Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 188

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

América Latina vai precisar de mais 296 mil especialistas em rede até 2015

A demanda por profissionais de TI com conhecimento em network na América Latina será 35% maior que a oferta de talentos até 2015, o que poder afetar a competitividade dos países da região. O alerta é do estudo “Networking Skills in Latin America“, realizado pela IDC, encomendado pela Cisco.

De acordo com a pesquisa, a América Latina tinha em 2011 uma carência de 139,8 mil profissionais com experiência em redes e conectividade, ou seja, falta de especialistas com habilidade para planejar, projetar, gerenciar e suportar tecnologias de networking nas organizações. A previsão para 2015 é de que esse número aumente para 296 mil, o que representa um crescimento de 35% do déficit de talentos nessa área.

5 lições que a chefe do Facebook quer ensinar às mulheres

A chefe operacional do Facebook, Sheryl Sandberg, encampou de vez a ideia de encorajar as mulheres a conquistarem os mais altos postos de trabalho no mercado e se manterem nele.

Desde 2010, após uma inspirada palestra, em 2010, transmitida pelo TED ( que você pode conferir no fim da matéria), a número 2 da maior rede social do mundo defende a tese de que há ainda um longo caminho a ser percorrido pelas mulheres até a igualdade de gênero dentro das corporações…

Em TI, diferença de salários entre homem x mulher chega a 77%

A Michael Page, empresa especializada em recrutamento especializado em média e alta gerência, preparou um comparativo de contratações entre homens e mulheres em 2012. Nos cargos de gestão, com salários acima de R$ 8 mil, 72% dos candidatos contratados são homens. Em nenhuma das áreas estudadas as mulheres receberam uma faixa salarial acima da aplicada aos homens, para os mesmos cargos e divisões.

Avaliando todas as posições em geral, as mulheres estão desvantagem. Em cargos de gestão, os maiores destaques se dão para as áreas de seguros e varejo, em que os homens recebem, respectivamente, 65% e 34% a mais do que as mulheres…

Há vagas em TIC. Mas onde estão os interessados?

A crise econômica não eliminou os empregos em Tecnologia na Europa. Tanto é assim que, apesar dos altos níveis de desemprego em outras áreas, a Comissão Europeia admitiu que há oportunidades -e muitas – disponíveis em TIC.

Segundo o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, há cerca de 900 mil vagas não preenchidas no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mas tal como aqui no Brasil, o número de recém-formados e de profissionais capacitados não atende a demanda de governos e empresas. Para reverter o quadro, a Europa lançou esta semana, o programa ‘Grande Coalizão Digital’…

Habilidades tradicionais de TI já não são suficientes para garantir segurança

O próximo “apagão” de mão de obra em TI – se é que já não está acontecendo – estará em segurança da informação.

“Continuamos a ver uma revolução na gestão da informação, a necessidade de segurança adicional não apenas em sistemas tradicionais de informação”, disse Eddie Schwartz, diretor de segurança da RSA.

“Tradicionalmente, chefes de segurança tinham que se preocupar somente com a segurança da informação em redes clássicas – sejam elas mainframe ou documentos ou e-mail”, disse Schwartz. “Mas agora, temos que pensar também em uma rede que inclui torradeiras e automóveis e dispositivos médicos e outros aparelhos inteligentes.”…

América Latina precisará de 296 mil especialistas em rede até 2015

A demanda por profissionais de TI com conhecimento em network na América Latina será 35% maior que a oferta de talentos até 2015, o que poder afetar a competitividade dos países da região. O alerta é do estudo “Networking Skills in Latin America”, realizado pela IDC, encomendado pela Cisco.

De acordo com a pesquisa, a América Latina tinha em 2011 uma carência de 139,8 mil profissionais com experiência em redes e conectividade, ou seja, falta de especialistas com habilidade para planejar, projetar, gerenciar e suportar tecnologias de networking nas organizações. A previsão para 2015 é de que esse número aumente para 296 mil, o que representa um crescimento de 35% do déficit de talentos nessa área…

Prosoft seleciona 150 talentos em todo o Brasil

Em acelerado processo de expansão de suas operações em todo o País, inclusive no setor de franquias, a Prosoft Tecnologia abrirá 150 vagas, sendo 100 para a área de vendas e 50 para o setor de Tecnologia da Informação (TI). O objetivo da empresa é suprir a demanda futura, visto que projeta crescer em torno de 30% em 2013.

“Como nossa filosofia é tornar a relação com o cliente cada vez mais próxima, procuramos profissionais comprometidos com padrões de excelência e elevados níveis de produtividade e resultados; desde o primeiro atendimento até o pós-venda”, explica o CEO da Prosoft Carlos Meni…

Softex que trabalhar internacionalização das empresas brasileiras

xiste um esforço grande por parte de associações como a Softex, juntamente com iniciativas do governo, via Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação especialmente, para melhorar a competitividade das empresas de tecnologia da informação do País. Esse trabalho passou, recentemente, pela criação da marca Brasil IT+, usada para que pessoas de outros países possam identificar mais facilmente uma fabricante brasileira, dentro de uma logomarca padrozinada. Mas o presidente da Softex Ruben Delgado sabe que o caminho é longo e que são necessárias outras iniciativas.

“Essa foi uma boa ação de marketing, visto que todos passam a ficar embaixo da marca Brasil IT+. Mas depois disso, até com o Plano TI Maior, demos um segundo passo…

Conheça as primeiras mulheres da tecnologia

O mundo da tecnologia já não é mais dominado por homens. Marissa Mayer, do Yahoo!, e Meg Whitman, da HP, estão aí para provar que há espaço suficiente no mercado para a feminilidade. Mas quem acha que a entrada da força feminina no setor é novidade, se engana. A história mostra que a tecnologia se desenvolveu graças às contribuições de suas mulheres do início do século 19 e 20. Conheça seus perfis…

O que as mulheres querem para a carreira, segundo o LinkedIn

O conceito de sucesso mudou para as mulheres ao redor do mundo. Pelo menos é o que indica pesquisa do LinkedIn divulgada esta semana. Segundo o estudo, para 63% das profissionais de 13 países, sucesso é sinônimo de equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Há dez anos, apenas 39% delas consideravam este fator essencial.

No Brasil, 71% das profissionais concebem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como um bom termômetro para a ascensão profissional…

Infosys busca profissionais de tecnologia SAP para projetos em São Paulo

A Infosys, empresa de tecnologia, baseada no Brasil há quatro anos, busca profissionais para atuar e projetos de indústria farmacêutica e agronegócios.

São duas vagas para SAP SD e uma vaga para SAP MM, todas para a região sul de São Paulo. Os pré-requisitos para o trabalho são curso superior completo e inglês avançado.

A empresa oferece contratação por CLT, plano de saúde, plano odontológico, vale transporte e alimentação e desconto para cursos de idiomas…

iFactory abre 20 vagas em São Paulo e no Ceará

A iFactory, empresa especializada em serviços e soluções de tecnologia, abriu processo seletivo visando a contratação de 20 trabalhadores para atuarem nos escritórios de São Paulo/SP e Fortaleza/CE.

As vagas são para as funções de desenvolvedor Java pleno e desenvolvedor .NET pleno. Os candidatos devem ter formação superior completa ou cursando na área de informática ou áreas afins de conhecimento específico na vaga de interesse…

BRICs ficam nas últimas posições em ranking de computação em nuvem

Brasil, Rússia, Índia e China ainda se mantém atrás de países desenvolvidos em políticas consideradas críticas para o futuro da computação em nuvem, mas cada um desses países fez algum progresso no ano passado, afirmou um grupo de empresas de tecnologia dos Estados Unidos.

A Aliança de Negócios de Software (BSA), que representa pesos pesados da indústria norte-americana como a Microsoft, disse que todas as nações do BRIC se posicionaram nas últimas colocações de uma pesquisa entre 24 países realizada para seu segundo relatório anual de computação em nuvem…

BBC Click: EUA criam esquema que limita internet de piratas online

O BBC Click – boletim semanal de tecnologia da BBC Brasil – mostra um esquema novo nos Estados Unidos que dá alertas e restringe o acesso a pessoas que copiam e distribuiam filmes, vídeos e jogos.

Inspirado em ações antipirataria da França e Nova Zelândia, ele está sendo adotado por cinco grandes provedores – que prometeram não cortar o acesso dos suspeitos de violação de direitos autorais.

Também nos Estados Unidos, a Apple vai ressarcir pais cujos filhos fizeram compras pelo iTunes através de apps anunciados inicialmente como gratuitos…

Evento debate o perfil do Arquiteto de Software

Na próxima quinta-feira, 14, a Target Trust debate o perfil do profissional que atua no desenvolvimento de softwares.

O evento acontece no Centro de Treinamento da empresa (Rua São Francisco da Califórnia, 23, Bairro Higienópolis), em Porto Alegre.

O Analista de Sistemas Cassio Trindade será o palestrante. Ele já atuou em projetos de e-commerce para o Sonae Portugal. Atualmente é Arquiteto responsável técnico pelos projetos de classificados digitais do Grupo RBS…

Mercado de aplicativos cresce com a profissionalização do setor

Quando se vislumbra a carreira de desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis, ela parece ser bastante encantadora e promissora. De fato ela é, mas há senões. Só em 2011, o mercado internacional de apps movimentou cerca de 6,8 bilhões de dólares e, até 2015, essa quantia pode chegar a algo entre US$ 25 bilhões e 38 bilhões ao ano, de acordo com as consultorias MarketsandMarkets e Forrester Research. Sabe-se ainda que o salário de um desenvolvedor no Brasil pode chegar a mais de 10 mil reais mensais.

A princípio, qualquer pessoa pode desenvolver um aplicativo. Não há pré-requisitos de escolaridade, basta conhecer de programação e gostar de computador e celular…

Offshoring de TI ainda funciona, se você tiver cuidado

movimento de ‘insourcing’ – trazer de volta para dentro da empresa os serviços de TI que se encontravam terceirizados – está em voga. Mas alguns CIOs ainda acreditam no offshoring de TI, especialmente para o desenvolvimento de sistemas e o gerenciamento de sua infraestrutura.

A maior motivação para o “offshoring” é a possibilidade de obtenção de produto ou serviço equivalente a um preço reduzido. Outro aspecto é a oportunidade de obter maior flexibilidade na alocação de recursos – sejam eles recursos humanos, financeiros ou tecnológicos.

Três CIOs contam sua experiência com a manutenção do offshoring de TI e dão conselhos para evitar problemas…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails