Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 133

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Pesquisadores conseguem ler pensamentos usando computador

Pesquisadores conseguiram ler os pensamentos de pacientes usando um computador, reconstruindo palavras a partir de ondas cerebrais.

O sistema é visto como uma maneira de, no futuro, ajudar a “ouvir” pacientes em coma ou que não conseguem se comunicar. Para fazer os testes, os pesquisadores implantaram eletrodos diretamente nos cérebros dos participantes, segundo a agência de notícias BBC.

O estudo, publicado no jornal PLoS Biology, foi dirigido por Brian Pasley, da universidade da Califórnia, Berkeley. Pasley e sua equipe focaram na região cerebral chamada giro superior temporal…

GVT recruta jovens talentos para programa de trainee

A GVT abriu inscrições para o seu programa de trainee 2012. São 20 vagas oferecidas e os interessados poderão se cadastrar através do site da operadora. O programa tem duração de 18 meses e visa formar potenciais gestores para atuação em áreas específicas como Engenharia e Operações, Finanças e Excelência do Negócio, Marketing, Recursos Humanos, Regionais e Tecnologia da Informação.

Para participar, os candidatos devem ter concluído a graduação entre dezembro de 2008 e dezembro de 2011 nos cursos de: Administração de Empresas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Direito, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações, Estatística, Marketing, Matemática, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Sistemas de Informação, entre outros…

Inglês é fundamental para atuar em TI, dizem especialistas

A conhecida carência de profissionais de TI com alta qualificação no Brasil fica mais grave quando as empresas contratantes precisam de um técnico que tenha inglês fluente ou avançado. Esta é a conclusão de especialistas ouvidos pela INFO.

De acordo com analistas de recrutamento, a necessidade de técnicos que falam inglês cresceu pois houve incremento no número de clientes estrangeiros atendidos pelas empresas nacionais. Há também a necessidade de aprender o idioma para saber lidar com softwares escritos em inglês e entender as especificações técnicas dos manuais e guias…

Seu desenvolvimento profissional é sustentável?

Sustentabilidade, ou a criação de prosperidade econômica sem provocar estragos ecológicos, está muito na mente dos executivos de empresas de grandes marcas como as americanas Coca-Cola e UPS.

A sustentabilidade da carreira, ou o desenvolvimento consistente de sua marca pessoal, mensurável, com equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, é top of mind para os milhões de profissionais de TI hoje em dia. O mercado de trabalho de TI está nos estágios iniciais dessa mudança fundamental.

Pesquisa recém realizada pela IT Leadership Academy traça um quadro claro para a compreensão do tipo certo de líder para o tipo certo de tecnologia…

MEC: professores do ensino médio serão primeiros a usar tablets

O uso de tablet na rede pública de ensino vai começar pelos professores do ensino médio. A partir do segundo semestre, o Ministério da Educação (MEC) deve iniciar a distribuição dos equipamentos para 598.402 docentes.

Os primeiros da lista são os professores de escolas que já têm internet em alta velocidade (banda larga), que somam 58.700 unidades. A ideia é o computador portátil chegar a 62.230 escolas públicas urbanas.

Para o MEC, o programa tem mais chances de sucesso se o professor dominar o equipamento e o seu uso, antes de chegar ao aluno. “A inclusão digital tem que começar pelo professor. Se ele não avançar, dificilmente a pedagogia vai avançar”, disse o ministro Aloizio Mercadante. Cursos de capacitação presencial e à distância vão ser oferecidos ao professor, assim que o aparelho começar a ser distribuído…

Brasil supera Japão e é o segundo no Twitter, diz estudo

Segundo dados de um estudo realizado pela Semiocast, o Brasil ultrapassou o Japão e agora é o segundo país com mais usuários no Twitter. Agora, o País possui 33,3 milhões de usuários do microblog, enquanto o Japão conta com 29,9 milhões de tuiteiros. Este estudo confirma informações de outros institutos, que já apontavam o Brasil como o segundo no ranking de usuários do Twitter.

Os Estados Unidos continuam com o maior número de participantes na rede social. De acordo com a Semiocast, de 383 milhões de perfis criados até o final de 2011, 107,7 milhões de foram de americanos, representando 28,1% do Twitter…

Cigam abriu vagas nas áreas de TI e Comercial

A Cigam Corporativa iniciou 2012 com 24 oportunidades de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI) em Novo Hamburgo. Serão contratados cinco Programadores, dois Customizadores, dois Analistas de Testes, seis Analistas de Suporte, dois Gerentes de Contas, um Consultor de aplicação, três Assistentes comerciais / telemarketing, dois Vendedores de Software e um Coordenador de Canais.

Para todos os cargos, oferece salário compatível, plano de participação de resultados, plano de saúde, plano odontológico, Vale Transporte e Vale Refeição, além da chance de qualificação e crescimento profissional…

Como a obesidade pode atrapalhar sua carreira

De acordo com pesquisa realizada no ano passado pelo site de emprego Catho Online, 8,2% dos recrutadores afirmam que evitam contratar candidatos obesos. O dado pode indicar que, dependendo do cargo e da empresa, os “quilinhos a mais” fazem, sim, a diferença.
De acordo com especialistas, não é que os candidatos obesos percam pontos ao serem comparados com outros. Mas, geralmente, os mais esbeltos podem ter chances de se destacar mais. “É como se todos os candidatos estivessem lado a lado em uma fila e os não obesos dessem um passo à frente”, afirma Leandro Muniz, gerente da empresa de recrutamento Michael Page em Curitiba…

Desenvolvedor do menor e mais barato computador do mundo fala com o Olhar Digital sobre sua criação

No começo do ano o Raspberry Pi, o menor e mais barato computador do mundo, começou a ser produzido. Consumidores se interessaram pela máquina e começaram a se questionar: como é possível fabricar um equipamento tão barato? A resposta é muito simples: os três fundadores da Raspberry Pi Foundation não pensavam em faturar dinheiro quando desenvolveram o computador.

A ideia era ajudar a comunidade educacional, especialmente na área de ciência da computação, e quebrar o paradigma de que é preciso gastar muito para desenvolver um PC. Além disso, por se tratar de uma fundação sem fins lucrativos, a empresa é proibida por lei de distribuir os lucros das vendas para seus administradores e, portanto, não se preocupa com os balanços trimestrais e sim em ajudar na formação de jovens do mundo todo…

Como reter os talentos da Geração Z?

Uma das características da Geração Z, que se refere aos nascidos na década de 1990, é “zapear”, seja no ato de se comunicar (com a troca constante de diversas redes sociais), na procura por novas tecnologias, e também com tendência maior a mudanças de emprego. Analisando este comportamento, nota-se que cada vez mais os departamentos de Recursos Humanos precisarão pensar em novas formas para reter seus talentos e, assim, desenvolver uma correta política de gestão de pessoas aplicada aos negócios para assim sair do operacional e ir para o estratégico.

Com isso, se cria uma área de planejamento e desenvolvimento de pessoas em RH para pensar na dinâmica da organização…

TI entrega os pontos: traga o seu próprio dispositivo e trabalhe feliz

Nos Estados Unidos, a onda do BYOD (bring your own device – traga seu próprio dispositivo) está tomando conta das empresas. O termo foi criado para definir o atual momento da consumerização da TI, na qual os funcionários dominam a tecnologia atual e passeiam com seus aparelhos na empresa, em casa, no local de ensino, etc. Esse novo usuário quer conexão, acesso ao sistema corporativo e dados. Não importa a hora, não importa o lugar.

É praticamente uma invasão, e que foi detectada por uma pesquisa da Citrix com 700 gestores e profissionais de TI. A maioria (92%) disse que os funcionários já usam o próprio dispositivo no trabalho, com regras sobre isso ou não. Outros 94% declararam que irão implantar uma política de BYOD até 2013…

Por que a segurança não é uma preocupação da geração Y em tecnologia?

Quatro de cada cinco profissionais de TI acreditam que a política de mídia social e uso de dispositivos de sua empresa está desatualizada.
Conforme o levantamento, sete em cada dez admitiram quebrar regras de política de TI frequentemente; e três a cada cinco acreditam que não são responsáveis por proteger as informações e dispositivos da empresa. Isso mostra resultados desafiadores para o departamento de TI…

CEOs projetam aumentos de salário em 2012

A grande maioria – 92% – dos CEOs brasileiros está disposto a dar aumentos salariais aos seus funcionários em 2012, com 40% deles projetando aumentos acima da inflação, medida em 6,07% no passado pelo IPCA.

As projeções são do International Business Report (IBR), realizada pela Grant Thornton e divulgados nesta quinta-feira, 02, pela Revista Amanhã.

A média mundial não ultrapassa os 66%, com apenas 14% tendo intenção de oferecer incremento superior à inflação de seus países. O estudo, trimestral, é feito a partir de entrevistas com os presidentes de mais de 11 mil empresas em 40 países…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *