Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 91

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

TI tenta driblar falta de bons profissionais

Imagine uma área de atividade em que há mais empregos do que profissionais. E isso não é culpa dos salários baixos, já que em média um trabalhador desse setor ganha 6 000 reais por mês. Só há uma exigência: você precisa dominar a técnica e, quanto mais qualificado, melhor.
Já adivinhou qual é o setor? Isso vem acontecendo na área de tecnologia da informação (TI), cujos profissionais desenvolvem programas e dão suporte a outras áreas que dependem dos computadores e sistemas de uma companhia, ou seja, a empresa inteira…

Oracle: falta de profissionais é obstáculo para crescimento

A boa notícia é que a economia está aquecida, e a má notícia é que a economia está aquecida”. Desta forma, Cyro Diehl, presidente da Oracle Brasil, definiu o cenário com o qual a empresa vai se deparar no próximo ano fiscal, que começa em junho.
De acordo com Diehl, a subsidiária brasileira acaba de fechar as metas de crescimento para este ano. Sem revelar detalhes, ele disse que o compromisso da companhia é crescer dois dígitos no Brasil e dobrar de tamanho a cada três anos…

Brasil terá um computador para cada dois habitantes em um ano

O número de computadores no Brasil subirá de 85 milhões em 2011 para 98 milhões em 2012, praticamente um para cada dois habitantes, por conta da redução do preço dos equipamentos como o aumento da renda da população.
Com base em estudo divulgado na terça-feira (19) pela Fundação Getulio Vargas, o número de computadores no país praticamente triplicou desde 2005, quando somavam 30 milhões, e seguirá crescendo até 140 milhões em 2014.
Enquanto em 2011 há quatro computadores para cada nove habitantes, em 2012 haverá um computador para dois habitantes e em 2014 dois equipamentos para cada três brasileiros…

Você é PJ?: Sped afeta o prestador de serviço de TI

A revolução que o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), da Receita Federal, tem afetado a contabilidade das empresas desde 2007, quando passou para controle eletrônico, abolindo as pilhas de papel e afetando a infraestrutura de TI.
A integração à cultura contábil e fiscal da empresa é essencial, mas a mudança de paradigma impõe aos profissionais de TI que prestam serviço a previsão de todas as dinâmicas e operações – inclusive de outros departamentos…

Mercado de redes também tem déficit de profissionais

O vice-presidente para a América Latina da Juniper Networks, Juan Chico, afirmou na semana passada, em visita ao Brasil, que o número de vagas da companhia na região deve crescer 60% em 2011. A maior parte das vagas será aberta no Brasil, México e Cone Sul.
Seria uma boa notícia, não fosse por um detalhe: também no mercado de redes faltam profissionais especializados. De acordo com o executivo, a expectativa é que os processos de contratação sejam longos, isso porque faltam profissionais com conhecimento amplo de tecnologias de rede. “A realidade do mercado vai além das certificações específicas, mas estamos fazendo um esforço interessante para crescer”, afirma…

Empresas querem aumentar em 10% o orçamento dedicado às mídias sociais

Um número esmagador de marketeiros consideram as mídias sociais parte integrante de suas estratégias para 2011. Segundo informações do Effie Worldwide, divulgadas pelo site Mashable, 70% dos profissionais na área planejam aumentar o seu orçamento de mídia social em mais de 10% em 2011.
A pesquisa, realizada com grupos de executivos de agência de publicidade e marketing de empresas como Bank of America e Colgate-Palmolive, também concluiu que o principal objetivo das companhias é aumentar a quantidade de “Curtir” em suas Fan Pages do Facebook…

 Tectoy recruta recém-formados e estagiários para programação

A Tectoy Studios está recrutando programadores recém-formados e estagiários com formatura até julho de 2012, dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação e similares.
Os requisitos são inglês fluente, paixão por jogos eletrônicos e disponibilidade de residir em Campinas (SP). Boa base de computação gráfica e arquitetura de computadores, além de experiência em Java ou C/C++, JavaScript, PHO, iPhone e Android também são desejáveis…

Universidades apostam na globalização

Uma das críticas às universidades brasileiras feitas por especialistas em educação é seu baixo nível de docentes e estudantes estrangeiros. Se comparadas às melhores universidades do mundo, nosso percentual de professores e alunos internacionais é extremamente baixo (veja quadro na página ao lado). Esse fato impede as instituições nacionais de fi gurar no topo dos principais rankings mundiais. Afi nal, a diversidade no ambiente acadêmico é um fator altamente valorizado.
Para mudar esse cenário, a palavra de ordem entre as principais escolas brasileiras é globalizar. Para isso, elas estão tentando atrair os estrangeiros ? professores e alunos ? para cá. Se esse projeto prosperar, quem sai ganhando é você…

Segurança na nuvem ainda preocupa profissionais de TI

Cloud computing ainda gera desconfiança entre profissionais de TI. A conclusão é do estudo Cloud and the Future of Business: From Costs to Innovation, realizado pela Accenture em conjunto com a unidade de outsourcing da London School of Economics and Political Science. De acordo com o levantamento, as equipes de tecnologia da informação veem segurança e privacidade como barreiras para a adoção de modelos de computação baseados na nuvem.
“Uma das descobertas mais interessantes foi que havia uma lacuna entre os gestores de negócios e os departamentos de TI”, diz Andrew Greenway…

Vem aí o Departamento de TI 2.0, diz a Accenture

Há ainda uma cisma profunda entre responsáveis de TI e as equipes de gestão de negócio das empresas sobre a migração para o modelo de cloud computing, revela estudo da Accenture, em parceria com a unidade de Outsourcing, da London School of Economics and Political Science.
“Uma das descobertas mais interessantes foi que havia esta lacuna entre os gestores de negócio e os departamentos de TI”, diz Andrew Greenway, responsável da Accenture…

Beleza atrapalha a mulher e ajuda o homem na procura por emprego, diz pesquisa

Ser atraente é vantagem na hora de conseguir um emprego? Para as mulheres, não: segundo os economistas israelenses Bradley Ruffle e Ze’ev Shtudiner, uma candidata bonita tem mais chance de ser barrada pelos departamentos de recursos humanos. Isso se deve, alegam os pesquisadores, à grande quantidade de jovens mulheres que recrutam candidatos e que, de forma subconsciente, enxergam na pretendente uma nova competidora no ambiente de trabalho…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!