Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 183

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

 

7 cursos online para começar a fazer neste mês no Coursera

Cinema,  história da arte, computação, redes, engenharia financeira, análise combinatória e algoritmos. Se algum destes temas parece interessante para você, não deixe de se inscrever nos cursos disponíveis no Coursera, com início neste mês.

Em parceria com professores de universidades como Princeton, Columbia e Geogia Tech, por exemplo, a plataforma oferece uma gama de cursos online gratuitos com duração entre 5 e 14 semanas.

Biologia sintética: a próxima grande aposta da tecnologia

Na primeira cena veiculada do filme biográfico sobre Steve Jobs, o ex-CEO da Apple questiona Wozniak, seu parceiro em começo de carreira, sobre o futuro dos computadores domésticos. Um é otimista, o outro, pessimista.

A história mostrou quem estava certo — a ponto de Jobs ser exemplo até para palestras sobre biotecnologia, como hoje, segundo dia de Campus Party 2013.

“São movimentos que tentam fazer com a biologia sintética o que foi feito com a computação”, diz Carlos Hotta, um dos palestrantes da mesa “Biologia sintética: Hackeando organismos vivos”. O cientista da Universidade de São Paulo refere-se àquilo que acredita como sendo o próximo grande passo da tecnologia…

Empregos em TI – Globalweb Corp abriu 30 oportunidades em três estados

A Globalweb Corp está com 30 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. De acordo com a função escolhida, o candidato deve ter formação acadêmica nos cursos de Administração, Marketing, Matemática, Engenharia ou Tecnologia da Informação.

Os contratados têm como benefícios planos de saúde e odontológico, ticket refeição, seguro de vida e vale-transporte. As vagas também estão disponíveis para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Em São Paulo, as vagas abertas são de Analista Programador Oracle Forms/Reports, Consultor de Licitações, Desenvolvedor Net/SharePoint, Gerente de Contas, Gerente de Contas-Governo e Gerente de Contas-Privado…

Empresa nacional abre 60 vagas em TI

A Deal Group, empresa brasileira especializada em outsourcing, está com 60 vagas abertas para profissionais de Tecnologia da Informação que atuarão diretamente em clientes e projetos da empresa. As oportunidades, de longa duração, são direcionadas a analistas funcionais e de negócio e desenvolvedores dos níveis Júnior, Pleno e Sênior.

Os candidatos devem ter experiência prévia nas funções e vivência em instituições financeiras e inglês são requisitos desejáveis. Além disso, as vagas exigem conhecimento em .Net, C# e Visual Basic 6. Os interessados devem enviar currículo…

Como mentores podem ajudar a impulsionar sua carreira?

Você trabalha duro, participa de cursos de especialização e obteve diversas certificações. Educação e dedicação são vitais, mas nem sempre são suficientes na carreira em TI. Às vezes, o profissional precisa de um toque pessoal e o segredo está em receber dicas de alguém que admira e quer ser como ele um dia.

Afinal, quando se trata de desenvolvimento profissional e planejamento de carreira, quem não deseja contar com o conselho de alguém de confiança? Contar com um mentor pode ajudá-lo a obter um salto na carreira…

Bahia, Ceará e Pernambuco são os que mais investem em TI no Brasil

O Nordeste brasileiro começa a se destacar nas compras de TI no Brasil. Estudo realizado pela IDC revela que três estados daquela região lideram o ranking dos “Top 5” em crescimento de investimento em tecnologia da informação. São: Pernambuco, Ceará e Bahia, classificados respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugar em volumes de gastos em hardware, software e serviços no ano passado.

Os três estados registraram crescimento de 15% nos investimentos de TI em 2012 em comparação com 2011. O quarto colocado é Rio de Janeiro e o quinto o Rio Grande do Sul. Esses dois últimos apresentaram aumento de 14,7% nas encomendas de TI no ano passado…

Prefeitura promete Wi-Fi grátis na Avenida Paulista ainda este ano

A cidade de São Paulo terá internet grátis sem fio (wi-fi) ainda este ano. De acordo com o Estadão, a prefeitura promete que o piloto do projeto será testado até o começo do segundo semestre.

A ideia é atender, inicialmente, os cinco locais com mais fluxo de pedestres. Ainda segundo o jornal, o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, afirmou em entrevista à TV Estadão que a Avenida Paulista será a primeira contemplada. “Áreas do centro da cidade, como o Vale do Anhangabaú, e bairros periféricos, como Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista, na zona leste, também estão na fila”, acrescentou…

Seja você o condutor da sua vida profissional

Construir carreira em TI em uma única empresa já não é mais verdade nos dias de hoje. Nem mesmo a carreira apenas em TI é totalmente verdade. Profissionais da área estão evoluindo suas trajetórias profissionais para setores como marketing ou supply chain e executando novos papéis.

Para alavancar sua carreira neste ano, em primeiro lugar, é preciso sair da zona de conforto e buscar suporte no setor de recursos humanos ou até mesmo no chefe imediato. A estratégia de evolução da carreira, dizem especialistas, é a assumir a condução da mesma.

Pedimos a veteranos profissionais de TI para compartilharem conselhos para contribuir com o futuro profissional de talentos de tecnologia da informação…

Mercado de serviços de BI deve dobrar até 2016

Em 2013, deveremos assistir a um crescimento na terceirização dos serviços de análise de dados, uma vez que os CIOs precisam de ajuda para entregar rapidamente esse tipo de informação para suportar a tomada de decisão. Essa conclusão é parte de um amplo estudo feito pela consultoria Pringle & Company, sediada no Reino Unido, chamado de “Business Intelligence Software & Services Market, 2012-2016”.

A pesquisa, conduzida no quarto trimestre de 2012, sugere que o mercado para serviços prestados por consultorias para desenvolver e implantar sistemas de análise de dados está crescendo a uma taxa anual superior a 15%…

Estudante de 16 anos cria robô que ‘interage’ comandado pela internet

Um estudante de 16 anos, morador do Rio de Janeiro, construiu um robô que pode ajudar deficientes ou pessoas hospitalizadas a interagir com familiares em locais distantes de onde eles estão. Batizado de Droidnet, o robô conta com um monitor que mostra quem está no comando e uma webcam que capta imagens e sons do ambiente.

Para criá-lo, Rayllonn Nagime Rodolfo Barbosa, utilizou os conhecimentos do curso técnico da Escola Técnica Rezende-Rammel (ETRR), da rede privada do Rio de Janeiro, onde o estudante cursa o terceiro ano de mecatrônica. O objetivo é apresentar o Droidnet em feiras estudantis de tecnologia no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo…

Conheça 4 ferramentas para manter sua privacidade na web

Uma das mulheres à frente da Electronic Frontier Foundation (EFF), uma entidade americana que defende a liberdade e privacidade dos usuários na internet, Rainey Reitman esteve pela primeira vez na Campus Party na tarde desta quarta-feira (30) para fazer um apelo: os brasileiros devem se engajar mais no debate sobre novas regras e leis criadas para regular a internet em todo o mundo…

Programa Cidades Digitais começa em 80 municípios brasileiros

Os 80 municípios selecionados para fazer parte do Projeto de Implantação e Manutenção das Cidades Digitais assinaram nesta terça-feira acordo de cooperação técnica com o Ministério das Comunicações. O objetivo do programa é modernizar a gestão municipal, oferecer acesso da população a serviços de governo eletrônico e incentivar o desenvolvimento local.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, foram aplicados R$ 44 milhões para desenvolver a primeira etapa do programa, que já tem mais R$ 100 milhões prometidos pela presidenta Dilma Rousseff, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para beneficiar mais 200 municípios com a iniciativa…

O que as melhores para trabalhar perguntam na entrevista

Nem só de perguntas clássicas ou bizarras vivem as entrevistas de emprego. Mas se depender das melhores empresas para trabalhar, segundo a revista Fortune, muitos candidatos terão que matutar um pouco até encontrar boas respostas para as questões.

Das 18 melhores companhias do ranking da Fortune, 15 possuem um extenso acervo de perguntas de entrevistas de emprego no site Glassdoor. Todas elas foram postadas por candidatos que participaram de processos de seleção das empresas em questão…

Sorria, um recrutador está te monitorando

Atenção você que não filtra o que publica em suas redes sociais: especialistas afirmam que os recrutadores estão cada vez mais atentos ao que os candidatos à uma vaga disseminam pela internet.

Na Campus Party, representantes das redes e buscadores LinkedIn, Catho, Vagas e Trampos ofereceram dicas de como se portar nas ferramentas.

Luis Testa, que tem passagens pelo marketing da Ericsson, do Vagas Tecnologia e atualmente ocupa o cargo no Catho, diz que o incessantemente as pessoas estão fazendo propaganda pessoal nas redes sociais, mas ainda o currículo é mais relevante para um avaliador…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!