Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 161

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Crise nas teles vai gerar milhares de empregos em TI

A grave crise que afeta a telefonia no Brasil forçou as quatro maiores operadoras móveis do país (TIM, Oi, Vivo e Claro) a apresentar agressivos planos de investimentos à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Juntas, as teles firmaram compromisso com a agência de investir mais de 20 bilhões de reais até 2015.

A boa notícia por trás desse anúncio é que, para cumprir as metas acordadas com a Anatel, as teles precisarão contratar atendentes, gerentes, engenheiros e programadores em ritmo acelerado, revertendo a queda nos empregos na área de telefonia.

Afinal há dois anos, desde o início do processo de fusão entre Vivo e Telefônica, este setor registrou mais demissões que contratações. Além do compromisso com a Anatel, a chegada dos eventos internacionais agendados para os próximos anos no país (Copa do Mundo e Olimpíadas do Rio) e a necessidade de construir redes 4G forçarão uma onda de contratações…

Os desafios da seleção e retenção dos jovens talentos

O mercado está aquecido, os  conhecimentos técnicos estão escassos e isso realmente causa uma dificuldade para os profissionais de RH selecionarem talentos. Mas não basta selecionar talentos: o importante é buscar pessoas alinhadas com a proposta da empresa.  Em outras palavras, o maior desafio atualmente é encontrar os profissionais que se identificam com os valores da corporação.

Como todo processo de contratação é uma relação ganha – ganha, a vaga tem que gerar valor para o candidato de alguma forma e atraí-lo.   Por isso o RH tem que usar  de toda sua criatividade no processo seletivo, além de estruturá-lo muito bem…

T-Systems abriu 92 vagas em três estados na área de TI

A T-Systems, que atua em serviços de Tecnologia da Informação e de Comunicações (ICT), pertencente ao grupo Deutsche Telekom, abriu 92 oportunidades para as áreas de suporte, programação, desenvolvimento, web, processos, segurança da informação, pré-vendas.

As 92 vagas estão distribuídas nos escritórios da T-Systems em São Paulo – SP, São Bernardo do Campo – SP, São Caetano do Sul – SP, Curitiba – PR e Blumenau – SC. Destas, 15 são destinadas a estagiários e se restringem aos escritórios da empresa localizados em São Paulo – SP…

Microsoft libera Windows Enterprise para profissionais de TI avaliarem por 90 dias; baixe aqui

A Microsoft liberou na quarta-feira (15/08) uma versão final do Windows 8 Enterprise para  90 dias de avaliações. A ideia, conforme comunicado da companhia, é permitir que desenvolvedores  criem aplicativos para o novo sistema operacional e, também, garantir que profissionais de tecnologia que tenham interesse na plataforma já comecem a utilizar o produto antes do lançamento oficial…

Salário médio do profissional de TI sobe 15% em um ano

Profissionais de TI tiveram valorização salarial de 15% no último ano. A informação é de pesquisa da Robert Half, que comparou o Guia Salarial 2011 com os resultados verificados em 2012. Conforme o levantamento, esse movimento foi puxado pelo avanço na demanda de setores como serviços, farmacêuticas e e-commerce.

Os profissionais mais valorizados são aqueles com perfis generalistas, ou seja, que possuem conhecimentos técnicos apurados e que conseguem fazer com que TI seja efetivamente parte dos negócios da empresa.
O gerente de TI com este perfil generalista foi o profissional de maior destaque na área, com aumento salarial de até 30%. Com este perfil generalista, o profissional consegue mesclar excelência técnica com habilidades de negociação e comunicação, e também consegue integrar TI e as linhas de negócios de uma empresa…

Saiba como a internet pode alavancar a sua carreira

Mesmo quando Danilo Fernandes se tornou presidente da GPMídia, resolveu manter seu perfil na rede profissional LinkedIn. Porém, fez algumas mudanças na página. Na posição de empregador, e não mais de empregado, passou a focar mais a empresa do que suas competências e habilidades pessoais na rede.

“Mostro clientes que tenho e serviços que ofereço. Acabo falando apenas de forma genérica sobre minha formação e especialidades. O foco é o negócio e os resultados atingidos na companhia”.

Sobre empregos anteriores, Danilo publica apenas o nome da empresa, cargo, e indicações recebidas em cada posição no perfil, e também inclui especializações, formação e prêmios e certificações…

5 modelos de currículo para preencher

Se você ainda não tem um currículo muito completo, não deixe de baixar esse Modelo de Currículo Profissional para o Word, disponibilizado no site do Microsoft Office Online.

Ao baixar o arquivo, o internauta encontrará no modelo cinco campos para preencher. No objetivo, escreve o cargo que deseja ocupar. Na experiência, conta as empresas e os cargos pelo qual passou. Na formação vai descrita a escolaridade. No interesse, o internauta revela a área na qual deseja trabalhar; e, finalmente, em dicas, revela um pouco sobre suas habilidades profissionais…

Veja quais são os melhores MBAs do mundo

A revista Economist publicou o nono ranking dos melhores MBAs do mundo. Em primeiro lugar, aparece a Tuck School of Business, do Darthmouth College, nos EUA. Entre os motivos para a escolha, está o fato de que 97% dos alunos conseguiram emprego em menos de três meses após concluírem o curso.

Os formandos também passaram a ganhar 65% a mais do que antes da graduação, ganhando, em média, US$ 106,5 mil ao ano. O valor equivale a quase R$ 16 mil por mês. A alta qualidade dos alunos – ativo importante num curso que carrega a rede de relacionamentos como parte de suas qualidades – também foi considerada na elaboração do ranking…

Evento do Facebook em São Paulo vai premiar desenvolvedor

No dia 31 de agosto começa o Facebook Developer World Hack 2012, um evento da rede social que vai acontecer em São Paulo e vai premiar o melhor app com uma viagem para os Estados Unidos.

O evento reúne uma série de atividades que serão realizadas entre os meses de agosto e setembro, em diversos países do mundo. Por aqui, engenheiros da rede social vão orientar os participantes no desenvolvimento de aplicativos sociais.

O desenvolvedor que elaborar o melhor aplicativo durante o World Hack de São Paulo, poderá ganhar uma viagem para disputar a final do concurso em São Francisco (Estados Unidos).  “Entregaremos prêmios para equipes ou indivíduos que usarem nossas APIs com o melhor resultado”, diz o site do evento…

EF Englishtown oferece curso de inglês para TI

A EF Englishtown, escola de inglês online, oferece um módulo especial para a área de tecnologia da informação. O objetivo, diz a empresa, é oferecer vocabulário específico em língua inglesa para quem já trabalha ou tem interesse em trabalhar no setor. O curso ensina o aluno a identificar e resolver problemas técnicos, além de mostrar como seguir corretamente instruções na língua.

O módulo também capacita o aluno a falar termos importantes do segmento e oferece dicas para iniciar a carreira e informações referentes às oportunidades de empregos no setor…

MIT anuncia centros de pesquisas em Campinas e São José dos Campos

O ministro da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp confirmou a chegada do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) ao Brasil. A instituição norte-americana vai cooperar na formação de engenheiros brasileiros e também apoiar em projetos de pesquisa e inovação para o setor privado e público no País.

“Vamos ter dois centros do MIT funcionando no Brasil: um em São José dos Campos e outro em Campinas”, informou Raupp durante abertura do congresso “Tecnologia para um Brasil Inovador e Competitivo, que acontece em Brasília, promovido pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisas Tecnológicas e Inovação (ABIPTI)…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails