Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 174

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

32 programas de estágio e trainee com inscrições abertas

Para quem mira uma oportunidade de trainee ou estágio, confira as oportunidades profissionais disponíveis nos programas com inscrições abertas em ordem crescente de término do prazo.

Ibis – trainee – A rede de hotelaria abriu seu Programa de Trainee de 2013. Podem disputar as oportunidades universitários com graduação nas áreas de hotelaria, turismo, administração e economia concluída até dezembro de 2012. Após o programa, que tem duração de um ano, há a possibilidade de que os trainees ocupem cargos de assistentes de gerente…

Diretores de TI podem se transformar em “Diretores Digitais”

Em 2015, cerca de um quarto de todas as companhias criarão um novo cargo: Chief Digital Officer, algo como “Diretor Digital”, segundo previsões do Gartner. De acordo com o Wall Street Journal, o grupo de pesquisa acredita que este novo profissional deverá surgir nas corporações, pois as empresas estão digitalizando segmentos de negócios, como os gastos de marketing, por exemplo, que passaram do analógico para o digital, ou, os sistemas de interação com os clientes.

Como estas mudanças são provenientes do orçamento do departamento de TI, a consultoria acredita que será natural adicionar um líder para coordenar as novidades e os novos sistemas. Atualmente, a TI está por toda parte e os CIOs devem lidar com essa força, bem como com uma infraestrutura que não inclui sistemas corporativos clássicos, mas também tecnologias digitais de todos os tipos…

O que faz o arquiteto de computação em nuvem?

Má notícia. O arquiteto de nuvem é bem parecido com um Pé-grande: existem relatos de pessoas que afirmam terem visto um, até mesmo registros em vídeos ou fotos desfocadas, mas nenhuma prova sólida de que tal criatura exista.

O problema é que a computação em nuvem é tão nova que é difícil encontrar pessoas que compreendam como seu uso se encaixa nas empresas. Realmente, esta é uma das maiores limitações que rondam a adoção da nuvem.

Me autodenomino um arquiteto de nuvem, e algumas pessoas como eu estão espalhadas por ai. Mas não somos muitos, e existem menos ainda que utilizam o rótulo corretamente…

BRQ IT Services tem 98 vagas para programa de estágio em São Paulo

A BRQ IT Services, uma empresa de serviços de TI, abriu 98 vagas para o programa de estágio em São Paulo. O início das atividades será em janeiro de 2013 nos escritórios localizados no Centro, Vila Olímpia ou Alphaville. O horário de trabalho será das 10h às 17h, da segunda à sexta-feira.

Podem se candidatar às vagas estudantes de curso superior das áreas de Exatas ou Tecnologia da Informação (TI). Inglês será considerado um diferencial. É desejável que os estagiários estejam custando a partir do terceiro ano da graduação ou a partir do terceiro semestre do curso tecnólogo.

Das 98 vagas em São Paulo, 18 são para .NET, 11 para Java e 69 demais para Cobol. As vagas para Cobol serão para os 69 melhores alunos do centro de treinamento da Grande Porte TI – parceira da BRQ…

Empresários se juntam para colocar dinheiro em ‘fábrica de apps’

Os empresários Sérgio Kulikovsky, Alex Barbirato e Fernando Blay decidiram juntar experiência, dinheiro e contatos para transformar ideias de aplicativos em realidade por meio da Incube (acesse aqui, o site da empresa ainda não traz conteúdo sobre ela). “Todo mundo tem uma ideia de aplicativo. Nós decidimos pegar isso e tornar realidade”, conta Barbirato, que ajudou a selecionar os três primeiros projetos selecionados para receber investimento.

A Incube não funciona exatamente como uma incubadora ou aceleradora de startups, ressalta o empresário, “mas segue um pouco da filosofia”. Para participar, é preciso ter, no mínimo, uma ideia e fazer com que o trio de fundadores da Incube acredite nela. “É como uma fábrica de apps. Queremos levar o projeto a fundo, mas ficamos com, em média, 80% da empresa”, explica Barbirato. Geralmente, no modelo das aceleradoras, há uma “interferência” menor no processo e o empreendedor fica com uma parte maior da empresa resultante…

Jogos ajudam analistas a tomar decisões em situações de perigo

Jogos podem ajudar analistas a superar preconceitos e tomar decisões acertadas em situações de perigo iminente. Esse é o resultado de uma pesquisa desenvolvida pela universidade Penn State, nos Estados Unidos, com a Raytheon, e apresentado na terça-feira na Conferência de Tecnologias para Segurança Nacional do Instituto de Engenheiros Eletricistas e de Eletrônica (IEEE, na sigla em inglês).

Os exercícios foram conduzidos com engenheiros sem treinamento de análise de inteligência, que jogaram um game baseado em situações reais de combate a militantes anti-americanos no Iraque. Jacob Graham, criador do jogo virtual, explica que o resultado do estudo se baseia em análises cognitivas relacionadas a noções preliminares que as pessoas têm…

BBC Click: O computador mais antigo do mundo na ativa

O computador mais antigo do mundo, o “Witch”, voltou a funcionar pela primeira vez em 25 anos, graças ao esforço de um grupo de voluntários do Museu Nacional de Computação, na Grã-Bretanha.
Eles passaram três anos reconstruindo milhares de peças da máquina, que apesar de sido criada como um supercomputador, hoje não passa de uma calculadora gigante.

O boletim Click desta semana traz ainda o conflito entre israelenses e palestinos no mundo digital e uma nova maneira de falar com amigos através do Facebook…

Brasil é melhor país na AL para comércio eletrônico, aponta pesquisa

Um estudo encomendado pela Visa Inc. e conduzido pela AmericaEconomia Intelligence revelou que o índice que mede o quanto um país está preparado para transformar a internet em um canal de vendas capaz de atingir os consumidores subiu 31% no Brasil nos últimos dois anos.

O índice, chamado e-Readiness, compara o grau de preparação de 18 países da América Latina para o desenvolvimento do comércio eletrônico. A preparação baseia-se nas seguintes variáveis: volume de mercado, infraestrutura tecnológica, penetração dos serviços bancários, adoção de novas tecnologias pelos consumidores e força da oferta local. Todas registraram melhorias consideráveis, elevando o índice da América Latina de 0,62, em 2009, para 0,80, em 2011…

O arquiteto de computação em nuvem é…

Má notícia. O arquiteto de nuvem é bem parecido com um Pé-grande: existem relatos de pessoas que afirmam terem visto um, até mesmo registros em vídeos ou fotos desfocadas, mas nenhuma prova sólida de que tal criatura exista.

O problema é que a computação em nuvem é tão nova que é difícil encontrar pessoas que compreendam como seu uso se encaixa nas empresas. Realmente, esta é uma das maiores limitações que rondam a adoção da nuvem.

Me autodenomino um arquiteto de nuvem, e algumas pessoas como eu estão espalhadas por ai. Mas não somos muitos, e existem menos ainda que utilizam o rótulo corretamente. Como podemos definir um arquiteto de nuvem? Como você pode se tornar um?…

As áreas que mais contratam em esquema de home office (TI em segundo lugar)

O ambiente corporativo, aos poucos, começa a se render aos benefícios do home office. Recente pesquisa realizada pela Robert Half com 1.777 diretores de Recursos Humanos em 13 países indica que 64% das empresas brasileiras já permitem, esporadicamente e para alguns cargos, que seus colaboradores trabalhem em casa. O teletrabalho é uma política fixa e válida para todos os funcionários de 11% delas, segundo o estudo.

“Está mais fácil trabalhar em home office porque as empresas estão avaliando seus funcionários mais pelos resultados apresentados. Se o profissional está entregando resultados com qualidade não tem porque ele estar na empresa das 8h as 20h”, explica André Magro, gerente da Hays…

Papel da TI muda, mas orçamento permanece igual

As demandas nos departamentos de TI estão em constante mudança, mas os processos orçamentários não acompanham. Aqueles que foram bem sucedidos têm uma coisa em comum: o impulso implacável para o crescimento da produtividade do negócio e corte de gastos, mas, também, a criatividade e a agilidade de direcionar novas oportunidades de negócio e lucro.

A expectativa de que a TI deve gerar lucro é novidade em muitas empresas. Na pesquisa Society for Information Management, produzida pela InformationWeek EUA, deste ano, por exemplo, “inovações de TI que geram lucro” estão entre as cinco principais prioridades, em quarto lugar, para quase todos os 200 entrevistados, pela primeira vez em 14 anos de pesquisa. Há dois anos, estava em 17º lugar na lista…

Aplicativos geram riqueza para poucos programadores, indica estudo

Da mesma forma que a web deu origem ao boom das empresas ponto.com, 15 anos atrás, os aplicativos para aparelhos móveis (apps) deram origem a uma nova classe de empreendedores.

Esses inovadores fizeram dos celulares e tablets ferramentas de descobertas e criaram uma indústria bilionária. O iPhone e o iPad contam com 700 mil desses apps, do Instagram ao Angry Birds.

A despeito dos rumores sobre programadores criando empresas milionárias trabalhando de suas casas, apenas uma pequena minoria deles consegue ganhar a vida com os apps que criam, segundo pesquisas e especialistas…

Samsung abre inscrições para Programa de Trainee 2013

A Samsung está iniciando a primeira etapa de seleção para o Programa de Trainee Samsung 2013. A companhia conta com uma plataforma global de aprendizagem para potencializar as competências dos jovens talentos que se identificam com uma cultura veloz, inovadora e tecnológica.

Os candidatos devem ser graduados entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2013 nos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Engenharia (todas as modalidades) e Marketing, além de requisitos como a fluência no idioma inglês e disponibilidade para residir em São Paulo…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *