Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 73

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

Modelo de currículo para desenvolvedores

Desenvolvedores de sistemas que procuram um trabalho ou desejam trocar de empresa precisam, além de contatos, preparar um bom currículo. E executar essa tarefa é bastante simples. Baixe aqui o modelo de currículo do Download INFO.
O modelo tem apenas uma página e é rápido de ser produzido. Apesar de parecer pequeno, o desenvolvedor encontra no modelo os campos necessários para colocar todas as informações importantes sobre a carreira. Com esse formato, o modelo atende as exigências dos consultores de recursos humanos…

A gestão de pessoas nas empresas não pode ignorar as redes sociais

O fracasso ou o sucesso de uma organização tem como um dos seus principais pilares a sua estrutura organizacional e a maneira como seus funcionários se relacionam entre si e com seus fornecedores e clientes.
Na verdade, o relacionamento social sempre existiu. O ser humano é socializável por natureza. Mas o que vemos hoje é uma  mudança acelerada na criação e consolidação de redes sociais, impulsionadas por tecnologias de computação social baseadas na Internet…

O futuro da TV? Estalar dedos e navegar

Dentro de cinco anos, quando você se acomodar em seu sofá, poderá estalar os dedos para ligar um televisor fino como um papel e que se estende por toda uma parede, e solicitar que acione seu canal de esportes favorito para que assista ao jogo de beisebol do dia em 3D –sem precisar de óculos.
Esse foi o retrato pintado por importantes executivos questionados sobre o futuro da TV durante a Reuters Global Media Summit, esta semana. Nem todos concordavam quanto a todos os detalhes –alguns, como Philippe Dauman, presidente-executivo da Viacom, alertaram que grandes mudanças poderiam demorar mais que cinco anos, já que as pessoas tendem a ter ‘uma visão muito otimista sobre a rapidez e a amplitude da adoção de aparelhos.’…

Abrigar a “Geração Millennials” é desafio para as empresas de TI

Os headhunters afirmam: chegou a hora dos recrutadores de profissionais de TI compreenderem melhor os anseios de uma geração 100% digital: a chamada “Geração Millennials”, também conhecida como Geração Y (ou seus integrantes mais jovens).
“Suas prioridades são outras. Eles valorizam outros aspectos no local de trabalho”, afirma o presidente do conselho e CEO da Dice Holdings, Scot Melland, voltada ao abastecimento do mercado de trabalho no segmento de TI. As declarações de Melland confirmam as descobertas feitas pela Pew Research Center. De acordo com a Pew, a geração atual é de pessoas que não veem o uso do Twitter, do Facebook, do YouTube e do Wikipedia com algo inovador. Essas coisas fazem parte do cotidiano deles, de sua vida social e de sua busca pelo sentido das coisas…

Cast abre 400 vagas em TI

A Cast, empresa especializada em soluções e serviços em tecnologia, abre 400 vagas de emprego para as regiões de São Paulo, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e Araraquara (SP). Na cidade do interior paulista, onde está situada a fábrica de software da Cast, serão disponibilizadas 200 vagas. As contratações estão previstas para o início de 2011.
Os cargos disponíveis são para nível técnico e superior, nas seguintes áreas de atuação: gerente de projetos, líderes de projetos, analista de sistemas, arquiteto de software, programador, testadores e consultor de pré-vendas….

Empresas controlam até ida ao banheiro

O controle dos trabalhadores em nome da produtividade tem gerado situações embaraçosas na Noruega.
Uma pesquisa feita pelo sindicato Parat, do setor industrial, mostrou que três em cada quatro gestores violam a lei aos instituir medidas de monitoramento dos empregados.
Uma empresa, cujo nome não foi divulgado, por exemplo, estipulou que todas as funcionárias devem usar uma pulseira vermelha durante o período menstrual. A justificativa é o controle das idas ao banheiro, que, nessa época, se tornam mais frequentes…

Brasileiro de 15 anos cria corretor ortográfico para o Twitter

Não é incomum receber respostas automáticas de bots no Twitter, isto é, de robôs que respondem automaticamente quando algum usuário escreve uma mensagem contendo uma expressão que eles possam rastrear. Geralmente esses bots são caracterizados como spam e devem ser bloqueados, porém um deles tem um propósito bem nobre: corrigir palavras erradas em tweets das pessoas que ele segue.
O usuário @corrigirei é, na verdade, um robô programado por um garoto de 15 anos chamado Derlan Lima que vive em Nova Iguaçu (RJ) e que, desde os 13 anos, se interessa por programação. Ele criou o @corrigirei, inicialmente, como uma forma de alerta para si mesmo sobre os seus erros, mas logo percebeu que a ferramenta poderia ser útil para outras pessoas também…

“Valores e princípios são mais importantes que planejamento de carreira”

Extremamente difundido entre especialistas, o exercício do planejamento da carreira é muito difícil de ser feito, principalmente, no dinâmico cenário de hoje, quando tudo ocorre mais rapidamente e os ciclos de vida dos produtos – e de projetos – são mais curtos. Os executivos que integraram o debate da quinta edição do 1.2.1 Network (leia especial com todas as matérias), que ocorreu nesta quinta-feira (2/12) e discutiu evolução e novas competências dos CIOs, chegaram no consenso de que é impossível fazer uma previsão de longo prazo. “Não acho que planejar carreira seja factível”, sentenciou Mauro Negrete, COO da GRV Solutions e professor do Insper – Instituto de Pesquisa e Ensino e da faculdade IBTA – Grupo IBMEC…

Zuckerberg: de nerd tímido a ícone do mundo da tecnologia

O Facebook reunia 5,5 milhões de estudantes cadastrados no final de 2008 e estava prestes a ser aberto para qualquer internauta do mundo. Mark Zuckerberg, criador da rede social, já tinha passado por situações difíceis: falta de dinheiro para suportar o crescimento do Facebook, intrigas com amigos, exigências de investidores.
Naquele momento ele só precisava se preocupar com o desenvolvimento do site, já que seu amigo Sean Parker havia assumido a presidência do Facebook. No entanto, Parker foi detido sob acusação de porte de drogas e demitido da empresa. Zuckerberg se tornou então o presidente do Facebook…

Evitando ataques maliciosos comuns em nível de aplicativo

Conforme as organizações crescem cada vez mais dependentes de software on-line, o risco de ataques maliciosos também tem se tornado mais sério. Tais ataques podem causar uma paralisação dos negócios, custar milhões de dólares à empresa em transações perdidas e potencialmente manchar a imagem da marca.
Embora a maioria das empresas seja capaz de implementar segurança eficiente em nível de rede utilizando firewalls e criptografia, muitas delas inadvertidamente colocam informações sigilosas de clientes e corporações em risco ao falharem na proteção em nível do aplicativo. Consequentemente, pensando como um desenvolvedor e identificando atalhos que ele deveria ter criado, um hacker pode destruir um aplicativo vulnerável e sua infraestrutura adjacente em questão de horas, usando nada mais que um navegador de internet…

Foi promovido? 7 passos para encarar a nova função

Diante das promessas econômicas favoráveis para os negócios no Brasil, as companhias em operação no país estão fazendo de tudo para manter os melhores profissionais em seu quadro de funcionários. Mas é preciso cautela diante das tentadoras propostas de melhores remunerações. Quem se atenta apenas para os benefícios financeiros têm 57% mais chances de se desiludir na nova posição.
É o que indica pesquisa da Development Dimensions International (DDI) divulgada recentemente. Segundo o estudo, apenas 11% dos executivos chegaram a um cargo de gestão por meio de um programa de desenvolvimento interno. Para completar, do total de profissionais que participaram da pesquisa, 57% admitiram que aprenderam mais pelo método “tentativa e erro”…

CNPq lança edital para capacitação em software

Já está disponível para consulta o edital conjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que investirá R$ 3,5 milhões para capacitação em software, visando aumentar a competitividade e a presença de empresas nacionais nos mercados local e global, através da qualificação de profissionais para atuar na industria brasileira de software e serviços de TI.
O edital contempla as seguintes modalidades: Formação Expressa (FE) – atrair e capacitar profissionais de outras áreas em programação de computadores; Qualificação Tecnológica (QT) – qualificar profissionais da área de tecnologia da informação TI, em temas específicos de desenvolvimento e engenharia de software; Formação Curta-Média (CM) –capacitar profissionais para atuar na área de TI…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails