Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 173

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Como manter contato com o recrutador após a entrevista

Você saiu da entrevista de emprego com a sensação de que, desta vez, vai dar certo. Mas, por alguma razão, não deu. Apesar do desfecho não tão feliz, o tempo que você passou cara a cara com o recrutador não é de todo perdido. No pior dos cenários, ele pode virar uma importante peça  de networking. Mas como fazer isso do jeito certo? Como se manter na mira do headhunter? Em mais um dos vídeos de carreira, Ricardo Basaglia, da Michael Page, dá as dicas de carreira:…

Melhores Faculdades de TI – Guia do Estudante

Quem está pensando em fazer um curso superior na área de tecnologia, deve saber que a escola escolhida pode influenciar decisivamente nas suas chances de sucesso profissional. O Guia do Estudante avaliou os cursos oferecidos por centenas de faculdades em todo o Brasil. Veja as escolas mais bem recomendadas pelo Guia em 12 carreiras técnicas…

Escola pública testa chips em uniformes para monitorar alunos

desde 22 de outubro, 42 estudantes do Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia, a 40 kilômetros do Distrito Federal, têm suas entradas e saídas da escola monitoradas por chips instalados nos uniformes. Com o projeto piloto, pais e responsáveis recebem todas as informações em casa.

A diretora da escola, Remísia Tavares, explica que a intenção é aumentar a permanência dos alunos nas salas de aula…

Empresas poderão ser responsáveis por verba trabalhista de terceirizado

A Câmara dos Deputados analisa um Projeto de Lei (PL 4132/12), já aprovado no Senado, que pode tornar as empresas que contratam funcionários terceirizados responsáveis por suas verbas trabalhistas.

O projeto, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RR), estabelece que o empregado temporário poderá ter seus direitos trabalhistas (férias, 13º salário, FGTS) custeados pela empresa onde presta serviço caso a firma fornecedora da mão-de-obra não tenha condições financeiras de assumir os encargos…

Estudante mexicana cria algoritmo para monitorar cartéis de drogas

Uma estudante de Harvard criou um algoritmo que usa o motor de busca do Google para rastrear a atividade, o movimento e o modo de operação dos cartéis de drogas no México. Viridiana Rios, que é mexicana e faz doutorado na universidade americana, criou o mecanismo que faz buscas em massa de gangues criminosas no agregador de notícias do Google.

Ela afirma que uma das vantagens do programa é que ele usa informações públicas que, de outra forma, seriam perdidas em meio ao vasto volume de notícias e dados sobre assunto. Em seu artigo, ela diz que a ferramenta permite obter “informação quantitativa sobre a mobilidade e o modus operandi de grupos criminosos…

Estudantes enfrentam ‘maratona’ de desenvolvimento para o Windows 8

Passar um fim de semana inteiro conectado ao computador para desenvolver jogos e aplicativos para o Windows 8. Este é o desafio de milhares de estudantes que participam, neste sábado (10) e domingo (11), do ‘Wowzapp 2012: Hackaton para Windows”.

O evento acontece simultaneamente em mais de 50 países. No Brasil, o local escolhido para sediar a maratona foi a Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), em Sorocaba (SP)…

Mercado Livre abre plataforma para desenvolvedores de aplicativos

Depois de quase dois anos de trabalho, o Mercado Livre anunciou nesta quarta-feira (31) a abertura de sua plataforma para desenvolvedores de aplicativos. A empresa de comércio eletrônico oferecerá interfaces de programação de aplicativos (API), além de suporte técnico por meio de um novo site para desenvolvedores para criar novos serviços que ajudem a disseminar os produtos vendidos por meio do Mercado Livre em toda a América Latina.
“Percebemos que não iriamos conseguir desenvolver tudo, apesar de o Mercado Livre ter uma equipe de mais de 300 programadores em cinco centros de tecnologia”, disse Helisson Lemos, diretor geral do Mercado Livre no Brasil…

Salários de profissionais de TI no Brasil são os melhores da AL

O diretores de TI e analistas seniores de sistemas do Brasil recebem salários melhores que seus pares da América Latina. A conclusão vem de um estudo realizado pela Michael Page, empresa global de recrutamento executivo, que comparou a remuneração de executivos brasileiros com os da região e constatou que, em 72% dos cargos analisados no País se ganha mais.

Foram analisados ao todo 29 cargos entre médias e grandes empresas de diversos segmentos no Brasil, Argentina, Chile e México. Na área de TI, a consultoria comparou os salários de duas posições: CIO e analista sênior de negócios…

7 pontos para considerar ao contratar um consultor de TI

A contratação de um consultor de TI para uma tarefa de missão crítica ou projeto que impulsione o core business, por vezes, exige agilidade em razão da demanda dos negócios. Esse profissional especializado é normalmente levado para a empresa para atuar com prazos custos e por isso é imperativo localizar o perfil adequado.

Esse é um processo complicado e potencialmente arriscado. Alguns passos, no entanto, podem ser tomados para minimizar os riscos para a empresa. Há uma série de razões para buscar um consultor de TI, incluindo a formação sobre um novo equipamento, software ou tecnologia…

Como tornar-se mais influente?

Recentemente, me envolvi em uma conversa entre um grupo de CIOs que coletivamente parecia estar confuso e ferido por sua própria falta de influência dentro de suas organizações . “Dou o que eles querem, mas quando se trata de grandes decisões, não consigo um lugar à mesa”. A frase sintetiza o pensamento coletivo.

Então, como se tornar mais influente?

A opinião geral era que os CIOs têm de melhorar a divulgação dos sucessos obtidos pelo departamento de TI e trabalhar mais para construir relacionamentos com os demais executivos de negócios. Não há nada de errado com essas medidas, exceto que elas são necessárias mas não são suficientes…

Como tratar as 4 grandes tendências de TI

De um ou dois anos para cá, ouve-se falar muito sobre como mobilidade, cloud computing, Big Data e ferramentas sociais são essenciais para a continuidade de qualquer negócio. Há quem tenha até alguns espasmos quando começam a ler sobre o assunto. Mas o fato é que todas essas tendências devem ser abordadas sob um único ponto de vista: integração. Até porque, no fim do dia, elas impactam pontos diferentes de um mesmo ecossistema.

O panorama é de atualizações e investimentos, isso quando a empresa tem compreensão plena de como cada tendência influencia o negócio como um todo e por onde deve ser iniciado o processo para abraçar essas novas formas de pensar na continuidade de serviços…

Profissional de TI poderá se certificar em IBM por US$ 30

Pelo programa IBM Smart Professional, profissionais de TI podem tirar certificações da fabricante pelo preço de US$ 30. Em São Paulo, as próximas sessões serão na  Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) nos dias 28 e 29 de novembro. As inscrições vão até o dia  19 deste mês no link: http://bit.ly/fiap-28e29-nov

As certificações disponíveis pelo IBM Smart Professional são: UML, RUP, SOA, BPM, XML, Cloud Computing e todas as certificações das linhas de produto: IM (DB2, Cognos, Content Manager, Informix, Optim); Rational (APPScan, Clear Quest, Functional Tester, Quality Manager, RDZ); Lotus (Connections, Domino, Live, Notes, Quickr); WebSphere (WAS, WPS,  iLOG, Message Broker, Lombardi) e o Tivoli (TSM, TIM, TAM, Maximo, Netcool)…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *