Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 110

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Dos baby boomers às gerações X e Y: Engajamento, ousadia e inovação

A palestra do professor Graeme Codrington na InTouch 2011 – evento organizado pela Amdocs, provedora de soluções em software para empresas de telecom – se não foi a mais aplaudida, foi, de longe, a mais bem humorada. Sua apresentação, na semana passada, sobre as gerações Y, X e Baby Boomers, motivou gargalhadas de muitos dos presentes, talvez identificados com as situações que descreveu.

“Vocês são daqueles que só assistem DVDs quando seus filhos estão em casa, por não conseguirem mexer no aparelho? E não é nem uma questão de fazê-lo tocar a mídia, o problema é encontrar o controle remoto correto. E na hora de aprender a usar um smartphone novo, vocês leem o manual? Eles nem vêm mais com manual! Ou vocês o entregam aos jovens para que, 15 minutos depois, eles voltem para explicar direitinho o que fazer?”…

Como aumentar a colaboração no departamento de TI

Já faz algum tempo que o gerentes de TI lamentam a tensão entre as equipes encarregadas de mudar o negócio (desenvolvimento) e aquelas responsáveis por mantê-lo funcionando (operações). Na verdade, a maioria das organizações sofre essa maldição, e os estereótipos que refletem essa animosidade não são poucos.

Equipes operacionais, por exemplo, enxergam os integrantes da equipe de desenvolvimento como pessoas sentadas em suas torres de marfim produzindo código de todos os dias, criando aplicativos sem considerar as restrições do mundo real. Por outro lado, desenvolvedores veem o pessoal de operação como mantenedores da infraestrutura, responsáveis por mantê-la sempre disponível, sempre a postos para impedir que ela seja afetada por código mal escrito…

Marco Civil estabelece direitos dos usuários na web; saiba mais

A Câmara analisa o Projeto 2126/11, do Poder Executivo, que estabelece direitos e deveres dos usuários e dos provedores de internet. Conhecida como marco civil da internet, a proposta também estabelece princípios para o uso da rede de computadores no Brasil e determina as diretrizes para atuação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios em relação ao tema.

De acordo com o governo e com informações da Agência Câmara, a proposta tomou como base o documento “Princípios para a governança e uso da Internet”, do comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O texto passou por consulta pública entre outubro de 2009 e maio de 2010, tendo recebido mais de 2 mil contribuições da sociedade.

“A proposta possibilitará um posicionamento futuro mais adequado sobre outros importantes temas relacionados à internet que ainda carecem de harmonização, como a proteção de dados pessoais, o comércio eletrônico, os crimes cibernéticos e o direito autoral, a governança da internet e a regulação da atividade dos centros públicos de acesso à internet”, diz a exposição de motivos do Poder Executivo, que acompanha o projeto…

10 sinais revelam o viciado em redes sociais

Viciados em redes sociais se comportam de forma parecida. Eles preferem a vida online à vida real, em que interagem ao vivo com amigos e familiares. “As pessoas que procuram tratamento em geral são motivadas por outras pessoas, como pais ou companheiro, porque não percebem o quanto isso a esta prejudicando”, diz Dora Sampaio Góes, psicóloga do Ambulatório de Transtornos do Impulso do Hospital das Clínicas (HC), que mantém um grupo de apoio a viciados em internet.

Segundo Dora, o vício em redes sociais é comum em qualquer faixa etária, mas, como em qualquer outro vício, os adolescentes estão no grupo de risco. Pessoas que possuem algum outro disturbio, como depressão, transtorno bipolar, déficit de atenção ou hiperatividade também são mais suscetíveis em se tornar viciada em redes sociais. “O uso excessivo da rede social é quase sempre um refúgio para não lidar com um problema real”, diz Dora…

Quatro erros que as pessoas cometem quando buscam um emprego na web

A internet facilitou o trabalho para quem quer buscar um novo emprego. Hoje, existem diversos sites específicos que mostram as vagas disponíveis no mercado, além disso, as redes sociais servem, cada vez mais, para divulgar oportunidades de trabalho.

A jornalista especializada em carreira e colunista do Wall Street Journal, Elizabeth Garone, alerta que as pessoas precisam evitar alguns erros que são comuns a quem busca um emprego pela internet. A seguir, a especialista cita os quatro equívocos mais frequentes cometidos pelos internautas:…

Conheça a trajetória profissional de Steve Jobs

Steven Paul Jobs fundou a Apple Inc. e foi um dos responsáveis por produtos que revolucionaram não só a indústria da tecnologia, mas também o mercado de entretenimento. Com temperamento controverso polêmico, o norte-americano Steve Jobs, como é conhecido mundialmente, criou um império pessoal de mais de US$ 8 bilhões e angariou milhares de fãs, seja por sua visão de negócios, seja por sua personalidade controversa. Conheça um pouco mais sobre a trajetória profissional do ”dono da Apple”, que anunciou nesta quarta-feira (24) seu afastamento da diretoria-executiva da empresa…

Entenda como funciona a realidade aumentada

A realidade aumentada é um conceito inovador, que combina a captura de imagens com a projeção de figuras em 3D. O efeito dessa combinação de elementos gráficos é uma maior interatividade entre o usuário e o computador.

Sem dúvida, a experiência com a realidade aumentada – ou simplesmente “RA” – vai além de campanhas publicitárias e games mais interativos. Ela também pode ser empregada em material educacional e em procedimentos cirúrgicos a distância. Não há limites para a criação de animações em “RA”, pois elas podem ser geradas por qualquer linguagem de programação.

A sua biblioteca tem o seu código aberto. Nesse caso, programadores interessados em explorar os recursos dessa tecnologia podem aplicar o seu conhecimento usando as biblioteca de “RA”….

Hardware, software e “peopleware”: dilemas da segurança da informação

A padronização de fornecedores de hardware e de sistemas operacionais foi uma das estratégias adotadas pelo CIO da Iesa, Carlos Antonio Bestwina, para facilitar os procedimentos de segurança do departamento de tecnologia. De qualquer forma, a consumeirização dos dispositivos móveis e o chamado “peopleware” – um complemento à engenharia de hardware e software – ainda são impasses no que diz respeito à evolução do controle físico para o lógico.

A apresentação foi feita durante o painel Intercâmbio de Ideias “Dilemas da segurança”, realizada nesta sexta-feira (19/08) durante o IT Forum+, na Praia do Forte (BA). Comparando a arquitetura da área a uma fortaleza, o executivo comentou que as características externas – Gate, Fortfied Wall, Intrusos, Alarmes, Torres de observação e guardas – e as internas – usuários com ecossistemas próprios – são as mesmas…


Como lidar com familiares no ambiente de trabalho?

Para alguns profissionais não é incomum ter que lidar diariamente com o chefe ou colega de trabalho dentro e fora da empresa. A razão é simples, ele também faz parte da família.
A Exame.com conversou com especialistas e reuniu dicas para evitar situações que possam desgastar as relações familiares e profissionais.

Experiência fora

Para a diretora executiva da Career Center, consultoria especializada em gestão estratégica de Recursos Humanos e Outplacement, Karin Parodi, antes de ingressar na empresa da família, o ideal é que o profissional adquira experiência em outros locais. “É importante para criar competências, compreender o mundo corporativo e a aprender a etiqueta das relações de trabalho”, explica…

Excesso de otimismo prejudica a carreira

Você é daquelas pessoas que só se preocupam em ter um plano de saúde quando adoecem? Ou, então, pensa em poupar depois que passa por apuros financeiros e, logo depois, esquece? Se você sempre acha que não há nada com que se preocupar, cuidado: otimismo demais pode bloquear a percepção da realidade e ser a causa de muitos problemas.

O consultor em Gestão de Pessoas com foco na Neurociência Comportamental Eduardo Ferraz explica que muitos profissionais se julgam mais competentes que realmente o são, diminuindo assim a preocupação com a constante atualização profissional.

Nesse contexto, em julho deste ano o IEF (Índice de Expectativas das Famílias), estudo mensal realizado em mais de 200 municípios pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apontou que 78% dos chefes de famílias participantes da pesquisa se sentem seguros com os atuais cargos e, destes, 35,8% estimam um crescimento profissional nos próximos seis meses…

Como encontrar os melhores grupos no LinkedIn para profissionais de TI

Enquanto o Facebook e o Google + dominam as manchetes, atualmente, a rede social LinkedIn tem consolidado a imagem de local mais apropriado para os profissionais, onde podem conhecer outros profissionais, conversar e trocar informações. Ações em grande parte impulsionadas pelas comunidades formadas em torno de interesses comuns, objetivos ou experiências de trabalho. Participando de um grupo LinkedIn é fácil manter-se atualizado com as tendências do setor, fazer contatos valiosos e tornar-se uma referência em sua área de atuação.

Mas, por onde começar? Há mais de 16 mil comunidade relacionados à TI no LinkedIn. Percorrer todas na esperança de tentar encontrar aquelas que valem a pena participar seria uma tarefa inglória…

Engenharia e TI: profissões em alta para as mulheres

As mulheres têm duas características que são essenciais para quem trabalha com tecnologia da informação e engenharia: alto de grau de concentração e atenção aos detalhes. (Qualquer errinho, por menor que seja, pode comprometer a construção de um software ou de um prédio…).

Essas duas áreas passam por uma fase superaquecida, têm salários tentadores e precisam de novos profissionais. E as empresas não estão fazendo distinção de gênero na hora de satisfazer a essa demanda. Aprenda a diferenciar os ramos mais requisitados das áreas do momento:…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *