Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 104

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

Torne-se inesquecível para o headhunter

A entrevista foi perfeita e você não poderia sair de lá menos confiante. Mesmo assim, dias depois, o headhunter avisa que a oportunidade profissional em questão foi para outra pessoa mais compatível com o perfil da vaga.

Calma. Isso não é sinal de que tudo está perdido. Ou que nunca mais você será contratado para um emprego, por meio daquele recrutador. Ao contrário. Se você se saiu bem durante o processo de seleção e tem um currículo de tirar o fôlego, as chances de que seja convocado para novos recrutamentos são bem concretas.

A dica é mostrar-se disponível e aberto para novas oportunidades – mas sem exagerar…

Dispositivo para roteador permite acessar a internet pela rede elétrica

A Unicoba, empresa que atua no mercado tecnologia, apresentou na feira Eletrolar Show 2011 o  kit Powerline TP-Link que transforma o circuito elétrico em uma rede de dados através de adaptadores conectados em diferentes tomadas. Ligado a um roteador, fornece acesso a internet em qualquer lugar da residência.

Vendido aos pares, os dispositivos são simples de usar, bastando conectar o primeiro na tomada e ao roteador sem fio, por exemplo. Já a segunda unidade pode ficar em outra tomada de qualquer cômodo ou andar da residência.

O Powerline possui criptografia para garantia a segurança dos dados trafegados e ainda suporta velocidade de até 200 Mbps, suficiente para assistir vídeos em alta definição. Possui, também, o recurso de QoS (Qualidade do

Serviço, na sigla em inglês)  que garante a largura de banda necessária para aplicações como voz, vídeo e jogos on-line…

Conheça 10 redes sociais online que exploram nichos e crescem no mundo

Sites de rede social que exploram nichos têm conseguido crescer, paralelamente ao Facebook, reunindo usuários com interesses comuns e investindo em funcionalidades específicas.

Plataformas sociais mais abrangentes, como Orkut, o Facebook e o Windows Live Profile, ligado ao serviço de mensagens MSN, são os líderes entre os usuários brasileiros, mas sites menos conhecidos tem ganhado espaço.

Para analistas de mercado, a atuação de empresas em diversos sites de rede social com públicos e funcionalidades específicas se tornará mais importante, na medida em que eles conquistam mais usuários…

Seis erros estúpidos com orçamento de TI

Seja sincero: Você acha que o orçamento de TI da sua empresa está correto?

Muitos pensam que sim, mas acabam tendo que explicar escolhas erradas que geraram prejuízo para a empresa e para a própria carreira.

Abaixo, algumas coisas que é melhor não fazer:

1. Sempre dizer sim

Dizer sempre sim pode fazer o orçamento sair do controle, dizem especialistas da Tatum, empresa de serviços e consultoria para executivos, que citam o caso de um hospital onde o CIO seguia a diretriz de atender a todas as solicitações. Os executivos seniores instruíram TI a fazer tudo que as pessoas precisassem.

Como resultado, os projetos planejados correspondiam a cerca de 10% do orçamento de 100 milhões de dólares, enquanto os não planejados devoravam 30% dos recursos. O problema é que 60% do budget era gasto com manutenção.

Gorsage diz que as melhores práticas pregam que 70% devem ser dedicados a manutenção, 25% a projetos planejados e apenas 5% a demandas imprevistas…

IBM cria memória 100 vezes mais rápida que o Flash

A tecnologia Phase-Change Memory, uma das novas formas de chips mais rápidos, menores e mais densos destinados a substituir a tecnologia flash, já está em pauta há algum tempo. Agora a IBM avançou ainda mais, tornando a transferência de dados PCM “instantânea” e cem vezes mais rápida que a memória flash.

Os cientistas da empresa em Zurique, Suíça, inventaram a tecnologia enquanto resolviam dois grandes problemas de arquitetura de informação. Os chips PCMs funcionam aplicando cargas elétricas em uma liga especial que pode mudar de formato físico, entre as fases de baixa resistência cristalina e alta resistência amorfa, .

Quando a resistência do chip aumenta, é possível armazenar múltiplos bits de dados, ao invés do único bit que o flash consegue. Combinando isso com uma latência de escrita de 10 microssegundos, o PCM tem um desempenho 100 vezes melhor que a tecnologia anterior….


Ci&T abre 150 vagas para a área de tecnologia

A multinacional brasileira de TI Ci&T, está com 150 vagas de trabalho abertas para estágio e oportunidades efetivas em todo o Brasil. Podem se candidatar profissionais graduados, ou em formação, em engenharia de software, ciência da computação, análise de sistemas e outros cursos voltados à área de TI. Os currículos devem ser enviados para o e-mail rh@cit.com.br. A empresa tem urgência em receber os currículos para o programa de estágio, pois a seleção para o segundo semestre já começou. Para as vagas efetivas, não há prazo determinado…


Setor de TI gera maior demanda por infraestrutura como serviço

As empresas que mais demandam infraestrutura como serviço (Iaas, na sigla em inglês) na nuvem são do setor de TI (fabricantes de software), agências digitais e grandes sites, que precisam de hospedagem para conteúdos. A informação é de uma das maiores fornecedoras de IaaS do País, a Tecla Internet, que começou a oferecer os serviços em 2009.

A companhia, que administra 1,1 mil servidores para mais de 500 clientes, diz que os tipos de sites que procuram os serviços são os de comércio eletrônico ou leilões online, que têm uma enorme quantidade de acessos diários. Para Cristian Gallegos, este setor não tem mais como não terceirizar este serviço…

Escolhas pessoais afetam salários das mulheres

Participar de almoços e jantares de negócios; ser agressivo na busca de metas; reivindicar aumentos de salários; prospectar clientes; trabalhar nos finais de semana; cobrar resultados, cortar custos; viajar com frequência; fazer política para ser promovido. Essas são algumas das muitas atividades “extras” que fazem parte do dia a dia de executivos de empresas nacionais e multinacionais.

No mercado de trabalho, o diferencial não está, muitas vezes, presente nas tarefas que são desenvolvidas, mas na personalidade do profissional que a desenvolve. Nesse sentido, quem exerce melhor estas atividades, o homem ou a mulher? Na era do politicamente correto, quase todos responderiam que tanto faz, o importante seria a capacidade de realização e a produtividade desta pessoa…


1.621 vagas em TI; salários de até R$ 25 mil

O setor de tecnologia da informação é um dos mais aquecidos do país. A previsão da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) é que até 2.020 sejam necessários 720 mil profissionais qualificados.

André Assef, diretor operacional da Desix, consultoria especializada no recrutamento para a área, profissionais que trabalham com arquiteturas e com mobilidade têm espaço no mercado.

Gestores de projetos também são muito demandados. “A alta taxa de insucesso de projetos no passado faz com que empresas precisem contratar profissionais que apliquem metodologias para garantir o êxito”, comenta…

Especialista ensina a criar aplicativos para iPhone

Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de softwares, Ray Floyd estava pronto para enfrentar a nova grande plataforma: o iPhone, da Apple. Ele já trabalhou com Macintosh, mas não recentemente. Estava familiarizado com Objetive-C e já havia desenvolvido software para plataformas móveis. Com o kit de desenvolvimento de software em mãos e 75 milhões de  clientes em potencial, Floyd mal podia esperar para lançar seu primeiro aplicativo para iPhone.

Dois meses depois, ele ainda aguardava e seu entusiasmo já havia se transformado em irritação. Por que? Porque escrever um aplicativo nativo para iPhone pode ser um processo intimidante. Para começar, Floyd descobriu que existe uma enorme quantidade de informação a ser absorvida antes da codificação. iPhone/iPod Touch/iPad possuem plataforma com qualidades e capacidades próprias…

As 10 empresas mais desejadas por jovens no Brasil em 2011

Se você pudesse escolher, em qual empresa gostaria de desenvolver a sua carreira? Para a maior parte dos 40 mil jovens brasileiros que responderam à pergunta, o Google é a empresa em que mais gostariam de trabalhar.

A pesquisa das 10 empresas dos sonhos no Brasil, divulgada pela Cia de Talentos na segunda-feira (27), apresenta a visão dos universitários e recém-formados entrevistados sobre expectativas de formação profissional e retenção e gestão de talentos em grandes companhias.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!