Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 122

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

SAP Labs abre inscrições para estágio

O SAP Labs Latin America abriu nesta quinta-feira (17) as inscrições para a próxima edição do Programa de Estágio Job Rotation.

A empresa selecionará 20 estudantes de graduação em TI, ciências da computação ou áreas afins. Os interessados devem cursar a partir do segundo semestre. O estagiário passa seis meses em cada uma das quatro áreas distintas dentro do SAP Labs durante todo o período de treinamento…

Brasil: banda larga pré-paga pode ampliar acesso, diz Intel

Baseada em experiências de países como Indonésia, Índia, Tailândia e Turquia, a Intel negocia com os setores público e privado a implantação de um programa de banda larga pré-paga no Brasil. Segundo o diretor de Expansão de Mercado da Intel Brasil, Fabio Tagnin, o País precisa de novos modelos de serviço para que mais pessoas tenham acesso à banda larga, que ele considera cara, lenta e concentrada nas mãos de poucos. “No ritmo que estamos, levaremos décadas na América Latina para chegar ao nível que está a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)”, afirma.

O plano ainda é uma “ideia”, segundo Tagnin, e a Intel está negociando uma forma de fazer isso envolvendo as teles. Entre as experiências internacionais, a Índia apresentou um aumento de 30% na receita das operadoras. No Sri Lanka um plano de cartões pré-pagos para acesso 3G fez dobrar o número de usuários de banda larga em um ano…

CPM Braxis Capgemini abre 150 vagas em SP

A CPM Braxis Capgemini, parte do Grupo Capgemini, abriu 150 vagas no Estado de São Paulo, na área de TI, para cargos de estagiário, programador, técnico, operador, analista e consultores de aplicação e infraestrutura de serviços, em todos os níveis. Há também posições em nível gerencial, para as quais é necessária a disponibilidade do candidato atuar em âmbito nacional. Os selecionados participarão dos mais diversos projetos desenvolvidos pela empresa.

Os interessados devem ter formação na área de TI e disciplinas correlatas e experiência em diversas tecnologias como Web, Mainframe, ERP e Suporte…

Pacotão de segurança: carreiras em segurança e redes sem fio

>>> Estudando segurança
Quero me formar em segurança digital, por onde devo começar?
Thiago Pires

O mercado de segurança está começando a entender que não existem “especialistas em segurança digital” – ou segurança da informação, como é mais comumente chamada. O que existe hoje são ramos de estudo, cujos conhecimentos necessários, aplicações e focos são bem distintos…

7 dicas de liderança para gerar resultados

Liderar é sempre um desafio, afinal como um gestor deve se portar para tirar maior proveito da sua equipe? Porque o papel do líder é tão importante? Quais características ele precisa ter? O que distingue um líder do outro? Para responder a essas perguntas o analista do Gartner, Graham Waller, apresentou a palestra: “As características que diferenciam um CIO – 7 capacidades de liderança que você precisa para gerar resultados, durante Gartner simpósio ITxpo 2011. A apresentação foi feita com base no livro, lançado pelo próprio analista, “The CIO Edge – leadership skills you need to drive results”, ainda sem tradução para o português. Segue abaixo as sete dicas relatadas por Waller:…

Android: 5 elementos essenciais para o desenvolvimento de aplicativos

Duas plataformas de desenvolvimento mobile dominaram completamente o mercado. Android e iPhone simplesmente derrubaram empresas tradicionais que mantinham liderança durante anos em seus segmentos. Estou falando da Nokia e da RIM (Research in Motion). Sendo que, o Android está um pouco a frente do iPhone em market share.

Neste pequeno artigo vou propor um desafio: ensinar o básico de Android em cinco conceitos que acredito serem os pilares do desenvolvimento para esta plataforma. São eles: Activity, Intent, Broadcast Receiver, Content Provider e Service…

Nova tecnologia promete deixar internet mais rápida

Pesquisadores da Universidade do Arizona (Estados Unidos) criaram um novo material que, segundo eles, poderá ser usado para desenvolver a próxima geração de computadores. As informações são do site TG Daily.

Os responsáveis pelo projeto sintetizaram um minúsculo feixe de cristal – o mesmo usado para a construção de fibra óptica – para então chegar ao resultado final. Com isso, o objetivo é potencializar a internet, aumentar a eficiência dos dados trafegados pela corrente elétrica e melhorar a parte física dos sensores tecnológicos contidos nos PCs…

Estudo traça perfil do empreendedor digital brasileiro

Homens na faixa dos 30 anos, com elevado nível de escolaridade, formados em diversas áreas, que empreendem para fazer aquilo que gostam, residentes no eixo Sudeste/Sul do Brasil e sem acesso a investimento para iniciarem suas startups, a maioria mantém emprego para financiar com capital próprio. Este é o perfil do empreendedor digital brasileiro, de acordo com pesquisa encomendada pelo Grupo RBS, que promove o Prêmio RBS de Empreendedorismo e Inovação (PREI).

A pesquisa realizada pelo M. Sense Pesquisa e Inteligência de Mercado entrevistou 770 empreendedores digitais no Brasil entre setembro e outubro. Como empreendedor deste setor considerou-se o fundador de uma empresa ou idealizador de projeto no meio digital…

Precisa aprender sobre o Linux? Aí vão 12 sites para ajudar

Como cada vez mais as empresas se voltam para o Linux para resolver situações criticas, saber que a sua equipe de TI tem os conhecimentos necessários é mais importante do que nunca.

Esse é um desafio significativo, já que a demanda por funcionários que dominam o sistema Linux é muito maior que a oferta, o que os tornam a “matéria-prima” do momento, sendo disputados por empresas de médio e grande porte.

A Linux Fundation afirmou que a habilidade com o sistema operacional é um dos principais desafios reportados pelas empresas que usam o OS, enquanto no site de vagas para TI Dice.com a demanda cresce 31% ao ano, em vez dos 20% gerais.

Então como os profissionais de TI podem conseguir esse conhecimento desejado, seja para um novo emprego ou para o atual? Existem inúmeras oportunidades na internet…

Empresas de TI de SP devem pagar Vale Refeição e PLR, decide Justiça

Desde o dia 4/11, as empresas de Tecnologia da Informação (TI) do Estado de São Paulo estão obrigadas a pagar o Vale Refeição, no valor mínimo 10 reais para  jornada de 8h e de 8 reais para quem trabalha 6h. O direito é referente à data-base da categoria, isto é, as empresas que ainda não implementaram o benefício devem pagá-lo de forma retroativa a janeiro deste ano.

As companhias do setor deverão também, em 15 dias, criar uma comissão de empregados para, em no máximo 60 dias, apresentar programa de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), sob pena de multa de 1000 reais por dia…

Como ser formal e simpático em um e-mail profissional

Mais do que apenas revisar o e-mail para evitar erros de português há alguns aspectos que devem ser considerados antes de você clicar no botão enviar. A formalidade em excesso pode agradar alguns, mas provocar estranhamento para outros. A informalidade, por outro lado, não deve ser usada.

Lígia Marques, consultora em etiqueta, marketing social e mídias sociais, ensina que no caso de ser o primeiro contato, o profissional deve explicar, com certa formalidade, como conseguiu o contato da pessoa. “O profissional deve pedir ‘permissão’ à pessoa e não mandar uma proposta em anexo ou uma longa mensagem de uma vez, por exemplo”, afirma…

Quem tem medo da entrevista em inglês?

Você está preparado para uma entrevista em inglês? Apesar dos avanços, uma parcela ainda pequena de executivos brasileiros domina bem o idioma. É o que mostra uma pesquisa da consultoria de recursos humanos Michael Page. Segundo o estudo, só 33% dos profissionais do Brasil consegue se comunicar com desenvoltura em inglês, um índice que nos coloca atrás do México, Argentina e Chile. O levantamento da Michael Page mostra que nesses países a fluência dos executivos é de 52%, 49%, 46%, respectivamente.

Para o consultor de RH Rogério Sepa, da DBM, a longo prazo essa limitação complica o avanço na carreira. Porém, enfrentar uma entrevista em outro idioma não é um bicho de sete cabeças. Um dos tabus dessa etapa do processo seletivo é a exigência do nível de inglês acima da real função do candidato. “Isso acontece em algumas empresas porque o contratante quer testar o profissional já pensando em um futuro plano de carreira”, esclarece…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails