Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 171

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

 

Almoço na mesa de trabalho em geral mais engorda que alimenta

Quantas vezes você já ouviu algum de seus colegas de trabalho dizer – ou você mesmo disse – que, por ter muito o que fazer, não iria sair para almoçar e pediria um delivery – ou comeria um lanchinho qualquer da máquina de guloseimas?

Fazer da mesa de trabalho um local de refeição é uma prática comum em nosso atribulado cotidiano. Mas, se com tal atropelo, eventualmente se ganha um tempo extra para concluir aquele relatório ou checar os e-mails que vinham se acumulando, é fato que esse hábito não vai angariar benefício algum para a saúde – muito pelo contrário…

 

Graduações tecnólogicas dão acesso rápido ao mercado de trabalho

A demanda por mão de obra qualificada em diferentes segmentos tem feito com que as universidades invistam na criação de graduações tecnológicas, que formam o profissional em um menor tempo, se comparadas ao bacharelado ou à licenciatura.

O curso de tecnólogo é uma modalidade de graduação de nível superior, focada em uma área específica do conhecimento e voltada para o mercado de trabalho. Embora tenha a sua origem no setor de tecnologia, atualmente diversas áreas estão descobrindo a metodologia, como gestão, comércio, turismo e comunicação…

 

Empresa cria gadget que ‘lê a mente’ para treinar o cérebro

A empresa canadense Interaxon, especializada em tecnologias de controle dos computadores com a mente, está desenvolvendo um dispositivo, semelhante a uma tiara – chamado Muse que irá ajudar os usuários a monitorar e treinar suas mentes, diz o Huffington Post.

Segundo a empresa, o equipamento, usado na cabeça, é sincronizado com aplicativos em tablets ou smartphones que irão gravar as emoções, humor, nível de concentração e resposta da memória durante a execução de diferentes tipos de tarefas, além de oferecer exercícios para desenvolver a acuidade mental…

 

SAP Labs Latin America abre processo de estágio 2013

O SAP Labs Latin America inicia processo de seleção para o programa de estágio 2013. Serão 20 vagas para estudantes dos cursos de Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Tecnologia de Informação, Administração de Empresas e cursos relacionados. As inscrições vão até 18 de novembro e podem ser feitas no website da empresa.

O programa de estágio 2013, chamado de SAP Rotation Internship Program, disponibiliza 20 vagas para universitários cursando a partir do segundo semestre e com previsão de conclusão de curso em, aproximadamente, 24 meses. Além disso, é fundamental que o estudante tenha conhecimento avançado da língua inglesa…

 

Os “7 pecados digitais”

Julgar o comportamento alheio na internet é subjetivo, afinal, cada um age como lhe convém. Mesmo assim há quem tente transformar os hábitos digitais em cartilhas.

Esta é a missão dos “7 pecados digitais”, infográfico criado pela NBCUniversal e Integrated Media e publicado nesta sexta-feira, 26, no DesignTaxi…

 

Vídeo: Psiquiatras alertam para dependência à internet

Na última sexta-feira (19) durante a Conferência Internacional de Comunicação, Mídia, Tecnologia e Design em Istambul na Turquia, especialistas alertaram sobre o risco da dependência à internet. Confira a reportagem completa no vídeo abaixo:…

 

Mau pagador pode ser bom funcionário?

Os ministros da Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) deram ganho de causa à rede varejista G. Barbosa, de Aracaju, capital de Sergipe, que consultava o cadastro de inadimplentes antes de contratar um candidato. A decisão do TST foi proferida em fevereiro deste ano. A ação tinha sido movida pelo Ministério Público do Trabalho, que entendeu o ato como discriminatório e causador de dano moral aos avaliados. Afinal, relataram os promotores, um candidato deve ser avaliado por suas competências, e não por suas despesas.

Se o endividado não conseguir um emprego, dificilmente regulamentará sua situação financeira. Para o juiz que julgou o caso, no entanto, o critério usado pela companhia é “justificável, não se caracterizando discriminação de cunho pessoal”…

 

4 toques para lidar com um chefe intimidador

Medo, fascinação e até inspiração. As reações frente a um chefe intimidador são variadas. Geralmente, encarar chefes de estilo dominante e intimidador suscita diferentes percepções dentro de uma mesma equipe. Mas é inegável que o relacionamento com um gestor desse tipo é tarefa desafiadora e requer algumas habilidades.

No livro “Como mandar no seu chefe” (publicado pela editora Saraiva), Gonzague Dufour, executivo de recursos humanos que, em sua carreira, coleciona passagens por empresas como Bacardi, Phillip Morris e Karft Jacobs, diz que gestores de qualquer estilo podem ser “administrados”. “Ao trabalhar e observar diferentes tipos de chefe, aprendi que a abordagem correta geralmente resulta em relacionamentos muito mais positivos e produtivos”, diz Dufour…

 

Os usuários estão satisfeitos com a TI? Pense novamente

Há algum tempo tem sido dito que a TI não tem o respeito das demais áreas. Para ser justo, é difícil conquistar respeito quando você trabalha com um orçamento de subsistência e é ditado por regras que competidores externos, como provedores de softwares como serviço (SaaS, da sigla em inglês), podem ignorar. Isso não é novo. Mas quantificar como a TI pensa e comparar com a real percepção do negócio sobre o desempenho do departamento de tecnologia é algo essencial que o estudo IT Perception Survey, produzido pela InformationWeek EUA, traz.

Ao comparar as respostas de 246 profissionais de TI e 136 integrantes das demais áreas, conseguimos entender onde os usuários estão em sintonia com a TI e onde estão os problemas…

 

Menos de 20% dos profissionais está satisfeito com a TI

Há algum tempo tem sido dito que a TI não tem o respeito das demais áreas. Para ser justo, é difícil conquistar respeito quando você trabalha com um orçamento de subsistência e é ditado por regras que competidores externos, como provedores de softwares como serviço (SaaS, da sigla em inglês), podem ignorar. Isso não é novo. Mas quantificar como a TI pensa e comparar com a real percepção do negócio sobre o desempenho do departamento de tecnologia é algo essencial que o estudo IT Perception Survey, produzido pela InformationWeek EUA, traz…

 

Carreira: curso gratuito em Big Data e programa de estágio

A EMC abriu processo seletivo para a primeira edição da Summer School on Big Data (Escola de Verão EMC em Big Data). O curso gratuito reunirá, de 4 a 7 de fevereiro de 2013, pesquisadores de todo o Brasil para um programa focado em temas relacionados a Big Data [processamento e análise de grandes volumes de dados]. A Escola de Verão tem o objetivo incentivar a pesquisa em Big Data no Brasil, motivando o surgimento de especialistas no assunto.

“Uma das profissões do futuro é a de cientista de dados, profissional que atua com Big Data e atua na análise preditiva de grandes volumes de dados. Estima-se que até 2020 o número de informações que circulará no mundo aumentará cerca de 50 vezes quando comparado ao volume de dados atual…

 

Big Data criará 4,4 milhões de empregos de TI até 2015

Havia um monte de razões para pesquisadores do Gartner traçarem uma perspectiva sombria em sua conferência Symposium/ITxpo, especialmente depois da última rodada de relatórios trimestrais da Intel, IBM e outras gigantes do setor. Mas o quadro para os próximos anos pintado por Peter Sondergaard, chefe de pesquisas da Gartner, é surpreendentemente otimista.

O motivo? O investimento em tecnologias de Big Data deve somar, em todo o mundo, 28 bilhões de dólares neste ano e chegar a 34 bilhões de dólares em 2013, segundo projeções do instituto de pesquisas Gartner. A maior parte do montante será usada para adaptar as soluções tradicionais para as demandas de grandes dados e apenas 4,3 bilhões de dólares serão destinados à compra de software…

 

Na hora de escolher a escola

Para encontrar o programa mais adequado às necessidades, os especialistas dão os seguintes conselhos.
Escola

É preciso se informar sobre a instituição onde se pretende estudar. Se ela for credenciada por alguma entidade internacional ou se estiver localizada dentro de uma universidade, seu renome é maior.

Curso

É importante entender a metodologia usada pela escola, seu programa acadêmico, a carga horária de estudos e as atividades extracurriculares, como visita a museus e passeios…

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *