Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 78

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

Grupo usa tecnologia para evitar que alunos ‘colem’ em provas

O estado do Mississipi tinha um problema envolvendo o crescente número de testes escolares e a tecnologia digital. Alunos do colegial, nos exames do fim de ano, estavam usando telefones celulares para trocar mensagens com as respostas.
Com mais de cem mil estudantes nos exames, os fiscais não conseguiam controlar a todos – principalmente quando alguns adolescentes conseguem digitar mensagens mesmo com os celulares dentro do bolso.
Assim, o estado contratou uma empresa que usa a própria tecnologia contra os trapaceiros: ela analisa folhas de respostas em computador, e identifica aquelas com combinações tão iguais de respostas certas ou erradas que as chances de casualidade seriam astronômicas. A cópia seria uma explicação praticamente assegurada…

FIA tem capacitação gratuita para executivos que buscam recolocação

A Fundação Instituto de Administração (FIA) abre inscrições para o tradicional curso gratuito Aperfeiçoamento Profissional com o objetivo de reciclar o conhecimento de executivos que estão tentando recolocação no mercado. As inscrições já estão abertas e se encerram em 31 de janeiro. As vagas são destinadas a profissionais com graduação e que estão há quatro meses ou mais sem trabalho.
De acordo com Almir Ferreira de Sousa, criador e coordenador do curso, a iniciativa existe desde 2006 e já formou quatro turmas. “Na primeira, totalizamos 924 inscrições e selecionamos 35 profissionais”, lembra Sousa, também professor associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA)…

Cinco lições sobre cloud computing para os gestores de TI

2010 foi o ano em que a “computação na nuvem” (cloud computing) se tornou apenas “nuvem” (cloud), e todos perceberam que “nuvem”, “SaaS” e todos os outros XaaS (PAAS, IAAS, DAAS) eram implementações diferentes da mesma ideia – um conjunto de serviços de computação disponíveis online que se podem expandir ou contrair de acordo com as necessidades.
Nem toda a confusão foi esclarecida, claro. Mas, vendo os serviços específicos oferecidos pela Amazon, Microsoft, Oracle, Citrix, VMware e uma série de outras empresas, muitos profissionais de TI puderam ter uma ideia mais concreta do que a “nuvem” é realmente.
Cinco aspectos se tornaram mais claros até mesmo para os mais experientes gestores de TI. São eles:…

Proposta de 5,9% de aumento salarial é recusada por Sindpd

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação (Sindpd) descartou a primeira proposta oferecida pelo sindicato patronal, Seprosp, de aumento salarial de 5,9% para os trabalhadores de tecnologia da informação (TI). “O índice fica muito abaixo dos 13,4% pedidos pela categoria e é menor até do que a inflação do período, que ficou em 6,4% segundo INPC/IBGE”, informa o sindicato em nota à imprensa. A Convenção Coletiva 2011 da categoria começou ontem.
“Tratamos essa negociação com muita seriedade e esse índice está muito abaixo da expectativa dos trabalhadores de TI. O Brasil teve um ano de grande crescimento econômico e o setor de TI obteve rendimentos ainda maiores, crescendo mais de 10%. O patronato não deveria ser intransigente e duro com os trabalhadores quando o índice de 13,4% que pedimos é a reposição da inflação somada à variação do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado”, afirma o presidente do Sindpd e da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) Antonio Neto…

Computador vence humanos em programa de TV de perguntas

Um computador da IBM venceu uma rodada de teste no popular programa de conhecimentos gerais Jeopardy!, diante de dois dos melhores participantes humanos da disputa, o que demonstra que a inteligência artificial avançou muito em sua capacidade de simular como os seres humanos pensam.
“Criamos um sistema de computação com a capacidade de compreender a linguagem humana natural, algo que é muito difícil para um computador”, disse John Kelly, diretor da IBM Research…

Cyberlynxx oferece 40 vagas em TI

A integradora Cyberlynxx abre 40 vagas para profissionais de tecnologia da informação (TI) nos estados de São Paulo (capital), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio de Janeiro (capital). Para concorrer a uma delas, é necessário ter experiência comprovada nas funções oferecidas, além de certificações técnicas e metodologias. O perfil exigido dos participantes inclui proatividade, responsabilidade, pensamento coletivo e expectativa de crescimento…

Novo site permite fazer ranking de colegas de trabalho do LinkedIn

Um novo site, o Cubedeal, permite que o internauta escolha os melhores amigos do LinkedIn para se trabalhar. Parecido com o site “Hot or Not”, que permite escolher as pessoas mais bonitas de acordo com as fotos postadas no site, o Cubedeal localiza os amigos do LinkedIn com que o usuário já trabalhou e pede para escolher o melhor.Para escolher, o usuário deve clicar sobre a foto com as informações do seu colega de trabalho favorito. Caso queira cancelar um dos duelos, basta clicar no botão “Skip duel”, localizado entre os dois amigos. Logo abaixo, o usuário acompanha qual foi o vencedor e o perdedor da última disputa…

Senai-SP abre 32 vagas para curso técnico gratuito em informática

Até 19 de janeiro, a Escola SENAI de Informática – Santa Cecília (Al. Barão de Limeira, 539 – São Paulo) está com inscrições abertas para um curso técnico gratuito em Informática. São oferecidas 32 vagas para o curso, que deverá habilitar profissionais para desenvolver programas de computador, aplicando metodologias e processos, utilizando sistemas operacionais, banco de dados e ambientes integrados de desenvolvimento de sistemas.
Este profissional poderá atuar nos setores de programação, desenvolvimento de software, teste de software, técnico de manutenção de sistemas, suporte técnico e consultoria para empresas de TI…

Mercado contrata menos mulheres com filhos

A Regus, fornecedora de soluções para o espaço de trabalho, acaba de divulgar os resultados de uma pesquisa que mostrou que a quantidade de empresas que pretendem contratar mais mulheres com filhos caiu em um quinto em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2010, 44% das empresas pretendiam contratar profissionais com filhos, mas agora no início de 2011 somente 36% delas continuam pensando da mesma maneira.
Essas estatísticas são preocupantes, uma vez que, de modo geral, as estimativas de contratações no fim de ano costumam ser favoráveis nessa época acelerada da economia global. O estudo da Regus também revela uma proporção residual de empresas que continuam preocupadas a respeito da contratação de mulheres com filhos, juntamente com alguns detalhes sobre quais são exatamente essas preocupações…

Como conseguir uma bolsa para pagar o curso de MBA?

A relação custo-benefício para quem faz um bom curso de MBA, quase sempre, tem saldo positivo. De acordo com pesquisas de mercado, um profissional pode ter ganho salarial médio de cerca de 20% após esse período de estudos. Até chegar a essa marca, no entanto, é preciso encarar um longo percurso de investimentos que podem ultrapassar a marca dos 100 mil dólares.
Uma opção para quem não teve tempo suficiente para poupar ou não quer cair nas graças de uma financiadora são as bolsas de estudo oferecidas por organizações sem fins lucrativos. No Brasil, duas entidades mantêm programas desse tipo: a Fundação Estudar, em São Paulo, e o Instituto Ling, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul…

Especial Carreira: onde buscar emprego em 2011

Neste ano, as regiões que vão ter maior oferta de vagas são a Sudeste, a Sul e a Nordeste, nesta ordem. No ano passado as vagas estavam nas mesmas regiões, porém em um número menor e mais concentradas em São Paulo. O diretor do setor de TI da Asap, João Paulo Camargo, afirmou que desde 2010 é uma surpresa o Nordeste e o Sul figurarem entre os locais com mais vagas. Segundo Camargo, isso se dá porque, “o Sul tem incentivos fiscais e o Nordeste tem crescimento da economia”.
Se você pretende se inserir no mercado deve procurar vagas por essas regiões, porque a tendência é que elas continuem no Sudeste, Sul e Nordeste e se consolidem nesses locais. “Você tem em São Paulo muita gente qualificada, estudada, exportando conhecimento para Londrina, principalmente por causa da fábrica de software e no Nordeste você tem um centro de tecnologia muito grande que desenvolve mão de obra qualificada, além do porto de Suape, portos e plataformas de petróleo”, disse…

Pequenas do Brasil gastarão mais em TI

Segundo levantamento feito pela  KS&R para a IBM em 2 mil companhias com entre 100 e 1 mil funcionários em 22 países, incluindo o Brasil, 81% dos entrevistados brasileiros afirmaram que vão aumentar os orçamentos da área.
A cifra é acima da média geral (50%) da média dos mercados emergentes (69%) e está muito próxima da líder do estudo, a Índia (84%).
“Quando falamos com essas companhias dezoito meses atrás, a maioria estava concentrada em reduzir custos e aumentar eficiência. Hoje a conversa é mais voltada a como crescer e como se conectar com os clientes”, ressalta o executivo para pequenas e médias empresas da IBM Brasil, Luciano Sulzbach.
E para onde vai o dinheiro? O grande destaque foi a área de processos analíticos de negócios:  70% das companhias entrevistadas planejam ou já implementam uma solução do tipo e 20% já concluíram a implantação e estão no estágio de manutenção…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Uma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *