Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 147

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?


Veja a tabela salarial de 150 cargos em TI no RJ

A Catho divulgou recentemente uma pesquisa que mostra a média salarial na área de TI no Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a empresa, mais de 260 mil profissionais em quatro mil cidades de todo o país participaram do estudo. A companhia afirma também que a remuneração pode variar de acordo com a região.

O ranking da empresa de classificados de vagas e currículos faz parte da “38ª Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho Online”…

 

8 opções para estudar na web nas melhores universidades

Que tal assistir a aulas do MIT e de Harvard sem sair do Brasil e, melhor, sem pagar um centavo por isso? Pois as duas universidades americanas anunciaram, na semana passada, que irão oferecer aulas gratuitas através de plataforma online EdX, que deve ser lançada ainda este ano.

A iniciativa, contudo, não é única. Diversas universidades ao redor do mundo já estrearam seus conhecimentos na web. . Em 2001, por exemplo, a Universidade de Columbia, junto com a Universidade de Chicago e a Universidade de Michigan, lançou uma iniciativa conhecida como Fathom…

 

Brasileira que vive no Vale do Silício lança livro para empreendedores

Aos 17 anos, Isabel Pesce colocou em uma caixa “tudo o que já havia feito na vida” e bateu na porta de um entrevistador em busca de uma vaga no MIT (Massachusetts Institute of Technology dos EUA). Já havia perdido o prazo, mas conseguiu convencer o entrevistador e acabou se mudando para os EUA para estudar. Passou por gigantes como Microsoft, Google até que decidiu abrir sua própria empresa no Vale do Silício, um dos centros de inovação tecnológica dos Estados Unidos.

As experiências da jovem, hoje de 24 anos, culminaram com a criação do livro “A menina do Vale”, que reúne conselhos para empreendedores e que começou a ser distribuído gratuitamente pela internet na última sexta-feira (11)…

 

Gameficação é um grande motivador?

O jogo está acontecendo no mundo dos negócios, as organizações cada vez mais integram mecânica do jogo em suas aplicações e processos internamente e externamente. O mercado de gamificação deverá crescer significativamente nos próximos anos. Mas, por que jogos? Por que agora?

Eu falei recentemente com Caroline Avey, diretora de soluções de aprendizagem inovadoras em serviços da ACS Learning Services, uma divisão da Xerox, e uma especialista na área de mecânica de jogo. Ela acredita que o jogo está a descolar no tempo devido a uma combinação do aumento da capacidade de intercâmbio de informações e à necessidade para competir para mindshare como um resultado de toda essa informação.

“A acessibilidade da informação na Internet e a capacidade de reunir e compartilhar informações tem aumentado significativamente nos últimos cinco anos”, disse ela. “Além disso, você está competindo com outras atividades que um usuário pode ser capaz de fazer. Como você pode tornar sua atividade mais atraente do que outras atividades?”…

 

Papel de parede impede que sinal de Wi-Fi saia dos ambientes

Instituto de Tecnologia de Grenoble (França) desenvolveram um papel de parede que promete acabar com os “assaltantes” de sinal Wi-Fi. Segundo o site L’Informaticien, o papel possui cristais que impedem que algumas frequências específicas consigam atravessá-lo. Os sinais Wi-Fi e de telefones sem fio são alguns deles.

Com a novidade, um ambiente totalmente coberto com o papel evitaria que os vizinhos ou pessoas com más intenções roubassem o seu sinal de internet. “Uma rede sem fio, mesmo que protegida, pode ser invadida por hackers espertos…

 

TI precisa mudar políticas de segurança

A TI e os gestores de segurança da informação não conseguirão controlar diretamente nem proteger adequadamente os dados da empresa nos próximos anos. O alerta é de executivos da indústria que participam da Conferência RSA 2012, que está sendo realizada esta semana em São Francisco (EUA).

A confluência da computação em nuvem, tecnologias móveis e a consumerização de TI está impulsionando grandes mudanças na forma como os dados corporativos são acessados, usados e compartilhados…

 

Dez tendências que influenciarão a tecnologia bancária

Para a SunGard, empresa do setor de serviços de software e tecnologia, o modelo bancário mudou e a transformação inclui investimento para assegurar a conformidade regulatória e a garantia de que acionistas entendam e possam gerenciar suas exposições ao risco.

“Para muitos bancos, a questão não é ‘o que fazer para ter sucesso’, mas sim ‘como sobreviver’”, diz David Hamilton, presidente da área de banking business da SunGard.

Diante desse quadro, a companhia identificou dez tendências que estão moldando a indústria bancária. Veja abaixo…

 

TrabalhoJá oferece vagas pelo celular

TrabalhoJá (www.trabalhoja.com.br) anunciou nesta quinta-feira, 10/05, o lançamento de serviço que conecta os brasileiros às oportunidades de trabalho em todas as regiões do País via telefone celular.

O novo produto -que une web e telefone celular – permite que candidatos encontrem gratuitamente em suas cidades as melhores vagas nas áreas de Vendas, Administração e Operação, mesmo que não tenham acesso constante à Internet. Por tempo limitado, as empresas poderão anunciar vagas gratuitamente no site www.trabalhoja.com.br…

 

Brasil é o segundo em usuários do Facebook, diz consultoria

Há três semanas, dados da consultoria SocialBakers mostraram o Brasil como o terceiro no ranking de usuários do Facebook. Novos dados divulgados essa semana apontam que o Brasil subiu uma posição no ranking e agora é o segundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo a SocialBakers, empresa de consultoria especializada em marketing e análise de tráfego em redes sociais, o Brasil tem 46,3 milhões de usuários do Facebook (23% do total de usuários em todo o mundo). O crescimento de 22% no número de usuários em três meses deixa o País à frente da Índia, que tem 45,7 milhões de usuários…

 

Molhou o seu computador, tablet ou celular? Veja o que (não) fazer

Derrubou um copo de água no teclado do seu notebook? Seu celular caiu na piscina? Alguém derramou chá na tela do seu tablet? Não se desespere! Especialistas indicam o que fazer – e o que não fazer – para recuperar o seu aparelho eletrônico…

 

Sono depois do almoço ‘adormece’ produtividade; saiba como evitá-lo

Quem nunca “pescou” naquela reunião que começa logo após o almoço? A vontade de tirar um cochilo depois de comer é comum, mas é preciso evitar que a necessidade de dormir comprometa o desempenho no trabalho.

“Fisiologicamente, ter sonolência após uma refeição mais encorpada é uma tendência natural do ser humano”, lembra Fernando Morgadinho, pesquisador do Instituto do Sono e neurologista do hospital Albert Einstein…

 

Motive os trabalhadores com habilidade e estratégia

A empresa de RH TEKsystems fala com mais de 100 mil profissionais de TI a cada semana, e também realiza pesquisas trimestrais. De acordo com seus registros, os profissionais de TI classificam o desenvolvimento da carreira como a sua prioridade absoluta na busca de emprego – ainda maior do que o pagamento.

Situação idêntica à revelada pela edição 2011 da pesquisa pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar em TI & Telecom, realizada pela COMPUTERWORLD no Brasil, em parceria com o Great Place to Work Institute Brasil (GPTW)…

 

Desenvolvedor: saiba como utilizar o App Center do Facebook

O Facebook lançou, na quarta-feira (10/05), sua loja de aplicativos, o App Center. A companhia, por meio de seu blog para desenvolvedores, explicou como disponibilizar apps na loja e como ter sucesso com seus produtos.

Lembrando que a regra básica para utilizar o App Center é ter um aplicativo que use o login do Facebook dos usuários.

Veja as melhores práticas:…

 

Como fica o trabalho a distância?

Uma mudança na Consolidação das leis do Trabalho (ClT) está dando o que falar. A alteração no artigo 6o, sancionada pela presidente dilma Rousseff no fim do ano passado, iguala os direitos de quem trabalha a distância ou em casa aos de quem realiza suas funções na empresa, como hora extra, adicional noturno e assistência em caso de acidente de trabalho.

Na prática, as companhias deverão ficar mais atentas ao envio indiscriminado de e-mails, mensagens e telefonemas aos funcionários após o expediente e a quem trabalha remotamente, a fim de evitar que isso seja interpretado como hora extra. A norma, no entanto, entra em conflito com a súmula 428 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que diz exatamente o contrário…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails