Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 141

| 1 de abril de 2012 | Resposta

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

 

Veja dicas de etiqueta para o uso de celular e tablet no trabalho

P. Sua companhia permite que os funcionários tragam para o escritório seus próprios equipamentos portáteis, como telefones e tablets. Isso quer dizer que você deve se sentir à vontade para usá-los quando considerar adequado?

R. Embora esses equipamentos ajudem a mantê-lo acessível aos colegas e clientes, devem ser usados com discrição e de maneiras que o ajudem em seu trabalho, diz Anna Post, especialista em etiqueta no Instituto Emily Post em Burlington, Vermont. “A ideia que você passa quando está digitando em um dispositivo é que sua atenção está dividida”, diz Post…

Google libera primeira versão estável de sua linguagem de programação, a ‘Go’

O Google anunciou o lançamento da primeira versão estável de sua linguagem de programação, que recebeu o nome de “Go”. Segundo Andrew Gerrand, engenheiro da empresa, ela funciona para Windows, Mac OS X, Linux e FreeBSD, e uma base inicial de suporte para projetos e aplicações também foi criada.

O objetivo é oferecer uma rede de desenvolvimento que permita rápidas compilações sem abrir mão da facilidade de uso. A companhia disse que já está utilizando a Go em uma série de protótipos internos, o que inclui um servidor que hospeda o site da linguagem, como também novos pacotes para a biblioteca e alguns truques para a organização de itens…

China supera EUA como maior importador mundial de TI

A China se tornou pela primeira vez em 2010 o principal importador mundial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). O país asiático já era o primeiro exportador de TIC, incluídos computadores e telefones celulares, de acordo com a Unctad.

Atualmente, a China é o destino principal de sete das dez maiores empresas exportadoras de TIC, o que consolida a tendência observada por este organismo da ONU que os países emergentes salvaram o setor da crise nos Estados Unidos e na Europa. As estatísticas apresentadas hoje mostram que bens como computadores, smartphones, tablets, microchips, televisores e equipamentos de som enfrentaram crise financeira e econômica que começou em 2008 com melhores resultados que a maioria dos demais setores econômicos…

Nokia e Microsoft investem R$ 43 milhões em desenvolvedores

A Nokia e Microsoft anunciaram hoje um investimento de R$ 43,4 milhões (18 milhões de euros) em um programa de desenvolvimento de aplicativos para o sistema operacional Windows Phone. O projeto, que será realizado na Aalto University na Finlândia, país onde fica a sede da Nokia, acontecerá nos próximos três anos.
Os cursos e orientações aos desenvolvedores incluídos no programa começarão em maio de 2012 e, para participar, os desenvolvedores locais deverão se inscrever por meio do site oficial do programa…


Dinâmicas de grupo desagradam profissionais

A Curriculum encomendou uma pesquisa à Gentis Panel a fim de saber a experiência de mais de 2.500 profissionais em relação às atividades práticas do processo seletivo. Os resultados apontam que 46% dos entrevistados não estão satisfeitos com as dinâmicas de grupo que são realizadas. Os candidatos afirmam que a duração é muito longa e, em algumas situações, chegam a sentir-se expostos perante os outros.

Os resultados também mostram que 78% das pessoas já participaram de uma avaliação psicológica e 66% dessa porcentagem dizem que os selecionadores nunca deram retorno da atividade. Apenas 26% receberam posteriormente um feedback e 8% receberam imediatamente. Dos que receberam o retorno, 58% afirmaram ter sido muito bom e fundamental para reconhecer as verdadeiras características profissionais…

6 definições do presidente da Best Buy para a próxima geração de TI

Se você quer uma frase que captura o futuro da profissão CIO, considere a seguinte, retirada da recente declaração da Best Buy sobre a contratação de Stephen Gillett, ex-Starbucks, para assumir o recém-criado cargo de presidente da Best Buy e VP executivo de serviços de negócios globais:

“Por meio de sua liderança nos negócios corporativos de e-commerce, tecnologia da informação e serviços globais compartilhados, Gillett terá domínio sobre as capacidades essenciais necessárias para tornar tecnologia uma parte ainda maior da experiência do cliente enquanto aprimora operações e processos.”…

TI vai ficar invisível, diz presidente do Porto Digital

A tecnologia da informação tende a se tornar invisível. A constatação foi feita por Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, durante aula magna aberta ao público, realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) nesta quarta-feira (28/03). O tema se tornará tão atual que será incorporado no cotidiano. “Vai ser como a energia: hoje você não vê ninguém falando sobre o tema, apenas pessoas que trabalham com isso”.

Isso ocorrerá porque as tecnologias estão cada vez mais amigáveis e mais abertas, o que as torna acessíveis para mais pessoas. “Hoje existem softwares que você descreve o que você quer. Mais e mais os softwares são abertos e amigáveis e mais e mais pessoas estarão aptas para programar.”…

Android ultrapassará Windows e será sistema mais usado do mundo, diz IDC

Em 2016, o número de aparelhos com o sistema Windows será menor que a quantidade de aparelhos com o Android, da Google, segundo uma previsão da consultoria IDC. Em quatro anos, a liderança de mercado da Microsoft cairá de 36% para 25%, enquanto a concorrente terá um crescimento de apenas 2%, passando de 29% do domínio do segmento, para 31%, segundo informações do Daily Mail.

Apesar da queda, ao menos 90% dos PCs ainda rodarão o Windows. O aquecido segmento de smartphones deve crescer mais em relação ao de computadores, fazendo com que o sistema da Microsoft caia para a segunda posição mundial…

Totvs abre 23 vagas para área de Consultoria no RJ e em SP

A Totvs busca 23 profissionais para atuarem como consultores e estagiários na área de TI em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os interessados devem ter ensino superior completo (consultor júnior) ou cursarem engenharia (estagiário), conhecimento avançado em Excel, inglês intermediário, bom relacionamento interpessoal, capacidade analítica, pró-atividade e boa comunicação, informa a empresa.

As inscrições devem ser feitas por meio de cadastro no banco de currículos no site da empresa ou envio de currículos para danielle.shibayama@totvs.com.br [vagas em SP] e para patricia.barbosa@totvs.com.br [vagas no RJ]. O assunto do e-mail deve ser “Consultor”. A empresa vai receber currículos até 9 de abril…

Brasil lidera ranking de expectativa de aumento salarial

Um estudo mostra que 80% dos trabalhadores brasileiros entrevistados acreditam que os salários vão subir nos próximos 12 meses.

A pesquisa, feita pela Robert Half, mostra que a média mundial é de 39%. Em 2011, a taxa de aumento salarial no Brasil foi de 20%. O estudo contou com a participação de 1.876 profissionais de RH em 17 países.
Em nota, Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half, afirma que em São Paulo o resultado da pesquisa demonstra a emergência dos países em desenvolvimento na economia mundial…

Infeliz com a carreira de TI? Confira orientações de especialistas

Com 1,2 milhão de profissionais contratados, 120.000 postos de trabalho vagos e faturamento anual de 11 bilhões de dólares (e subindo), o mercado de tecnologia da informação, ou simplesmente TI, é promissor. Só no último ano, os salários do setor cresceram em média 10,78% – 60% acima da inflação. Em algumas especialidades, como programação, a alta chega a impressionantes 38%.

Assim mesmo, muitos profissionais estão insatisfeitos. Eles afirmam que muitas vagas não são preenchidas porque as companhias não pagam salários compatíveis com a exigência do cargo. “Há excelentes profissionais disponíveis no mercado. Mas as empresas e consultorias querem manter taxas e salários de 8 anos atrás e não se rendem ao mercado…

Programa Novos Talentos da Deloitte oferece 700 vagas

A Deloitte abriu inscrições para a edição 2012 do Programa Novos Talentos. São 700 vagas para as áreas de Auditoria, Consultoria Tributária, Consultoria, Corporate Finance e Outsourcing. As oportunidades estão nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

O programa oferece aos novos profissionais reconhecimento do desempenho, além de treinamento multidisciplinar, oportunidades de trabalho no exterior e subsídios no pagamento de cursos de graduação, língua inglesa e extensão universitária.

As vagas são voltadas para estudantes universitários a partir do 2º ano de graduação, recém-formados ou com formação prevista para até dezembro de 2014 nos seguintes cursos: Administração de Empresas, Atuária, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Direito, Economia, Estatística, Relações Internacionais, Biologia, Engenharia (todas as especializações), Informática, Matemática, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Análise de Sistemas e Física. Ter um nível intermediário do idioma inglês, do pacote Microsoft Office e disponibilidade para trabalhar em período integral e para viagens são os principais requisitos…

Brasil tem alta no índice de TICs, mas ainda está atrás do Chile e até mesmo do Peru

O Brasil encerrou 2011 com pontuação positiva no setor de tecnologia da informação e comunicações (TIC), embora tenha ficado abaixo da média da América Latina, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a região, elaborado pela everis, consultoria de soluções de negócios e tecnologia da informação, em parceria com a IESE Business School.

O índice, que mede os avanços da Sociedade da Informação, compreendendo os aspectos econômico, institucional, social e de infraestrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicações (TICs)…

Quatro mandamentos para o networking online

Executivos explorando opções de trabalho fora de sua empresa atual muitas vezes esbarram na necessidade de dicas de etiqueta. A instantaneidade e a transparência das tecnologias de hoje pode facilmente criar situações desconfortáveis. Então, como você pode evitar ser “o cara” ao incorporar ferramentas de redes sociais em sua busca de emprego?

Uma regra de ouro é: antes de clicar em enviar, pare e reveja o que você está fazendo. Isso pode ajudar a proteger a sua reputação.

Para tentar ajudá-lo de forma assertiva, segue uma lista com quatro conselhos de alguns dos líderes de TI mais conceituados do mundo…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails
Compartilhe com os amigos!

Tags: ,

Categoria: Carreira

Sobre o autor ()

Deixe sua Resposta

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com