Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 74

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

Google contrata 40 profissionais no Brasil

O Google Brasil abre processo de seleção para 40 oportunidades profissionais em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Em Belo Horizonte, ao todo, o Google está recrutando três profissionais para assumir os cargos de especialista em recrutamento, gerente de produto e engenheiro de software.
Já em São Paulo, o processo de seleção é voltado para 37 oportunidades distribuídas em 7 áreas de atuação diferentes…

Três passos para gerenciar sua imagem na Web

Para gerenciar sua marca pessoal na internet não basta apenas monitorar sua reputação. É importante alcançar reconhecimento e visibilidade dentro da empresa em que atualmente se trabalha, além de se posicionar para futuras oportunidades. A opinião é do especialista em marcas pessoais Dan Schawbel, autor do best seller “Me 2.0: Four Steps to Building Your Future” (ainda sem tradução para o português).
“No mundo de hoje, você precisa vender a marca para a carreira que almeja e não para a carreira que tem”, diz Schawbel. “A questão é visibilidade, predicado capaz de atrair grandes oportunidades. Mas o trabalho de posicionamento deve ser feito de acordo com o nicho desejado, para atrair as oportunidades certas”…

Saiba como fazer e quando usar uma carta de apresentação no currículo

O uso da carta de apresentação ainda é dúvida de muitos profissionais. Afinal, ela ajuda ou atrapalha?
Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, considera que em muitas ocasiões ela pode ser útil, mas com o objetivo de orientar o recrutador que vai olhar o currículo e não para resumir os dados profissionais que já estão nele.
“Se bem feita e alinhada com o objetivo profissional e o currículo, ela serve como um rápido aquecimento, despertando o interesse do selecionador. Ela não deve ser um minicurrículo, mas um complemento do currículo”, afirma o especialista…

3 conselhos para seu perfil no LinkedIn brilhar em 2011

Se seu perfil no LinkedIn inclui qualquer um desses termos _ “dinâmico, motivado, orientado a resultados e solucionador de problemas com testemunhos de eficiência comprovada” _  provavelmente chegou a hora de uma atualização.
Esta semana o LinkedIn divulgou os 10 termos mais usados em perfis de usuários americanos – e que, segundo o serviço, são ambíguos e não querem dizer realmente nada…

As Mídias Sociais vão absorver a TI?

Lendo o título de relance pode até parecer um exagero, mas acompanhando a evolução da TI, a pergunta começa a fazer sentido.
Se voltarmos um pouco ao tempo em que os computadores começavam a ser interligados em rede, qual era o grande desafio?
Era conseguir armazenar informações (arquivos), de forma confiável, num lugar centralizado (pouco criativamente chamado de “Servidor de Arquivos”).
Foi a época de ouro das Redes Novell e dos “administradores de rede”, que ganharam notoriedade e dinheiro por saberem instalar e configurar esses caríssimos sistemas…

Conheça as tecnologias de segurança das novas cédulas do Real

O Real vai ganhar uma cara totalmente nova. Até 2012, todas as notas em circulação no país vão sofrer modificações importantes tanto em seu visual e tamanho, quanto nas tecnologias de segurança presentes. Tudo isso para garantir ainda mais segurança ao Brasil e evitar a ação de falsários que tentam enganar o sistema financeiro.
Apesar de não ter havido nenhum incidente grave em questões de segurança durante a história do Real, o Banco Central decidiu agir de maneira preventiva. Já em 2010, começam a circular as novas notas de 50 e 100 reais, ambas com um design renovado, tamanho variável e a última palavra em tecnologia para prevenir falsificações…

América Latina puxará contratações em 2011

Estudo da divisão de consultoria da IBM mostra que 26% dos líderes de Recursos Humanos estão ampliando as contratações na América Latina. Outros potenciais mercados são a China (40%) e Índia (29%). A pesquisa “Trabalhando além de Fronteiras” – que ouviu mais de 700 executivos seniores de RH de 61 países, incluindo o Brasil, e de 31 segmentos de mercado – reforça o Brasil como representante de grande fatia do desenvolvimento latino-americano. 
Os executivos também demonstraram interesse em investir na expansão para novos mercados. Na América Latina, 34% deles já pensam nessa estratégia, enquanto outros 47% pretendem focar nesse tema nos próximos três anos. Na média global, os índices foram um pouco mais baixos, representando, respectivamente, 31% e 44% das intenções…

Seis tendências do mercado de trabalho em 2011

Em 2009, quando as taxas de desemprego chegaram a níveis alarmantes nos EUA, chegando aos 10% depois de quase três décadas de tranquilidade, todos apostavam em 2010 como o ano da recuperação. Mas não foi bem assim. Estamos próximos do Natal e, com 9,8% de desemprego, continuamos perigosamente perto dos 10%.
Então, chegada a hora de se preparar para varrer a internet atrás de um novo emprego e de começar 2011 com uma perspectiva melhor, encontramos seis tendências com viés tecnológico que podem ser importantes para esse ano que começa daqui a duas semanas…

Bateria grudada ao corpo usa calor humano para alimentar celular

A Fujitsu Laboratories desenvolveu um pequeno dispositivo que, ao ser usado em pessoas, converte o calor corporal em energia. Em seguida, armazena essa energia como se fosse uma bateria para uso posterior. E mais: o dispositivo híbrido também consegue captar a energia da luz do sol quando se anda em áreas externas.
Este novo empreendimento poderia ter aplicações que ainda não foram testadas. É o primeiro produto que aproveita a energia do calor humano e da luz solar, ao mesmo tempo. Anteriormente, isso exigia dois dispositivos separados e fiações elétricas ou pilhas…

Formato do rosto influencia no profissional

A combinação entre um rosto com formato angular, maxilar grande, olhar profundo, ossos da face proeminentes e sobrancelhas com curvatura marcante pode estar por trás do sucesso de um grupo de 73 gestores dos principais escritórios de advocacia dos Estados Unidos.
É o que sugere estudo recente feito por uma dupla de pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá.
Para descobrir como as características faciais dos gestores podem estar relacionadas ao sucesso de uma companhia, os autores do estudo submeterem fotos atuais e da formatura de 73 sócios dos principais escritórios de advocacia dos Estados Unidos à avaliação de um grupo de 67 pessoas. Elas deveriam julgar critérios como características que representavam dominância, maturidade facial, aptidão e confiança…

Profissionais de TI querem 13% de reajuste salarial

As discussões para a definição das reivindicações dos profissionais de Tecnologia da Informação foram concluídas nesta terça-feira (13/12). O Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (SINDPD) realizou 13 assembleias para definir e aprovar os termos de negociação para 2011.
Durante as reuniões, cerca de 70% das cláusulas da convenção coletiva da categoria sofreram alguma alteração. A proposta de reajuste salarial que será levada para discussão é de 13,41%. Outro ponto acertado pelo SINDPD foi a Participação em Lucros e Resultados (PLR). O valor defendido é de 80% do salário mais a parcela fixa de R$ 200…

LinkedIn: os clichês mais comuns no CV

Experiência extensa, dinamismo, motivado, inovador. Se o seu currículo inclui alguma dessas palavras, busque alternativas para se diferenciar. Levantamento do LinkedIn, rede social profissional que reúne 85 milhões de currículos em mais de de 200 países, coloca essas expressões no topo dos 10 termos mais utilizados no perfil da rede social ao longo de 2010.
Nos Estados Unidos, a lista de 10 palavras mais usadas inclui as palavras inovador, motivado, orientado para resultados, dinâmico, trabalho em equipe, rápido, solução de problemas e empreendedor.
“Esse clichês fazem qualquer um arrepiar. São expressões ambíguas que na verdade não dizem nada”, avalia Manu Sharma, analista sênior de pesquisas no LinkedIn…

Sem eletrônica, programador coloca calculadoras em rede

Os protocolos de rede modernos, como ethernet e wi-fi, exigem computadores rápidos para funcionar adequadamente, o que faz com que dispositivos mais simples, como calculadoras, fiquem limitadas a comunicação dois a dois. Mas o programador Christopher Mitchell quis contornar isto e construiu, usando somente software, um cluster de calculadoras da TI que não só se comunicam pela rede como são capazes de fazer computação distribuída.
Para provar o feito, Mitchell postou um video no YouTube em que nove calculadoras gráficas simulam o movimento de bolinhas quicando pelas telas. Ao chegar no limite da tela de uma calculadora, a bolinha passa automaticamente para a calculadora ao lado, como se as telas formassem um espaço contínuo. Mesmo rodando em um simples Z80 de 15MHz, o software que permite a comunicação entre as várias calculadoras é capaz de comunicação multiponto assíncrona e tem resiliência mesmo em canais ruidosos, diz Mitchell…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *