Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 164

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Empregados apontam desrespeito das empresas com horas extras

Uma nova pesquisa global, encomendada pelo The Workforce Institute, da Kronos Incorporated, e conduzida pela Harris Interactive, aponta que a maioria dos funcionários que excedem sua carga horária acredita que os empregadores desrespeitam as leis e regras de horas extras. A pesquisa Kronos sobre Horas Extras também avalia a frequência desses períodos adicionais de trabalho e quais as percepções dos empregadores sobre essas horas.

Funcionários assalariados da Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Índia, México, Reino Unido e Estados Unidos foram representados nessa pesquisa…

Computadores entram na era da inteligência emocional

Uma nova tecnologia permite que os computadores reconheçam o estado de ânimo de quem o está utilizando e engenheiros fabricam máquinas capazes de detectar mentiras e identificar pessoas receptíveis ou ameaçadoras. É a era dos computadores com inteligência emocional.

Um jogador de pôquer, atividade que exige uma percepção de detalhes e gestos dos oponentes assim como a ocultação dos próprios sentimentos, teria poucas chances de ganhar de um computador, não apenas por sua grande capacidade de cálculo, mas porque agora eles são capazes de desvendar a psique humana…

Rede Social Corporativa: sua empresa ainda vai ter uma

O Brasil é o quinto país mais conectado à internet no mundo, ficando atrás apenas do Japão, Índia, Estados Unidos e China. Isso representa cerca de 80 milhões de brasileiros conectados à rede, segundo pesquisas da IBOPE Nielsen Online. O número é bem significativo e mostra o quanto o uso da internet vem crescendo e fazendo parte do cotidiano dos brasileiros.

Acessar a internet diariamente, seja em casa ou no trabalho, já é uma atividade tão rotineira quanto beber café. Com a chegada das redes sociais houve um boom no número de usuários conectados, são mais de 46,3 milhões de brasileiros, de diferentes idades e condições…

Locaweb promoverá seminário grátis de negócios digitais

A Locaweb, fornecedora de serviços de TI, promoverá um seminário sobre a área de negócios digitais.

De acordo com a empresa, sete cidades sediarão o evento (veja abaixo a tabela). Os participantes poderão debater sobre carreira em TI e melhores práticas para obter melhores resultados por meio de negócios online.

Ainda segundo a Locaweb, estão confirmadas as presenças dos especialistas Gil Giardelli, CEO da Gaia Creative, e Silvio Meira, professor e fundador do Porto Digital de Recife…

Concurso financiará startups focadas em mobilidade

O Brasil acaba de ganhar um novo programa de aceleração de startups, a carioca Papaya Ventures, especializada no desenvolvimento de produtos para o setor móvel.

Até o próximo dia 16 de setembro, o fundo de investimentos aceitará inscrições de empresas focadas na área móvel para o concurso de startups Mobile First, que selecionará cinco projetos e distribuirá US$ 20 mil de financiamento em troca de 10% de participação acionária…

10 lições sobre redes sociais que a TI deveria ensinar

Os departamentos de TI podem não ter dado o pontapé inicial no uso de tecnologias de mídias sociais nas empresas – de fato, a primeira reação de muitos foi bloquear completamente o uso da tecnologia – mas a TI pode e deve desempenhar um papel importante conforme as redes sociais passam a ser um direcionador do negócio. Um dos mais importantes elementos desse papel é garantir que o usuário final se mantenha seguro – e mantenha a empresa segura – enquanto usa tecnologias sociais interna e externamente.

“A mídia social tem grande poder, mas, como qualquer fã do Homem-Aranha poderia dizer, com grande poder vem grande responsabilidade”, disse Jonathan Sander, diretor de IAM da Quest Software. “Parte dessa responsabilidade está com o pessoal de segurança de TI, e parte está com os usuários. Facebook, Twitter e outras ferramentas são como janelas para sua organização, que se abrem com cada usuário. A responsabilidade dos profissionais de TI é garantir a segurança da organização – limitando visualizações, configurando permissões e monitorando atividade”…

Por que TI deve olhar para o setor de educação?

Entre os setores da economia que estão pautados para investir em TI nos próximos anos, Educação certamente é um dos que mais brilham os olhos de diversas empresas. Obviamente, a área educacional sempre comprou tecnologia, com produtos, por vezes, sendo desenhados apenas para atender a algumas demandas pontuais de universidades, por exemplo, e foi alvo de diversas empresas e fabricantes, mas o caso é que a explosão da mobilidade e hiperconectividade acrescentou mais paixão pela conquista desse mercado.

Recentemente, a Frost & Sullivan publicou um estudo com o objetivo de analisar as oportunidades emergentes de tecnologia para o setor da educação no Brasil, explorando seu atual cenário, potencial de crescimento e contextualizando os recentes esforços de empresas de TI para atuar nesse mercado…

Como gerenciar jovens talentos de TI

Com a falta de mão de obra especializada, as empresas estão constantemente contratando recém-formados ou universitários de cursos de TI, com idade entre 20 e 25 anos, que fazem parte da chamada geração Y. São talentos com atitudes e prioridades bem diferentes dos que já estão no mercado de trabalho há mais tempo.

Os profissionais das décadas de 80 e 90 cresceram na era digital, vivem em um mundo de paz e progresso em geral e possuem personalidade diferente de seus antecessores. Portanto, também devem ser gerenciados e tratados de forma diferente…

As 9 maiores ameaças que os profissionais de TI enfrentam

Hoje (29/08), Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), convém lembrar das novas ameças enfrentadas por todos nós no uso da Internet e sistemas digitais.

Anos atrás, o cenário típico de invasão na internet envolvia um atacante solitário, e talvez alguns amigos de trabalho, tarde da noite, procurando endereços IP. Quando encontraram um, enumeraram seus serviços de publicidade (servidor Web, servidor SQL e assim por diante) e o quebraram em muitas vulnerabilidades. O crime era tipicamente de oportunidade…

Oito lições de TI aprendidas a partir das Olimpíadas de 2012

Para os CIOs, um grande evento esportivo que atraiu mais de 1 bilhão de visitantes para sua página oficial e duplicou o número de espectadores na página da NBC Olympics fornece uma boa lição sobre como gerir sua infraestrutura, evitar resultados inesperados e manter suaves as operações da empresa, mesmo durante um grande pico de tráfego de rede.

As oito lições de TI listadas abaixo podem ajudá-lo a melhorar os serviços em seu data center ou reforçar o monitoramento just-in-time da rede…

Candidatos precisam conquistar ‘robôs’ em processos de seleção

Com o aumento das influências da tecnologia nos processos de recrutamento das empresas, entrevistas individuais para conseguir um emprego parecem cada vez mais coisas do passado.

Entre as novidades, estão jogos de computador, onde o candidato tem que escolher entre várias opções, ou achar soluções para problemas diante de um olhar inquisidor do chefe virtual. Outro programa grava pela webcam as respostas do candidato a perguntas…

PL cria cargos efetivos na área de TI

Está em análise pela Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que cria 87 cargos efetivos na área de TI no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, em Curitiba.

Segundo a proposta, 70 cargos serão de analista judiciário e 17 de técnico judiciário.

A medida assegura o cumprimento do Conselho Nacional de Justiça que estabelece um número mínimo de profissionais de TI em órgãos do Poder Judiciário, de acordo com o Tribunal Superior do Trabalho…

Desoneração da folha não aumenta competitividade, afirmam especialistas

Em reunião na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado na terça-feira, 4, sindicalistas, representantes da indústria e especialistas criticaram a desoneração da folha de pagamento como única medida para reduzir o custo de produção e, consequentemente, aumentar a competitividade da indústria brasileira.

Colocar o Brasil no patamar competitivo foi a justificativa para concessão do benefício dentro do Plano Brasil Maior, hoje aplicado os setores de TI, call center, entre outros. Para o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), Álvaro Sólon de França, a decisão é falha porque os salários pagos no país são mais baixos que em regiões desenvolvidas…

Os erros comuns na hora de mudar de emprego

Profissionais qualificados geralmente são disputados pelas empresas, independente do momento pelo qual a economia atravessa. Mas, ao receber uma nova proposta, alguns cuidados devem ser tomados para que a transição seja positiva e se perpetue.

Bater o martelo da mudança baseado em uma análise superficial pode resultar em frustração e arrependimento, de acordo com especialistas.

De acordo com Carlos Ferreira, diretor executivo da 4hunter, é importante encarar possíveis transições pensando na carreira como um todo. “Erros acontecem porque as pessoas buscam apenas uma mudança de emprego”, diz…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails