Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 103

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

IBM inaugura centro de pesquisa no Brasil

Com a supervalorização do real e o alto custo da mão de obra, a inovação é a chave para o Brasil ganhar mais competitividade nos projetos de TI e enfrentar concorrentes como a Índia. Foi esse o argumento que o presidente da subsidiária brasileira da IBM, Ricardo Pelegrini, apresentou durante a inauguração ontem à noite (29/06), em São Paulo, do primeiro laboratório de pesquisas da companhia do no Hemisfério Sul.

A IBM Reseach vai funcionar na sede da empresa na capital paulista, conectado à filial do Rio de Janeiro, integrando os laboratórios globais da companhia, que atualmente são nove ao redor do mundo, que contam com mais de 3 mil cientistas e foram responsáveis no ano passado pela criaçao de 5,8 mil novas patentes…

Setor de software cresce 20% ao ano no Brasil

Em 2010, o setor de software e serviços atingiu faturamento de 19,04 bilhões de reais em 2010, um crescimento de quase 21% sobre o ano anterior. Os dados são da 7ª edição da pesquisa “Mercado Brasileiro de Software — Panorama e Tendências”, conduzida pela IDC e divulgada, nesta segunda-feira (27/06), pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES). Com esse desempenho, o setor confirma um ritmo anual de expansão de 20%.

Para o presidente da ABES, Gérson Schmitt, o mercado brasileiro deve manter esta média de expansão nos próximos anos e alcançar a 6ª ou 7ª posição entre os maiores do mundo até o final da década – em 2010 o País ficou na 11ª posição, ante a 12ª no ano anterior. “Em sete anos de pesquisa, o setor tem crescido, em média, 20% ao ano, mesmo considerando os impactos da crise em 2008 e 2009. Essa média deve se manter ao longo dos próximos anos e devemos ficar entre a 7ª e a 6ª posições entre os maiores mercados do mundo no final desta década. Não descartamos a possibilidade de alcançar a 5ª posição”, afirma…

Hacker ético está na mira das empresas

A vulnerabilidade dos serviços online das empresas está na mesa. Nos últimos meses, de sites do governo a páginas de grandes empresas de tecnologia foram atacadas por hackers.
Só em 2010, os prejuízos para companhias de oito países com crimes do tipo foram de 4,6 bilhões de dólares.
Nesse cenário avassalador surge a figura do hacker ético (ou “white hat” em inglês). Com profundos conhecimentos nos macetes das invasões, esses profissionais checam qual a vulnerabilidade dos sistemas das companhias.
“É uma auditoria específica. Ele simula diversos ataques conhecidos para avaliar como o sistema se comporta. A partir disso é possível diagnosticar a segurança da tecnologia”, afirma Rafael Soares Ferreira, sócio-diretor técnico da consultoria Clavis…

Descubra quem é quem no mundo dos hackers

Anonymous: é o nome inventado por cidadãos de identidade desconhecida, que atuam no território digital e cujos ataques se dirigem a órgãos governamentais, para se referir a si próprios. Sua ferramenta mais conhecida é o LOIC. Suas primeiras ações foram contra a doutrina da Cientologia e ganhou importância internacional ao realizar sabotagens contra instituições financeiras em solidariedade ao Wikileaks.

AntiSec: movimento nascido por volta de 1999, e que se opõe à indústria da segurança de computadores, além de se identificar com os princípios do código aberto. Também é a marca deixada nos mais recentes ataques do LulzSec e é a linha que os membros dos grupo seguem…

IBM E CTC/PUC-Rio promovem capacitação gratuita

O Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em parceria com a IBM, está com inscrições gratuitas abertas até dia 06 de julho para a semana de capacitação virtual com foco nas certificações Rational da IBM.
O ciclo preparatório de formação acontece de 11 a 15 de julho, no campus da PUC-Rio, na Gávea. Além disso, será oferecida uma colaboração virtual por meio de comunidades do IBM developerWorks, um portal líder de mercado mundial, que mantém os profissionais de TI atualizados sobre novas tecnologias…

Você é PJ?: cuidados com gestão da conta-corrente pessoal e profissional

Mesmo com a cobrança de tarifas, uma conta-corrente é uma maneira prática de administrar seus rendimentos e pagamentos ao oferecer registros de cheques compensados ou o uso do cartão. Tais informações são garantias da realização de um pagamento ou transferência a um credor. Rastreando as despesas do mês, a conta também permite separar, controlar e poupar o dinheiro de uso pessoal e da empresa.

Porém, o professor do Instituto Mauá de Tecnologia e especialista em ciências jurídicas e sociais Marcelo Laroca afirma que, primeiramente, “o pequeno empresário deve administrar separadamente as contas da pessoa física e da pessoa jurídica”…

Entenda o Plano Nacional de Banda Larga

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quinta-feira (30) que o governo entrou em acordo com as teles sobre a proposta do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que pretende levar internet com velocidade de 1 Mbps para todo o país, com custo de R$ 35 ao mês para os assinantes. Entenda como funciona o PNBL:

O que é o Plano Nacional de Banda Larga?
O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) teve seu lançamento oficial em maio de 2010. Seu objetivo é massificar até 2014 a oferta de acessos de internet banda larga para a população…

Testes para a Super Wi-Fi começam em Cambridge, na Inglaterra

O consórcio para a Super Wi-Fi é formado por grandes empresas como a Microsoft, BSkyB, BT e a BBC e visa desenvolver uma conexão de banda larga que utilize as frequências entre os canais de TV, porém, sem interferir nas transmissões. De acordo com o site Daily Mail, a principal finalidade dessa super conexão seria suprir as necessidades dos aparelhos móveis cada vez mais potentes e que precisam de conexões cada vez mais rápidas.

Esta nova transmissão de dados será feita no chamado “espaço branco” das frequências de TV, entre 470 e 790MHz e o principal objetivo dos testes que começaram nesta semana é mostrar que a Super Wi-Fi não interfere nas transmissões dos canais. Os pesquisadores contam que o poder de penetração destas ondas será muito maior do que o da Wi-Fi convencional, possibilitando uma distribuição em ampla escala, até mesmo municipal, de serviços de internet de banda larga…

Serviços de Datacenter: Brasil é um dos mercados mais aquecidos globalmente

Gostaria de dividir algumas das principais conclusões do mais recente estudo da Frost & Sullivan sobre o mercado de serviços de datacenter na América Latina.
O mercado de datacenter na região esta bastante aquecido, principalmente no Brasil. Alguns exemplos claros são o forte investimento na ampliação de datacenters, abertura de novos centros de dados e investimento em aquisições de empresas e fundos globais em provedoras locais destes serviços.
Provedores globais de serviços de TI ainda possuem liderança no mercado brasileiro, bem como nos mercados do Chile e Argentina. No entanto, players locais estão ganhando presença na região, tanto no que diz respeito à terceirização de infraestrutura de TI quanto em áreas de TI mais avançadas e complexas…

Crítica de chefe serve para aprimoramento na carreira, dizem consultores

Nenhum profissional sente-se confortável quando recebe uma crítica a respeito de seu trabalho. Quando isso acontece, contudo, a postura deve ser de abertura para ouvir.
“Partindo da premissa de que trata-se de uma crítica construtiva, o profissional deve procurar entender o que está sendo dito para seu aprimoramento profissional”, avalia a consultora de recursos humanos Jacqueline Resch.
Ela assinala ainda que o ‘criticado’ não deve sair da conversa com dúvidas. “Ele deve perguntar e pedir exemplos”, complementa José Luiz Bichuetti, consultor e autor do récem-lançado “Gestão de pessoas não é com o RH” (Editora Larousse, 176 págs., R$ 29,90)…

Como agir quando o chefe “dá em cima” no ambiente de trabalho?

Como em qualquer outro ambiente, o espaço profissional possui algumas regras de etiqueta e convivência que mantém o status quo e a eficiência dos trabalhos a serem executados.
Um chefe que passa do limite profissional e “dá em cima” do funcionário com abordagem de caráter sexual está sujeito a consequências que podem ser desde provocar o constrangimento do subordinado a, nos casos graves, ser alvo de processo judicial.
“Se o profissional se sente ameaçado pelo superior, que abusa da autoridade e confiança inerentes ao cargo para ter vantagens sexuais, o caso se configura em assédio sexual”, diz Rosania de Lima, consultora trabalhista do Cenofisco… 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails