Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 163

 Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Oi lança site para divulgar vagas de emprego

O site sobre a área de Gente no portal da Oi está com cara nova. A página foi totalmente reformulada para apresentar ao público, de forma mais completa, como é trabalhar na Oi, tornando a companhia mais atrativa para os talentos do mercado.
Além do link para se candidatar às vagas de emprego, estágio e trainee, o portal agora reúne mais informações sobre a atuação das diversas áreas da Oi, as carreiras que podem ser trilhadas dentro da companhia, as etapas dos processos seletivos, os diferentes programas de desenvolvimento oferecidos, além de dados quantitativos que expressam bem como a empresa investe no desenvolvimento profissional dos seus estagiários e colaboradores…

Grupo TBA abre 15 vagas em São Paulo e Brasília

O Grupo TBA, holding nacional de tecnologia, abriu 15 vagas para os profissionais das áreas de TI,marketing,administração, direito ou economia.

Os colaboradores selecionados atuarão nas cidades de São Paulo e Brasília nas áreas de operação, produção,programação, comunicação e segurança da informação.
Os dados pessoais devem ser enviados para o e-mail curriculo@grupotba.com.br e o assunto da mensagem deve conter o título da vaga desejada. Veja abaixo as vagas e requisitos exigidos pelo Grupo TBA:…

Investimento em pesquisa pode gerar emprego e inovação

Recife, a capital pernambucana, emprega atualmente 5 000 profissionais em cerca de 300 empresas de tecnologia da informação criadas por cérebros locais. A cidade nordestina foi eleita recentemente a quarta metrópole mais criativa do país pela Federação do Comércio de São Paulo.

A semente para a mudança da economia local teve origem na cabeça de três professores: Silvio Meira, Fábio Silva e Ismar Kaufman. Eles fundaram, em 1996, um centro privado de inovação para a criação de produtos, serviços e empresas. Esse local é o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, mais conhecido como Cesar. Desde então, o mercado de TI nunca mais foi o mesmo…

6 passos para arruinar o seu currículo

Confusão, mentira e um toque de preguiça. Estes são os ingredientes fundamentais para um currículo irrelevante ficar pronto para ser descartado por headhunters e recrutadores.

Quem pretende garantir uma oportunidade profissional precisa prestar atenção nestes aspectos para ter mais chances de conseguir uma entrevista de emprego. Competência e mercado de trabalho aquecido de nada valem se você não souber fisgar o recrutador nesta primeira e importante etapa.

Confira 6 atitudes que arruínam qualquer currículo, de acordo com Luis Testa, gerente comercial de tecnologia do Vagas:…

Brasil lança tecnologias com muitos anos de atraso, diz pesquisa

O Brasil está entre os países mais vulneráveis do mundo quando se trata de segurança da informação. A produção científica brasileira na área é baixa e, por isso, o país é considerado “seguidor”, por lançar novas tecnologias muito tempo depois dos outros países. Estas constatações estão no livro Tecnologias da Informação e Comunicação:

Competição, Políticas e Tendências, lançado hoje por pesquisadores e colaboradores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Do ponto de vista das políticas públicas, o técnico do Ipea Luis Claudio Kubota, um dos organizadores da obra, disse à Agência Brasil que o país precisa ficar atento, pois o mercado de tecnologia da informação é extremamente globalizado e dominado tanto por operadoras quanto por fornecedores de equipamentos estrangeiros…

IFA 2012: Veja imagens da maior feira de tecnologia da Europa

A IFA é a maior feira de tecnologia pessoal da Europa. Entre os dias 31/08 e 05/09 a cidade de Berlim (Alemanha) recebe milhares de analistas e profissionais do mercado de tecnologia em um evento com mais de 1,5 mil expositores. Abaixo, você confere as imagens dos estandes e dos produtos exibidos na feira…

Brasil é o 5º melhor mercado de smartphones do mundo

O Brasil é um dos países que mais se destaca no segmento de smartphones. Segundo a IDC, já somos o quinto melhor mercado para esses produtos, mas, até 2016, estaremos em quarto. Em 2011, o Brasil era responsável por 1.8% do volume total de vendas no mundo, porcentagem que deve subir para 2.3% neste ano. Em 2016, o país terá 4.4%.

TI cresce mais que o dobro do PIB no segundo trimestre

O setor de serviços da informação apresentou crescimento de 1% no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados hoje (31/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento representa mais do que o dobro do PIB que fechou em 0,4%.

Atividades de destaques que tiveram expansão nos três primeiros meses de 2012 não conseguiram manter a trajetória e apresentaram retração. A indústria de transformação recuou 2,5% e a construção civil 0,7%…

As 9 maiores ameaças que os profissionais de TI enfrentam

Hoje, Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), convém lembrar das novas ameças enfrentadas por todos nós no uso da Internet e sistemas digitais.

Anos atrás, o cenário típico de invasão na internet envolvia um atacante solitário, e talvez alguns amigos de trabalho, tarde da noite, procurando endereços IP. Quando encontraram um, enumeraram seus serviços de publicidade (servidor Web, servidor SQL e assim por diante) e o quebraram em muitas vulnerabilidades. O crime era tipicamente de oportunidade…

Seis características de CIOs eficientes

Tive uma conversa recente com Shvetank Shah, diretor executivo de práticas de TI do Corporate Executive Board, sobre o estudo realizado por eles para medir  a eficiência do CIO. O CEB estudou cuidadosamente 142 CIOs obervando como utilizam seu tempo, como também suas formações, habilidades, abordagens ao envolvimento com as áreas de negócios, ambições de carreira e outros fatores.

Então, como a CEB determina a eficiência? Para identificar os “melhores desempenhos”, a CEB pediu aos CFOs (muitas vezes o crítico mais duro dos CIOs) para darem notas para os líderes de TI e os departamentos que administram, e utilizaram outros filtros como as medições do valor empresarial da TI…

SQL Tech seleciona sete profissionais de TI em SP

A SQL Tech, empresa especializada em tecnologia da informação, abriu processo seletivo visando o preenchimento de sete vagas em diversos cargos para atuação em São Paulo.

Os postos de trabalho abertos são para consultores BO seniores, BO pleno, consultor DBA Sybase sênior, arquiteto BI, DBA Oracle sênior e SQL sênior. Para as duas primeiras, o candidato deve ter conhecimento técnico em Business Objects, desktop intelligence, designer, web intelligence, BODI (ETC) e XCELSIUS e experiência em levantar as necessidades de análises gerenciais das áreas gestoras…

Empresas reformulam programas de trainee para atrair mais talentos; veja as novidades

Número de “job rotations” (circulação pelos departamentos da companhia). Acompanhamento de um mentor. Cargo de gerente no final. Na hora de se candidatar a uma vaga de trainee, o jovem deve considerar as diferenças entre os programas oferecidos pelas empresas.

Uma vez que o jovem da chamada Geração Y (nascidos a partir de 1980) é bastante exigente em relação ao que lhe é oferecido em termos de desenvolvimento de carreira e um número cada vez maior de empresas adota esse formato de entrada dos profissionais em seus quadros, os programas de trainee têm diversificado seus atrativos.

“Existem opções para todos os perfis”, avalia Carolina Correa, gerente de mercado do LAB SSJ, consultoria especializada em soluções de aprendizagem corporativa…

Medida que desonera folha pode ser prejudicial a empresas de TI com muitos PJs

A medida do Plano Brasil Maior que desonera a folha de pagamento do setor da tecnologia da informação pode, devido a uma distorção muito corriqueira nas empresas de TI, acabar gerando efeito contrário e torná-la mais dispendiosa. As mais afetadas serão as empresas com um grande número de empregados contratados como pessoa jurídica (os chamados PJs), modalidade contratação muito criticada  por sindicatos da categoria por caracterizar a precarização do vínculo empregatício.

Segundo o diretor tributário da consultoria de contabilidade Confirp, Welinton Mota, a contratação de PJs tornou-se entre as empresas do setor…

Teles vêem investimentos em rede como os mais urgentes do setor

As maiores operadoras de telecomunicações no país acreditam que os investimentos mais urgentes estão concentrados na capacitação de suas redes, em um momento no qual há uma maior exigência por qualidade de serviços diante da grande demanda por dados.

De acordo com o presidente da Oi, Francisco Valim, a operadora vê como principais urgências de investimentos os prazos a serem cumpridos para a implementação da banda larga móvel de quarta geração (4G), assim como a instalação de torres nas cidades para aumentar a capacidade da rede, mesmo frente à resistência de diversos municípios…

Falta TI na educação ou educação em TI?

O setor da educação no Brasil vem sendo impulsionado por alguns fatores como o aumento do número de instituições de ensino, programas de inclusão social, que permitem que pessoas com menor poder aquisitivo possam ter acesso à universidades, além do crescimento da oferta de educação a distância.

As instituições de ensino estão cada vez mais utilizando tecnologias para preparar melhor seus professores e estudantes, além de fazer uma gestão planejada com a ajuda de softwares específicos. Essas ações têm atraido a atenção de diversas empresas que visam aproveitar as oportunidades latentes no mercado. Neste sentido, há no setor um movimento não apenas de consolidação de empresas focadas específicamente em educação, como a Moodle e Blackboard, mas também de entrada de  empresas de TI, como Microsoft e Google…

Cloud computing: arquiteto de rede pode ganhar 20% a mais

Um profissional de redes que investe hoje em conhecimentos de cloud computing pode ganhar de 15% a 20% a mais do que um profissional regular. A informação é de Celso Poderoso, coordenador do curso de MBA em Arquiteturas de Redes e Cloud Computing da Fiap.

Vamos contextualizar esses valores. Profissionais de rede rcebem até R$ 9,9 mil em cargos de gerência, de acordo com a 39ª edição de pesquisa salarial realizada pela empresa de recrutamento Catho. Segundo o estudo, os salários mais baixos são dos estagiários, que chegam a ganhar, em média, R$ 786. Já os consultores chegam a ganhar R$ 5,4 mil e a média salarial para coordenadores, supervisores e chefes é de  R$ 5,5 mil…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *