Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 140

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?


Twitter ganha do Facebook na preferência dos recrutadores sociais

Praticamente a metade, 48%, dos profissionais de recursos humanos e head hunting tem no Linkedin sua rede social preferencial para garimpar e recrutar talentos.

A constatação é da empresa de social recruiting Bullhorn Reach, que realizou um estudo sobre recrutamento em redes sociais, o “2012 Recruiting Activity Report”, com mais de 35 mil de seus cadastrados, para entender o uso do Linkedin, Facebook e Twitter nesse segmento.

A pesquisa identificou que 21% dos profissionais de recrutamento estão conectados nas três redes sociais, mas verificou que 48% de todos os entrevistados usa exclusivamente o Linkedin para a tarefa. Um dado interessante é que a segunda rede social mais adotada é o Twitter, com 19% dos entrevistados dizendo que a utiliza em conjunto com o Linkedin para suas pesquisas…

Estagiários e trainees conquistam mais espaço

A nova geração de estagiários e trainees estão conquistando seu espaço no ambiente corporativo. É o que mostra recente levantamento da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees: 55% dos estagiários e trainees pesquisados afirmam ter liberdade com seus gestores para expor novas ideias.

O levantamento foi realizado em janeiro e fevereiro deste ano com cerca de
1200 jovens profissionais de 20 a 27 anos. “Muitas vezes ficamos presos ao tradicional e não percebemos que a resposta para uma dúvida simples pode estar sentada na mesa ao lado. Os jovens que estão entrando no mercado transbordam novas ideias e, na maior parte das vezes, falta apenas uma política de comunicação mais eficiente ou simplesmente uma abertura do seu gestor para que possam mostrar que são muito mais do que um simples perfil operacional”, afirma Manoela Costa, gerente da Page Talent…

Confira 4 empresas que abriram vagas de emprego em TI

As empresas Metlife, Itaú, Tivit e T-Systems abriram vagas na área de TI. Veja abaixo os requisitos e o link para enviar os dados pessoais:

Metlife – A empresa multinacional americana possui uma vaga aberta para especialista de sistemas. A empresa requer ensino superior completo em cursos relacionados a TI, conhecimento em ferramentas de integração de dados (ETL) e modelagem de dados (Datawarehouse e Datamart), experiência em desenho e construção de processos ETL e modelagem dimensional e nível avançado nos idiomas espanhol e inglês…

EFAP vai oferecer aulas de segurança na internet para 6 mil professores da rede estadual de SP

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) oferecerá para 6 mil professores da rede estadual de São Paulo aulas de segurança na internet.

As atividades consistem em cinco módulos e são realizadas remotamente. Segundo o EFAP, o conteúdo mostrado vai abranger metodologias de uso seguro, ético e responsável da internet, e com reflexos no processo de aprendizagem e que podem ser usadas pelos educadores em sala de aula com alunos.

O conteúdo terá as seguintes disciplinas:

– Internet como ela é (10 horas)
– Como navegar com segurança pela Internet (15 horas)
– Navegação segura: uma discussão a ser ampliada e aprofundada nas escolas (10 horas)
– Guias e manuais (5 horas)
– Avaliação (5 horas)…

Brasil criou quase um acesso banda larga por segundo em um ano

Os acessos à internet banda larga no brasil tiveram aumento de 70% em um ano, totalizando 63,5 milhões em fevereiro. O balanço, divulgado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), mostra a criação de 26 milhões de novos acessos no País nos últimos 12 meses, quase um novo acesso por segundo.

A cobertura dos serviços também tem crescido a um ritmo acelerado. Só neste ano, 119 municípios brasileiros já receberam as redes de terceira geração (3G), que permitem a conexão em banda larga móvel, numa expansão de dois municípios por dia. Em todo o Brasil, 2.769 municípios têm cobertura de internet rápida 3G, concentrando 84% da população do País. As redes de banda larga fixa, por sua vez, estão instaladas em todos os municípios brasileiros, segundo a Telebrasil…

Nokia e Microsoft cortejam desenvolvedores no Brasil

Um auditório com 300 cadeiras ficou repleto de desenvolvedores na última sexta-feira (23), em São Paulo, curiosos para ouvir as primeiras palavras dos executivos da Nokia após a chegada dos primeiros smartphones da empresa com Windows Phone no Brasil. O Lumia 710 e o Lumia 800, dois dos quatro aparelhos da Nokia com o sistema da Microsoft, começaram a ser vendidos no Brasil apenas um dia antes.

Almir Narcizo, presidente da Nokia no Brasil, fez questão de comparecer ao Nokia Developer Day, numa tentativa de atrair desenvolvedores de outras plataformas, como iOS (Apple) e Android (Google), para o “time” do Windows Phone. “Esta semana é a mais importante para a Nokia em toda a sua história no Brasil. Queremos voltar à liderança em smartphones e precisamos muito de vocês”, disse Narcizo, em um apelo aos desenvolvedores na abertura do evento…

73% dos profissionais não falam de trabalho nas redes sociais, diz estudo

Uma pesquisa feita sobre o comportamento de usuários das redes sociais no ambiente de trabalho revela que 73% dos entrevistados não postam comentários sobre questões relacionadas ao trabalho em sites como Facebook, Linkedin, Orkut ou no microblog Twitter. A pesquisa da Adecco, empresa de soluções de gestão de recursos humanos, foi feita com cerca de 500 profissionais.

De acordo com o estudo, 42% não utilizam as redes sociais para se comunicar profissionalmente, 33% dos entrevistados não têm acesso às redes sociais em seus postos de trabalho, 27% das empresas não fazem nenhum tipo de restrição ao uso das redes sociais e apenas 14% dos profissionais utilizam as redes sociais como ferramenta de trabalho…

Candidatos apontam as melhores e as piores perguntas feitas em entrevistas de emprego

Um levantamento realizado pela Curriculum, site de recolocação profissional, com 2.500 candidatos mostrou quais são as melhores e as piores perguntas feitas pelos selecionadores no momento da entrevista de emprego.

Segundo Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, é sempre difícil falar sobre si mesmo, ainda mais num momento em que as suas características e, principalmente, aquilo que você fala podem ser decisivos para a sua contratação ou não.

“Por isso, os candidatos tendem a gostar menos desse tipo de pergunta. Questionar sobre as ambições e a visão de futuro sempre garantem mais conforto aos avaliados”, analisa…

Gerente de TI: saiba como criar o seu currículo

ocê só tem uma chance para deixar sua boa impressão. Essa é uma proposição assustadora frente ao número enorme de currículos destinados ao recursos humanos. Um passo em falso pode facilmente eliminar um profissional de TI de boas chances de se classificar para uma posição valorizada.

O que é pior, uma recente pesquisa da agência Robert Half Technology indica que para a contratação de gerentes de TI, em média, é preciso gastar apenas dois minutos para analisar o currículo do candidato – muito pouco tempo para convencer o empregador que você é a pessoa perfeita para o trabalho.

“Seu currículo deve ser conciso e ir direto ao ponto, caso você queira deixar uma boa impressão em dois minutos”, aconselha John Reed, diretor executivo sênior da Robert Half Technology.

Leia mais para descobrir quais são os erros dos candidatos a cargos de gerência em TI e saiba como evitá-los…

Como não se queimar diante de muitas propostas de emprego

O mercado está aquecido e seu currículo tira o fôlego do mais criterioso dos headhunters. A combinação de ambos fatores não poderia render resultado melhor: enxurradas de (boas) propostas de emprego. Muitas vezes, de uma vez só.

Mas como encará-las sem se queimar com uma ou outra companhia? De acordo com especialistas consultados por EXAME.com, tudo é uma questão de postura, da maneira como você vai se portar diante das empresas com propostas preteridas…

Brasil já é o sétimo maior mercado de internet no mundo

O número de usuários ativos de internet no Brasil, que acessam a rede mundial de casa ou do trabalho, aumentou 16% em 2011, em relação ao ano anterior, atingindo 46,3 milhões de pessoas, segundo dados do relatório “2012 Brazil Digital Future in Focus” elebarodo pela comScore. Segundo a consultoria, isso coloca o país como sétimo maior mercado de internet no mundo.

De acordo com o relatório, os brasileiros passaram 26,7 horas, em média, navegando na web em dezembro de 2011. As categorias mais visitadas foram os portais, seguidos por redes sociais. O destaque nesta última categoria foi o Facebook , que liderou em número de visitantes – 36,1 milhões em dezembro de 2011 – e no tempo gasto pelos usuários, que passaram 4,8 horas, em média, no site…

Entenda o que faz um desenvolvedor de software

O desenvolvedor é o profissional que escreve os códigos para construir as aplicações. O papel do profissional marca o terceiro capítulo da série de Carreiras produzido pelo IT Web em parceria com a Fiap, que explica quais são as áreas de especialização dentro da profissão.

Eduardo Endo, coordenador dos cursos de pós-graduação da Fiap, explica que esse profissional se tornará um arquiteto de informação se seguir as definições estruturais. Porém, para conseguir chegar à ascensão na carreira, é necessário algum esforço. Para se tornar um desenvolvedor, o interessado precisa “conhecer lógica de programação, que pode ser tirada de um curso de graduação. E depois se especializar em alguma tecnologia por meio de cursos ou especializações”, explicou o coordenador…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails