Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 120

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Grupo ASSA abre 100 vagas na área de TI

O Grupo ASSA, companhia de consultoria e outsourcing, abriu 100 vagas de emprego na área de TI.

As vagas são para os níveis júnior, pleno e sênior nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, São José dos Campos e Curitiba. Os novos profissionais irão atuar em consultoria, desenvolvimento, suporte e projetos.
A empresa procura profissionais com conhecimento em SAP e Oracle, programação ABAP e fluência em inglês.

O processo de seleção conta com análise de currículo e entrevista presencial com o RH e com o líder técnico. A empresa oferece assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, ticket refeição e vale-transporte…

Estudo: Geração Y ficou no passado. Agora, estamos na Geração Mobile

Esqueça aquele ditado de que fazemos parte da Geração Y. Duas pesquisas realizadas pelas empresas Nielsen e Forrester revelam: estamos na Geração Mobile. Isso porque o celular se tornou um acessório de uso contínuo no dia a dia, seja para fazer ligações, mandar e-mails, tirar fotos ou acessar a internet, por exemplo.

O estudo da Nielsen aponta que 62% dos usuários de telefonia móvel dos Estados Unidos entre 25 e 34 anos já possuem os próprios smartphones. A penetração da tecnologia entre usuários de 18 a 24 e 35 a 44 anos é de 54%.

Enquanto isso, a pesquisa da Forrester revela que pessoas com menos de 22 anos acessam a internet de qualquer lugar, seja de onde estiverem. Aqueles com idades entre 21 e 31 anos fazem uso da web através de seus smartphones…

Elucid abre vagas para desenvolvedores

A Elucid, consultoria brasileira de tecnologia da informação, está com 21 oportunidades de trabalho em suas áreas de desenvolvimento e consultoria. São 13 vagas para desenvolvedores com perfil PL/SQL, cinco para analistas eletrotécnicos e dois para analistas de sistemas Java.

Segundo a companhia, os desenvolvedores devem apresentar competências em modelagem de dados, análise, definição, manutenção e implementação de sistemas com domínio em Forms & Reports e PL/SQL. É desejável, aponta a Elucid, que o profissional tenha conhecimento em sistemas de billing (para os segmentos de energia, água e gás)…

Dez tendências tecnológicas para 2012, segundo o Gartner

Dez áreas tecnológicas merecem a atenção das empresas hoje e no próximo ano, segundo estudo recém divulgado pelo Gartner. Entre elas, a empresa de consultoria classifica a mobilidade em primeiro lugar, por forçar as empresas a prepararem o seu software de modo a disponibilizarem acesso às aplicações de todas as formas possíveis e promover a consumerização das TICs ou a abordagem “Bring Your own Device” (BYOD) ou “Bring Your own Technology” (BYOT).

Não por acaso, a segunda maior preocupação para a estratégica dos CIO centra-se nas aplicações e interfaces e sua adaptação ao novo ambiente de mobilidade. A Gartner observa que os parâmetros válidos há 20 anos (baseados em janelas, menus e ícones) devem ser substituídos por tecnologias com enfoque na mobilidade, que incluem sistemas de interacção por toque, por vídeo ou por voz, priorizando novos padrões como o HTML5…

CPM Braxis Capgemini abre 30 vagas no Nordeste

A CPM Braxis Capgemini anuncia a abertura de 30 vagas na região nordeste. As oportunidades são para Bahia, Ceará e Pernambuco, informa, para cargos de estagiários, programadores, técnicos, operadores e analistas em todos os níveis. Entre os requisitos estão formação na área de TI e experiência em tecnologias em web e suporte. Para projetos internacionais, exige-se fluência em idiomas como inglês e espanhol.

Segundo o diretor regional da CPM Braxis Capgemini na Bahia e no Nordeste, Fernando Perez, os estados da região e estão mostrando grande potencial de crescimento,com a geração de negócios importantes no segmento de tecnologia da informação, que aumentam a demanda por profissionais especializados…

Revolução corporativa: robôs podem substituir profissionais, diz MIT

As máquinas substituirão humanos em profissões das mais diversas, de modo que a economia global será afetada dramaticamente, afirmaram especialistas da indústria e economistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) durante um simpósio sobre robótica, realizado nesta segunda-feira (31/10). Mais do que isso, destacaram, a transição já começou.

“O que finalmente estamos vendo é que nossos ajudantes digitais não só nos alcançaram, como estão nos ultrapassando”, aponta Andrew McAfee, pesquisador do MIT e coautor do livro Race Against the Machine (Corrida Contas a Máquina). “Em alguns quesitos, elas já são superiores.”…

Brasil supera Alemanha em número de internautas

Um novo estudo do Ibope Nielsen Online, com base em dados de setembro de 2011, mostra que o Brasil já reúne 46,3 milhões de usuários ativos de internet, 14% a mais do que no mesmo período do ano passado. De acordo com o Ibope, o total de brasileiros que acessam a internet a partir de qualquer local, entre eles a casa, trabalho, lan house, entre outros, atingiu 77,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2011.

Com o resultado, o Brasil superou a Alemanha no ranking do Ibope que inclui outros oito países. O País está atrás apenas dos Estados Unidos, em primeiro lugar com 203,4 milhões de usuários de internet, e do Japão, com 62,3 milhões de pessoas conectadas…

69% das empresas já rejeitaram candidato por causa das redes sociais

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Reppler, especializada em gerenciamento de imagens nas mídias sociais, 69% dos 300 recrutadores norte-americanos entrevistados rejeitaram um candidato devido a informações nos perfis de redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter.
Mentir sobre suas qualificações foi apontada como a principal razão pela qual os recrutadores desistiram de contratar o candidato. Em seguida, postagem de fotos e comentários inapropriados, comentários negativos a respeito do antigo chefe. Até falta de habilidade de se comunicar nas redes sociais entrou para o ranking…

Qual o perfil dos gestores de TI na área de saúde?

A tecnologia virou commodity e deixa de ser fator de diferenciação dentro de uma instituição de saúde, por outro lado, ela permeia todos os processos dentro desta instituição, e exatamente por isso, precisa ser aderente a todos eles; eis o desafio de um CIO num hospital.

“A TI já não importa”, afirma o diretor acadêmico do Centro de Pós-Graduação da FIAP, Francisco Amaral, citando um famoso artigo publicado pela universidade norte-americana de Harvard. No artigo “IT Doesn’t Matter”, Nicholas Carr abre o resumo dizendo que à medida que crescem o poder e a presença da tecnologia da informação, sua importância estratégica diminui. Sim, a TI hoje é vista como commodity, e Amaral vê isso de forma positiva…

Computador mais rápido do mundo ganha maior poder de processamento

O supercomputador mais rápido do mundo, conhecido como K, aumentou sua capacidade de processamento para 10,51 petaflops, segundo a Fujitsu e a agência japonesa Riken, envolvidas na fabricação da máquina. São 10,51 quadrilhões de operações por segundo.

O K é formado por 88.128 CPUs interconectadas e ainda estão sendo feitos ajustes de software na máquina –o prazo para que fique pronto é junho de 2012.

Ele, que começou a ser desenvolvido em setembro de 2010, foi escolhido como o supercomputador mais rápido do mundo em junho de 2011, segundo a classificação TOP500, elaborada por universidades alemãs e norte-americanas…

Investir demais em especialização pode prejudicar carreira

Em todas as áreas, há cada vez mais opções de cursos, livros, palestras e atividades voltadas para o enriquecimento do currículo. Começando pela graduação, a vida profissional prossegue para a pós-graduação, cursos de línguas, extensão, atualização e, nos cada vez mais comuns, mestrado e doutorado.

Segundo Fábio Zugman, autor de livros como “Criatividade sem Segredos” e “Empreendedores Esquecidos”, se por um lado a especialização proporciona boas oportunidades, por outro lado é preciso tomar muito cuidado.

Na prática, vemos muitos profissionais se especializando continuamente, sem pensar criticamente no valor real que essas atividades agregam em sua prática profissional…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails