total, foram selecionadas 36 companhias.

A premiação, que contou com cerca de 200 organizações privadas e públicas inscritas, é dividida em duas categorias: órgãos públicos e empresas privadas subdivididos em cinco grupos, de acordo com o número de estagiários que mantém: empresas privadas com até 20, com até 40, com mais de 40 e empresas públicas com até 60 e com mais de 60…

Unibes oferece 350 vagas para cursos gratuitos em SP

A União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes) oferece 350 vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional na cidade de São Paulo. Para se candidatar é necessário ter idade entre 16 e 29 anos, ensino médio completo ou cursando no período noturno e possuir renda familiar de até três salários mínimos.

As opções de cursos são nas áreas de rotinas de escritório, hotelaria, atendimento em cinema, web design, atendimento em restaurante/garçom, montagem e manutenção de computadores, gastronomia/auxiliar de cozinheiro e eletricidade de residências…

7 dicas para mostrar o seu valor na entrevista de emprego

A felicidade ao receber uma ligação marcando a entrevista de emprego geralmente é logo suprimida pela ansiedade. Afinal são poucos minutos para demonstrar o seu valor, fisgar o recrutador e conquistar a oportunidade profissional.

Pensando nisso, EXAME.com consultou quatro especialistas para saber o que é fundamental na preparação e também durante a conversa com o entrevistador para aumentar as chances de ser escolhido por ele. Confira 7 dicas essenciais para “mandar bem” na entrevista de emprego:…

Brasil sobe 5 posições na classificação mundial de TIC

Com 3,97 pontos, o Brasil passou a ocupar o 60º lugar na 12ª edição do Relatório Global sobre a Tecnologia da Informação, divulgada hoje. O país subiu cinco posições em relação à edição do estudo publicada em 2012. Melhoramos quanto às nossas capacidades de usar as TIC para impulsionar o crescimento econômico e social e promover o bem-estar da população. A classificação foi feita por especialistas do Fórum Econômico Mundial e da Insead, depois de analisar 144 países.

O Brasil melhorou graças aos avanços na infraestrutura de TIC e a adoção das tecnologias por parte da população. No ano passado, o país mais do que duplicou a sua capacidade de largura de banda por usuário e ampliou sua a cobertura de rede móvel para toda a sua população. Como resultado, a utilização das TICs pelos indivíduos aumentou significativamente em quase todas as dimensões analisadas…

Programa oferece bolsa para desenvolvimento de projeto no exterior

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) terá uma nova modalidade, a Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico no Exterior. Diferentemente das demais bolsas oferecidas pelo programa, ela não será destinada á formação acadêmica, mas a especialistas, tecnólogos e efetivo técnico-científico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação por meio de estágios e cursos que devem durar de um a 12 meses. O programa foi anunciado ontem (18/04) pelo governo.

O edital ainda está sendo preparado. De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, a seleção será semelhante ao dos estudantes para o CsF, mas ao invés de apresentados pelos estudantes, os projetos serão enviados pelas empresas e instituições de pesquisa interessadas…

Como avaliar os trabalhadores de TI?

Quantas linhas de código que você escreveu este trimestre? Por quantas horas (ou dias ou semanas)  tiveram que cobrá-lo a entrega de seu mais recente projeto? Ficou abaixo do orçamento, e se sim, quanto? Por muitos anos, essas foram as métricas pelas quais os funcionários de TI foram julgados em suas revisões de desempenho.

Hoje, gestores de TI reconhecem que escrever menos linhas de código pode ser mais eficiente, que estouros de tempo e orçamento podem ser aceitável se significarem obter um projeto bem feito e que a rápida aprovação do programa nos testes não indica necessariamente um trabalho bem feito…

Filme sobre Steve Jobs estreia na internet

Foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 17, o filme ‘iSteve’, um dos longa-metragens que contarão a vida do cofundador da Apple, Steve Jobs.

Previsto para estrear no dia 15 de abril, o longa realizado pela produtora humorística norte-americana “Funny or Die”, atrasou em respeito às vítimas do atentado de Boston (Estados Unidos).

Estrelado pelo ator Justin Long (do filme “Com a Bola Toda”) no papel de Jobs e Jorge Garcia (o Hurley do seriado “Lost”) como Steve Wozniack, o filme foi divulgado na internet e tem 78 minutos de duração…

Apenas uso da TI não salva saúde

Se você acredita em tudo o que lê e ouve, então a tecnologia é o “Cálice Sagrado” de nossa indústria. “Corrigirá” quase tudo que está sem funcionar na saúde. Essa é uma presunção aquecida pela natureza humana de gravitar em direção à simplicidade e gratificação imediata. E, no caso, a tecnologia é algo que podemos instalar, ligar e que funcionará.

Mas o que exatamente devemos esperar desse tecnologia quando em funcionamento? Fizemos um trabalho de análise de definição do que queríamos realizar e então avaliar todos os componentes para garantir nosso sucesso?…

Brasil tem três computadores para cada cinco habitantes, diz FGV

A quantidade de computadores em uso no Brasil, em maio deste ano, chega a 118 milhões, aponta pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada nesta quinta-feira. Isso significa que existem, no País, três computadores para cada cinco habitantes – ou 60% de penetração. Os números incluem usuários domésticos e comerciais.

A pesquisa avalia a base instalada, ou seja, os computadores que estão em uso no País, e não apenas a quantidade de máquinas vendidas. “O fôlego continua muito grande”, resume Fernando Meirelles, coordenador do levantamento, destacando que desde 2006 se tem um crescimento médio constante de 19% ao ano…

Em feira, tetraplégico escreve com os olhos e deficiente ouve via bluetooth

Além de dar voz a multidões, a tecnologia também pode dar a chance de deficientes auditivos ouvirem melhor e tetraplégicos escreverem.

Algumas dessas inovações deram forma a produtos, que mostrados na Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), que começou na quinta-feira (18) e termina no sábado (20), em São Paulo.

“Em vez de usar a tecnologia para ficar falando mal dos outros no Facebook, a gente faz a vida das pessoas melhor”, disse Daniel Bronzeri, da empresa Métodos Soluções Inteligentes, um dos 300 expositores do evento. “A tecnologia tem esse poder”, afirma…

Como criar um aplicativo móvel em menos de 10 minutos

O uso de aplicativos móveis na automação da força de campo de uma empresa, seja ela do segmento de transportes, serviços, pesquisa, dentre outros, garante uma série de benefícios, melhora os processos, reduz custos operacionais, além da consequente revitalização do negócio, o que proporciona maior rentabilidade.

Com o aplicativo móvel, o profissional de campo receberá as informações de forma rápida e segura diretamente no celular, o que permite um atendimento mais rápido. Todos os dados serão registrados no ato do atendimento, diretamente no dispositivo móvel e chegam na empresa com a mesma agilidade e segurança. Esse cenário é comum em qualquer atividade de campo, com isso, a automação desses processos, independente do perfil e setor em que a empresa atua, segue a mesma característica…

Vai empreender? Conheça as 10 falhas mais comuns dos empreendedores de TI

A história da maioria dos empreendedores de TI inicia-se na união de dois ou mais sócios que ao trabalharem em uma empresa, departamento ou consultoria de tecnologia, decidem que juntos podem empreender em um negócio próprio. Nasce neste momento uma nova organização, com sócios que geralmente detém grande conhecimento técnico e constroem ferramentas/soluções consideradas milagrosas aos clientes, o que eleva a autoestima desses novos sócios e reforça o lema na área de TI de que “Deus criou o mundo,  nós criamos a tecnologia que move o mundo”.

Ocorre que as áreas de backoffice, sejam elas administrativa, financeira, contábil, fiscal e jurídica, geralmente são postas em segundo plano, elevando a área técnica e comercial como as prioridades de qualquer micro e pequeno empreendedor. Neste momento nasce também 10 das principais falhas dos empreendedores de TI, as quais levam muitas empresas a enfrentar problemas jurídicos bastante gravosos. São elas:…

Profissão do futuro X profissional do presente: Qual é o perfil de um gerente de e-commerce?

Muito se fala sobre as profissões que estarão (ou já estão) em alta agora e nos próximos anos – e a profissão de gerente de e-commerce é uma delas. Isso não é uma surpresa para quem acompanha de perto os números da área, pois de acordo com o IBOPE NIELSEN, até dezembro de 2012 chegamos à marca de 94,2 milhões de internautas brasileiros e 5º país mais conectado com “apenas” 20% desse total fazendo compras pela Internet…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *