Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 191

 Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Menina do Vale dará cursos de empreendedorismo em SP

A ex-aluna do MIT (Massachusetts Institute of Technology),  fundadora da startup Lemon e autora do livro ´Menina do Vale´, em que narra as experiências de empreendedorismo no Vale do Silício, inicia segunda-feira, dia 1 de abril, sua primeira iniciativa no Brasil, a escola FazINOVA.

“Estruturei a FazINOVA como uma forma de compartilhar um pouco do que pude aprender nos sete anos em que vivi nos Estados Unidos, entre o MIT e as cidades do Vale do Silício. Encontro no Brasil muitas pessoas talentosas e acredito, genuinamente, que a educação pode transformar esse potencial em iniciativas empreendedoras e inovadoras”, diz Bel…

Líderes de TI estão entre os profissionais que mais mudam de emprego

Com a grande demanda por especialistas em TI e a pouca oferta de talentos qualificados, os profissionais da área estão entre os que mais mudam de emprego no Brasil. A constatação é de um estudo realizado no País pela Hays Executive, consultoria especializada na contratação de executivos para o alto escalão.

De acordo com a Hays, o setor de TI apresenta maior rotatividade entre altos executivos, ou seja, entre os CIOS, CTOs e outros líderes de tecnologia.  Uma pesquisa por amostragem realizada pela consultoria comprovou que estes profissionais de tecnologia fazem transição em sua carreira, em média, a cada 2,6 anos…

Carreira: Cresce a demanda por profissionais de segurança qualificados

A demanda por especialistas de segurança da informação nos Estados Unidos e em outros mercados como o Brasil está superando a oferta disponível. No Brasil a carência por esses talentos é um reflexo da falta de profissionais qualificados para atuar em diversas áreas em TI.

Relatório divulgado pela Burning Glass Technologies, empresa americana que desenvolve soluções para comparar as ofertas de profissionais com oportunidades no mercado de trabalho, mostra que a demanda por especialistas em segurança cibernética cresceu 3,5 vezes mais que a procura por talentos de TI em geral e 12 vezes mais do que todos as outras vagas de emprego.

A conclusão da Burning Glass é baseada em um estudo que avaliou ofertas de empregos para os profissionais de segurança cibernética em empresas de diversos segmentos da economia e agências do governo dos Estados Unidos nos últimos cinco anos…

Asyst International + Rhealeza abre 152 vagas para talentos de TI

A prestadora de serviços Asyst International + Rhealeza abriu 152 oportunidades para profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). O maior número de vagas é dedicado ao cargo de analista de suporte.

As vagas estão disponíveis nas seguintes localidades: São Paulo (capital, Grande SP, litoral e interior), Rio de Janeiro, Minas Gerais, região Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Além de analista de suporte, há cargos abertos para administrador de redes, técnicos de campo, técnico de cabeamento e estagiários…

Carreira: profissionais de TI estão entre os que mais mudam de emprego

Com a grande demanda por especialistas em TI e a pouca oferta de talentos qualificados, os profissionais da área estão entre os que mais mudam de emprego no Brasil. A constatação é de um estudo realizado no País pela Hays Executive, consultoria especializada na contratação de executivos para o alto escalão.

De acordo com a Hays, o setor de TI apresenta maior rotatividade entre altos executivos, ou seja, entre os CIOS, CTOs e outros líderes de tecnologia. Uma pesquisa por amostragem realizada pela consultoria comprovou que estes profissionais de tecnologia fazem transição em sua carreira, em média, a cada 2,6 anos…

Preparado para os desafios do mercado de trabalho em 2020?

O mercado de TI sempre foi altamente dinâmico. Mas nada se compara às mudanças previstas até 2020, em especial, no que se refere à forma dos profissionais do setor trabalharem. Segundo os profissionais ouvidos pela COMPUTERWORLD, o ritmo de mudanças será dramático.

A primeira grande transição acontecerá com a terceirização de boa parte das atividades realizadas hoje pelas equipes de TI. Os departamentos ficarão mais focados no que traz valor: a geração de negócios. Como reflexo, as organizações demandarão especialistas em processos de negócio, profissionais com capacidade de analisar informações comerciais, experts em segurança e gestores que cuidem do relacionamento com os fornecedores…

Estudo mostra por que há menos profissionais mulheres em áreas científicas

Apesar da presença de mulheres em carreiras relacionadas à matemática ter aumentado nas últimas décadas, elas ainda têm uma probabilidade menor de seguir carreiras ligadas à ciências, tecnologia, engenharia e matemática do que os homens. De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, isso acontece não porque elas não são capacitadas nesses assuntos, mas, sim, porque é mais comum que elas também consigam se expressar bem e, por isso, tenham mais opções de carreira.

m grupo de psicólogos das universidades de Pittsburgh e Michigan examinou dados de 1.490 estudantes dos Estados Unidos. A pesquisa usou informações de provas nacionais e depois buscou saber quais eram as ocupações deles anos mais tarde…

BBC Click: Adolescente vende aplicativo e fica milionário

O BBC Click – boletim semanal de tecnologia da BBC Brasil – destaca nesta semana a história do adolescente londrino Nick D’Aloisio, de 17 anos, que ganhou as manchetes como um dos mais jovens empreendedores de internet a se tornar milionário. Ele vendeu por um valor estimado em US$ 30 milhões para a gigante Yahoo! o aplicativo que havia criado quando tinha apenas 15 anos de idade.

O aplicativo para smartphone, chamado Summly, faz resumos de notícias de sites da internet. Além de vender sua criação, D’Aloisio ganhou também um emprego – foi contratado pelo Yahoo! O jovem, hoje com 17 anos, disse que pretende agora comprar sapatos novos e um computador…

Grupo organiza viagens para ‘desintoxicar’ viciados em tecnologia

Um grupo nos Estados Unidos se dedica a organizar viagens voltadas para pessoas que querem tirar férias… do smartphone, do computador e de qualquer outro tipo de aparelho tecnológico.

Com o lema “desconectar para reconectar”, o “Digital Detox” organiza retiros para “desintoxicar” pessoas viciadas em tecnologia.

Os retiros duram quatro dias e ocorrem em destinos dentro dos Estados Unidos ou no exterior – em abril, haverá um no Camboja, por exemplo…

Para gestores de TI, hackers chineses não são o único problema

Como acontece com muitas pessoas ocupadas, a vida de Delyn Simons se tornou um aplicativo celular de informações pessoais e corporativas misturadas.

“Eu uso Dropbox, Box, YouSendIt, Teambox, Google Drive”, afirmou a executiva de 42 anos, citando apenas cinco dos muitos serviços em seu iPhone para armazenar memorandos, planilhas, informações de clientes e tabelas de futebol.

Ela e seus colegas na Mashery, empresa de 170 funcionários que ajuda outras empresas a construir ainda mais aplicativos, também compartilham dados corporativos no GroupMe, Evernote, Skype e Google Hangouts. “Do ponto de vista de TI numa corporação”, disse ela, “minha equipe é um problema”…

Conheça 10 tecnologias emergentes que devem crescer em 2013

ode parecer um futuro distante, mas tecnologias como os carros elétricos sem fio, materiais capazes de se autorregenerar, alimentação molecular já estão sendo testadas ou em fase avançada de desenvolvimento.

A informação é do conselho do Fórum Econômico Mundial, que recentemente anunciou sua lista das dez principais tecnologias emergentes para 2013. Conheça agora a seleção que levou em conta a possibilidade de avanços no desenvolvimento industrial e econômico, e também a possibilidade de implantação industrial a curto e médio prazo…

Escassez de talentos em TI ou busca pelo esquilo azul?

Existe ou não escassez de talento técnico nos EUA. Por sua vez, líderes corporativos dizem que a inabilidade americana de educar alunos suficientes em ciências, tecnologia, engenharia e matemática deixou as empresas norte-americanas em uma piscina de talento perigosamente rasa.

Pode-se argumentar que tal escassez é, em parte, resultado de práticas passadas de outsourcing, que desencorajam estudantes americanos a buscar carreira em TI.

Dentre as soluções defendidas pela classe gestora está a expansão do programa de visto H-1B, que visa “ajudar empregadores que não conseguem, de outra forma…

Certificações: você já tem as suas?

De acordo com pesquisa da TechRepublic, a certificação Project Management Professional (PMP), destaque na área de gerenciamento de projetos, figurou entre as dez mais valorizadas no setor de Tecnologia da Informação (TI) em 2012. Isso é um reflexo da importância crescente dos projetos no setor e da alta demanda por profissionais qualificados para gerenciá-los.

“O PMP me abriu muitas portas”, relata o gerente de operações da Techbiz Forense Digital, Rafael Velasquez. Ele obteve a qualificação em 2006 e afirma que ela é altamente reconhecida pelo mercado de TI brasileiro…

Procuram-se profissionais no Brasil

A maioria das empresas brasileiras tem vagas abertas. Elas também sofrem com a escassez de bons profissionais, revela pesquisa do site de carreiras americano CareerBuilder, que mediu o tamanho da escassez de talentos e seus efeitos nas dez maiores economias do mundo.

Os Brics lideram entre os países onde as empresas mais sofrem com a falta de mão de obra qualificada. Depois da China, o Brasil fica em segundo lugar, com 63% das companhias indicando que possuem vagas abertas que não conseguem preencher. Vagas das áreas de tecnologia da informação, produção e serviços são as mais difíceis de serem fechadas…

5 crises de carreira depois dos 30 anos e como encará-las

Passados o erros e acertos dos primeiros anos de carreira, muita gente chega aos 30 com a bagagem profissional repleta de conquistas e experiências, mas, lá no fundo, nutre a incerteza sobre o caminho que se está seguindo. Outros, ainda tão longe dos objetivos profissionais, se questionam se um dia chegarão lá. E ainda há quem se pergunte se o esforço tem valido a pena.

“Dos 30 em diante, você passa da fase eufórica de experimentar o mundo de trabalho e passa a refletir mais sobre a carreira. As pessoas tendem a querer acertar mais”, afirma a coach Jaqueline Weigel…

Matemática, emprego e teoria dos jogos

Sonhar com a empresa mais desejada do mercado é algo com poucas chances de virar realidade. A matemática comprova que preencher uma vaga é um processo mais parecido com um casamento, em que duas partes entram num acordo após se conhecerem bem, do que uma escolha unilateral por parte da empresa ou do candidato. Segundo o professor Carlos Da Costa, presidente e reitor do Institute of Performance and Leadership (IPL), escola de negócios de São Paulo, o par perfeito não existe no trabalho e esse é o primeiro erro que os candidatos cometem ao buscar uma nova colocação.

“Busque a empresa dos seus sonhos e que sonhe com você”, diz Carlos. Em outras palavras, é preciso ter o pé no chão e buscar um emprego no qual as duas partes fiquem satisfeitas. A base para a afirmação de Carlos é a Teoria das Alocações Estáveis e do Modelo de Mercado, desenvolvida pelos professores americanos Alvin Roth, da Universidade Harvard, e Lloyd Shapley, da Universidade da Califórnia, vencedores do Prêmio Nobel de Economia de 2012…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários

  1. Vinicius

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *