Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 181

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Como afugentar seus melhores profissionais de TI

Outra guerra de talentos está em curso para 2013, especialmente para pessoas com alto nível de especialização. Em particular, a demanda por capacidades técnicas está crescendo, de acordo com 71% dos respondentes de recente pesquisa da InformationWeek EUA.

Atrair os melhores e mais brilhantes profissionais é difícil o suficiente para nos fazer atirar em nossos próprios pés. E, normalmente, fazemos isso de duas maneiras. Nós não levamos mensagens disciplinadas para nossos processos de recrutamento, deixando, por vezes, qualquer colaborador jogar suas impressões num e-mail ou na rede social, sem uma direção ou foco correto. E nós continuamos deixando os gestores dizerem e fazerem coisas estúpidas, jogando fora qualquer chance de reter as melhores pessoas…

Walmart abre vagas de trainee e estágio em SP

A loja virtual do Walmart abriu vagas de estágio e trainee para estudantes de diferentes áreas como tecnologia, marketing e finanças.

As pessoas aprovadas atuarão no escritório da empresa em Barueri, SP. Há 15 vagas para o Programa de Estágio 2013 e outras oito oportunidades para o Programa de Trainees. As inscrições vão até 22 e 25 de fevereiro deste ano, respectivamente.

São elegíveis os cursos de análise e desenvolvimento de sistemas, ciência da computação, engenharia de sistemas, engenharia eletrônica, processamento de dados, sistemas da informação, entre outras áreas…

Os sinais de que a entrevista de emprego foi um sucesso

Ao sair de uma entrevista de emprego surge sempre a dúvida sobre o desempenho durante a conversa com o recrutador. “Será que fui bem?” é a primeira pergunta que muitos candidatos se fazem assim que o entrevistador encerra a conversa e se despede.

Pensando nisso, EXAME.com consultou dois especialistas em recrutamento para tentar mapear os sinais de que o candidato foi (ou está indo) bem no processo seletivo.

O assunto, diz Fernando Paiva, gerente da Hays em Campinas, é delicado. “São detalhes e é preciso analisar caso a caso”…

Google dá a desenvolvedores oportunidade de trabalhar com o Project Glass

Desde que estreou em abril do ano passado, desenvolvedores e jornalistas têm clamado para colocar as mãos nos óculos de alta tecnologia chamados Project Glass.

O Google deu aos desenvolvedores dos EUA a chance de realizar a pré-encomenda de um par de seus óculos no Google I/O 2012, prometendo que eles ouviriam mais sobre o Project Glass no início de 2013. Não mais do que duas semanas do novo ano se passaram e parece que a companhia cumpriu sua promessa: na terça-feira (15), o gigante das buscas anunciou hackathons em San Francisco e Nova York, onde os desenvolvedores selecionados podem dar uma olhada nos óculos e na nova API chamada “Mirror”…

Quatro dicas simples do LinkedIn para ajudar sua carreira

Se suas resoluções de Ano Novo incluem promessas de trabalho e metas, você não está sozinho. De acordo com a diretora de conexões do LinkedIn, Nicole Williams, resoluções profissionais estão em ascensão.

“O Ano Novo sempre tende a vir junto com um sentimento de otimismo. É um dos melhores momentos para investir tempo e energia em seu perfil, porque há mais possibilidades de contratação e headhunters procurando candidatos”, aconselha Nicole…

Empresa de serviços de TI contribui para formação de estudantes brasileiros na Espanha

A Indra, multinacional de consultoria e tecnologia, assinou convênio com o Palácio de Maldonado em Salamanca, na Espanha, a Universidade de Salamanca (USAL) e a Fundação do Parque Científico da USAL, para colaborar com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do Instituto de Estudos Brasileiros da USAL e na formação de talentos.

O acordo, afirma a empresa, tem como objetivo fomentar a colaboração em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, assim como favorecer a realização de práticas e o emprego de alunos brasileiros do programa ProUni na Fábrica de Software da Indra em Salamanca e em centros de trabalho da multinacional no Brasil…

Abinee cria banco de talentos

A Abinee – Associação Brasileira da Indústria Elétrica Eletrônica – lançou uma ferramenta com o objetivo de promover o encontro entre oferta e demanda de empregos. Trata-se do Banco de Talentos Abinee, que visa atender às necessidades das empresas associadas à entidade na busca por profissionais em todos os campos de atuação do setor eletroeletrônico.

Ideia é permitir aos profissionais disponibilizar seus currículos no site da entidade, com acesso exclusivo para cerca de 600 empresas associadas. As empresas associadas da Abinee, que estiverem interessadas em anunciar suas vagas, devem preencher o formulário que está disponível na Área Reservada do Site Abinee, onde poderão consultar os currículos já cadastrados…

Redecard recebe inscrições para programa de talentos em TI até este domingo

A Redecard, que atua em meios de pagamento eletrônicos, está selecionando para o Programa Rede de Talentos em TI 2013. Direcionado para recém-formados na área de tecnologia, o objetivo do programa é investir no desenvolvimento de jovens profissionais, ampliando suas habilidades e competências técnicas.

Para participar é necessário ter concluído uma graduação na área de tecnologia no período de dezembro de 2010 a dezembro de 2012, experiência comprovada (prática ou acadêmica) e até 27 anos de idade completos na data de início do programa (março 2013). São requeridos bons conhecimentos do pacote Office e inglês intermediário.

O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas: seleção online, entrevistas na consultoria externa, cases em grupo, painel de negócios e entrevistas finais com gestores…

Aplicativo alagoano para inclusão social concorre a prêmio internacional

O projeto de três jovens alagoanos, que permite incluir socialmente deficientes auditivos por meio de aplicativos para dispositivos móveis, deixou de ser somente uma ideia no papel e está indo longe. Literalmente.

No próximo dia 2 de fevereiro, os empresários criadores do aplicativo Hand Talk (mãos que falam, em tradução livre ao português) viajam para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde disputam a fase final do WSA-mobile, prêmio internacional promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), que acontecerá entre os dias 3 e 5 do mesmo mês…

Software estilo ‘Minority Report’ ajuda polícia a prever crimes

Usar computadores para prever o crime é a estratégia dos departamentos de polícia dos estados americanos de Maryland e Pensilvânia, mais de 40 anos da aposta da ficção. Segundo o jornal Daily Mail, os agentes têm usado softwares de previsão de crime para se antecipar a possíveis delitos que prisioneiros em condicional ou libertados estão mais propensos a cometer. Especialmente a tendência à homicídios é acompanhada de perto. Nas telas, em Minority Report (2002), essa tecnologia só seria utilizada em 2054.

A ideia é que a polícia não dependa de oficiais de condicional para decidir o tipo de supervisão que será dada a cada um dos detentos do lado de fora da prisão.

Quem criou o programa foi o professor criminologista da Universidade da Pensilvânia Richard Berk. Ele acredita que as taxas de homicídios e outros crimes deverão acabar com os computadores, já em uso em Baltimore e na Filadélfia, e em breve com implantação em Washington…

Conheça sete tendências de redes sociais e smartphones em 2013

A combinação do uso de redes sociais e smartphones é a principal força motriz da próxima onda de mudanças digitais, mas os benefícios não são isentos de ônus, avalia o especialista Nic Newman, da Universidade de Oxford, que apontou sete grandes tendências do setor para 2013.

Nic Newman é um estrategista digital e ex-executivo da divisão de Future Media da BBC, em Londres. Ele também atua como pesquisador do Instituto Reuters para o Estudo de Jornalismo na Universidade de Oxford.

Por um lado veremos avanços como o “celular carteira” e novas maneiras de acessar conteúdo online, com acessórios como o Google Glasses e o Vuzix (ambos são equipamentos semelhantes a óculos, com acesso à internet e outros serviços)…

Dell lista as prioridades de investimento em TI para 2013

Um recente estudo realizado pela Dell mapeou as prioridades de investimentos em tecnologia da informação das médias empresas planejadas para 2013.

O levantamento, batizado de (Pesquisa sobre Estratégias de Médias Empresas, na tradução) identificou que a atualização da infraestrutura representa a principal preocupação dos CIOs, diretores e gestores de TI em todo o mundo para este ano.

Segundo o estudo, o segundo principal desafio das áreas de TI das médias empresas em 2013 é resolver questões ligadas à segurança da informação. Essa tendência deve-se ao fato de que essas companhias estão mais cientes do aumento dos riscos a que estão expostas, pelo fato de muitas delas não terem os recursos necessários para se recuperar das consequências de longo prazo geradas por uma falha de segurança grave…

TI terá aumento real de 1% em 2013

O setor de TI terá os salários de 2012 corrigidos pela inflação medida pelo INPC e um aumento real de 1% em 2013. A semana de trabalho de 44h está mantida.

Em assembleia realizada no Sindppd-RS na quinta-feira, às 19h, as condições oferecidas pelo Seprorgs foram aceitas por uma margem elevada, mas em uma votação com baixa participação: 10 votos contra contra 23 a favor.

[O número de participantes não foi revelado pelo Sindppd-RS, mas apareceu em diversos comentários dos participantes nos notícias do Baguete Diário e não foi contestado pelo sindicato, quando consultado sobre o tema].

Os participantes da reunião rechaçaram por tanto o que seria a contraposta do Sindppd-RS, que pediria 2% de aumento real na campanha de 2012/2013 e uma redução de jornada de trabalho escalonada (42,5h semanais a partir de julho e 40h semanais a partir de janeiro do ano que vem)…

5 coisas que um website nunca deveria fazer

A lista foi publicada no blog de Kyle Schaeffer e funciona como um bom checklist para verificar se não estamos esquecendo algumas das regras básicas de usabilidade – tão básicas que às vezes ficam esquecidas, já que raramente são mencionadas.

Listei abaixo meus 5 itens preferidos da lista:

Nunca interferir na habilidade de scrollar. Esse item não precisa de muita explicação, mas resumindo: tenha certeza que todos os scrolls da página funcionam independente do carregamento de javascripts ou outras interações ricas.
Nunca permitir reenvio de formulários. Aqueles alertas que aparecem quando você utiliza os botões Voltar e Avançar do navegador e que perguntam se você deseja enviar as informações novamente. Um usuário comum não faz ideia do que isso significa e, normalmente, clica na opção default: sim. Isso pode ocasionar duplicação de pedidos, informação ou solicitações. Uma possível solução é separar o script que envia a informação do script que a recebe e processa. O post original mostra como fazer isso…

Nove metas para os profissionais de TI em 2013

Um novo ano está quase começando. 2012 provou ser um ano tumultuado para os profissionais de TI, e 2013 aparenta ser tão desafiador quanto. Contudo, o mercado de trabalho da TI tem, lentamente, ganhado força à medida que mais empresas começam a crescer e a adicionar funcionários, empregados que esperaram por esta mudança e estão se preparando para iniciar seus trabalhos.

Mesmo que você esteja feliz com seu trabalho ou papel na TI atual, existe uma chance de que você possa se ver buscando por um novo cargo este ano devido ao outsourcing ou reorganização…

Mercado brasileiro de games já é o quarto maior do mundo e deve continuar a crescer

Há 71 anos, quando escreveu “Brasil, País do Futuro”, o austríaco Stephan Zweig registrou o fascínio do brasileiro por jogos em geral. No livro, ele se diz impressionado pela multidão que, todos os dias, lotava cassinos e se aglomerava para jogar baralho, bingo ou roleta.

O nome do obra, que virou um bordão conhecido por qualquer par de ouvidos brasileiros, parece ter tomado contornos de verdade –ao menos no mundo dos games.

“Se o Brasil é o país do futuro, o futuro já chegou”, diz Bertrand Chaverot, diretor no Brasil da Ubisoft, produtora francesa de games…

Estereótipos: quem nunca usou e quem nunca foi vítima deles

Geralmente quando utilizamos a palavra “estereótipo” o fazemos com uma referência negativa. Mas será que os estereótipos são sempre ruins?

De alguma maneira, estereótipos são uma maneira de simplificar um grande número de características de uma pessoa em alguns blocos de características bem definidos e de compreensão mais rápida.

Imagine-se tentando explicar de uma maneira rápida a diferença entre brasileiros, italianos, japoneses e americanos. Com certeza você utilizará estereótipos.

Seguindo esta linha de raciocínio, eles são uma maneira de ganhar tempo e facilitar o entendimento das coisas. E no mundo corporativo onde tempo vale tanto quanto dinheiro (às vezes até mais), sempre estamos buscando por atalhos para as soluções de problemas e desafios em nossas vidas profissionais…

Governo destina R$ 40 milhões em programa de apoio a ‘start-ups’

O governo lança nesta quinta-feira (29) o programa “Start-up Brasil”, que tem o objetivo de apoiar e acelerar o desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica no país.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), até 2015, serão contempladas 150 start-ups. O investimento do governo na ação é de R$ 40 milhões e faz parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior).

O programa prevê apoio com marketing e vendas, suporte legal e outros serviços de auxílio ao empreendedor, além de suporte financeiro…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *