Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 166

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Chefes desrespeitam a lei de hora extra, dizem funcionários

A maioria dos profissionais que trabalham além da carga horária estabelecida pela empresa diz que seus chefes desrespeitam as regras de hora extra, mostra um estudo do The Workforce Institute, um grupo especializado em pesquisas sobre questões críticas de trabalho.

No Brasil, 65% dos entrevistados afirmam que seus coordenadores violam alguma regra trabalhista, especialmente sobre horas remuneradas.
Ainda de acordo com o estudo, 33% dos funcionários no país contabilizam horas extras a pedido de seus empregadores.

A possibilidade de aumentar a remuneração por meio de horas extras é atraente…

Redes sociais abrem novas oportunidades de carreira para TI em marketing

Se existe um grupo dentro das corporações que abraçou as redes sociais,  foi o pessoal de marketing e comunicação. Se existe uma turma dentro das empresas que encolheu os ombros com as possibilidades sociais, é a galera do departamento de TI.

Mas uma coisa engraçada está acontecendo, conforme as redes sociais se transformam em algo altamente crítico para os negócios, o marketing passa a se tornar a próxima grande inovação da TI, e a TI a ser a próxima grande sacada do marketing.

Os departamentos de marketing têm sido tipicamente os primeiros e mais fervorosos entusiastas de aplicações e práticas de redes sociais.E devido a muitas aplicações serem públicas, baratas e fáceis de instalar e rodar, têm sido comum deixar a TI de fora das implementações…

Desenvolvedores: a SAP está atrás de vocês

A gigante alemã SAP AG está abrindo as portas para a comunidade de desenvolvedores de aplicativos móveis, estimulando a coinovação e a criação de soluções para todos os ambientes business-to-business (B2B) e business-to-consumer (B2C), com o lançamento do programa SAP Mobile Apps Partner, que dá a licença gratuita para os desenvolvedores móveis e suporte adicional para integrar frameworks de desenvolvimento de software da Adobe, Appcelerator Titanium e Sencha com a plataforma móvel da SAP.

“As tecnologias móveis se tornaram o ponto de contato que une a força de trabalho nas organizações, independentemente do tamanho ou setor da economia. Hoje a SAP é reconhecida pelos analistas de mercado como a principal empresa com soluções para aplicativos móveis”…

No Brasil, 31% das crianças têm smartphones com acesso à internet

Pesquisa global conduzida pela F-Secure com usuários de banda larga em 14 países identificou que 31% das crianças brasileiras de até 12 anos já fazem uso de smartphones concectados à internet. O estudo ouviu 6,4  mil pessoas.

A Índia lidera o ranking, com 53% das crianças conectadas via smartphones, seguida pelos Estados Unidos (37%). O Brasil divide com a Espanha a terceira colocação. O Japão se destaca pelo menor percentual, onde somente 9% das crianças japonesas com até 12 anos estão conectadas por meio dos dispositivos móveis.
No caso do Brasil, 91% dos pais entrevistados na pesquisa afirmaram estar muito preocupados em proteger os filhos contra conteúdos inapropriados. Este índice é ainda maior em países como Alemanha (96%), Bélgica, Canadá e Finlândia (95%). Já os holandeses são os que menos se preocupam com essa questão (85%)…

Gigantes americanas usam algoritmos para recrutar funcionários

Em mais e mais empresas, quem está contratando é um algoritmo de computação. Os fatores considerados por eles são diferentes do que aqueles com os quais os candidatos em geral estão habituados.

Vagas que já foram preenchidos baseadas em história profissional e entrevistas estão sendo substituídas por testes de personalidade e análise de dados, de acordo com uma reportagem do jornal americano especializado em economia e negócios “The Wall Street Journal”.

O movimento é atribuído a uma tentativa de encontrar funcionários que desempenhem melhor suas funções, em vez de escolher quem costuma usar a função como trampolim para uma oportunidade melhor…

Estudo aponta tendências para o mercado de trabalho brasileiro

A edição 2012 do Guia Salarial da Hays, consultoria focada em recrutar para a média e a alta gerência, traz informações sobre o mercado de trabalho e os principais setores da economia brasileira.

A pesquisa anual reforça que a área de recursos humanos está sendo utilizada, cada vez mais, como ferramenta estratégica de gestão empresarial, sendo responsável, inclusive, por alavancar o crescimento das companhias por meio da retenção de talentos, do melhor aproveitamento dos profissionais e do direcionamento de investimentos.

O Guia Salarial 2012 destaca, por exemplo, a tendência de buscar lideranças com visão estratégica, que falem a linguagem do negócio e contribuam ativamente para a conquista de metas e objetivos da empresa como um todo.

Confira abaixo algumas percepções, para profissionais e para empresas.

Diferença de gêneros…

Campus Party: indefinição entre Rio e São Paulo permanece

A indefinição quanto à cidade-sede da Campus Party Brasil do próximo ano continua. Apesar das reuniões realizadas na última semana – que deveriam definir o rumo do evento em 2013 -, a organização permanece dividida entre duas cidades: São Paulo e Rio de Janeiro. Além do local, ainda não foi anunciada uma data oficial para a realização da 6ª edição do evento.

Os campuseiros devem ser informados sobre esses detalhes em breve, garantiu ao Terra Mario Teza, diretor-geral da Futura Networks Brasil, promotora da Campus Party. O evento principal deve mesmo ocorrer na capital paulista ou na carioca, as únicas que demonstraram interesse e apresentaram propostas viáveis até agora…

Cientistas anunciam avanço em direção ao computador quântico

Uma equipe de cientistas australianos anunciou nesta quinta-feira (20) em Sydney um avanço decisivo na elaboração de um computador de tecnologia quântica, muito mais potente do que qualquer um dos modelos atuais.

“Pela primeira vez, demonstramos a capacidade para representar e manipular informação no spin (de um elétron de um átomo de fósforo) para formar um bit quântico, ou ‘qubit’, a unidade básica de informação para um computador quântico”, declarou o professor Andrew Dzurak, da Universidade de Nova Gales do Sul…

As 6 mentiras mais comuns em entrevistas de emprego

Muitas mentiras, omissões ou supervalorizações de competências geralmente começam no currículo e são sustentadas durante a entrevista de emprego.
O caminho até a descoberta da verdade pode ser mais curto ou mais longo. Na primeira hipótese o candidato que falseia informações é desmascarado na própria entrevista. Resultado: sai “queimado” da conversa e corre o risco de não participar de outros processos seletivos.

Na segunda, o candidato conquista a oportunidade profissional e a mentira ou omissão é descoberta quando já está contratado. Resultado: ele pode até ser demitido por justa causa.

De um jeito ou de outro, quem mente se dá mal, dizem especialistas consultados por EXAME.com. Confira quais as mentiras, invenções, supervalorizações e omissões – em currículos e entrevistas de emprego – que são as mais manjadas pelos recrutadores:…

Contratação em TI deve aumentar no quarto trimestre do ano

CIOs estão planejando expandir seus departamentos de TI no próximo trimestre, de acordo com dados da consultoria especializada no recrutamento de talentos Robert Half Technology. Mas em comparação com outras áreas, como jurídica, vendas e marketing, TI está um pouco atrás na intenção de contratação.

Segundo o relatório “IT Hiring Index and Skills Report” 9% dos CIOs pretendem aumentar a equipe no quatro trimestre e 6% preveem cortes de pessoal. Do último trimestre para cá, a intenção de contratação aumentou 3%. Os demais líderes de tecnologia da informação entrevistados (83%) disseram que vão manter o mesmo número de profissionais…

Mercado Livre abre inscrições para encontro de desenvolvedores

O MercadoLivre abre hoje as inscrições para a 1ª MercadoLivre Developer Conference – primeiro encontro de desenvolvedores promovido pela empresa, que acontece em 31 de outubro. O evento acontecerá no Renaissance São Paulo Hotel e contará com palestras, apresentação de casos de sucesso e troca de experiências entre desenvolvedores de aplicativos e executivos de lojas virtuais.

De acordo com a empresa, estão confirmadas as presenças do CEO e fundador do MercadoLivre, Marcos Galperin; do CTO da empresa, Daniel Rabinovich; do Vice-presidente e Country Manager no Brasil, Helisson Lemos; do COO, Stelleo Tolda; e a palestra do Vice-presidente de Negócios e Engajamento Móvel do Facebook, Javier Olivan…

Funcionários de pequenas empresas estão dispostos a pagar por benefícios

Cerca de metade dos trabalhadores das gerações X e Y de pequenas empresas estão buscando benefícios que garantam mais segurança financeira, mesmo que seja necessário arcar com 100% dos custos. Esta é uma das conclusões do 10º Estudo Anual da MetLife sobre Tendências de Benefícios para Funcionários realizado com empresas que possuem até 500 empregados.

“A ajuda aos funcionários pode ser facilitada se mais empresas aproveitarem a oportunidade para alavancar os benefícios voluntários – onde os funcionários arcam com o pagamento de parte ou total do custo – para melhorar a fidelidade e  retenção”, alerta Anthony J. Nugent, vice-presidente executivo de Vendas em Grupo, Voluntário & Local de Trabalho da MetLife.

Gestores de quatro entre cinco empresas pequenas que participaram do estudo concordam que um objetivo importante dos benefícios para funcionários é a retenção…

Uma nova missão para a área de TI

Nos últimos anos tenho apresentado inúmeras palestras sobre Cloud Computing, Big Data, Mobilidade e Social Media. Embora muitas vezes estes temas sejam apresentados de forma independente, eles formam uma convergência de forças transformadoras que, em minha opinião, irá mudar de forma radical o atual “way of life” de TI. Os dispositivos móveis, impulsionados pelo tsunami da consumerização, serão a plataforma de acesso pela qual volumes imensos de dados e processamento serão operados em nuvem, criando inúmeras e inovadoras formas de conexões entre pessoas e empresas, gerando o que chamamos de social business.

Já vivenciamos isso no ambiente doméstico diariamente. Por exemplo, posso armazenar uma informação, seja esta um texto ou uma foto, e acessá-la pelo meu smartphone, meu tablet, meu iPod e meu laptop. Onde estão estas informações? Não estão no disco rígido do meu laptop, mas em uma nuvem. Este movimento vai, e, creio, rapidamente, entrar no ambiente corporativo…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Vinicius
  2. Vinicius