Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 107

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

Habilidades de TI que gerentes de RH estão buscando

Você já se perguntou quais são as habilidades emergentes de TI que atualmente estão chamando a atenção na contrataçao de gerentes de TI? O site de carreiras Dice.com mantém-se informado das que mais os empregadores estão buscando, e também capta quando novas habilidades começam a aparecer por meio das palavras-chave que são mais procuradas por eles.

Muitas vezes, as novas tendências aparecem primeiro nas buscas do banco de currículos do Dice, já que 80% dos empregadores fazem essa procura antes de postar as vagas que querem preencher, diz a diretora da Dice.com, Alice Hill. “Isso nos dá indício de algumas tendências que estão surgindo.”…

Brasil e China vão construir centro de nanotecnologia em SP

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira que o governo brasileiro vai construir um centro de pesquisas em nanotecnologia em Campinas, em uma parceria com a Academia Chinesa de Ciências. O centro deve realizar pesquisas em biotecnologia e outras ciências especiais.

O ministro acertou nesta quarta-feira detalhes da parceria em uma reunião com representantes da academia chinesa durante o 4º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria. De acordo com o ministro, o memorando que formalizará o acordo será assinado durante uma viagem que ele fará à China e também à Coreia do Sul, nos próximos dias…

Medalha de ouro em Olimpíada de Informática aprendeu a programar aos 11 anos; conheça

Felipe Abella, 18, é paraibano e foi o destaque da Olimpíada Internacional de Computação realizada na Tailândia, na semana passada.  A razão? Bom, ele é só o primeiro brasileiro a conseguir uma medalha de ouro em uma das competições de programação mais difíceis do mundo para alunos do Ensino Médio e do primeiro ano de faculdade.

A competição, que existe há 22 anos, consiste em resolver problemas de programação sugeridos pela organização, composta por grandes empresas. Os estudantes recebem desafios nos dois dias de competição, que devem ser resolvidos em até 5 horas…

Mesmo em férias, brasileiros conferem e-mail corporativo

Pesquisa realizada pela IDC, encomendada pela Unisys, revela que revela que 36% dos brasileiros entrevistados checam seu e-mail do trabalho durante as férias. O estudo Consumerização de TI entrevistou 306 funcionários, residentes nas principais cidades do Brasil, que usam dispositivos móveis e redes sociais no do seu dia dia no ambiente de trabalho.

Mesmo nos dias de folga, 77% dos consultados afirmaram que conferem seu e-mail pessoal. Outras situações inusitadas em que os brasileiros entrevistados relatam abrir seu e-mail profissional são: assistindo televisão (40%); no carro, como passageiro (42%); numa reunião de família (21%); na cama (20%) e no carro, dirigindo (18%).

Os usuários de IPad corporativo tendem a trabalhar mais a partir de diferentes lugares e situações, do que aqueles que usam outros dispositivos, segundo o levantamento. Enquanto pouco mais de 1/3 afirma acessar o e-mail profissional nas férias, esse número sobe para 45% entre os que utilizam o tablet corporativo, ou seja, quase metade dos brasileiros consultados…

CPM Braxis Capgemini abre 255 vagas

A CPM Braxis Capgemini, empresa de soluções de TI do Grupo Capgemini, anuncia abertura de 255 vagas de trabalho em nove estados brasileiros. São oportunidades para estagiários, programadores, técnicos, operadores, analistas, especialistas e consultores em todos os níveis, além de executivos e gerentes.

Podem se candidatar os interessados com formação na área de TI e em áreas como Web, Mainframe, ERP e Suporte. Para projetos internacionais, é necessário conhecimento do idioma inglês ou espanhol…

Cloud vai impactar mão-de-obra de TI

A adoção cada vez mais massiva da computação em nuvem terá diferentes impactos entre os profissionais de TI. Para Sanjay Mirchandani, CIO da EMC, o uso da nuvem vai provocar a criação de novos perfis profissionais e a extinção de outros. “Os profissionais de TI precisam estar prontos para mudar”, afirma.

O executivo vê impactos em diversos níveis. O primeiro deles nas áreas operacionais, onde até bem pouco tempo não existiam, por exemplo, gerentes de produtos. “O uso da nuvem vai exigir um profissional com este perfil, que tenha foco nos produtos baseados em nuvem que a empresa utiliza”, diz. Por outro lado, devem perder importância os gerentes de projetos…

Alunos do Rio criam site que avalia se professor é ‘carrasco ou mamata’

Pelos corredores das universidades de todo país é comum encontrar alunos comentando sobre o desempenho de professores de diferentes disciplinas. Uns são conhecidos como autoritários, outros são rígidos e existem aqueles que não aplicam prova. Para acabar com o boca a boca e ajudar os alunos na hora de escolher um professor, três amigos criaram um site de avaliação que permite que os próprios alunos votem se o professor é “carrasco ou mamata”.

O site foi criado na semana passada. Segundo um dos criadores, o estudante de engenharia de computação da PUC-Rio, Igor Blumberg, nesse período, 19 mil professores universitários de todo o Brasil já foram cadastrados no banco de dados e 200 mil pessoas acessaram o site…

“Todo subordinado quer matar o chefe”, diz especialista

“Todo subordinado quer matar o chefe, simbolicamente, para tomar o lugar dele”, afirma Mariá Giuliese, consultora especializada em psicanálise e psicologia organizacional.

Para ela, o chefe é a figura de autoridade que o criador da psicanálise, Sigmund Freud, representava como pai.

O desejo de matar, porém, quando é expressado nesses termos, significa que existe uma relação doentia, com crueldade ou sofrimento, diz Giuliese.

A especialista em psicologia organizacional e do trabalho Luíza Barros ressalta que a opressão e a falta de liberdade são fatores que alimentam o ódio de subordinados…

Internet: será que o provedor te entrega a velocidade prometida? Faça o teste

O Speedtest.net é um excelente serviço que testa a velocidade de sua conexão em qualquer circunstância, independentemente do sistema operacional ou do computador que você estiver usando no momento. Rápido e eficiente, este testador de conexão gratuito capta seu IP, sua localização e realiza testes de velocidade de download e upload.

Se você está achando que sua internet está lenta demais ou apenas quer confirmar sua velocidade, verificando se é realmente aquilo que o provedor promete, basta acessar o site e iniciar um teste, clicando em “Begin Test”…


Mercado Brasileiro de Segurança da Informação: destaque global

O aumento exponencial, não apenas na quantidade, mas também na complexidade de ataques virtuais é um dos principais impulsionadores dos mercados de segurança da informação na América Latina. Com o crescente amadurecimento dessa indústria em países como os EUA, Inglaterra e Alemanha, a América Latina torna-se prioridade para competidores globais.

Os ataques a sites governamentais e a empresas globais em maio e junho desse ano froam impulsionadores para o crescimento na demanda por soluções e serviços de segurança. Tive a oportunidade de conversar com muitos fabricantes e provedores de serviços de segurança gerenciada e pude perceber que houve semanas intensas envolvendo reuniões com clientes atuais e em potencial.

Atualmente, é muito difícil encontrarmos casos de empresas globais que não consideram a América Latina e principalmente o Brasil como prioridade para investimento em recursos locais, ações de marketing e comunicação corporativa. Algumas organizações importantes que ainda não tinham presença local vêm se estabelecendo na região, principalmente a partir de 2009.

De acordo com estudo recente da Frost & Sullivan, a América Latina apresentou crescimento de 16,6% em 2010, no mercados de segurança de rede (venda de firewall, VPN e IDS/IPS), com destaque para Brasil, Colômbia e Peru…

Como controlar a ansiedade durante o processo de seleção de trainee

Ser aceito como trainee em uma grande empresa é um passaporte para uma carreira promissora. Mas garantir um lugar nestes cobiçados programas não é tarefa simples. Em geral, é preciso passar por muitas etapas de seleção, concorrendo com centenas de candidatos talentosos e muito bem preparados. Como controlar a ansiedade durante estes longos e disputados processos?
A EXAME.com entrevistou especialistas em seleções de trainees para dar dicas de como se prepara para esta maratona. Confira:…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails