Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 157

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?


Projeto permite que empregado falte ao trabalho para fazer prova de concurso

Tramita na Câmara dos Deputados proposta que concede ao empregado o direto de faltar ao trabalho por até oito horas a cada período de 30 dias para fazer provas de concurso público.
O Projeto de Lei 3662/12, de autoria do senador Itamar Franco, morto em 2011, altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). De acordo com o texto, a ausência será concedida em horas consecutivas ou não, sem prejuízo do salário.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela CTASP (Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público) e pela CCJ (Constituição e Justiça e de Cidadania)…

 

Profissionais de TI fora do escritório já representam cerca de 40% da categoria

Ter um só local de trabalho não é mais uma realidade tão presente no mercado de TI. Quase 40% da categoria já não fica apenas na empresa em que trabalha. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha para o Sindicato de Trabalhadores de TI (Sindpd).

O estudo mostra que de cada 10 profissionais, dois trabalham no sistema In Company, alojados nos clientes da empresa. 11% passam o dia-a-dia visitando vários clientes e 7% exercem suas atividades em casa (home Office). O levantamento também aponta que esse fator tem ligação direta com a renda mensal familiar. O número de funcionários fora do escritório é maior entre quem ganha mais de 20 salários mínimos por mês, o equivalente a mais de R$ 12.440,00. 28% de quem ganha essa quantia, trabalha no sistema in company…

 

Comportamento de rãs inspira novo algoritmo para redes sem fio

Cientistas da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, estão desenvolvendo um algoritmo que atribui cores em nós de rede baseados no comportamento das rãs de árvores japonesas (Hyla japonica). Os machos desta espécie aprenderam a não chamar as fêmeas ao mesmo tempo, no momento da atração, para que elas consigam distinguir a origem do som entre os pretendentes. De acordo com o site EurekAlert, os pesquisadores acreditam que este método possa ser aplicado no desenvolvimento de redes sem fio mais eficientes.

Este comportamento das rãs japonesas está sendo utilizado como parâmetro pelos cientistas em um novo algoritmo, para atribuir cores em nós de rede. O objetivo do trabalho é garantir uma solução válida que utilize a menor quantidade de cores…

 

Site de busca de profissionais ganha prêmio de melhor startup brasileira

A GetNinjas ganhou o prêmio de melhor startup brasileira no prêmio The Next Web, que foi entregue em São Paulo na noite desta sexta-feira (20). A companhia mantém um serviço. funciona como uma espécie de plataforma para que usuários possam encontrar prestadores de serviços, como pintores, designers e pedreiros.

Lançado em outubro de 2011, o GetNinjas facilita a busca de profissionais e traz informações sobre eles, como seus últimos trabalhos e as avaliações de quem os contratou anteriormente…

 

Como reconhecer que o seu ciclo na empresa já fechou?

O cenário está propício para quem deseja mudar de emprego. Há vagas disponíveis em diversos setores e empresas dispostas a pagar salários mais altos para ficar com o funcionário que desejam. Mas a facilidade de trocar de trabalho é uma arma para ser usada com moderação. Em muitos casos, rodar demais em busca de pequenos aumentos salariais pode levar a um desgaste da imagem do profissional.

Antes de aceitar um convite de trabalho é preciso entender se já está mesmo na hora da mudança ou se você está abandonando um projeto antes de concluí-lo apenas por uma grana a mais. Sair antes da hora pode parecer uma conduta sem maiores consequências diante de uma boa proposta…

 

O que fazer quando seu chefe trabalha ao lado

Muitos escritórios abandonaram o formato tradicional de baias e sala do chefe em um canto afastado por uma área open office, que privilegia comunicação e contato entre os colegas. Isso tem suas vantagens, mas pode gerar um desconforto, também.

“Sentar perto do meu chefe direto não tem tanto problema, mas eu também sentava muito perto do chefão da agência. Aí acaba sendo um pouco intimidador”, conta o publicitário Marcus Vinicius Pesavento. E ele não está sozinho na queixa…

 

5 maneiras de escapar da carreira de TI

Ser um CIO não precisa ser uma sentença de vida. Muitos profissionais de TI apostam seus cargos em ocupações não técnicas. Tomemos, como exemplo, Susan Cramm. Atualmente uma coach executiva e presidente da Valuedance, empresa de treinamento e desenvolvimento de liderança em San Clemente, Califórnia, Cramm começou sua carreira como programadora e ocupou o cargo de CIO e VP do Grupo de Tecnologia da Informação da Taco Bell Corporation. Depois disso, ela conseguiu um cargo de CFO no restaurante mexicano Chevy, onde ela liderou o financeiro, estratégia de negócios, franquias legais e funções tecnológicas e de informação.

Mas, Cramm diz que é preciso mais do que a ambição cega de deixar para trás uma posição em TI. Aqui, a executiva oferece cinco dicas sobre como converter suas habilidades de TI em uma carreira não tecnológica…

 

6 hábitos para um departamento de TI descentralizado de sucesso

Com os departamentos de TI buscando um posicionamento como parceiro de negócio estratégia e acelerar a velocidade de entrega, mais CIOs optam por descentralizar as compras de TI. E garantir várias linhas de negócio e um acesso mais independente às operações de TI tem se tornado cada vez mais necessário.

Entretanto, muitos CIOs estão preocupados com esse acesso às operações de TI, temendo que essa flexibilização de controle apenas prejudique as atividades gerais, traga pesadelos em compras e problemas de integração.

Essas preocupações podem ser aliviadas com uma abordagem mais balanceada, acredita Nari Kannan, fundador da appsparq, companhia de desenvolvimento de aplicativos móveis sediada nos Estados Unidos…

 

RIM atualiza pacote de desenvolvimento para BlackBerry10

A Research In Motion (RIM) lançou nesta sexta-feira (20/07) um pacote de atualizações para desenvolvedores que desejam trabalhar com o BlackBerry 10.

Em comunicado, a empresa anunciou uma série de atualizações como a APIs para trabalhar com o sistema push, que permite enviar mensagens diretamente ao usuário, e a possibilidade do desenvolvedor integrar seu app a recursos do sistema nativo e a outros aplicativos.

Também foi anunciado que a RIM está abrindo a “BlackBerry App World” para desenvolvedores com o aparelho de testes BlackBerry 10 Dev Alpha…

 

Empresas brasileiras investem em RH

A 21ª edição da Pesquisa Tendências e Indicadores de Recursos Humanos, realizada pela Deloitte, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, traz uma boa notícia para a economia brasileira: 92% das empresas ouvidas pretendem manter ou até ampliar o número de empregados em 2012.

Os grandes desafios do ano estão em desenvolver os recursos humanos para 74% dos respondentes; trabalhar no desenvolvimento organizacional (revisão de estrutura, processos de trabalho, etc.) para 81% e no redirecionamento estratégico (48%)…

 

Como ser uma estrela da mídia social em TI

Além dos blogs, redes sociais como o Facebook, LinkedIn e Twitter dão aos executivos de TI oportunidades inestimáveis para construir relacionamentos, melhorar as operações da empresa, aprender com outros líderes de pensamento e tornarem-se líderes de pensamento eles mesmos.

Mas a natureza transparente e em tempo real da mídia social pode ser assustadora. Novos canais parecem surgir a cada semana e verdadeiros desastres de RP podem resultar do tipo errado de exposição. Mesmo os usuários mais experientes de mídias sociais ainda estão traçando seu percurso nessas águas excepcionalmente traiçoeiras…

 

Melhoria da educação do brasileiro contribui para queda da informalidade no trabalho

A formação nem sempre é de qualidade, mas o aumento do número de anos estudados tem contribuído de forma relevante para a geração de empregos com carteira assinada. Pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), revela que 60% da queda da informalidade entre 2002 e 2009 decorrem da maior escolarização do brasileiro.

Com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pesquisadores dividiram a queda da informalidade em dois componentes. O efeito composição está relacionado à formação educacional. O efeito nível mede os demais fatores, como crescimento da economia, expansão do crédito e medidas de estímulo pelo governo. A predominância da educação surpreendeu os pesquisadores…

 

Veja como rodar Windows, Linux e Mac OS no mesmo computador

Para a maioria dos usuários, um sistema operacional é suficiente. Mas rodar mais de um sistema na mesma máquina pode ser interessante para quem tem curiosidade em conhecer um novo sistema ou necessidade de rodar um programa específico.

A forma mais fácil de fazer isso é por meio de virtualização. Com ele, é possível rodar um outro sistema “por cima” do sistema nativo da máquina. Para fazer isso, é necessário instalar um programa de virtualização. É nesse programa (ou seja, dentro de uma máquina virtual) que roda o segundo sistema.

As vantagens deste método é que ele compartilha todos os recursos do micro (memória, teclado, mouse e outros)…

 

Gartner: Gastos com cloud crescem acima da média de TI

Com os gastos com computação em nuvem crescendo mais rápido nas empresas do que os investimentos gerais de TI, o desafio está lançado para os fabricantes de hardware e de software, diz o analista de cloud do instituto de pesquisas Gartner, Ed Anderson.

É esperado que a computação em nuvem cresça 19% em 2012, tornando-se uma indústria de 109 bilhões de dólares, comparado ao mercado de 91 bilhões de dólares do ano passado. Até 2016, a expectativa é de que esse seja um negócio de 207 bilhões de dólares…

 

Mandic abre 30 vagas em TI

A Mandic, provedora de cloud computing, está recrutando 30 profissionais para as áreas de tecnologia, operações, desenvolvimento, infraestrutura, suporte técnico, atendimento e recursos humanos.

Para concorrer, os candidatos devem ter formação ou experiência em tecnologia, além de perfil empreendedor, com bom relacionamento interpessoal, facilidade em adaptar-se, iniciativa e pró-atividade, afirma a empresa…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails