Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 59

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

O que a próxima década reserva aos profissionais de TI

O mercado de TI sempre foi altamente dinâmico. Mas nada se compara às mudanças previstas para a próxima década, em especial, no que se refere à forma dos profissionais do setor trabalharem. “O ritmo de mudanças será dramático”, prevê o presidente da Association for Computing Machinery (ACM) – primeira entidade dedicada à educação e a estudos científicos na área de computação –, Alain Chesnais.
O especialista prevê que as transformações têm como pano de fundo o avanço tecnológico, combinado com a força da web, da mobilidade e do conceito de virtualização. “Como resultado, os departamentos tradicionais de TI deixarão de existir”…

Use o Excel para calcular as horas (extras) trabalhadas durante o mês

Você não consegue somar horas usando uma calculadora normal. Isso pode fazer com que a preguiça de calcular as horas trabalhadas seja maior que a vontade (ou necessidade) de controlar esses números — algo importante para aqueles que trabalham com horas extras, por exemplo.
Por isso o UOL Tecnologia explica, neste tutorial, como usar o Excel 2007 para deixar esses números em dia. Confira o passo a passo…

Brasil precisará de 750 mil profissionais de TI até 2020

O Brasil precisará de 750 mil profissionais de TI até 2020, de acordo com estimativa feita pela indústria de software e serviços e divulgada nesta quarta-feira, 25/08.
Não à toa, a falta de mão-de-obra qualificada no setor de Tecnologia da Informação é preocupante e se tornou uma prioridade setorial, tanto que, pela primeira vez na história do segmento, as principais associações de classe – ABES, Assespro, Brasscom, Fenainfo, Softex e Sucesu – se reuniram para elaborar um documento, com reivindicações comuns para a indústria de software e serviços…

 GVT contratará 500 até o fim do ano

A operadora de telefonia fixa e banda larga GVT revela que contratará, até o fim do ano, 500 novos colaboradores e pelo menos mil até fim de 2011.
De acordo com a companhia, as oportunidades abrangem diversos setores e níveis de atuação – analistas e gestores nas áreas de engenharia, tecnologia da informação, administração, finanças, marketing e comunicação, entre outras – e destinam-se a vários estados brasileiros…

Empresas oferecem 99 vagas para TI

O aquecimento do mercado brasileiro de TI tem levado a um aumento das vagas disponíveis no setor. Entre as empresas que divulgaram a intenção de ampliar sua força de trabalho estão as consultorias Cyberlynxx e Conquest One que, juntas, anunciaram a abertura de 99 vagas para profissionais das mais diversas áreas…

Empresas estimulam profissionais de TI a ampliar conhecimentos

As corporações reconhecidas pelo desenvolvimento de excelentes planos de carreira para seus profissionais – como o caso de Johnson & Johnson e Xerox – têm buscado um novo perfil para os funcionários de TI. Essas organizações dão prioridade para pessoas com perfil colaborativo e que estejam dispostas a trabalhar em diferentes áreas da empresa e não apenas no departamento de tecnologia.
“Acredito que contratar funcionários para um trabalho único e exclusivo é uma ideia do passado”, afirma CIO da Johnson & Johnson, LaVerne Council. Em vez disso, ele e outros gestores de TI têm focado no desenvolvimento de programas de job rotation…

Veja os sites mais acessados do mundo em um gráfico

Visualizações e infográficos são algumas das mais interessantes maneiras de se passar uma informação. Alguns, como este abaixo, dariam até mesmo pôsteres ou quadros bonitos para se ter em casa, como decoração.
O infográfico abaixo foi feito pelo site nmap.org, usando dados do Alexa. Foram coletados os favicons de cada site popular o suficiente para estar na lista do um milhão de sites mais visitados da web no momento da busca, e então eles foram organizados em uma imagem, com tamanhos proporcionais à visitação. Por isso o Google, o YouTube, o Facebook e a Wikipedia então entre os maiores ícones…

Brasil é o quinto país que mais acessa redes sociais, diz pesquisa

O Brasil é o 5º país que mais acessa redes sociais no mundo, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25) pela comScore, empresa de análise do mercado digital. O Brasil cresceu 47% em comparação com os dados de julho de 2009, passando de 23,966 milhões de visitantes únicos para 35,221 milhões no mesmo mês deste ano…

Empresas de software buscam certificação única para AL

Quatro países da América Latina aderiram ao programa Rede Latino Americana da Indústria de Software (Relais), que recebeu um investimento de 4 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para padronizar uma certificação que ateste a qualidade dos aplicativos desenvolvidos pelas empresas da região. Por enquanto, fazem parte do grupo Brasil, Colômbia, México e Peru. Mas há uma expectativa de que o Uruguai também se junte à iniciativa…

Adote um comportamento leve no trabalho

Dar uma boa risada diminui os níveis de estresse, reduz a pressão arterial e até combate dores. Além dos benefícios para a saúde, manter o espírito leve ajuda no desenvolvimento profissional. Esta é a tese do livro The Levity Effect (O efeito leveza, em português), dos americanos Adrian Gostick, expert em análise organizacional e co-autor do best-seller empresarial O Princípio do Reconhecimento (Editora Campus/Elsevier, R$ 66), e do humorista Scott Christopher, publicado pela Editora John Wiley & Sons, ainda inédito no Brasil…

Universidade pretende utilizar jogos de RPG em sala de aula

Uma universidade no estado da Indiana, nos EUA, descobriu uma maneira bem mais divertida de apresentar aos alunos textos densos como obras de Aristóteles, peças de Shakespeare e poemas épicos. Chamado de “Enduring Questions”, o curso pretende utilizar como material didático o jogo “Portal” baseado em RPG em que os personagens precisam vencer os desafios por meio da construção de portais…

Especial aplicativos: pulverização de plataformas desafia desenvolvedor

A dificuldade da vida do desenvolvedor de aplicativos para celulares começa na escolha da plataforma sobre a qual vai desenhar sua programação. A fragmentação de sistemas operacionais é o grande primeiro desafio. A primeira escolha vai determinar o sucesso ou fracasso do produto final, seja ele um simples joguinho ou uma ferramenta de negócios…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails