Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 116

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Instituto Claro busca jovens desenvolvedores

O Instituto Claro anunciou a criação do programa Campus Mobile, um programa de capacitação na área de desenvolvimento para dispositivos móveis.

O Campus Mobile selecionará 100 universitários, preferencialmente dos cursos das áreas de ciências exatas e engenharia, para desenvolver, além de aplicativos, serviços que possam ser acessados por meio de dispositivos móveis.

Os selecionados terão a oportunidade de interagir com especialistas das áreas, participar de eventos, fazer reuniões na Claro, além de contar com um ambiente virtual para a troca de conhecimento…

Governo e setor de telecom vão qualificar 22 mil profissionais

O Ministério do Trabalho, em parceria com o setor de telecomunicações, qualificará 22 mil pessoas para trabalhar na instalação, manutenção e reparo de redes de serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. Nesta sexta-feira, 07/10, a Comissão de Concertação aprovou e formalizou ao Ministério o projeto de financiamento dos cursos de capacitação, que ocorrerá no âmbito do Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq).

Pela proposta apresentada pela Federação Brasileira de Telecomunicações (FEBRATEL) e aprovada por uma comissão tripartite – formada por representantes do governo, trabalhadores e empresas – os cursos beneficiarão trabalhadores do Distrito Federal e de nove Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo…

Veja a lista das cidades atendidas pelo plano popular de banda larga

O Ministério das Comunicações divulgou nesta sexta-feira (7/10) a lista de cidades que serão beneficiadas pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). O projeto vai oferecer internet banda larga a 35 reais mensais.

A princípio, 344 municípios em 18 estados brasileiros terão acesso ao serviço, que será fornecido pelas operadoras participantes em suas respectivas áreas de atuação. As empresas que estão vendendo o plano são Oi, Telefônica, CTBC e Sercomtel com conexão de 1 megabit por segundo…

Steve Jobs: 20 frases que marcaram sua vida e carreira

Além de gênio da informática, Steve Jobs, o cofundador da Apple, era um espirituoso orador. De sacadas empresariais a ensinamentos espirituais, o idealizador do iPod, do iPhone e do iPad conservava a língua afiada, em especial quando comparava seus produtos com os da rival Microsoft.

Leia as frases mais marcantes do ex-CEO da Apple…

Profissionais mais velhos ainda não usam redes sociais, diz pesquisa

Apesar de um elevado número de empresas admitirem usar as redes sociais para anunciar vagas e encontrar profissionais, boa parte dos profissionais com mais de 30 anos ainda não aderiu ao Twitter, Facebook e LinkedIn.

Um levantamento feito pelo vagas.com.br com base em mais de 54 mil currículos cadastrados no site indica que apenas 8% dos profissionais com idade entre 30 e 34 anos têm perfil no Facebook, 9% usam o Twitter e 11%, o LinkedIn. Entre aqueles com mais de 35 anos, a participação é ainda menor: 4% para o Twitter e 5% para LinkedIn e Facebook…

Guia: As abreviaturas mais comuns em conversas no celular

As formas abreviadas de palavras e expressões acompanham a internet desde os primeiros anos da web comercial, nos anos 1990. Mais recentemente, esse fenômeno se intensificou com a popularização dos celulares. As telas pequenas destes aparelhos fazem com que a digitação de textos simples represente um esforço considerável.

Para lidar com esse problema, cada vez mais os usuários de celular usam algumas das abreviaturas conhecidas da internet e criam outras, muitas adaptadas do inglês. A seguir, o iG mostra algumas das expressões mais usadas em mensagens SMS e chats realizados por meio de celulares…

Cinco verdades que todo profissional de cloud computing deve saber de cor

Embora a computação em nuvem já tenha sido bem definida, quem trabalha com tecnologia pode ter dificuldade em alcançar um consenso sobre conceitos que são importantes para o sucesso de seus projetos. Eis cinco ideias importantes – ou que talvez apenas sejam as principais causadoras de mal-entendido – que deveriam ser amplamente compreendidas por aqueles que buscam atuar em cloud computing.

1::Cloud computing não é virtualização.
Parece haver aqui uma confusão eterna, por isso vale dizer: servidores virtualizados não formam uma nuvem. Cloud computing significa autoatendimento (auto provisioning), contabilidade com base em uso e recursos avançados de multitenancy…

5 dicas para empresas desenvolverem aplicativos móveis

Aplicativos móveis estão se tornando itens essenciais para muitas companhias, assim como eram os websites há uma década.
Companhias desejam desenvolver aplicativos móveis, para funcionários e consumidores, mas com freqüência não sabem como ou por que deve fazê-lo, o que sabem é que devem ter um. “Muitas empresas vem até nós pedir para criar um aplicativo para Iphone”, disse Anthony Franco, presidente e co-fundador da firma de design, EffectiveUI. “Nós perguntamos por que e eles não sabem responder”. A EffettiveUI construiu aplicativos para Adobe, Boeing, FedEx, Level3, Microsoft, National Geographic, e TIAA-CREF, entre outros.

Segundo Franco o que está faltando no mercado corporativo é uma estratégia global móvel e a compreensão de como um aplicativo vai ajudar tanto o usuário quanto a companhia que oferece o aplicativo.
Para complicar as coisas, Franco disse que não existe um método pré-estabelecido para escolher as ferramentas adequadas para o trabalho…

É hora de mudar de emprego?

Faça o teste elaborado pela psicóloga Bruna Cardoso e descubra.

Trainee sem sair de casa

Empresas têm investido em programas regionais. Concorrência menor e possibilidade de carreira perto de casa são atrativos para os inscritos
Em geral, quando se fala em programas de trainee, o que vem à cabeça são grandes seleções nacionais e, em caso de aprovação, um período de treinamento de um a três anos na matriz. Isso está mudando. Algumas companhias têm optado por regionalizar seus programas, fazendo seleções em cada estado onde têm unidades. Hoje, os trainees regionais já representam 5% dos programas disponíveis no país, segundo a consultoria Foco talentos…

Entrevista de emprego: por que você foi demitido?

Receber um adeus compulsório (ou, para os mais desafortunados, um até nunca mais) da empresa é, quase sempre, uma situação de muito desconforto para o profissional. Agora, o incômodo pode aumentar quando o assunto vem à tona na entrevista de emprego com a clássica pergunta “Por que você foi demitido?”.

Há quem encontre, nesse momento, o gancho que faltava para desabafar todos os ressentimentos com relação ao antigo empregador. Outros, mais amedrontados, despejam uma porção de justificativas. Além, é claro, daqueles que subestimam o poder do network (ou das buscas no Google) e mentem…

T-Systems abriu mais de 100 vagas para área de TI

A T-Systems, que atua em serviços de Tecnologia da Informação e de Comunicações (ICT), pertencente ao grupo Deutsche Telekom, anuncia 102 vagas para as áreas de Operações, Sistemas da Informação e Administrativa.

As vagas são para atuar nos escritórios localizados na capital paulista, São Bernardo do Campo, Alphaville, Rezende, Juiz de Fora, Blumenau e Curitiba. O domínio do inglês é um dos requisitos para a maioria das vagas e o conhecimento do idioma alemão é considerado um diferencial importante no processo de seleção.

Serviço:

Os interessados devem acessar o site da empresa – www.t-systems.com.br – e inscrever-se na seção Trabalhe Conosco.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails