Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 90

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

Quatro perfis profissionais integram a nova força-tarefa da TI

Por conta da velocidade da mudança da tecnologia dominante e da aceleração das expectativas dos negócios, as qualidades dos profissionais que você precisa para competir com seus rivais estão mudando ao seu redor.
Aparentemente, não estamos contando nenhuma novidade. CIOs têm identificado sérias falhas nas competências de seus grupos de TI e em suas empresas, segundo demonstra pesquisa realizada em conjunto pela revista CIO e o MIT Center for Information Systems Research (CISR) com 370 IT leaders.
As grandes lacunas ficam por conta do domínio de mídia social, colaboração e tecnologia móvel…

Evasão em cursos de tecnologia contribui para déficit de mão de obra

Parte da explicação do déficit da mão-de-obra de profissionais em tecnologia _ que deve chegar a 100 mil em 2011 _ vem da alta evasão dos cursos universitários.
Segundo o estudo compilado pela Brasscom, todos os anos, quase 600 mil candidatos se inscrevem em cursos superiores de tecnologia da informação para 470 mil vagas disponíveis. No entanto, a formação anual é de apenas 85 mil profissionais, 15% dos que entraram.
“Muitas vezes os candidatos entram nos cursos mas não necessariamente gostam do tema e acabam desistindo. É necessário melhor esclarecimento sobre a profissão”, afirma Nelson Wortsman, também diretor da Brasscom…

Como acelerar a carreira quando o mercado está em baixa

Era dezembro de 2007. Sentado em sua sala, na repartição de administração da base de dados de uma firma de investimentos em Chicago, nos EUA, um administrador sênior de dados chegava à conclusão que não aguentaria mais aquela vida nem por um segundo a mais.
As horas excessivas de trabalho e uma gestão opressora haviam lhe causado cicatrizes profundas. As rugas em seu rosto eram fruto da incerteza e da iminência de uma nova crise financeira; uma que ameaçava abalar as estruturas das mais sólidas empresas.
O profissional tinha uma certeza: havia chegado ao fim de sua carreira, e seria irreversível. “Era sair da empresa ou morrer”, explica o profissional de TI…

CNI: 69% das empresas sofrem com falta de qualificação profissional

Pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre 1.616 empresas, constatou que 69% delas enfrentam dificuldades com a falta de trabalhador qualificado. Ainda segundo o levantamento, divulgado nesta quarta-feira, 06/04, 94% têm problemas para encontrar operadores para a produção e 70% afirmam que a carência de profissional qualificado prejudica o aumento da competitividade.
De acordo com a Sondagem Especial – Trabalhador Qualificado, elaborada pela CNI, 78% das empresas para as quais falta trabalhador qualificado têm programas de capacitação como uma das formas de lidar com o problema, Segundo a pesquisa, 52% dizem que a má qualidade da educação básica é a principal dificuldade para qualificar os funcionários. Conforme os dados, 99% das empresas consultadas acreditam na necessidade de investir na qualificação dos funcionários, mas 99% têm dificuldade para qualificá-los…

Estudo garante que vício em tecnologia é similar ao de drogas

Pesquisadores descobriram que quatro em cada cinco estudantes tiveram desconforto físico, mental, pânico, confusão e isolamento extremo quando forçados a se desligar da tecnologia por um dia inteiro.
De acordo com o jornal Telegraph, eles descobriram que estudantes universitários de todo o mundo admitiram estar viciados em tecnologias como smartphones, laptops, televisão, bem como em redes sociais como o Facebook e o Twitter…

Déficit de profissionais de TI chega a 92 mil

Um estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) projeta para este ano um déficit de quase 92 mil profissionais de TI.
Segundo levantamento da entidade, as empresas de tecnologia têm a perspectiva de contratar 34 mil profissionais de tecnologia em 2011. Dessas posições a serem preenchidas, 70,2% ocorrerão na região sudeste, 18,5% no centro-oeste, 8,98% na região sul, 2,18% no nordeste e 0,12% na região norte do país.
Para a entidade, esse volume de contratações demonstra uma significativa carência de mão-de-obra no setor de TI brasileiro. “O país precisa enfrentar o desafio de formar profissionais capacitados, com conhecimento da língua inglesa, para, então, incorporar cerca de 750 mil novos profissionais ao mercado…

Redes sociais alternativas para renovar a carreira

 Segundo pesquisa da E.life, quase metade dos usuários de redes sociais dedicam um tempo equivalente a 41 horas semanais para acessá-los. Que tal usar esse tempo todo para cuidar das suas aspirações profissionais?
Mas não fale ficar logado apenas no LinkedIn. EXAME.com listou seis redes sociais mais especializadas que podem ajudar você a ir além do networking…

As melhores empresas para uma mulher seguir carreira em 2011

 A revista Working Mother elaborou um ranking com as 10 empresas que mais investem no desenvolvimento de carreira de suas funcionárias.
Da lista das 500 maiores empresas segundo a Fortune, apenas 11 são lideradas por mulheres. No Brasil, apenas 8% das companhias são presididas por mulheres, segundo dados do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Há quem culpe filhos, preconceito ou, simplesmente, dificuldades para equilibrar vida pessoal e profissional. Mas, de acordo com especialistas, as empresas são as principais culpadas para que tão poucas mulheres alcancem cargos de liderança…

Estudo: no Brasil, banda larga segue com velocidade “média”

As velocidades de acesso em banda larga no Brasil se concentram em velocidades entre 512 Kb e 2 Mb, consideradas “médias” por um novo estudo da Nielsen Company divulgado na última sexta-feira (1) feito em nove países: Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Reino Unido, França, Espanha, Itália e Brasil.
O estudo avalia que, dos nove países, oito têm velocidades de acesso à internet em casa considerada “rápida” (entre 2 Mb e 8 Mb) ou “super rápida” (acima de 8 Mb), exceto o Brasil. Na média, entre os nove países, 19% dos usuários acessam nas velocidades “super rápida”, 47% em velocidade “rápida”, 26% em velocidade “média” (entre 512 Kb e 2 Mb) e apenas 8% em velocidades “lentas” (abaixo de 512 Kb). O estudo foi feito em conexões domésticas durante o mês de fevereiro e, segundo a Nielsen, analisou os efeitos do tempo que os consumidores passam online…

Sobre Valorização do Profissional Multidisciplinar

Na minha última aula da pós-graduação, ouvi da professora que gerentes de projetos precisam ter um conhecimento multi-disciplinar no mercado atual. Ao contrário dos anos passados, não se admite um profissional extremamente técnico, mas só técnico, ou somente organizacional. Depois disso fiquei pensando, isso pode ser muito bem admitido como verdadeiro para desenvolvedores mobile.
Faz tempo que os desenvolvedores precisam conhecer diversas tecnologias para serem valorizados no mercado. No mundo mobile, essa necessidade se acentua, visto que, a diferença e a natureza heterogênea das muitas plataformas que existem hoje exigem isso. Ou seja, não veremos uma vaga de emprego específica para Android, iPhone ou BlackBerry por exemplo…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. HUGO LUIZ