Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 102

 

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

Cinco pontos indispensáveis para medir a qualidade do software

Não surpreendentemente, essas dificuldades resultam de um foco incorreto sobre o processo pelo qual o software é construído. Achamos que podemos definir essas atividades e medi-los com precisão para que as pessoas possam ver e focar nas atividades necessárias para criar, melhorar e gerenciar o software.

Mas de nada adianta ter um processo impecável se o produto não está em linha. Infelizmente, esse é o tipo de falha que corremos o risco quando não somos capazes de medir a qualidade do software.

Essa falta de visibilidade sobre a qualidade está na raiz de muitos problemas de gestão de software. Os executivos de negócios não conseguem entender por qual motivo um software custa tanto…

Carreira técnica ganha importância em práticas de retenção de talentos

Nem todos os profissionais que são identificados como grandes talentos em TI terão uma carreira ascende rumo a um posto de alta liderança. Por dois motivos: primeiro, porque a estrutura tradicionalmente hierárquica das companhias pode ser descrita como uma pirâmide, em que poucos chegam ao topo. Por outro lado, está uma questão relacionada ao perfil individual – apesar de brilhante competência técnica, algumas pessoas definitivamente não levam jeito para a posição de gestor.

Em um cenário de escassez de mao de obra qualificada, soa como despropósito perder um talento por falta de oportunidade para ele na alta diretoria ou por mera desvalorização de sua capacidade…

Desix oferece 109 vagas de emprego em TI

A Desix, empresa de recrutamento e seleção, abriu 109 vagas em São Paulo e no Rio de Janeiro para profissionais de TI.
As oportunidades destinam-se a candidatos com formação técnica e interesse por atuar em grandes projetos.
Confira as vagas abertas:

– Consultores SAP (módulos FI, CO, MM, SD, PP, HR, RMCA)…

Profissionais de TI não temem perder emprego para a nuvem

Para grande parte das pessoas que atuam no mercado de TI, o uso de cloud computing vai dobrar nos próximos dois anos. Mas elas também sentem que os profissionais de TI não vão perder seus empregos por causa da nuvem. Essa é a conclusão do estudo Future Proofing the Cloud, realizado pela consultoria IDC com 225 executivos norte-americanos de TI, analistas e meios de comunicação.

Profissionais de TI devem estar, nesse momento, preparando a infraestrutura da companhia para migrar para nuvens privadas e/ou híbridos, e prontos para assumir o papel de provisionamento de serviços em nuvem para usuários finais e parceiros de negócios…

Networking exige alguns cuidados; tenha atenção e não coloque sua carreira em risco

Boa parte das contratações hoje em dia tem sido feita por meio de indicações. Embora o tema networking seja abordado em vários contextos diferentes, todos sabem que construir e manter uma rede de relacionamentos é a chave para encontrar o emprego dos sonhos e, por tabela, construir uma carreira bem-sucedida. Não lhe parece razoável, portanto, cuidar do assunto com um enfoque mais inteligente do que o desleixo com que a maioria das pessoas utiliza?
A premissa básica do networking é a de uma relação puramente profissional, não tem nada a ver com amizade. O velho e bom ditado que diz “amigos, amigos – negócios à parte” é verdadeiro na prática do networking, afinal de contas amigos do peito não cobram favores, enquanto integrantes da rede de contatos dependem disso…

Líder é aquele que forma líderes

O líder globalmente responsável volta a ser pauta de discussões durante um dos intercâmbios de ideais que aconteceu no primeiro IT Business Forum 2011, na Praia do Forte, em Salvador.

Em painel comandado por César Gon, CEO da Ci&T, as trocas de ideias ocorreram em torno das demonstrações de atitudes e ações tomadas pela empresa de Gon, quanto ao gerenciamento de pessoas e negócios. Com faturamento anual de R$ 130 milhões e atividades expandidas também para o mercado internacional, César disse que sua companhia investe fortemente no desenvolvimento de líderes…

Supercomputador mais rápido do mundo tem mesmo poder de 1 milhão de PCs

O supercomputador K, criado pelas empresas japonesas Fujitsu e Riken, é considerado o computador mais rápido do mundo, de acordo com o ranking divulgado hoje durante a Conferência Internacional de Supercomputadores (ICS 2011), realizada em Hamburgo (Alemanha). O ranking considera a velocidade de processamento da máquina.
De acordo com os fabricantes, em sua atual configuração, o K é composto de 672 racks equipados por 68.544 unidades de processamento (CPUs). Com isso, é capaz de processar 8,162 petaflops ou 8,2 milhões de cálculos por segundo. Para efeito de comparação, o poder desta máquina equivale ao de 1 milhão de computadores de mesa…

Duas estratégias para conseguir um trabalho usando as redes sociais

As redes sociais tornaram mais fácil a busca de um emprego e o contato com pessoas que possam ajudá-lo a conseguir uma vaga de trabalho. Além disso, um número cada vez maior de empresas usa plataformas como Facebook e LinkedIn para encontrar profissionais.

Conseguir um emprego usando as redes sociais, no entanto, exige estratégias específicas. Em um artigo no site Mashable, o fundador da agência de marketing pessoal Millenial Branding, Dan Schawbel, explica quais os passos para aumentar as chances de contratação por meio desses novos ambientes. A seguir, visualize duas das dicas do especialista:

1. Potencialize seus contatos nas redes sociais

“As pessoas conseguem um emprego por intermédio de outras pessoas, não pelo computador”, destaca Schawbel. Por isso, ele acredita que ter uma indicação de alguém que trabalha para a companhia aumenta as chances de sucesso na hora de se candidatar a uma vaga de emprego.

Assim, o especialista indica que, quando um profissional identifica uma vaga, em vez de simplesmente entrar na internet e deixar seu currículo, ele deve procurar, entre seus contatos na rede social, alguém que trabalhe ou tenha conhecidos na empresa em questão e que possa indicá-lo à posição…

MSBS Tridea abre vagas para desenvolvedores

A MSBS Tridea, parceira Microsoft em soluções de ERP e CRM, está com 15 vagas abertas para posições de desenvolvimento, consultoria e vendas com especialização em soluções Microsoft. As oportunidades são para atuação nas unidades do grupo em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Para a capital paulista, são cinco vagas para desenvolvedor .Net pleno ou sênior; cinco para consultor funcional na plataforma Microsoft Dynamics CRM; e três para executivo de vendas (hunter) com experiência na oferta de software de gestão. Já para a capital fluminense, a empresa oferece duas vagas para consultoria no CRM da Microsoft…

Veja dicas para evitar que o seu computador seja usado por hackers

Nesta semana vários sites de órgãos públicos foram alvo de ataques e tirados do ar à força, vítimas de sabotagem de hackers. Para fazer seus ataques, os piratas da rede invadem milhares de computadores. E pode ser qualquer computador, até aqueles utilizados em casa, ou na lanhouse. Especialistas ouvidos pelo Fantástico dão dicas para evitar que um computador seja usado por hackers.
Entre as recomendações, está deixar a máquina desligada e desconectada da internet quando não estiver sendo usada, utilizar ferramentas de segurança, criar senhas complicadas, tomar cuidado com lanhouses e sites de baixar filmes de graça…

Como usar a web ao máximo para conseguir um emprego

A web entrou de vez na rota de meios mais eficazes para conseguir uma boa oportunidade profissional.
Mas para que você não se perca em meio à miríade de informações despojadas a cada segundo na internet, EXAME.com organizou um guia com dicas para usar ao máximo a ferramenta na hora de procurar novos horizontes na carreira.

1. Comece com o básico

Antes de ligar o computador e sair distribuindo currículos, palavras-chaves ou tuítes, a dica é definir exatamente qual é o seu propósito na busca de emprego na internet.

Isso exige um sério check-up sobre a sua condição profissional atual e, consequentemente, seus objetivos para o futuro. Não vale se inscrever, de maneira desesperada, em todos os sites de emprego sem ter uma noção clara do que você realmente quer…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails