Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 145

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?


Crescer na carreira é mais importante que salário, diz pesquisa

Levantamento da Michael Page mostra que 47,2% dos profissionais consideram a perspectiva de crescimento em médio prazo na empresa como o principal fator que eles consideram durante a negociação de uma oferta de emprego. O pacote de remuneração e benefícios foi a segunda opção mais votada com 28,2%.

“Profissionais que um dia escolheram trocar de empresa por conta do aumento do salário viram que o projeto ou a empresa não valiam o preço”, afirma Fábio Cunha, diretor de Recursos Humanos da Michael Page.
A reputação da empresa no mercado foi o terceiro fator apontado por 19,4% dos entrevistados. “Alguns profissionais ficam receosos de ir para uma empresa que ainda não tem garantia e porte para oferecer um plano de carreira”, afirma Cunha…

Campus Party Recife deve acontecer entre 26 e 30 de julho

O espanhol Paco Ragageles, cofundador da Campus Party, anunciou em sua conta no Twitter (aqui e aqui) que a primeira edição do evento de tecnologia no Recife deve acontecer entre os próximos dias 26 e 30 de julho, no Centro de Convenções da Cidade.

“Galera, a #cprecife1 já está quase pronta 😉 se tudo der certo, dia 7 ou 8 estaremos no ar!”, afirmou  Ragageles se referindo ao site do evento.

Essa será a primeira vez que a Campus Party será realizada no Nordeste do país. Anualmente, pessoas de todas as regiões, os chamados “campuseiros”, se reúnem na cidade de São Paulo para a Campus Party Brasil…

 

Baby Boomers estão se aposentando, gerações X e Y estão assumindo chefias. E agora?

Uma pesquisa recente, divulgada pela Metlife, apontou que os Baby Boomers, geração das pessoas nascidas entre 1946 e 1965, estão se aposentando em massa – pelo menos nos Estados Unidos. Com essa tendência surgindo na América do Norte, a previsão é que o mesmo comece a acontecer por aqui.

Mas, que mudanças estruturais isso pode gerar no mundo corporativo? Segundo Lauriane Mattos, consultora de RH da Catho Online, pode haver uma quebra de paradigmas e formalidades estipuladas por gerações mais velhas. Além disso, a consultora acredita que, pelo fato das gerações seguintes – X e Y – serem mais ligadas à tecnologia, pode haver mudanças drásticas na automatização dos processos dentro das companhias…

 

Dica: Ferramentas gratuitas para apagar seus discos com segurança

O HD de seu PC está lotado com suas informações pessoais. Portanto, antes de vender ou doar sua máquina, você deve apagar permanentemente os dados para que não haja chance de que sejam recuperados. Se os discos estão criptografados e você confia no protocolo usado (sistemas de criptografam todo o disco são bastante seguros) então basta apagar as chaves. Mas se o disco não está criptografado, ou você quer dar um passo além e evitar o roubo de dados no futuro, precisará usar algumas ferramentas simples e gratuitas, projetadas para apagar de vez tudo o que está sem seus HDs, SSDs ou Pendrives.

Apagar um arquivo usando o comando “Excluir” no Windows não o remove do disco. Essa operação simplesmente remove o “ponteiro” que indica a localização do arquivo no disco, ou seja, ele ainda está lá mas não pode ser encontrado. É por isso que um aplicativo de recuperação de dados, que ignora os ponteiros e analisa a estrutura do disco em busca dos dados, consegue recuperar um arquivo apagado: ele nunca deixou de existir, só mudou de endereço e não avisou a ninguém. Para se livrar dos dados permanentemente é necessário um programa que escreva zeros e uns, literal ou figurativamente, sobre eles…

 

ADTsys abre dez vagas para desenvolvedores e analistas de rede

A ADTsys, especializada em infraestrutura de TI com foco em web, anuncia a abertura de dez vagas para contratação imediata em Campinas (SP) para os cargos de desenvolvedor, administrador de rede para web e analista de teste para aplicações web, todos com para profissionais com níveis sênior, pleno e júnior.

De acordo com a companhia, os cargos exigem graduação em cursos voltados à área de TI, conhecimento em inglês técnico, em Linux e em projetos com alto volume transacional. O processo seletivo vai até o final de maio e os interessados podem mandar o currículo para vagas@adtsys.com.br…

 

Everis abre 12 vagas no Rio de Janeiro e em São Paulo

A Everis, consultoria de tecnologia, negócios e outsourcing, está selecionando profissionais para as áreas de negócios e TI para cargos gerenciais, analistas programadores, consultores e líderes de projetos. Dentre as oportunidades, 11 estão em São Paulo e uma no Rio de Janeiro.

De acordo com a empresa, todas as vagas são para o regime CLT. Para se candidatar, os interessados devem enviar currículo para rh.brasil@everis.com, informando a vaga de interesse. Veja abaixo a descrição das vagas…

 

Saiba administrar o estresse no ambiente de trabalho

Muitos fatores como competitividade, pressão para o cumprimento de metas, reuniões, trânsito, entre outros, são responsáveis pelo estresse que afeta o rendimento e as relações do profissional no ambiente de trabalho. De acordo com dados da Internacional Stress Management Association Brasil (Isma – BR), o estresse afeta 70% dos brasileiros, sendo que 30% sofrem com níveis elevados.

Segundo o especialista em Comportamento Humano e Gerenciamento do Estresse Neto Pucci, da J. Pucci Comportamento, algumas reações físicas e emocionais como dores de cabeça, nervosismo, ansiedade, dores musculares e falta de concentração são os sintomas mais comuns do estresse, mas que com algumas medidas simples podem ser minimizados, já que nem sempre é possível se livrar dos agentes causadores do estresse no ambiente profissional…

 

Braille digital: luva ajuda deficientes a usar tecnologia

A impossibilidade das pessoas portadoras de deficiência para usar os novos dispositivos tecnológicos, como smartphones e tablets, encabeça pesquisas sobre novos desenvolvimentos para superar o problema e evitar a tão temida brecha digitial. Uma das mais recentes criações nesssa área é a Mobile Lorm Glove, uma luva que permite a pessoas com dificuldades sensoriais acessar o correio eletrônico, ler e escrever mensagens e até acessar o conteúdo de livros eletrônicos.

O dispositivo, desenvolvido pelo Design Research Lab da Universidade de Berlim, funciona através de sensores de pressão localizados na palma da luva. Os dados são transmitidos via Bluetooth da luva para o dispositivo portátil que se quer utilizar. Se o usuário receber uma mensagem, por exemplo, os motores vibratórios da parte posterior da luva emitirão um sinal…

 

Apagou um arquivo sem querer? Veja como recuperá-lo

Perder arquivos sempre é uma situação extremamente chata para qualquer pessoa. É sempre possível recorrer a uma empresa especializada para recuperar os dados, mas esse tipo de serviço geralmente é caro.

Em algumas situações extremas, como quando o disco não é reconhecido e não dá dinal de vida, é necessário recorrer a empresas especializadas. No entanto, se o disco rígido ainda funciona, existem alternativas de programas gratuitos bastante eficazes para recuperar arquivos apagados. A seguir, o iG mostra cinco desses aplicativos…

 

9 dicas: faça seu currículo em TI se destacar

Os tempos ainda estão difíceis para quem procura emprego. Em 26 de Março, Ben Bernanke, atual presidente da Reserva Federal, declarou que o mercado de trabalho americano continua fraco apesar dos três meses de fortes contratações. Enquanto a taxa de desemprego caiu quase um ponto porcentual desde o verão passado, para 8.3%, o crescimento econômico diminuiu no trimestre Janeiro-Março.

Nada disso é um bom sinal para os talentosos profissionais de TI de hoje. Com currículos tanto de veteranos quanto de colegas graduados enchendo a caixa de entrada dos gerentes de contração, conseguir emprego na área de TI pode parecer pouco provável. Não surpreende o crescente número de candidatos que encontra novas formas de se destacar na multidão…

 

Domínio de línguas aumenta fluxo de negócios

Segundo relatório global apresentado nesta sexta-feira, 27, quase metade dos executivos (49%) admitiram ter de lidar com ruídos de comunicação e importantes perdas de conteúdo entre a tradução de uma mensagem e outra durante grandes negociações internacionais, o que resultou em perdas significativas para suas empresas.

As companhias brasileiras foram ainda mais afetadas, 74% revelaram perdas financeiras como resultado das falhas causadas em transações internacionais por consequência dos mesmos problemas. De acordo com os analistas, esse é considerado um dado preocupante, uma vez que muitas empresas estão procurando novos mercados e oportunidades para expansão no exterior…

 

Saiba como construir um dispositivo USB

Nas últimas semanas, tenho construído um dispositivo USB usando um PIC18F2550. Desta vez, quis me envolver em uma discussão com o host de software. Afinal, se você construir um dispositivo USB, é lógico que irá querer usá-lo de algum software de computador, certo? Se você criou algo que se parece com um dispositivo padrão (por exemplo, um mouse), então isso é fácil. É só você tratá-lo como faria com qualquer outro mouse.

No entanto, é mais simples e mais flexível  construir uma HID (Human Interface Device, ou em tradução livre, dispositivo de interface humana). E foi isso que eu fiz. É verdade que um mouse (e teclado) é uma HID. Mas nem todos os HIDs agem como dispositivos de entrada padrão…

 

Entrevista de emprego: quais são as suas motivações?

Saber quais são as suas motivações profissionais e pessoais é essencial antes de ir para uma entrevista de emprego. O recrutador pode não questionar isso de maneira direta, mas, descobrir isso é essencial para desvendar os reais objetivos do candidato.
“Como headhunter, o objetivo é entender o que faz brilhar os olhos do candidato, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal”, afirma Alexandre Fantozzi, sócio da empresa de recrutamento e seleção Fantozzi & Associates.

“Por meio de outras perguntas, tento direcionar questionamentos para que eu possa entender qual a motivação do candidato como ‘por que você saiu da empresa ou por que você escolheu essta empresa?’”, explica Giuliano Carcagnoli, consultor de mercado da consultoria Produtive…

 

Os gringos querem você

No mês passado, Peter Rodriguez, diretor do Centro de Iniciativas Globais da Darden School of Business, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, veio a São Paulo para divulgar os cursos de pós-graduação de sua escola. Em entrevista à VoCê S/A, Peter explica o interesse das universidades estrangeiras pelo profissional brasileiro.

Por que o Brasil se tornou um destino tão popular?
O Brasil tem sido mais procurado pois será uma das maiores economias do mundo. Queremos compreender melhor os costumes e a linguagem do brasileiro. o profissional daqui lida de forma diferente com os problemas e as resoluções…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails