Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 175

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

As lições de 9 filmes para quem quer virar chefe em 2013

Para subir na hierarquia e virar chefe não basta apenas entregar bons resultados. É preciso, antes de tudo, ter excelentes competências comportamentais, capacidade de negociação e um profundo entendimento do negócio em que a empresa está inserida.

EXAME.com pediu ao consultor organizacional Marco A. Oliveira, que é um dos autores do recém-lançado livro “Os filmes que todo gerente deve ver” (Editora Saraiva), selecionar nove produções que podem ajudar profissionais que miram um cargo de chefia – mas que ainda não chegaram lá.
Confira quais as dicas de carreira que ele percebeu em cada um dos filmes:…

Cinco passos para tornar o departamento de TI mais relevante

Para ajudar os CIOs (Chief Information Officer ou Diretores de TI) a transformar o desafio de hoje em oportunidade, o Wall Street Journal realizou entrevistas com dez profissionais da área que possuem uma visão do futuro. As dicas são aplicáveis a praticamente todos os setores que enfrentam problemas em seus negócios devido a mudança da tecnologia. Veja abaixo conselhos práticos para quem trabalha com tecnologia e quer ganhar importância dentro da estrutura das empresas…

Empresas flexibilizam jornada de gestantes

A primeira edição da Pesquisa de Benefícios Especiais para Mulheres desenvolvida pela Towers Watson, identifica a movimentação que as empresas estão fazendo para se adaptar à nova realidade do mercado de trabalho brasileiro, no qual as mulheres já são mais de 53%, segundo levantamento do IBGE.

Das 120 empresas respondentes, 33% oferecem horário flexível após o período da licença maternidade e 16%, a possibilidade de home office para a funcionária durante e após o período gestacional. A Towers Watson é líder global em serviços profissionais que auxiliam as organizações a melhorar seu desempenho no gerenciamento de pessoas, riscos e finanças…

Brasil gasta apenas 12% com softwares e serviços de TI, diz estudo

O Brasil gasta apenas 12% em softwares e serviços de tecnologia, ficando atrás da Bolívia e da Venezuela (14%), conforme o relatório Information Economy Report 2012, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) sobre a indústria de software nos países em desenvolvimento. O estudo foi divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) nesta quarta-feira (28).

O número de gastos é referente ao total investido no Brasil em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A América Latina destina apenas 11% desse investimento em softwares e serviços de tecnologia, tendo uma participação mundial de 2% no mercado de softwares. Já a América do Norte e a Europa atingem uma fatia de 80%…

Google: escola precisa incentivar talentos para a tecnologia

Executiva do Google na América Latina, Eve Andersson falou nesta quinta-feira para uma plateia de mais de 1 mil estudantes e professores, em Porto Alegre (RS), sobre as dificuldades de se encontrar talentos para trabalhar no crescente mercado da ciência da computação no mundo. Segundo ela, a escola tem papel fundamental nesse processo, estimulando principalmente as meninas a se envolver com o universo da tecnologia.

“Existe uma questão cultural, que verificamos também no Brasil, de que trabalhar com a computação não é coisa para mulher. No nosso escritório em São Paulo temos muita dificuldade de encontrar novos talentos, principalmente mulheres”, afirmou. Para Eve, a família e, principalmente, os professores devem assumir o desafio de mudar esse paradigma…

Cientista cria sistema mais preciso de busca de imagens na web

Você pode pensar que é possível encontrar qualquer coisa na internet. Porém, mesmo enquanto imagens e vídeos rapidamente dominam a web, os mecanismos de busca geralmente só encontram certa imagem se o texto inserido corresponder ao texto com qual ela foi rotulada. E os rótulos podem ser pouco confiáveis, inúteis (“peludo” em vez de “coelho”) ou simplesmente inexistentes…

Capgemini abre mais de 600 vagas em todo o Brasil

A empresa de tecnologia Capgemini abriu de mais de 600 vagas em diversos estados do Brasil.
As vagas são para arquitetos e analistas de sistemas em java, .NET e mainframe, programadores, analistas e técnicos de infraestrutura, assistentes de service desk, gerentes de pré-vendas SAP, gerentes de projetos e executivos de vendas.

As aportunidade são nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo…

Programa de cotas das universidades concederá salário mínimo

O programa de cotas a ser implantado nas universidades paulistas, como antecipou a Agência Brasil na última sexta-feira (23), será semelhante ao adotado nas universidades federais, mas contará com duas novidades: a concessão de bolsas de estudo de um salário mínimo e a criação de um curso preparatório, de dois anos.

De acordo com o diretor executivo do Movimento Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), frei David Santos, o governador do estado, Geraldo Alckmin, se comprometeu a apoiar um programa de inclusão social e racial na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ainda segundo frei David, Alckmin quer um programa mais avançado e com mais qualidade…

Proposta para TI: trace apenas um objetivo para 2013

Se eu traço um bom objetivo para mim, eu não paro de pensar no que eu tenho que fazer para alcança-ló, e isso cria uma reação física. Um exílio. Poucas horas de sono. Uma sensação de náusea.

É uma reação física do meu cérebro sobre o meu objetivo. Eu realmente posso fazer isso? Eu consigo mudar as ações que tomo todos os dias, que tenho tomado há anos, de todas as formas possíveis para que eu alcance meu objetivo? O trabalho e o investimento vão valer a pena? Este é mesmo o objetivo correto?…

Avanços em TIC para 2013

A aquisição e utilização da tecnologia estão cada dia mais aceleradas. Tablets, computadores e produtos de telefonia celular, por exemplo, são encarados como necessidades básicas por uma parcela crescente da população.

E vai muito além do uso pessoal. Traz modernização às nossas indústrias, efetividade e melhores resultados para qualquer instituição pública ou privada.

As estimativas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para 2013 são ambiciosas e refletem o bom momento vivido pelo Brasil nesse segmento. A previsão do Instituto Gartner é de que o país será um dos principais focos do mercado global de TI em 2012 e, em três anos, surjam mais de quatro milhões de empregos na área em todo o mundo…

Prestadora de serviços de TI seleciona 270 talentos no Brasil

A BRQ IT Services está com 270 vagas abertas no Brasil para profissionais de TI. As oportunidades estão em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e região Nordeste.

Os cargos são para especialistas em Java, .Net, mainframe e suporte técnico. Há oportunidades para profissionais em todos os níveis: junior, pleno e sênior. Como pré-requisito para se candidatar, é necessária alguma vivência na análise e desenvolvimento das linguagens em foco na posição desejada…

Gastos com segurança da informação chegam a US$ 17 bilhões em 2017

O investimento global em infraestrutura de segurança financeira terá um total de 17,14 bilhões de dólares até o final de 2017, de acordo com a ABI Research.

Isso inclui gastos com medidas de retaliação, de transações e segurança de dados, bem como políticas e procedimentos – como equipes de segurança treinadas para combater malwares sofisticados, desenvolvidos por cibercriminosos altamente organizados…

País tem déficit de 115 mil especialistas em TI

Atualmente o setor de TIC, que fatura 197 bilhões de dólares (em 2011), segundo a IDC, emprega 1,2 milhão de profissionais. Entretanto, esse exército não é suficiente. Estudos da Brasscom apontam que o País deverá fechar 2012 com um déficit de 115 mil especialistas em TI, ante 92 mil no ano passado.

Levantamentos da Brasscom estimam que o setor continuará aquecido e com taxas de crescimento anual em torno de 10% até 2015, aumentando mais ainda a demanda por talentos de TI.

Com a missão de formar 10 mil talentos por ano para ajudar reduzir a falta de mão de obra especializada de Tecnologia da Informação no País, o programa Brasil Mais TI já está oferecendo 12 cursos de capacitação para profissionais…

Graduação de 2 ou de 4 anos, qual é a melhor?

Um bacharel (curso de 4 anos) é formado em um curso mais generalista, com um foco maior à especialidade ao final do curso. Um tecnólogo (curso de 2 anos), tem uma formação mais focada e específica, menos generalista.

Por esta razão, bacharéis podem utilizar créditos de suas graduações ao migrar para outros cursos mais facilmente do que tecnólogos, mas precisam estudar o dobro do tempo para se formar.

E para conseguir um emprego, qual é o melhor?…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!