Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 139

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Supercomputador da USP faz 20 trilhões de cálculos por segundo

A Universidade de São Paulo (USP) adquiriu e começa a colocar em funcionamento neste mês um supercomputador que consegue fazer 20 trilhões de cálculos por segundo e é considerado um dos cinco mais rápidos do Brasil. O supercomputador custou mais de R$ 1 milhão e tem 2,304 mil processadores.

A máquina, cerca de 100 vezes mais rápida que o computador mais potente da universidade, será usada pelos pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e do Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul, entidade parceira do projeto. Comprada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), terá 10% do tempo de seu funcionamento destinado à comunidade astrofísica do país…

KPMG inicia seleção de jovens talentos para 2012

A KPMG no Brasil recebe inscrições para a seleção de novos talentos que busquem uma carreira de futuro. Este programa foi desenvolvido especialmente para universitários ou recém-formados interessados em desenvolver-se profissionalmente nas áreas de Audit, Tax e Advisory em uma das quatro maiores organizações do mundo no segmento.

A organização procura talentos com pensamento global, visão de futuro, habilidade analítica e de comunicação, capacidade de organização, disposição para trabalhar em equipe, proatividade, aptidão para lidar com clientes e que estejam cursando graduação a partir do segundo ano (quarto semestre) ou pessoas formadas há no máximo dois anos nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharias, Psicologia, Ciências da Computação, Sistemas da Informação e cursos relacionados à área de Tecnologia da Informação…

Infraestrutura de TI para grandes eventos esportivos. Estamos preparados?

Nos próximos cinco anos, o Brasil será palco de inúmeros eventos esportivos, assim como crescerá em eventos religiosos e musicais. Esta expectativa tem trazido aspectos positivos ao Brasil, no campo do mercado de trabalho e comercial como um todo. Além disso, veremos uma mudança cultural a ser implantada no país.

Dentro dos aspectos positivos que este cenário aponta, percebemos um movimento forte em relação à profissionalização de pessoas ligadas ao mercado de tecnologia, no sentido de buscar informações no mercado exterior, buscar treinamentos dentro de suas empresas ou com parceiros, ou mesmo participar de workshops e fóruns para aprimorar conhecimento…

Banda larga cresce 70% no País em um ano

Segundo balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o acesso a banda larga fixa e móvel no País totalizou 63,5 milhões em fevereiro, um crescimento de 70% em comparação ao mesmo mês de 2011.

Nos últimos doze meses, 26 milhões de novos acessos foram adicionados à base total de clientes de internet rápida no País, o que significa a ativação de quase um novo acesso por segundo.

Do total de 63,5 milhões de acessos alcançados em fevereiro, 16,3 milhões são de conexões em banda larga fixa e 47,2 milhões em banda larga móvel. De acordo com a Telebrasil, a banda larga fixa teve a base de clientes ampliada em 2,4 milhões de acessos nos últimos doze meses, incremento de 18% em comparação com fevereiro de 2011…

Navita oferece 25 vagas para a área de TI

Até o final 2012, a Navita, especializada em Mobilidade e Telecom, espera fechar seu quadro com cerca de 150 funcionários. Para isso, está com vagas abertas para oportunidades efetivas em São Paulo e Rio de Janeiro – onde a empresa tem escritórios –, para as áreas de Desenvolvimento, Comercial, Gestão de Custo e Serviços de Telecom, Alianças & Parcerias, Pré-Vendas e Analista de Processos Especialista em Information Technology Infrastructure Library (ITIL).

Os cargos pedem fluência na língua inglesa e graduação em engenharia de software, ciência da computação, análise de sistemas e outros cursos voltados à área de TI. No próprio site da empresa [www.navita.com.br], é possível se cadastrar. A forma de contrato é CLT, e a empresa oferece treinamento qualificado, assistência médica, curso de idiomas e extracurriculares, além de vale-refeição e vale-transporte…

Conheça sete erros na busca por empregos via web

Quando procuram emprego, muitos profissionais esquecem as regras mais básicas, cometem erros e caem nas armadilhas mais óbvias. O site JobandTalent.com elaborou uma lista dos sete erros mais importantes na busca por empregos via internet, que podem ser facilmente evitados.

1 – Perfil incompleto

Você entregaria o seu currículo em papel sem ele estar completo? Se a sua resposta for “sim”, só podemos desejar-lhe boa sorte. Se a sua resposta for “não”, então também acreditamos que não o fará quando procura emprego por meio da Iinternet. “O perfil profissional exibido nas redes sociais e sites de emprego deve estar completamente preenchido…

Como ter tempo para a educação continuada e o desenvolvimento da carreira

No início de sua carreira em TI, Gerry Halmagyi teve a sorte de ter um gerente que realmente se preocupava com ele a ponto de dar conselhos sobre a importância da educação continuada.

“Nunca pense que qualquer empresa vá se preocupar com o desenvolvimento da sua carreira em geral”, Halmagyi lembra do gerente ter dito. “Você é o responsável pela sua carreira. Você deve manter-se permanentemente atualizado.”

Halmagyi, um veterano de 20 anos da indústria de TI, diz que aceitou o conselho de coração, e por anos perseguiu certificações e desenvolvimento profissional financiados por conta própria e em seu tempo livre. Eventualmente, enquanto estava trabalhando como diretor de na ConocoPhillips, a rotina diária chegou a impedir que dedicasse mais tempo às suas atividades de educação continuada…

Gerente de TI: saiba como criar o seu currículo

ocê só tem uma chance para deixar sua boa impressão. Essa é uma proposição assustadora frente ao número enorme de currículos destinados ao recursos humanos. Um passo em falso pode facilmente eliminar um profissional de TI de boas chances de se classificar para uma posição valorizada.

O que é pior, uma recente pesquisa da agência Robert Half Technology indica que para a contratação de gerentes de TI, em média, é preciso gastar apenas dois minutos para analisar o currículo do candidato – muito pouco tempo para convencer o empregador que você é a pessoa perfeita para o trabalho.

“Seu currículo deve ser conciso e ir direto ao ponto, caso você queira deixar uma boa impressão em dois minutos”, aconselha John Reed, diretor executivo sênior da Robert Half Technology.

Leia mais para descobrir quais são os erros dos candidatos a cargos de gerência em TI e saiba como evitá-los…

W3C: 6 dicas para programar sites e apps acessíveis a todos

O W3C Brasil lidera uma competição entre desenvolvedores com o foco em sites e aplicativos acessíveis, com premiação que chega a R$ 30 mil. O conceito abrange tanto portadores de necessidades especiais – como deficientes visuais e pessoas com dificuldades motoras – quanto facilidade de navegação em ambientes, seja qual for o dispositivo utilizado para a navegação (smartphone, tablet ou PC). Mas o que um programador deve levar em consideração para produzir dentro dessa premissa? O desenvolvedor web da entidade, Reinaldo Ferraz, explicou seis regras básicas para isso.

“Independentemente do motivo, o lema é trabalhar por uma web única, para que o ambiente seja independente do dispositivo ou da forma como a informação é acessada.  Nos primórdios da internet, nos anos 90, o desenvolvimento de páginas era feito especificamente para determinados navegadores. Hoje, isso está no passado e todos os browsers seguem um padrão internacional”, lembrou Ferraz, ao explicar que é possível mudar a forma de trabalhar em prol de um ambiente onde todos possam ter contato com o conteúdo web…

Brasil é o maior criador de empregos na América Latina, diz pesquisa

A expectativa mundial sobre a evolução dos empregos no segundo trimestre deste ano destaca a Índia com 44% da criação de postos de trabalho, seguida por Brasil (39%) e Taiwan (31%), informou nesta terça-feira um representante da firma internacional Manpower.

O gerente para a América Central da companhia de recrutamento de pessoal, o costa-riquenho Eric Quesada, apresentou em entrevista coletiva os resultados da enquete aplicada trimestralmente para determinar o potencial de criação de empregos em várias regiões do planeta.

A consulta, que ouviu 65 mil empresários em 41 países e territórios ao redor do mundo, se aplica a dez países do continente americano, liderados nesta ocasião pelo Brasil, seguido por Peru (27%), Colômbia (18%), Costa Rica (17%), Panamá (16%), México e Guatemala (15% cada um), Argentina (14%), Canadá (13%) e Estados Unidos (10%)…

7 lições que a geração Y pode aprender com os mais velhos

As diferenças entre as gerações no ambiente corporativo já foram listadas, discutidas e experimentadas. Mas, ambos os lados da trincheira admitem: baby boomers, membros da geração X e Y têm muito a aprender uns com os outros.

Dadas as características econômicas e sociais do país, cada vez mais cedo, a geração Y (que nasceu entre meados dos anos 80 e 90) está alcançando a postos mais altos na hierarquia.

Diante dessa ascensão meteórica na carreira, é certo que os executivos mais jovens têm muito a aprender com quem está no mercado de trabalho há mais tempo…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *