Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 131

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Instituto oferece cursos grátis de TI

O Ietec (Instituto de Educação Tecnológica) oferece diversos cursos, entre eles há treinamentos grátis na área de TI.

Algumas aulas são realizadas online e outras são presenciais. Os cursos estão divididos nas seguintes classificações: gestão e tecnologia da informação, gestão de projetos, gestão e tecnologia industrial, meio ambiente, manutenção e inovação e criatividade.
Veja a seguir alguns dos treinamentos: governança de TI na prática, CRM – gestão do relacionamento com o cliente, gestão de projetos em TI, implantação da metodologia de gestão de projetos nas organizações e liderança em gestão de projetos…

Novo site do Google dá dicas de segurança e explica a web

Essa pessoa lhe parece familiar, pergunta o Google em seu mais recente post, logo antes de descrever alguém que pouco ou nada entende de tecnologia. “Ele não pode ser incomodado por um pedido de senha toda vez que está jogando Angry Birds. Quando precisa de uma senha, para seu e-mail ou para usar no site do banco, ele escolhe uma que seja fácil de lembrar como o nome da sua irmã e usa a mesma para cada site que visita. Para ele, os cookies vêm da padaria, os endereços IP são locais de Propriedade Intelectual e um resultado de pesquisa do Googole correto é basicamente mágica”…

Resultados de IBM, Intel e Microsoft indicam demanda forte em TI

As projeções otimistas feitas pela IBM e os resultados positivos de Intel e Microsoft sugerem que as grandes empresas estão deixando de lado o nervosismo quanto ao crescimento econômico e ampliando os gastos com tecnologia.

A IBM, quarta maior companhia mundial de tecnologia, superou com facilidade as expectativas de Wall Street quanto ao lucro no quarto trimestre, e projetou crescimento de 10 por cento para o lucro deste ano.

A Intel, maior fabricante mundial de processadores, anunciou planos ambiciosos de investimento depois de reportar resultados trimestrais que superaram as previsões de analistas.

Os resultados da Microsoft, no geral, se enquadraram às expectativas, com o crescimento em operações com servidores e ferramentas compensando a fraqueza nas vendas do Windows para computadores…

Rede social para cientistas passa de 1 milhão de seguidores no mundo

Uma espécie de Facebook acadêmico é a aposta de cientistas e pesquisadores para trocar artigos, informações e experiências. O ResearchGate, criado em 2008 pelo médico alemão Ijad Madisch, ultrapassa 1,3 milhão de usuários em todo o mundo – 40 mil deles brasileiros.

Segundo a responsável pela comunicação da rede social, Lalita Balz, o principal objetivo é oferecer a oportunidade de discutir tópicos específicos em grupos online, baixar publicações e pesquisar em sete diferentes bancos de dados ao mesmo tempo.

“Além disso, os profissionais podem procurar empregos fora do país e se informar sobre conferências internacionais”, diz Lalita…

Artech promove concurso para desenvolvimento de aplicativos

A Artech, companhia especializada em soluções de desenvolvimento, realiza o Smart Challenge, concurso para desenvolvedores de aplicativos para smart devices. A competição é direcionada para estudantes de universidades públicas e privadas de todo o Brasil com conhecimento em base de dados e programação. De acordo com a empresa, os apps deverão ser desenvolvidos com base na plataforma GeneXus.

As inscrições vão até 9 de março e podem ser feitas individualmente ou em dupla por meio do site da competição. Os interessados devem enviar a ideia e aguardar o contato da Artech, que avaliará as condições de realização do projeto, informa a companhia…

Dicas para gerenciar melhor o tempo no comando da TI

Como você gasta seu tempo é mais importante do que como você gasta o seu dinheiro. Erros no gasto do dinheiro podem ser corrigido, mas o tempo é perdido para sempre. Uma melhor gestão do tempo é há muito um elemento presente nos objetivos que muitos CIO pretendem atingir.

Em 2011, líderes de TI participantes do estudo State of the CIO, da revista CIO americana, foram convidados a dizer como gastam seu tempo agora e onde eles gostariam de gastar seu tempo nos próximos dois anos. A partir das respostas a essas duas perguntas, criei o que chamo de um Índice de prioridades futuras, que mapeia onde os CIOs afirmam que querem passar mais tempo contra o que os mantém ocupados agora…

Site brasileiro ajuda quem gosta de “dar uma de cupido”

Um novo site brasileiro promete dar uma mãozinha para quem gosta de dar uma de cupido e apresentar amigos em comum. O FimdaBusca também um aplicativo para Facebook.

O serviço possui uma ferramenta chamada de Operação Cupido, que, como indica o nome, permite enviar e-mails para os dois escolhidos. Ela pode ser acessada diretamente pelo site ou pela página no Facebook.

O “padrinho” ou “madrinha”, como são chamados os cupidos da vez, podem ainda escrever recados individuais e uma mensagem comum sobre quais afinidades acredita que eles possuem, nas mensagens enviadas para os indicados….

Fusões e aquisições viram oportunidades para carreira em TI

Não basta ir às compras, é preciso que as empresas em negociação se atentem para que a integração de dados e sistemas não seja frustradora. Essa é apenas uma das questões que deve ser analisada pelo crescente mercado de fusões e aquisições que, consequentemente, tem gerado uma grande procura por especialistas da área de TI com visão de negócio.

As principais qualificações exigidas do profissional estão relacionadas a conhecimentos sobre segmentos específicos de negócios, arquiteturas de soluções e protocolos, além do experiência com as principais plataformas e produtos de fabricantes como Oracle, IBM, Microsoft e SAP. Gestão de pessoas e processos, vivência em projetos de alcance internacional e fluência em inglês e espanhol complementam o perfil…

Teletrabalho exigirá novos controles de hora extra

A nova regulamentação que entrou em vigor no Brasil, acabando a distinção entre trabalho na empresa, em casa ou a distância, vai exigir que as empresas adotem medidas para evitar questionamentos futuros na Justiça. Pela lei, empregados com carteira assinada, que não exerçam cargos de confiança, que receberem e-mails, mensagens pelo celular corporativo ou que sejam requisitados por qualquer outro meio para desempenhar tarefas fora da sua jornada de trabalho, poderão ganhar hora extra.

Os direitos do profissional remoto foram conquistados por meio da Lei 15.551/2011, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 15 de dezembro último, que alterou a Consolidação de Leis do Trabalho (CLT)…

Ataques dos Anonymous: entenda como funciona o sistema para derrubar os grandes sites

Uma espécie de guerra virtual começou após o fechamento do Megaupload pelo FBI, na tarde desta quinta-feira (19/01). Logo em seguida, o grupo de hackers Anonymous iniciou uma série de ataques a outros sites – Universal Music, Departamento de Justiça dos Estados Unidos, US Copyright Office, Warner Music Group e até o próprio FBI -, em protesto ao fim do conhecido site de arquivos digitais.

Mas como fuciona esse sistema usado pelo Anonymous para atacar e derrubar grandes portais? Por mais complicado que pareça, é tudo bem simples, e conhecido popularmente como ataque de negação de serviço, ou simplesmente DDoS (Denial of Service, na sigla em inglês)…

Entrevista de emprego: como responder perguntas (muito) pessoais

Você já infringiu alguma lei? Utilizou drogas ilícitas? Por mais que as perguntas possam ser consideradas invasivas pelo candidato, em algumas empresas, principalmente nas multinacionais, esse tipo de questão é considerada essencial em um processo de seleção.
Alexandre Fantozzi, sócio da empresa de recrutamento e seleção Fantozzi & Associates, explica que alguns clientes não dispensam esse tipo de pergunta, pois determinadas colocações exigem habilidades específicas. Nesse caso, a reação do candidato e a maneira que lidará com a questão são os aspectos relevantes para os recrutadores…

Sopa: 10 fatos que você precisa saber sobre a lei antipirataria

Os projetos de lei antipirataria norte-americanos Stop Online Piracy Act (Sopa) e  Protect IP Act (Pipa) do Senado, causaram uma onda de protestos de vários sites e empresas de internet dos Estados Unidos. Cerca de sete mil sites cessaram seus serviços na quarta-feira (18/01) (como foi o caso da versão inglesa do Wikipedia) ou alteraram seu design para demonstrar sua oposição (como fizeram o Google e o Mozilla).

Parece que o movimento surtiu efeito e agora os projetos perdem força entre os políticos. Mesmo assim, com a oposição tomando forma, vamos ver como se encontram os projetos de lei:…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *