Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 177

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

As atitudes que mais irritam os recrutadores

Deixar um recrutador frustrado é, sem dúvida, um tiro no pé. Mesmo que a oportunidade profissional em questão não seja das mais atraentes, irritar o responsável pelo processo seletivo vai sem dúvida deixar o seu currículo de fora de futuras seleções. E, ser “limado” de antemão pode fazer com que você perca a chance de garantir posições interessantes para a sua carreira.

Mas quais são as atitudes que podem fazer com que você entre para a “lista negra” de um recrutador? Para tentar responder a esta pergunta EXAME.com consultou Fabiane Cardoso, coordenadora de qualidade da Adecco. Confira quais são as três piores atitudes de um candidato durante o processo de seleção:…

30 profissões que estarão em alta em 2013

Pela primeira vez, desde 2009, os recrutadores brasileiros estão mais cautelosos com relação aos meses que virão. De acordo com pesquisa da Manpower divulgada esta semana, apenas 29% dos executivos esperam aumentar seu quadro de funcionários no próximo ano – este é o índice de otimismo mais baixo dos últimos três anos.

A cautela não é gratuita. A expectativa é que o Brasil feche 2012 com um pífio crescimento de 1,1% no PIB. O mau agouro da economia está atingindo em cheio as carreiras de muitos profissionais por aí. Em alguns setores, os anúncios de demissões já atingiram a casa dos milhares…

Minas Gerais adere ao programa TI Maior

O governo de Minas Gerais oficializa nesta sexta-feira, 14, a execução de dois projetos com o propósito de impulsionar o ensino, a pesquisa e a indústria de tecnologia da informação do estado. Em cerimônia no Palácio Tiradentes, o vice-governador Alberto Pinto Coelho inaugura a Rede Metropolitana de Belo Horizonte, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e assina o acordo de cooperação técnica que viabiliza o Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior) no estado.

Minas Gerais, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responde por 86,7% do número total de empresas da indústria brasileira de software e serviços de TI…

BRQ IT Services abriu 98 vagas para programa de estágio em São Paulo

A BRQ IT Services, uma empresa de serviços de TI, abriu 98 vagas para o programa de estágio em São Paulo. O início das atividades será em janeiro de 2013 nos escritórios localizados no Centro, Vila Olímpia ou Alphaville. O horário de trabalho será das 10h às 17h, da segunda à sexta-feira.

Podem se candidatar às vagas estudantes de curso superior das áreas de Exatas ou Tecnologia da Informação (TI). Inglês será considerado um diferencial. É desejável que os estagiários estejam custando a partir do terceiro ano da graduação ou a partir do terceiro semestre do curso tecnólogo.

Das 98 vagas em São Paulo, 18 são para .NET, 11 para Java e 69 demais para Cobol. As vagas para Cobol serão para os 69 melhores alunos do centro de treinamento da Grande Porte TI – parceira da BRQ…

Mahindra Satyam tem vagas na área de TI

A Mahindra Satyam, especializada em TI e comunicações, vai contratar profissionais para as seguintes funções: Gerente de Projetos, Desenvolvedor HTML, PHP, Consultor SAP, Business Analyst, Desenvolvedor VB 6 e Oracle, Analista de suporte-rede, Central Services Support, Hotline Supervisor, Hotline Resources, Administrador Windows, Analista de Infraestrutura, Analista Funcional/Arquiteto, Arquiteto de Soluções Telecom, Suppler Quality Engineer e Consultor HFM Oracle Hyperion.

A empresa, pertencente ao Grupo Mahindra, um grupo de U$ 16 bilhões e presente em 60 paises, atende multinacionais de grande porte. Possui centros de desenvolvimento nos EUA, Canadá, Brasil, Índia e em mais oito países…

Google oferece Wi-Fi gratuito em 150 bares no Brasil

O Google irá oferecer acesso Wi-Fi gratuito em 150 bares de sete cidades brasileiras a partir deste sábado, 15/12. O projeto, batizado de Free WiFi, permitirá o acesso à internet a partir de smartphones, tablets ou computadores. Ao ativar o Wi-Fi no dispositivo, o aparelho irá identificar a rede do Google e, no primeiro acesso, o navegador web irá exibir alguns produtos da empresa com sugestão para baixa-los. A partir daí o uso dentro do estabelecimento passa a ser ilimitado.

Segundo o Google, a conexão utilizada será entre 10 Mbps ou 30 Mbps, dependendo do tipo de rede utilizada pelo bar (Wi-Fi ou fibra óptica, respectivamente), e será compartilhada entre todos os clientes do estabelecimento. Não haverá, ainda de acordo com a companhia, nenhum tipo de limitação ou restrição para a navegação…

Confira seis tendências da tecnologia para 2013

Quais as tendências na tecnologia para 2013? Uma delas é a revolução da segunda tela no consumo de conteúdo online. Pesquisas indicam que mais de 80% dos usuários de tablets e smartphones usam os dispositivos enquanto assistem à TV. E aí? Você já acompanha essa tendência? Confira outras cinco, apontadas pelo site Mahsable, na sequência da galeria…

Software livre é usado em 48% das microempresas no Brasil, diz IBGE

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (13), revelaram que 48,3% das microempresas brasileiras usaram softwares livres em 2010. Porém, apenas 3,3% delas desenvolveram seus próprios programas.

A pesquisa sobre o “Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas” mostrou ainda que 96,6% das microempresas (de um a nove funcionários), que têm computador, utilizaram programas prontos para uso.

A TIC-Empresa ainda revelou que, entre as empresas de maior porte, 95,1% adotaram pacotes prontos para uso e 49,5% utilizaram softwares livres. Apenas 8,5% delas declararam desenvolver seus próprios programas. Já 52,4% das empresas com 500 funcionários ou mais afirmaram desenvolver seus próprios softwares…

4 dicas rápidas para geração Y decolar em 2013

No início da carreira geralmente faltam certezas e sobram dúvidas. Desde a escolha da profissão, passando pela empresa em que vai trabalhar, até conduta e a postura profissional, tudo pode parecer incerto. Por isso, toda ajuda é válida.

Pensando nisso, o empresário gaúcho Bruno Perin criou o projeto Será que Tá certo?, em que executivos de sucesso dão dicas de carreira para a geração Y. Confira quais são, na opinião dele, os melhores conselhos para os jovens decolarem em 2013:

1 Escolha de carreira ancorada no seu perfil

Investir em uma nova percepção ao fazer a escolha de carreira é um dos conselhos que Perin considera mais valiosos…

Você já ouviu falar em Devops?

De um lado, o time de desenvolvimento, do outro, o de operações. Se a ideia geral é de sinergia entre essas duas equipes dentro de um departamento de TI, a verdade é que nem sempre isso acontece. E, em vez de o time trabalhar em prol de um projeto, muitas vezes, se torna uma dor de cabeça para os CIOs, que, ao mesmo tempo em que precisam de um projeto entregue rapidamente e com qualidade, têm de administrar os conflitos ideológicos dos profissionais das duas divisões.

De uns anos para cá, para dar uma solução a essa situação, tem se discutido o que, no exterior, convencionou-se chamar de Devops, que seria uma espécie de fusão entre desenvolvimento e operações, ou ao menos um framework onde essas duas equipes trabalhem de forma mais harmoniosa…

DBServer tem vagas de emprego em TI

Galera, chegaram mais oportunidades de emprego para profissionais de TI.

Leiam o comunicado e boa sorte!

A DBServer, empresa com experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas orientadas para resultados, amplia seu quadro de colaboradores oferecendo novas oportunidades para profissionais de TI no . Confira as vagas:…

Quase metade das carreiras mais quentes de 2013 é de TI

A rede de televisão e rádio norte-americana CBS listou as 15 carreiras mais quentes de 2013. Do total, seis estão ligadas à Tecnologia da Informação (TI), mostrando que, de fato, profissionais da área têm tudo para destacar-se no próximo ano. Veja abaixo as carreiras em TI que estarão em alta em 2013 e a listagem geral de profissões.

1. Desenvolvedor de software

É considerada a principal carreira de 2013, segundo a CBS. Desenvolvedores de software e aplicativos ganham, em média, nos Estados Unidos, 44,59 dólares por hora, de acordo com a EMSI e a CareerBuilder. No Brasil, profissionais da área estão ganhando acima da média do mercado por reunirem características técnicas únicas…

SP promete medidas para aliviar setor de TI da guerra fiscal de ICMS

O secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Andrea Sandro Calabi, prometeu nesta sexta-feira (14/12) aos empresários de tecnologia da informação e comunicação medidas na próxima semana para aliviar o impacto causado pela liminar impetrada pelo estado do Amazonas, que suspendeu incentivos de ICMS para produtos fabricados no mercado paulista.

Durante almoço de final de ano com empresários, promovido em São Paulo, pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Calabi anunciou que o governador Geraldo Alckmim aprovou medidas de renúncia fiscal para a indústria paulista de TIC…

Concurso dará bolsa para estudar dentro da NASA

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do ‘Call to Innovation’, concurso cultural criado pela FIAP (Faculdade de Informártica e Administração Paulista) em parceria com a Singularity University, que dará uma bolsa de estudos ao criador do melhor projeto empreendedor de tecnologia que solucione algum desafio do Brasil.

O vencedor irá cursar o Graduate Studies Program da Singularity University (SU), dentro das instalações na NASA, na Califórnia (Estados Unidos), além de receber apoio financeiro e de mentores locais para desenvolver o projeto…

Conheça os “moscas brancas” da TI

No jargão empresarial, o termo mosca branca (do inglês whitefly) é usado para designar um profissional especializado, difícil de encontrar e disputado por sua alta capacidade e perfil de liderança.

Um levantamento feito pela consultoria de recursos humanos EXEC para a Exame.com destacou quais os profissionais mais raros do mercado brasileiro atual. Entre as funções constatadas, três são da área de tecnologia.

Segundo o levantamento, os profissionais “mosca branca” da TI são os gerentes de venda para América Latina, engenheiros especializados em cloud computing e gerentes de serviços em TI…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails