Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 109

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Brasileiro cria rede social de profissionais

Uma nova rede social chama Beeqo.com está no ar. O principal destaque do serviço fica por conta das indicações profissionais que o usuário recebe. O objetivo é atrair profissionais autônomos.

Ao se cadastrar, o serviço destaca quem o usuário recomenda e também quem aponta para o perfil do cadastrado.  Se não gostar, o profissional também pode cancelar as indicações. Além disso, é possível divulgar fotos e vídeos relacionados ao seu currículo. Leia abaixo a entrevista com Eduardo Farias, idealizador do projeto:…

22 empresas estão com inscrições abertas para trainees e estagiários

Os processos de seleção para estudantes e recém-formados podem ser uma maneira de começar o ano de 2012 dentro de empresas renomadas. Com oportunidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, dentre outros.Veja as companhias que estão com as inscrições abertas em ordem crescente de término das inscrições:…

Intel investe para massificar banda larga pré-paga no Brasil

Interessada em ampliar o consumo de PCs e dispositivos no Brasil, a Intel negocia com o governo, operadoras e fabricantes de modems e microcomputadores um acordo inédito para ampliar a base de PCs conectados à Internet rápida no país. O objetivo é massificar a oferta de banda larga pré-paga por meio do modem de acesso pelas teles fixas e móveis..

A ideia da fabricante é replicar modelos já utilizados em países como Índia, Turquia e Paquistão, revela John Davies, diretor geral do programa Intel World Ahead. Em entrevista exclusiva ao portal Convergência Digital, o executivo se mostrou um entusiasta do potencial do mercado brasileiro para o consumo de PCs e de Internet…


NeoGrid e PUC-RS promovem capacitação gratuita em BI

A NeoGrid, empresa de soluções e serviços de Supply Chain Management, em parceria com o Centro de Inovação da PUC-RS, oferece entre os dias 02 e 17 de setembro curso gratuito de capacitação em Business Intelligence (BI).

Os candidatos ao curso devem ser graduados ou concluintes, ter conhecimentos em modelagem ER, linguagem SQL e em alguma linguagem de programação (C#, VB, Java etc). Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail ci@pucrs.br até 21 de agosto…

Totvs vai capacitar 500 jovens para atuar no Brasil

Para amenizar a escassez da mão de obra qualificada na área de tecnologia, a Totvs promove, a partir de 15/08, o Futuro Programado. O objetivo é capacitar e contratar jovens profissionais, com idades entre 18 e 25 anos, para atuarem como analistas de desenvolvimento e implantação. Ao todo, serão 500 vagas abertas em todo o Brasil, voltadas a estudantes, preferencialmente recém-formados, e tecnólogos nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Engenharias e cursos relacionados a TI.

A grande diferença entre o Futuro Programado e outros programas de recrutamento do mercado é o formato do processo seletivo. Em vez de apenas selecionar pessoas por meio de testes, entrevistas e dinâmicas de grupo, a Totvs avaliará o desempenho do candidato com os produtos da empresa. Dessa forma, o interessado poderá capacitar-se gratuitamente, garantindo que o tempo investido no programa não seja perdido.

Dicas: Seis coisas que podem atrapalhar a sua rede Wi-Fi

Sua rede Wi-Fi doméstica parece lenta? Um estudo recente da empresa inglesa Epitiro, especializada na análise de redes de banda larga, mostra que os consumidores perdem em média 30% da largura de banda oferecida por seus aparelhos quando usam uma conexão sem fios em casa.

Por que a lentidão? Você já deve ter ouvido falar que eletrônicos domésticos, incluindo fornos de microondas, babás eletrônicas e telefones sem fio afetam o desempenho das redes. Para separar os fatos da ficção fizemos uma pesquisa e consultamos um especialista no assunto: Nandan Kalle, gerente da unidade de produtos de rede da fabricante de roteadores Belkin. Veja o que ele tem a dizer sobre as principais causas de problemas…

Como ganhar dinheiro com aplicativos para iPhone e Android

No final de 2008, ao chegar com seu iPod Touch nas mãos em Sorocaba, interior de São Paulo, a primeira coisa que o analista de sistemas Renato Pessanha, 34, fez foi acessar a loja de aplicativos da Apple, a App Store. Ele baixou alguns dos primeiros aplicativos lançados para o sistema operacional iOS, da Apple, mas a maioria deles estava em inglês. “Só tinha um ou dois em português, mas a loja já tinha cerca de 10 mil aplicativos”, diz Pessanha.
Apesar de não conhecer a plataforma, já que a Apple acabava de lançar o primeiro iPhone, a oportunidade de vender aplicativos para um número cada vez maior de usuários chamou a atenção. “Corri para criar aplicativos em português.”…

No trabalho, redes sociais ainda são controladas pelas empresas

A empresa onde você trabalha bloqueia o uso de redes sociais? Se sim, ela não está sozinha – nem mesmo é parte de uma minoria: menos de um terço (29,3%) das empresas dão acesso completo à informação aos seus empregados, como revela uma pesquisa feita nos Estados Unidos. Pela pesquisa, mesmo quando o uso é permitido, para muitos empregados isso não significa que está tudo bem, já que 44% das empresas têm políticas de uso que se estendem até mesmo ao que o funcionário publica de casa, quando não está trabalhando….


Guarulhos tem 585 vagas em cursos profissionalizantes

Terminam em 5 de setembro as inscrições para os cursos gratuitos de formação profissional do CTMO, programa de qualificação profissional da Prefeitura de Guarulhos que completa 40 anos e já formou mais de 28 mil pessoas.

Dessa vez, serão disponibilizadas 566 vagas para habilitações como auxiliar administrativo, cabeleireiro, controle de medidas, corte e costura básico, costura industrial, eletricista instalador, informática básica, informática com ênfase em web designer, leitura e interpretação de desenho técnico mecânico, leitura e interpretação de comandos e projetos elétricos, montagem e manutenção de computadores e rede de computadores….

Navegar na web durante o trabalho pode melhorar produtividade

Um estudo realizado pela Universidade Nacional de Cingapura afirma que navegar na internet, atualizar o Facebook ou publicar mensagens no Twitter no trabalho pode aumentar a produtividade.

De acordo com os cientistas que realizaram o estudo com 96 pessoas, “navegar na web ajuda o indivíduo a se recuperar”. Na prática, o uso da web ou o acesso em redes sociais pode ajudar o trabalhador a se recuperar mentalmente após longos períodos de trabalho.

O estudo afirma que navegar na internet é melhor para a produtividade do que conversar ou mandar mensagens para amigos pelo celular ou por e-mail. Ainda, a universidade aponta que tentar proibir que o funcionário de acessar a web só faz o indivíduo navegar ainda mais…

Se não fundamentados, projetos de TI tendem ao fracasso

Na correria do dia a dia, os projetos de TI acabam não sendo bem fundamentados – muitas vezes pela falta de atenção concedida, pela diretoria, ao departamento –  resultado em problemas de finalização. A opinião foi dada por Walter Sanzovo, CIO do Grupo Usina São João (USJ), durante apresentação sob o tema “Antes da TI, a estratégia”, formatada na sessão Intercâmbio de Ideias, durante o IT Forum+.

O encontro – que reúne 130 CIOs e cerca de 40 patrocinadores na Praia do Forte (BA), entre 18 e 21 de agosto – contou com a apresentação de cases dos participantes. Sanzovo apresentou a mudança do modelo de gestão do departamento da USJ, uma empresa com mais de 60 anos, focada na moagem de cana-de-açúcar…

Virtualização do usuário: o próximo passo

A virtualização do usuário constitui o próximo passo na evolução tecnológica: não se trata da virtualização de pessoas, mas sim da separação entre os atributos únicos dos seus ambientes de trabalho, o dispositivo cliente e a imagem do desktop virtual.

A ideia é permitir o acesso de qualquer dispositivo conectado à Internet – seja um notebook, um tablet PC ou um smartphone – a esse ambiente. Isso é feito independentemente de implicar a execução de um sistema operacional nativo do Windows, Mac ou Android. Essa capacidade de atingir a portabilidade sem rupturas através de vários tipos de dispositivos já está disponível, embora ainda em evolução…

Brasil se torna 3º maior em vendas de PCs no 2º trimestre

O volume de PCs vendidos no Brasil alcançou 3,86 milhões de unidades no segundo trimestre deste ano, um recorde histórico, e 12,5% superior ante o mesmo período de 2010. Com o resultado, o Brasil superou o Japão no trimestre e se tornou o terceiro maior país em vendas de PCs, ficando atrás somente de Estados Unidos e China. O número representa o segundo recorde consecutivo, já que o anterior havia sido atingido nos primeiros três meses do ano.

O desempenho foi impulsionado preponderantemente pela expansão da comercialização de notebooks, que saltaram 26,7% e ficaram em 1,987 milhão, representando 51,5% do total. Já na comparação com o primeiro trimestre deste ano, as vendas de notebooks tiveram alta de 10,5%. As vendas de desktops, por outro lado, registraram apenas um ligeiro aumento de 0,5% ante o segundo trimestre do ano passado e totalizaram 1,872 milhão no período de abril a junho deste ano…

Dilma anuncia a criação de universidades e institutos federais

Nesta terça-feira (16) a presidente Dilma Rousseff anunciou em Brasília a criação de quatro novas universidades federais, além de novos campi universitários e 120 unidades de escolas técnicas. Serão duas universidades na Bahia, uma no Ceará e uma no Pará. Essa medida faz parte da terceira fase do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Além das universidades, 120 municípios ganharão Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia com previsão de conclusão em 2014, de acordo com Ministério da Educação (MEC). Segundo a presidente o objetivo é promover a interiorização da educação profissional e superior. Atualmente estão em construção 88 unidades, que teve início no governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva…

YouTube lança guia para te ajudar a ficar famoso na internet

Pensando em se tornar uma estrela do YouTube, mas não sabe por onde começar? O próprio site pode te ajudar. O portal de vídeos lançou um guia completo que ensina como os produtores de conteúdo podem tirar vantagens da plataforma.

O novo documento, chamado de Creator Playbook , tem 70 páginas e foi discutido nesta sexta-feira (19/8) na conferência VidCon, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A ideia é que com o guia, o YouTube incentive as pessoas a criar vídeos com conteúdo de qualidade para internet….

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *