Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 178

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Everis abre 12 vagas em programa de trainees

A empresa de consultoria e outsourcing Everis abriu as inscrições para seu programa de trainee.

Podem participar os estudantes formados a partir de 2010 nos cursos de ciências econômicas, engenharia (todas as áreas), ciências da computação, sistemas da informação, estatística, matemática e processamento de dados. A corporação aceitará também o cadastro de estudantes do 3º ou 4º ano do ensino superior…

Após 50 anos, Cobol requer mais especialistas

Uma das linguagens mais consolidadas da indústria de programação, o quinquagenário Cobol está por trás de complexos serviços, como os bancos de dados de instituições financeiras e sistemas de gestão de grandes corporações. Sem migrar para novas plataformas, os usuários de software baseados em Cobol agora correm atrás de especialistas nesta linguagem para dar manutenção a seus produtos.

A situação se agrava uma vez que os bancos necessitam manter seus softwares seguros e funcionando sem interrupção, o que dificulta planejar a migração para novas plataformas. Esse cenário criou um nicho que é uma ótima oportunidade de carreira para quem especializar-se em Cobol…

Microsoft tenta atrair desenvolvedores do iOS

Um dos principais problemas que a Microsoft para engrenar no mercado de smartphones é a falta de aplicativos. A empresa, no entanto, já está trabalhando para tentar resolver essa questão e convidou alguns desenvolvedores do iOS para persuadi-los a levar seus aplicativos também para o Windows Phone 8.

A visita foi realizada na semana passada, na sede da empresa em Mountain View. O Technology Review conta que o campus da empresa estava repleto de desenvolvedores convidados a conhecer melhor as ferramentas de desenvolvimento para Windows Phone e Windows 8…

Em 5 anos, computadores poderão ver, cheirar e sentir, diz IBM

Os computudadores devem se tornar capazes, nos próximos cinco anos, de imitar o ser humano e começar a ver, ouvir, cheirar, tocar e ter paladar. Essa é a previsão da IBM, que lançou nesta segunda-feira a sétima edição do “IBM 5 in 5”, lista anual que mostra cinco inovações que terão potencial para mudar a forma com as pessoas trabalham e vivem em um período de cinco anos.

Nas previsões deste ano, a IBM descreve a “era dos sistema cognitivos”, e acredita que a nova geração de máquinas será capaz de aprender, se adaptar, sentir e experimentar o mundo como ele realmente é. As apostas da IBM são baseadas no mercado e na sociedade, bem como no trabalho realizado nos laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, que podem tronar essas transformações possíveis…

Redecard recebe inscrições para programa rede de talentos em TI até 20 de janeiro

A Redecard, que atua em meios de pagamento eletrônico, anuncia a criação do Programa Rede de Talentos em TI 2013. Direcionado para recém-formados na área de tecnologia, o objetivo do programa é investir no desenvolvimento de jovens profissionais, ampliando suas habilidades e competências técnicas.

Para participar é necessário ter concluído uma graduação na área de tecnologia no período de dezembro de 2010 a dezembro de 2012, experiência comprovada (prática ou acadêmica) e até 27 anos de idade completos na data de início do programa (março 2013). São requeridos bons conhecimentos do pacote Office e inglês intermediário…

Site de tecnologia elege mulheres mais poderosas do setor

A compilação não é um ranking, mas sim um agregado de nomes. São elas Marissa Mayer (diretora-executiva do Yahoo!), Sheryl Sandberg (executiva chefe de operações do Facebook), Virginia Rometty (diretora-executiva da IBM), a comissária da União Europeia Neelie Kroes e a vice-presidente global de operações do PayPal Louise Phelan.

Marissa Mayer foi escolhida em julho como a nova diretora-executiva do Yahoo!. E em 2012 ela ainda teve o primeiro filho, Macallister.

Sheryl Sandberg já era a chefe de operações do Facebook, mas neste ano ela foi para a direção do Facebook (é a primeira mulher no conselho). Ela é a responsável pela operação da rede social em outros países além dos EUA e foi uma das principais responsáveis por apresentar a empresa a investidores antes do lançamento público de ações da empresa, em maio…

Campanha salarial: Empregados de TI de São Paulo pedem reajuste de 10,51%

Com data-base para reajuste salarial da categoria em 1º janeiro, o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) definiu, em assembleia realizada no sábado, 15/12, as reivindicações dos trabalhadores de tecnologia da informação.

A categoria quer reajuste salarial de 10,51% em 2013, que significará a reposição da inflação mais 4% de aumento real. A pauta será apresentada ao sindicato patronal e nova rodada de negociações deve ocorrer em janeiro de 2013…

6 pontos em que TI ainda falha nos negócios

A dura verdade é que todo mundo se lembra da TI mais pelos erros do que pelas vitórias. Então, nesse espírito, estamos olhando para trás, para alguns dos problemas que nós escrevemos em 2012, na esperança de expurgar os demônios no próximo ano.

Claro, as equipes de TI estão fazendo um monte de coisas. Nuvem é um grande exemplo – os departamentos de tecnologia não apenas estão com a mente mais aberta para software em nuvem e opções de infraestrutura, como também começam a se tornar os grandes defensores.

Então, elaboramos uma lista com seis pontos que mostram que TI continua a falhar enquanto unidade de negócio:..

Brasil entra na lista dos dez maiores mercados de tablet do mundo

O Brasil entrou para a lista dos dez maiores mercados de tablet do mundo, segundo uma pesquisa divulgada pela IDC Brasil nesta quinta-feira (20). O desempenho do país nas vendas dos aparelhos rendeu ao Brasil um pulo da décima segunda para a décima posição no ranking.

De acordo com o estudo, no terceiro trimestre de 2012, foram comercializadas 769 mil unidades de dispositivos do tipo no país. A previsão da consultoria é que, até o fim do ano, esse número chegue a 2,9 milhões de aparelhos e que, até 2013, sejam vendidos 5,4 milhões de tablets no Brasil…

Reforce sua marca pessoal

Desenvolva uma compreensão detalhada do que você almeja e os conhecimentos e as habilidades necessários para chegar lá. Descobrir as habilidades que você precisa vai ajudá-lo a ganhar a confiança necessária para começar a divulgar sua nova identidade…

Os 10 lançamentos mais importantes de 2012

2012 foi o ano em que os smartphones Android evoluíram e a Apple jogou na defensiva, com o iPhone 5 e o iPad Mini. Foi também o ano em que a Microsoft e o Google resolveram entrar para valer no mercado de tablets, com os aparelhso Nexus 7 e Surface. A seguir, você confere os 10 lançamentos mais importantes do ano…

Empresas buscam mais de mil profissionais de TI em dezembro

Enquanto muitas pessoas estão na contagem regressiva para as férias coletivas, empresas de TI estão a todo vapor em busca de profissionais para preencher vagas ainda em dezembro ou até o começo de 2013. Entre as quais estão Capgemini, Alog, BRQ e Asyst International + Rhealeza, que juntas contam com mais de mil oportunidades de emprego e têm pressa em achar seus novos talentos em um mercado em que há carência de mão de obra especializada.

Normalmente, dezembro e janeiro são meses de baixa sazonalidade para contratações, pois é o período em que as companhias estão mais voltadas para balanços e planejamentos. O RH anda mais lentamente nessa época. A busca por talentos costuma retomar entre fevereiro e março. Não é o que está acontecendo em algumas empresas de TI…

Como profissionais de TI podem concorrer à bolsa para estudar no exterior

Estão nos seus projetos dar um upgrade na sua carreira em 2013 com estudos fora do Brasil. Jovens talentos que estão fazendo graduação na área de Tecnologia da Informação ou profissionais que já atuam no mercado e fazem pós-graduação podem concorrer a uma bolsa para estudar no exterior pelo programa Ciências sem Fronteira (CsF). As inscrições para seleção para o próximo ano estão abertas.

O prazo das inscrições para bolsa em cursos de graduação sanduíche vai até 14 de janeiro. Já para os programas de doutorado o prazo encerra no dia 31 de janeiro de 2013…

Cinco livros indispensáveis para o crescimento na carreira de TI

Encaremos – quando o assunto é o desenvolvimento de um profissional de TI, os livros podem ser o último lugar onde procurar informações. Com webinários, fóruns online, blogs, páginas na internet, bootcamps e a mídia social, os livros parecem ser realmente um último recurso.

“A maior parte das informações que recebo são da internet, sejam manchetes através do Twitter ou ponteiros para artigos ricos em informações postados em um blog”, concorda Doug Ross, CIO da Western Southern Financial Group em Cincinnati. “O conteúdo mais digerível no momento está vindo na forma de postagens curtas ou em vídeos no YouTube”…

Ciee tem 600 vagas gratuitas em cursos de TI

A agência de recrutamento de estagiários Ciee está com 600 vagas abertas para formação de turma de oito cursos e seis oficinas de Tecnologia de Informação, todos gratuitos e presenciais, e em parceria com a Impacta.

Em comunicado, a companhia informou que o objetivo desses treinamentos é qualificar os estudantes cadastrados no banco de dados da instituição para que tenham mais chances de aprovação em vagas de estágio.

A carga horária dos cursos varia de oito a 36 horas, enquanto as oficinas têm duração de quatro  horas.  São 20 alunos por sala e as aulas são realizadas de manhã (das 8h15 às 12h15 horas) ou à tarde (das 13 às 17 horas), nos laboratórios de informática do Ciee (Rua Tabapuã, 445, 4º andar, no bairro Itaim Bibi, na capital paulista). Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo site www.ciee.org.br…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *