Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 118

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Comissão de educação da Câmara aprova atividade de tecnólogo

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou na proposta que regulamenta o exercício profissional de tecnólogo. Pelo texto acolhido, poderá receber essa designação somente profissional habilitado em instituição de ensino superior oficialmente reconhecida.

O projeto também discrimina algumas atividades de tecnólogos. A proposta ainda terá de passar por outras comissões antes de seguir para o Senado, caso seja aprovada pelas duas casas será encaminhada para sanção da presidente Dilma Roussef…

TOTVS libera kit de desenvolvimento para aplicações de TV Digital

TOTVS anunciou nesta quinta (20) que irá distribuir gratuitamente aos desenvolvedores de aplicativos o AstroBox SDK, um kit de desenvolvimento com emulador Ginga para PC. De acordo com a empresa, o objetivo é “incentivar o desenvolvimento de aplicações interativas para TV Digital”. A ação foi batizada pela empresa de “Ginga para todos”.

Para baixar o SDK, é preciso acessar o endereço www.ios.org.br e clicar no banner “Ginga para Todos” (na lateral direita da página), que redireciona ao site do aplicativo. Após se cadastrar, é possível fazer o download e ter acesso a fóruns e a materiais de treinamento…

Facebook procura profissionais no Brasil

Oito das nove vagas são para o escritório que fica na cidade de São Paulo. Já para a vaga na área de segurança, o profissional terá de visitar, constantemente, os escritórios da empresa em outros países na América Latina.
Na página da rede social dedicada às oportunidades de emprego, a empresa diz que o escritório que fica na capital paulista dá suporte a tudo que está relacionado ao crescimento do número de usuários, anunciantes e desenvolvedores do Facebook no Brasil.

As responsabilidades e requisitos para cada vaga estão nos links da tabela abaixo. Além disso, os currículos devem ser elaborados em inglês. Procurado pela INFO, o Facebook não soube informar as datas das entrevistas e salários. O currículo é enviado por meio do botão “Apply for this position”, que fica abaixo dos requisitos de cada vaga…

Senai-SP abre 2.907 vagas em cursos técnicos

Até o dia 9 de novembro, o Senai-SP está com inscrições abertas para 32 cursos técnicos, totalmente gratuitos, em 61 escolas instaladas em 43 municípios do Estado. No total serão 2.907 vagas, sendo 1.252 na Capital, 413 na Grande São Paulo e 1.242 no interior.  As aulas começam no primeiro semestre de 2012.

O objetivo dos cursos técnicos do Senai-SP é proporcionar habilitação profissional em áreas tecnológicas específicas do setor industrial. Os cursos, na sua maioria, têm duração de 1.600 horas (equivalente a dois anos), incluindo estágio supervisionado, que é obrigatório…

Estudo mostra o que mais breca o crescimento das empresas

De acordo com o International Business Report (IBR) 2011 da Grant Thornton, o fator que mais limita a capacidade de crescer e expandir os negócios das empresas brasileiras é a disponibilidade de mão de obra qualificada (54%), resultado bem acima da média global de 26%. A pesquisa engloba mais de 11 mil empresas privadas em 39 países

Os empresários brasileiros são os que mais se preocupam com a falta de mão de obra qualificada, perdendo apenas para a Tailândia (66%). O país que menos se preocupa com esse item é a Espanha (6%). Itália, Alemanha e Tailândia foram os países com o maior aumento de preocupação em relação esse quesito (24 p.p, 22 p.p e 20 p.p, respectivamente).

No Brasil, os itens que menos preocupam os executivos são redução de demanda ou pedidos (8%) seguido de infra-estrutura tecnológica (16%). Outros fatores que restringem a expansão das empresas privadas brasileiras são a burocracia (48%) e o custo de financiamento (34%). Por conta de crise, o fator que mais limita a capacidade de crescer a nível mundial é a redução da demanda (32%)…

Falta de mão de obra barra crescimento das empresas

De acordo com o International Business Report (IBR) 2011 da Grant Thornton, o fator que mais limita a capacidade de crescer e expandir os negócios das empresas brasileiras é a disponibilidade de mão de obra qualificada (54%), resultado bem acima da média global de 26%. A pesquisa engloba mais de 11 mil empresas privadas em 39 países.

Os empresários brasileiros são os que mais se preocupam com a falta de mão de obra qualificada, perdendo apenas para a Tailândia (66%). O País que menos se preocupa com esse item é a Espanha (6%). Itália, Alemanha e Tailândia foram os países com o maior aumento de preocupação em relação esse quesito (24 p.p, 22 p.p e 20 p.p, respectivamente)…

Qual o tamanho de sua conduta e ética profissional?

Após alguns escândalos de fraudes, aquisições por deficiência de capital e intervenções em algumas instituições financeiras, envolvimento de bancos e empresas com políticos, denúncias de desvio de dinheiro, pagamento de propinas, transações não autorizadas, entre outras informações, me pergunto: é ausência de controles, auditorias, índole, ética?

Tais informações que a mídia nos traz todos os dias, em certos momentos, deixam-me cada vez  mais descrente de vários políticos e gestores de empresas;  podemos citar os casos do Banco Santos, Banco Morada, Banco Schahin, Société Générale, Madoff, Banco PanAmericano, UBS, entre outros. Até quando seremos reféns de profissionais sem o mínimo de conduta e ética?…

Como tornar-se um líder estratégico

Antes que eu pudesse construir o valor da área de TI,  eu tive de entender, primeiramente, os objetivos de meus pares. Era tão importante para mim ter tempo para conversas pessoais como era fazer com que a minha equipe entregasse a tempo um projeto que realmente atendesse aos usuários e às necessidades dos clientes.

Tudo começou, claro, com a TI ganhando credibilidade. Isso levou muitos anos, porque embora a base de um provedor confiável de soluções úteis é a credibilidade, foi muito importante ajudar os gestores de minha área a tornarem-se especialistas em negócios. Agora, eles compreendem perfeitamente o que a empresa e nossos clientes precisam…

Como agendar o melhor horário de uma entrevista de emprego?

Na maioria das vezes, o candidato não tem a oportunidade de escolher o horário em que será entrevistado. Entretanto, quando fazem a pergunta “Quando você está disponível para uma conversa”, o que você responde?
Não há uma regra que defina qual o melhor dia ou horário, afirmam os especialistas, mas existem sim variáveis que devem ser consideradas antes que você responda “estou disponível a qualquer hora”.

Para Eduardo Abreu, líder da expertise de Recursos Humanos da HAYS Recruiting experts worldwide, é um mito de que existam horários que são melhores do que outros para entrevistar candidatos…

Candidato com experiência

Foi-se o tempo em que candidatos com mais de 25 anos de idade estavam automaticamente cortados das seleções de trainees. Nos últimos cinco anos, empresas dos mais diversos segmentos — engenharia, tecnologia, telecomunicações — têm buscado nos trainees um perfil mais maduro, alguma experiência profissional e, em certos casos, formação acadêmica mais completa, como especializações e até MBAs.

Há dois tipos de programa voltados a essas pessoas de 26 a 35 anos: os chamados trainees executivos — cujo objetivo é a prospecção de líderes — e o jovens talentos, criado para suprir a necessidade das companhias de atrair especialistas para determinadas áreas em que a oferta de profissionais competentes é considerada escassa.

Nos programas de trainee convencionais, a política das empresas é contratar jovens graduados há, no máximo, dois anos, dando formação para que possam assumir postos de liderança após o período de treinamento. A ideia é que o profissional, muito novo, pode ser moldado de acordo com o perfil da companhia e se adapta melhor à estrutura organizacional, já que ingressa sem vícios…

Como é feita a reciclagem de eletrônicos

A reciclagem de eletrônicos começa com a desmontagem dos equipamentos, que na RecicloAmbiental é feita manualmente. As etapas manuais, para o diretor da empresa, são uma oportunidade de geração de postos de trabalho e de renda com a indústria do setor de manufatura reversa. Miriam Correia Serra (na foto), por exemplo, tem 44 anos e trabalhava como diarista, sem carteira assinada, até começar na empresa de reciclagem, onde está há dois anos.

Funcionários como Miriam desaparafusam as partes do aparelho e separam os componentes de acordo com a reciclagem que será feita na sequência: plásticos, ferros, metais, alumínio e placas de circuitos vão para diferentes usinas.

Saiba o que é feito de cada parte que compõe seus eletroeletrônicos…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails