Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 95

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

Reajuste salarial de TI em SP: justiça marca audiência para 25 de maio

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) agendou para o dia 25/5 o julgamento a respeito do reajuste anual dos salários dos profissionais de tecnologia da informação do estado de São Paulo. Com isso, há uma expectativa de que, finalmente, seja definido o valor do dissídio coletivo da categoria, que encontra-se em negociação desde janeiro deste ano.

O principal motivo para o atraso na decisão sobre o valor do reajuste salarial deve-se ao fato de que o Seprosp (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática) e o Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação) não chegaram a um acordo sobre o índice de aumento…

Uma nova buzzword surge no horizonte: Cloud 2. Sua empresa está preparada?

O anúncio da semana passada de que a Salesforce.com completou a aquisição da empresa de soluções para mídia social Radian6 comprovou alguns conceitos formados sobre a trajetória de longo prazo da análise de redes sociais e CRM social. A Salesforce.com ainda não revelou detalhes sobre o que está por vir, mas é possível arriscar algumas previsões.

Fundamentalmente, a aquisição dá uma oportunidade para a Salesforce.com de reforçar seu compromisso com a chamada Surge um novo conceito, conceito que inclui todas as coisas que podem ser proporcionadas por meio de uma infraestrutura de cloud e os componentes mais recentes da mídia social e do networking que ela gera….

Carreira em TI: setor de telecom vira oportunidade de trabalho no País

Um relatório da consultoria em recrutamento de profissionais Hays, sobre as perspectivas para o mercado de trabalho em TI (Tecnologia da Informação) no Brasil em 2011, aponta que o mercado de telecomunicações está entre os setores que mais devem contratar nos próximos anos. Segundo o estudo, os grandes eventos programados no País – como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 – vão exigir investimentos na qualidade e na quantidade de serviços prestados pelo setor de telecom, o que justifica a abertura das vagas nessa área…

Como se ajustar a um novo emprego

Ajustar-se a um novo trabalho pode ser a parte mais difícil de começar em um emprego. Estudo da consultoria de recrutamento e seleção OfficeTeam indica que cerca de 1/3 (32%) dos entrevistados disseram que o processo de aclimação a uma nova cultura corporativa é o maior desafio para se reintegrar à força de trabalho, depois de um longo período de ausência.

Toda empresa tem uma cultura corporativa _ uma mistura única de valores e regras não oficiais que afetam como  os indivíduos interagem e como os projetos são realizados dentro da companhia. Se você tiver problemas em se articular no ambiente corporativo, sua moral e seu desempenho podem sofrer…

Robôs e humanos tocam juntos em orquestra nos EUA

Além de desarmar bombas e descontaminar usinas nucleares, o que mais os robôs podem fazer? Estudantes de um instituto de arte da Califórnia, nos Estados Unidos, acham que é possível fazer com que os robôs toquem ao vivo junto com uma orquestra, a KarmetiK Machine Orchestra.

Alunos do California Institute of the Arts estão preparando robôs para tocarem junto com humanos em uma apresentação no Walt Disney Modular Theater, na Califórnia. Durante meses, um número quase igual de músicos humanos e de robôs ensaiaram o ritmo do show que foi apresentado na noite desta quinta-feira…

Job rotation aumenta as chances de promoção

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Towers Watson em 2010, com 133 empresas brasileiras, o job rotation é a terceira prática mais utilizada pelas organizações em ações de treinamento e desenvolvimento de colaboradores. “Job vem do inglês, que significa trabalho, e rotation significa rotação. Simplificando o job rotation é um rodízio no qual um colaborador é escolhido para atuar em diferentes áreas da empresa por períodos determinados”, explica Sidney Zenobio, gestor de carreira da empresa de recursos humanos Gnetwork.

O estudo revela que o job rotation é adotado em 52% das corporações entrevistadas, perdendo apenas para o coaching, que é utilizado por 88% das companhias, e para o intercâmbio em outros países, utilizado por 62% das empresas. “Atualmente esta prática está sendo utilizada com profissionais de diferentes perfis com o objetivo de identificar talentos dentro da própria empresa. A tendência é que o job rotation ganhe mais espaço, mas por enquanto ele ainda é mais comum em programas de estágio, trainee e para o desenvolvimento de executivos e líderes”…

5 dicas avançadas para usar o Google Docs

O Google Docs é um pacote de aplicativos para escritório em nuvem gratuito oferecido pelo Google. Desde seu lançamento, o Google vem aprimorando esta suíte de programas, que inclui processador de texto, planilhas eletrônicas, slides e imagens, no que diz respeito às funções de importar e exportar documentos em diferentes formatos. Para os usuários que utilizam somente os recursos básicos de processadores de textos e planilha de cálculos, o Google Docs pode ser uma ótima opção…

Faltam profissionais e sobram oportunidades em TI

O mercado de tecnologia da informação (TI) enfrenta uma situação inusitada: sobram vagas, faltam profissionais. A situação é semelhante à vivida por outros setores da economia que buscam mão de obra qualificada. A área cresce 10% ao ano, em média, e a previsão é que chegue aos 12% em 2015, ante a uma expectativa de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) nacional de 4,5% em 2011.
Só no ano passado, as companhias locais investiram cerca de 90 bilhões de reais em infraestrutura de TI, valor que deverá ser superado neste ano, uma vez que mais da metade delas pretende elevar seus orçamentos até dezembro, de acordo com a IDC Brasil – consultoria especializada na análise de mercados…

Rádio IT Web: everis comenta certificação CMMI

O programa Café Executivo, da Rádio IT Web, entrevista Nelson Wilson, sócio responsável pela área de Outsourcing da everis Brasil.
Recentemente a companhia recebeu a certificação Capability Maturity Model Integration for Service (CMMI – SVC) nível 3. Ela é a primeira empresa da América do Sul a receber o reconhecimento.
Wilson explicou que foram investidos cerca de 300 mil reais no processo, que durou cerca de seis meses…

Desenvolver aplicativos é ótima opção

Que tal tentar carreira em uma área relativamente nova e com ótimas perspectivas de crescimento? É o caso do mercado de aplicativos móveis.
Segundo pesquisa da consultoria alemã Research2Guidance, especializada em TI e indústrias emergentes, entre 2011 e 2013 o setor deve crescer 800% em todo o mundo.
O estudo atribui esse enorme boom do segmento ao aumento global do uso de smartphones, baseados em plataformas que distribuem aplicativos por meio de App Stores. E a boa notícia é que no Brasil o cenário é igualmente favorável.
Aplicativos de games seguem fazendo sucesso, mas há muitos outros conteúdos sendo desenvolvidas com igual potencial…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *